Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Flamengo venceu o Cuiabá, por 2-1, na 34ª jornada do Campeonato Brasileiro, mesmo sem Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting. Derik abriu o marcador para o Cuiabá no início da segunda parte, mas Guilherme, na sua estreia, empatou pouco depois, e Matheus Gonçalves garantiu a vitória nos minutos finais. Este triunfo mantém a equipa do Rio de Janeiro entre os quatro primeiros classificados, com 62 pontos, enquanto o adversário continua na penúltima posição, com 29, a oito de sair da zona de descida.
A primeira parte foi dominada pelo Flamengo, que criou várias oportunidades, mas pecou na finalização, com destaque para as defesas do guarda-redes Walter, que brilhou frente a remates de Wesley e outros avançados dos rubro-negros. O Cuiabá teve apenas um lance perigoso, mas Derik finalizou de forma fraca. Já na segunda etapa, o Cuiabá aproveitou um momento de descuido da defesa adversária, e Derik abriu o marcador após passe de Clayson. Contudo, a reação do Flamengo foi imediata, com Guilherme a marcar num lance trabalhado por Bruno Henrique.
Nos minutos finais, o jogo tornou-se mais disputado. O Cuiabá chegou a marcar um segundo golo, mas foi anulado por fora de jogo. O Flamengo continuou a pressionar e, aos 47 minutos, Michael criou a jogada decisiva pela esquerda, cruzando para Matheus Gonçalves garantir a vitória. Este resultado reforça o Flamengo na busca pela qualificação direta à Libertadores, enquanto o Cuiabá vê as suas chances de permanência na elite do futebol brasileiro cada vez mais difíceis.
Gonzalo Plata – avaliado em 6 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, ao comando de Rúben Amorim. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2024/25, o jogador soma dois golo e uma assistência em 13 jogos.
Conhecido Sócio do emblema leonino tece duras críticas ao Conselho de Arbitragem e antevê uma 'promoção' ao ex árbitro de 49 anos
|
0Carlos Barbosa da Cruz visou o ex árbitro Nuno Almeida. O presidente do Grupo Stromp criticou o estado da arbitragem no futebol português e, antevendo uma possível promoção ao antigo juiz da Associação de Futebol de Faro, refere que "não tem as melhores recordações" do mesmo.
"O Record de segunda-feira publica uma extensa entrevista com o ex-árbitro Nuno Almeida. Nessa entrevista, o dito cujo, para além de se desdobrar em rasgados elogios a Fontelas Gomes e Luciano Gonçalves, por acaso, atuais presidentes do Conselho de Arbitragem e da APAF, confessa que "foi abordado para fazer parte de um projeto de arbitragem que lhe agradou". Fica claro para todos, com este enquadramento, que Nuno Almeida será o próximo homem-forte da arbitragem, no caso, mais que provável, de Pedro Proença ganhar as eleições para a FPF. É mais uma oportunidade que se perde, porque seguramente, com Nuno Almeida vai ser mais do mesmo".
"Poucos setores da vida estarão, no post 25 de abril, tão capturados pelo corporativismo sistémico, como a arbitragem. O atual presidente do Conselho de Arbitragem saiu da APAF para este lugar e o seu papel tem sido não o de gerir a arbitragem, mas de defender os árbitros. E quando não o faz, lá está a APAF, a servir de providencial rabejador".
"Com esta mentalidade, não há maus árbitros, apenas dias menos bons. A sobranceria com que o CA se apressou a escalar o Cláudio Pereira, depois de terem surgido notícias que iria estagiar uns tempos na jarra, é disso prova cabal. Este modelo, em circuito fechado, não serve nem à arbitragem, nem ao futebol. Em 2023 surgiu a ideia de entregar a gestão da arbitragem a uma comissão independente e externa, à semelhança do que ocorre noutras ligas".
"Rapidamente me apercebi, pelas declarações de variados setores, que este projeto iria colidir de frente com numerosos interesses instalados e condenado inexoravelmente ao oblívio, o que é o estado atual das coisas. Lamento que assim tivesse sido, porque mesmo que esta solução implicasse alterações no enquadramento legal, tinha o condão de traduzir um esforço de transparência e meritocracia, que a arbitragem bem necessita. Não desejo mal ao Nuno Almeida, mesmo que, como árbitro não guardo dele as melhores recordações. Agora ir para a FPF gerir o sistema tal como até agora, não lhe vai dar, garantidamente, um lugar na história", rematou.
Técnico que conviveu de perto com substituto de Ruben Amorim diz ter dificuldades em compreender grave crise de resultados que leões atravessam
|
0Paulo Alves considera "inexplicável" o momento vivido pelo Sporting. O técnico, que passou pelo Clube de Alvalade enquanto jogador, foi treinador de João Pereira no Gil Vicente e diz não entender a grave crise de resultados que os leões atravessam neste momento.
"Compete aos responsáveis definir exatamente o que é que pretendem. A situação é inexplicável, para mim é incompreensível esta 'décalage' tão grande em termos exibicionais e de resultados", disse ao jornal Record. "Alguma coisa na transição há de ter acontecido, porque os jogadores estão inseguros, estão na dúvida e não têm estabilidade emocional para produzir boas exibições"
"Acho que se joga tudo um pouco mais a nível emocional, a nível mental. Em termos de jogo, em termos táticos, podemos perceber algumas diferenças e nuances, mas ainda é pouco tempo para se definir, ou para se determinar se há, de facto, mudanças muito profundas a nível técnico-tático", analisou.
"Por isso digo, eventualmente alguma coisa no discurso do João, nos primeiros dias, possa ter criado alguma confusão ou não foi bem compreendido, que levou à perda desses laços. O Sporting tem de rapidamente reatar esses laços, o entusiasmo, o compromisso coletivo, porque nenhum sistema ou estratégia vai resultar sem os jogadores aportarem isso para dentro de campo".
"Conheço o João Pereira. Obviamente, lidei com ele quase há 20 anos e há sempre um processo de maturação, as pessoas vão ganhando experiência. O João tem um coração enorme, dá tudo de si. É uma pessoa de uma entrega a todos os níveis excelente. Agora, não sei se o João - e tem-se notado no discurso, na comunicação - está perfeitamente à vontade, seguro daquilo que são as exigências do Sporting neste momento".
Manchester United esteve perto de voltar a desiludir, mas golo nos instantes finais fez sorrir antigo treinador do emblema verde e branco
|
0O Manchester United, de Ruben Amorim, somou a terceira vitória consecutiva nesta fase de liga da Liga Europa, graças ao 2-1 conseguido no reduto do Viktoria Plzen. Na Chéquia, a equipa do antigo treinador do Sporting chegou a estar a perder, mas chegou à vitória nos minutos finais.
Depois de uma primeira parte sem golos, os 'red devils' entraram no segundo tempo praticamente a perder, já que aos 48 minutos, um erro grosseiro de André Onana deixou Matej Vydra na cara do golo e o jogador do Plzen só teve de encostar para o 1-0.
A partir daí, o jogo ficou mais dividido e do banco de suplentes o técnico português trouxe aquele que seria o herói do encontro. Aos 62 minutos, um lance algo atabalhoado dentro da área terminou com o pontapé certeiro de Rasmus Hojlund, sem qualquer hipótese para Jedlicka.
O golo da reviravolta aconteceu em cima do minuto 90, quando Bruno Fernandes descobriu o avançado dinamarquês dentro da área e após rodar sobre o adversário, o camisola nove rematou de pé esquerdo para o fundo da baliza do Plzen. Assim, o Man. United chegou ao quinto lugar e soma agora 12 pontos.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. O técnico liderou 231 encontros, tendo vencido 164, empatado 34 e perdido 33, antes de rumar a Old Trafford.