Futebol
Há novidades sobre Eduardo Quaresma e tempo previsto de ausência assusta Sporting
07 Jan 2026 | 08:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jul 2024 | 13:18 |
No encontro diante do Fluminense, 19.º classificado do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira, antigo jogador e treinador do Sporting, saiu derrotado em casa, por 1-0, com Arias a marcar o único golo da partida aos 88 minutos. Com este infeliz resultado, a equipa orientada pelo técnico português cai para o terceiro lugar da competição.
No caso do Botafogo, líder do pódio, não foi além de um empate a duas bolas contra o São Paulo, num jogo bastante atribulado desde o início: por volta dos seis minutos, Lucas marcou para os da casa, de penálti, contudo exatamente seis minutos depois já Tiquinho Soares dava ao empate aos visitantes, também da linha dos 11 metros.
Aos 22 minutos, Cuiabano fez aquele que era o golo da reviravolta para o fogão, com assistência de Soares, mas Ferreira aos 61’, garantiu o empate e o resultado final. Com este desfecho, o Botafogo, orientado por Artur Jorge, mantém o primeiro lugar do Brasileirão, continuando a ser, assim, o alvo a abater do ex-Sporting.
Recentemente o técnico português esteve no centro de uma polémica, após ter utilizado uma expressão controversa. O velho conhecido do Sporting recorreu às redes sociais para deixar um pedido de desculpas. “Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação. Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras têm poder e impacto, independentemente da intenção”, escreveu.
Abel Ferreira jogou com a Listada verde e branca entre 2005 e 2011. Enquanto treinador, esteve ao serviço do Clube de Alvalade entre 2012 e 2014, liderando os juniores (onde foi campeão) e a equipa B do Sporting. O técnico português que está no comando do Palmeiras desde 2020, conquistou as duas últimas edições do Brasileirão (2022 e 2023), duas Taças Libertadores (2020 e 2021), além de uma Supertaça sul-americana (2022), uma Taça do Brasil (2020), uma Supertaça brasileira (2023) e dois campeonatos paulistas (2022 e 2023).
Estrutura do Clube de Alvalade terá tido avanços significativos no decorrer das últimas horas pela contratação do jogador senegalês
07 Jan 2026 | 09:49 |
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Os leões partiram de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros, valor bastante abaixo dos 10 milhões exigidos, sem objetivos, pelo emblema andaluz. Pelo meio, caiu por terra a tentativa do Granada de baixar o preço mediante a permanência do jogador por empréstimo até ao final da época, cenário rejeitado de imediato pela SAD leonina.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o jornal Record avança que o Sporting apresentou uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Sinal claro disso foi dado na noite da última terça-feira. Na receção ao Rayo Vallecano, para a Taça do Rei (derrota por 3-1), Souleymane Faye não saiu do banco de suplentes, mesmo com a equipa em desvantagem. Uma ausência interpretada como medida de proteção, enquanto se aguarda a confirmação de que o extremo está, de facto, prestes a tornar-se jogador do Sporting.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Comentador desportivo realizou a sua habitual análise à partida do Clube de Alvalade e não deixou de apontar alguns nomes em destaque pela negativa
07 Jan 2026 | 09:29 |
Tomás da Cunha deixou a sua análise sobre o Sporting - Vitória SC da última terça-feira, dia 6 de janeiro, que os leões perderam, por 2-1. Através da sua conta na plataforma 'X', o comentador desportivo abordou os pontos negativos da turma de Rui Borges, assim como a falta de rendimento de Morten Hjulmand, mas não só.
"O tema das lesões não vai apenas limitar as opções de Rui Borges (fez entrar sexto central, usou dois extremos que podiam andar na B). Manter disponibilidade/rendimento dos que sobram (Hjulmand acumulou perdas) é o desafio. Fresneda e Rômulo com problemas a defender cruzamento", começou por escrever.
De seguida, Tomás da Cunha deixou um último comentário, este mais direcionado ao jogo realizado pelos vimaranenses: "De cabeça não iria buscar a última vez em que um ponta-de-lança do Vitória fez dois golos para mudar o registo de um jogo importante. Teve as defesas de Charles para aguentar e foi mais eficaz do que o Sporting. Saviolo, à esquerda e com metros para correr, provoca coisas".
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Verdes e brancos perderam com o Vitória de Guimarães, na última terça-feira, 6 de janeiro, sendo eliminados da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 09:19 |
O Sporting perdeu com o Vitória de Guimarães, por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga. No rescaldo do encontro, foram várias as personalidades ligadas ao universo leonino com uma palavra a dizer, sendo que até o dedo foi apontado a Rui Borges.
Marta Soares: "Rui Borges não é treinador para o Sporting"
Jaime Marta Soares, antigo dirigente do Clube de Alvalade, não poupou as palavras e deixou a sua opinião sobre o técnico: "O Sporting foi uma sombra de si próprio, já o Vitória SC suou mais a camisola e foi mais competente. Quanto a Rui Borges, é profissional, mas não é treinador para o Sporting. Os responsáveis falaram demais e agora têm a resposta".
Marco Chagas: "Agora é pensar no que ainda está em jogo"
Também em declarações ao jornal Record, Marco Chagas fez a sua análise, mas lembrando que o cenário clínico não favorece o trabalho de Rui Borges: "Quando se remata não sei quantas vezes e não se consegue concretizar... além disso, o Sporting daqui a pouco não tem equipa, o treinador não tem tarefa fácil. É um troféu que já era, agora é pensar no que ainda está em jogo".
Francisco R. dos Santos: "Lesões deixam de ser só azar"
Por último, Francisco Rodrigues dos Santos abordou os problemas físicos do Sporting - que só neste jogo ficou sem Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma: "As lesões deixam de ser só azar, passando a padrão desde a época passada. A uma equipa desfalcada somaram-se erros descarados que brindaram o adversário com uma reviravolta consentida".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Há novidades sobre Eduardo Quaresma e tempo previsto de ausência assusta Sporting
07 Jan 2026 | 08:48
Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga
06 Jan 2026 | 15:58
Rui Borges foi eliminado, mas técnico do Sporting deixa mensagem de esperança
07 Jan 2026 | 00:00