Futebol
Rodrigo Roquette ataca 'cartilheiros' de Benfica e Porto após vitória do Sporting: "Patético"
16 Fev 2026 | 11:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
10 Fev 2025 | 11:32 |
O futebol português contou com vários defesas versáteis ao longo dos anos, mas poucos tiveram uma carreira tão singular como Marco Caneira. Com passagens por emblemas europeus de renome e pela Seleção Nacional, Caneira destacou-se, sobretudo, pelo seu profissionalismo, inteligência tática e capacidade de jogar em várias posições no setor mais recuado do campo. No entanto, foi no Sporting Clube de Portugal que deixou uma marca especial, sendo uma peça fundamental em momentos-chave da sua história.
Os primeiros passos e a formação em Alvalade
Nascido a 9 de fevereiro de 1979, em Sintra, Marco Caneira fez grande parte da sua formação no Sporting, Clube onde deu os primeiros passos como jogador. Desde cedo, demonstrou grande maturidade e polivalência, características que viriam a definir a sua carreira. O seu talento levou a que integrasse rapidamente os escalões superiores, culminando na sua estreia pela equipa principal dos leões, a 10 de Fevereiro de 1996, diante do Farense, por decisão do treinador Carlos Queirós, apenas um dia depois de ter completado 17 anos. Assim, Caneira tornava-se o jogador mais jovem de sempre a atuar pela equipa principal do Sporting, posto que até então pertencia a Luís Figo.
As experiências no estrangeiro
Ainda jovem, Caneira chamou a atenção de clubes internacionais, o que o levou a deixar o Sporting para ingressar no futebol italiano. Representou a Reggina, por empréstimo do Inter de Milão, e pelos Nerazzurri chegou, ainda, a defender as cores do Benfica, na época 2001/02, adquirindo uma experiência valiosa que iria ajudar novamente, mais tarde, o Sporting. Antes disso, e depois de deixar a Luz, passou pelo Bordeaux e pelo Valência, onde se afirmou como um jogador sólido e fiável na defesa.
Foi precisamente no Valência que Caneira atingiu um dos pontos altos da sua carreira, conquistando a La Liga e a Taça UEFA, na temporada 2003/04. A sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes estilos de jogo tornaram-no num ativo importante para qualquer equipa.
O Regresso ao Sporting
Em 2006, Marco Caneira regressou a Alvalade, desta vez por empréstimo do Valência, num movimento que gerou grande entusiasmo entre os adeptos leoninos. A sua experiência internacional e liderança foram fundamentais para solidificar a defesa do Sporting, ajudando o Clube a conquistar a Taça de Portugal em 2006/07 e a Supertaça Cândido de Oliveira em 2007.
Durante essa fase, Caneira tornou-se um dos pilares defensivos da equipa, sendo utilizado tanto como lateral-esquerdo como defesa-central. A sua fiabilidade defensiva e entrega ao jogo fizeram dele um jogador respeitado dentro e fora de campo.
A Última Passagem e o Fim da Carreira
Após uma segunda passagem pelo Valência, Caneira voltou definitivamente ao Sporting, em 2008, assinando um contrato a longo prazo com os leões. No entanto, as lesões e a forte concorrência na defesa limitaram o seu impacto na equipa, levando a que perdesse espaço nas escolhas dos treinadores.
Em 2011, acabou por deixar o Sporting e ainda fez três épocas e meia nos húngaros do Videoton, mais três no SRD Negrais e, por fim, uma última no At. Malveira, onde deu por terminada carreira como futebolista.
O legado de Caneira no Sporting
Marco Caneira é recordado como um jogador que sempre honrou a camisola verde e branca com dedicação e profissionalismo. A sua capacidade de jogar em várias posições defensivas e a experiência adquirida em grandes palcos internacionais tornaram-no um elemento valioso para o Sporting ao longo de vários anos.
O seu percurso reflete-o como um comprometido e versátil, que soube deixar a sua marca tanto a nível nacional como internacional. Mesmo após o fim da sua carreira, continua a ser uma figura respeitada no futebol português, especialmente entre os adeptos leoninos, que nunca esquecerão os momentos em que ajudou a defender as cores do Sporting Clube de Portugal.
Lapso gráfico, que mostrou técnico português em vez de um futebolista, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores
16 Fev 2026 | 11:58 |
Uma gafe gráfica na Serie A gerou alguma confusão nas redes sociais ao colocar o nome e a imagem de Ruben Amorim em vez dos do médio brasileiro Alex Amorim durante um jogo do Génova. O erro aconteceu na transmissão do encontro frente à Cremonese, válido pela 25.ª jornada da liga italiana, que acabou empatado (0-0).
Alex Amorim, ex jogador do Alverca e que esteve na mira do Sporting, fez a sua estreia pelo novo clube, entrando durante a partida e somando os primeiros minutos e foi este jogador quem efetivamente lançado na partida e não a figura que erradamente surgiu nas imagens televisivas.
O lapso, que mostrou Ruben Amorim em vez de Alex, tornou‑se no foco de atenção de muitos adeptos e comentadores, mais do que o desempenho do próprio jovem médio em campo. A equipa orientada por De Rossi segue no 16.º posto, com 24 pontos, mais três do que o Lecce (21), primeira equipa abaixo da linha de água.
No último mercado de janeiro, Alex Amorim deixou o Alverca rumo a Itália. O Génova pagou 8 milhões de euros num negócio que pode atingir ainda os 10M em função de objetivos. Em termos globais, trata-se da maior venda da história da SAD do emblema ribatejano.
Já Ruben Amorim, depois de uma passagem bem-sucedida pelo Sporting entre 2020 e 2024, rumou a Old Trafford em novembro de 2024. Acabou por ser demitido no dia 5 de janeiro de 2026, ao fim de 63 jogos oficiais, nos quais conseguiu apenas 25 vitórias.
Veja a publicação:
Atleta do Clube de Alvalade participou no triunfo dos verdes e brancos diante dos minhotos, por 1-0, no Estádio José Alvalade
16 Fev 2026 | 11:37 |
O Sporting venceu o Famalicão (1-0), a contar para a 22ª jornada da Liga Portugal. A partida ficou marcada pelo golo de cabeça de Daniel Bragança, mas também pela estreia de Rafael Nel no Estádio José Alvalade. O jovem diz que nunca vai esquecer este momento.
R. Nel: "É um sentimento inesquecível"
"Vou tentar dormir, não é muito fácil. Desde miúdo que sonho com isto, de me estrear aqui em Alvalade. Já tinha jogado com o Young Boys, mas aqui é sempre muito diferente, com mais de 46 mil pessoas. É um sentimento inesquecível", revelou, em entrevista à Sport TV.
O atleta de 20 anos achou que fez uma boa entrada no jogo. "A equipa fez um bom trabalho, entrei bem no jogo e é continuar. Tento focar-me no jogo para entrar tranquilo, mas vi aquilo que a equipa precisava e tentei dar o meu máximo como sempre", falou.
Rui Borges. treinador do Sporting, ficou satisfeito pela estreia de Rafael Nel na equipa sénior esta temporada. "Fico feliz por ele, porque merecia. Tem trabalhado imenso na equipa B. Tem de continuar a trabalhar, tem crescido muito e é um miúdo muito competitivo", disse.
Esta temporada, Rafael Nel - avaliado em 1,5 milhões euros - tem sido um dos grandes destaques da equipa secundária. Com 1.276 minutos disputados em 20 partidas oficiais, o ponta de lança tem sete golos apontados e quatro assistências.
Jogador saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade frente à Roma (2-2)
16 Fev 2026 | 11:32 |
Alisson Santos foi uma das figuras do empate entre o Nápoles e a Roma (2-2), na 25.ª jornada da Serie A. O jogador, que está emprestado pelo Sporting, saltou do banco aos 70 minutos e, apenas doze minutos depois, aos 82’, marcou o golo que restabeleceu a igualdade. Apesar do impacto, o treinador Antonio Conte desvalorizou eventuais excessos de expectativa em torno do jovem de 23 anos e lembrou que o mesmo nem era titular no Clube de Alvalade.
O técnico salientou que tanto Alisson como Giovane, reforços de inverno, ainda estão em fase de adaptação: "Entraram algo tímidos contra o Como. Estão connosco há duas semanas e precisam de compreender o jogo. Em comparação com o Giovane, o Alisson é melhor no 1x1, quando te encara pode ultrapassar-te. São dois jovens que mudaram totalmente de vida e estou contente", afirmou à DAZN.
Na conferência de imprensa após o encontro com a Roma, explicou também a razão das contratações no mercado de janeiro: "O clube contratou-os para alargar as opções para o ataque. Estávamos curtos, especialmente desde que o Neres foi operado e o Lang emprestado".
A. Conte: "Nunca foi um titular no Sporting"
Por fim, o treinador lembrou percurso do extremo: "Não estamos a colocar pressão no Alisson, que nunca foi um titular no Sporting. São excelentes jogadores que dão tudo: se lhes perguntar para jogar a guarda-redes, eles fazem-no", afirmou.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Alisson Santos - avaliado em 4 milhões de euros - realizou 33 jogos entre ambos os emblemas. Nos 776 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou quatro golos e fez duas assistências.