
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Atlético de Madrid protagonizou uma reviravolta no Parque dos Príncipes, vencendo o PSG, por 2-1, numa partida crucial para as aspirações europeias das duas equipas, nesta quarta-feira, 6 de novembro. Nuno Mendes, antigo jogador do Sporting, foi titular nos franceses, mas o primeiro golo da partida foi de Zaire-Emery, aos 14 minutos, após um erro defensivo dos espanhóis. Contudo, a resposta foi rápida: aos 18 minutos, Molina fez o empate.
Na segunda parte, o PSG dominou a posse de bola e tentou de todas as formas quebrar a defesa colchonera, mas encontrou em Oblak um muro. O guarda-redes esloveno brilhou com várias defesas cruciais, incluindo remates de Barcola, Marquinhos e Hakimi. A formação treinada por Luis Enrique fez 15 remates, sete à baliza, mas não conseguiu marcar.
Quando parecia que o jogo terminaria empatado, o Atlético de Madrid fez o golpe final. Nos descontos, aos 90+3', Griezmann assistiu Correa, que não desperdiçou e marcou o golo da vitória. Este é o terceiro golo de Correa nos descontos esta temporada, já tendo sido decisivo em jogos contra o Real Madrid e o Athletic Bilbao.
Com a derrota, o PSG cai para a zona de eliminação, enquanto o Atlético, com seis pontos, mantém-se vivo na luta pela qualificação. Nuno Mendes e os restantes portugueses da formação parisiense não conseguiram evitar a queda do clube parisiense, que continua em crise na Liga dos Campeões.
Em 2023/24, Nuno Mendes - avaliado em 55 milhões de euros - fez 14 jogos ao serviço do PSG: seis na Ligue 1, cinco na Liga dos Campeões e três na Taça de França. O jovem contribuiu com um golo e duas assistências, em 942 minutos realizados pelos parisienses. Esta época, leva duas assistências e um golo em dez jogos.
Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões. No caminho, venceu uma Taça da Liga, uma Supertaça e um Campeonato Nacional.
Jogador que teve início de temporada algo atribulado afirma-se como um dos mais importantes do plantel verde e branco e Varandas exulta
|
O Sporting pagou 15,5 milhões de euros por Zeno Debast no mercado de verão. O belga começou a temporada de forma algo atribulada, cometendo um erro direto que resultou num golo do Porto na Supertaça. No entanto, o 'camisola 6' está em crescendo, sendo um dos jogadores mais importantes do plantel, o que fez aumentar a sua cotação no mercado.
Avaliado pelos especialistas em 22 milhões de euros quando chegou a Alvalade, o central, que tem sido utilizado como médio graças à falta de opções no meio campo, disparou para os 26M, um aumento de qualquer coisa como 18,1818%, o que agrada aos responsáveis do Sporting.
De todos os reforços desta temporada, Debast é o mais utilizado, com 41 jogos e 2.783 minutos. Em segundo lugar surge Maxi Araújo, lançado em 39 partidas e perfazendo um total de 2.558 minutos. O 'recorde' pessoal do internacional pela Bélgica deu-se em 2022/23, com 49 encontros pelo Anderlecht.
Além de ter aumentado o valor de mercado, Zeno apresenta-se com um dos atletas mais polivalentes do plantel de Rui Borges. Esta temporada, o jogador já atuou em cinco posições - central pela direita, esquerda e meio e no centro do terreno a '6' e a '8' -, mostrando-se coeso em várias zonas do terreno de jogo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 26 milhões de euros – leva 41 encontros: 26 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.783 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Emblema com situação financeira bastante favorável vai ao encontro do montante pedido pelos verdes e brancos para levar o avançado leonino
|
O Chelsea está disposto a ir ao encontro das exigências do Sporting por Viktor Gyokeres. Tratando-se do avançado mais cobiçado do Mundo, os blues não querem arriscar perder o 'camisola 9' para outro emblema, principalmente se for um rival direto.
A informação está a ser avançada pelo portal teamTALK, com os britânicos a garantirem que o clube detido por Todd Boehly chega a um valor entre os 70 e os 75 milhões de euros pelo avançado, que vem sendo muito cobiçado pelo Arsenal, com Newcastle e outros gigantes muito atentos.
A possível saída de Alexander Isak deixa os magpies sem uma referência clara na frente de ataque e, caso o compatriota de Gyokeres deixe o St. James Park, o goleador do Sporting é o principal alvo. O Arsenal apresenta-se, para já, na frente da corrida pelo matador leonino, visto que sofre com a falta de um avançado de créditos firmados há várias épocas.
Recentemente foi revelado que Hasan Çetinkaya, agente de Viktor Gyokeres, teria viajado até Londres para conhecer as condições dos gunners. O representante do internacional sueco assistiu 'in loco' à receção dos comandados de Mikel Arteta ao Real Madrid, que acabou com goleada inglesa (3-0).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 45 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.612 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Peça-chave do Clube de Alvalade poderá exercer todas as funções na receção dos leões à formação de Moreira de Cónegos, mas aguarda decisão
|
Frederico Varandas foi suspenso durante quase dois meses. Depois de uma queixa da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), devido às declarações do Presidente numa entrevista à Sporting TV, a 21 de fevereiro, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu castigar o líder leonino, que está impedido de entrar no balneário. No entanto, o recurso já entrou no TAD e o líder verde e a proibição foi levantada na partida diante do Moreirense.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Varandas anexou ao recurso uma providência cautelar, que levanta as inibições do Presidente do Sporting entrar no balneário e estar presente nas áreas técnicas até haver resposta concreta do TAD.
A mesma fonte garante que não existirá uma conclusão até à receção dos verdes e brancos à formação de Moreira de Cónegos, pelo que o dirigente máximo do Clube de Alvalade estará na Tribuna do reduto leonino, contrariamente ao que se sucedeu nos Açores, frente ao Santa Clara, pois o recurso não tinha dado entrada no TAD.
Vale recordar que, além dos 51 dias de suspensão - originalmente 68, mas encurtados devido ao "bom comportamento" do Presidente do Sporting, Varandas foi obrigado a pagar uma multa de 8.566 euros. Agora, resta esperar a decisão final das entidades competentes.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Cristiano Bacci, jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.