
Futebol
Ioannidis e Vagiannidis: Sporting pode contratar dupla do Panathinaikos em acordo milionário
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Miguel Sousa Tavares voltou a dedicar parte da sua mais recente crónica no jornal Record ao Sporting. O cronista criticou a postura de Rui Borges relativamente ao VAR, nomeadamente devido ao facto de o treinador dos leões se ter queixado do vídeo-árbitro no jogo frente ao AFS (2-2) e de não ter feito qualquer menção à equipa de arbitragem no duelo frente ao Estoril (3-1).
O comentador aborda os últimos dois jogos do Clube de Alvalade que tiveram intervenção decisiva do VAR: "Para a Taça de Portugal, o Sporting livrou-se do prolongamento contra o Gil Vicente graças a um golo do Gil anulado por um offside de três centímetros, mesmo ao cair do pano. A seguir, para o campeonato, frente ao Estoril, viu o golo da tranquilidade surgir com um penálti assinalado pelo VAR e não pelos árbitros do jogo", começa por escrever.
Além do mais, deixa ainda uma crítica às atuais regras vigentes: "Já aqui escrevi que offsides com menos de 30 centímetros só deveriam ser confirmados pelo VAR se antes tivessem sido assinalados pelo juiz-de-linha, para evitar que a preciosidade da geometria contrariasse a naturalidade do olhar em campo.
Miguel Sousa Tavares acusa Rui Borges de ser incoerente no discurso: "Mas neste caso e no do penálti frente ao Estoril, o que eu achei curioso é que agora Rui Borges não se veio queixar que o VAR estava demasiado atento, como o fez ainda há uns dias, quando uma decisão correcta do VAR custou um penálti ao Sporting. O que hoje é a minha opinião, amanhã pode não ser", termina.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 9 de março, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por João Pereira tem pontapé de saída agendado para as 18h00, no Estádio Municipal de Rio Maior.
Confira a entrevista de Rui Borges, após a vitória frente ao Estoril:
Presidente dos verdes e brancos vendeu passe do futebolista no último mercado de verão, mas intenções do atleta eram ficar em Alvalade
|
Mateus Fernandes admite que queria ter continuado no Sporting. Em entrevista a Afonso Figueiredo, no podcast Entrelinhas, o agora médio do Southampton - recém despromovido ao Championship - não esquece o empréstimo ao Estoril e explica que sonhava em voltar a Alvalade para jogar, mas acabou vendido por Frederico Varandas aos saints.
"O míster Álvaro [Pacheco] tem uma maneira de treinar muito diferente da do míster Ruben Amorim. Não sei se é melhor ou pior. É diferente. Com o míster Álvaro, os treinos dele duram 30/40 minutos. E estava habituado ao míster Ruben de ser muito detalhado, de um treino se calhar de duas horas e de ir mesmo ao pormenor. Chego ao Estoril, habituei-me ao ambiente e depois chega o míster Vasco Seabra e tive o cuidado de ir ver que jogadores ele tinha treinado na minha posição. Ele foi a pessoa mais importante nesse ano para mim", explicou, ao jornal Record.
"O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar"
O médio admitiu ter tido alguns pensamentos complicados aquando do empréstimo: "'Se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting?'". "O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar", atirou, recordando "uma conversa do míster Ruben para o [Eduardo] Quaresma, quando ele veio do Tondela, que ele disse assim 'se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?'".
"Isso ficou-me na cabeça até hoje. Até sei onde foi, onde o Quaresma estava, onde o míster estava. E pensei isso. Comecei por ganhar ritmo, andamento, confiança e um jogador assim vai para além das suas expectativas. Um jogador começa a ganhar o gosto por aquilo que faz. E correu tudo muito bem", admitiu.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 35 jogos pelo clube inglês, com três golos e cinco assistências na conta pessoal.
Defesa da formação verde e branca não perdoou partilha de companheiro de equipa e ainda se juntaram outros craques do plantel leonino
|
O plantel do Sporting desfrutou de um dia de folga dado por Rui Borges. Os jogadores leoninos regressam aos treinos na próxima terça-feira, dia 15 de abril e Morten Hjulmand aproveitou para passear por Lisboa. Nas redes sociais, o capitão verde e branco ouviu das boas de alguns companheiros de equipa.
"Por favor capitão, isto não", escreveu Eduardo Quaresma; "Epá, o que é isto?", atirou Pedro Gonçalves, que teve resposta de Hidemasa Morita, com um emoji 'sem palavras'. Geovany Quenda riu-se e identificou Zeno Debast. Vários adeptos entraram na brincadeira com os craques leoninos.
Depois do dia de folga, Hjulmand e todo o plantel regressam à Academia Cristiano Ronaldo para preparar a receção à formação do Moreirense, orientada por Cristiano Bacci. A partida, muito importante nas contas do campeonato, está agendada para a próxima sexta-feira, dia 18 de abril, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
De momento, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - com 69 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e na diferença de golos. O Braga é terceiro, com 60 e o Porto ocupa o último lugar de acesso às competições europeias, com 59.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 41 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.402 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Confira a publicação de Morten Hjulmand:
Exibições do futebolista que deixou Alvalade no verão têm dado que falar e ninguém fica indiferente à qualidade do campeão pelos leões
|
O Toluca venceu o Atlas, por 3-2, na última jornada da Liga MX. Paulinho, antigo avançado do Sporting, foi herói dos diabos vermelhos ao apontar um hat-trick, que lhe valeu a 'Medalha de Ouro' da edição desta segunda-feira, dia 14 de abril, do jornal Record.
"O que o avançado tem feito no México merece maior reconhecimento. Com um hat trick diante do Atlas, tem na sua conta 10 golos nos últimos 8 jogos. Melhor ainda: isolou o Toluca na liderança da tabela", escreveu o diário desportivo, parabenizando o internacional português.
Com mais uma exibição brilhante, o antigo 'camisola 20' dos verdes e brancos é ídolo dos adeptos do Toluca. Desta feita, Paulinho apontou o chamado 'hat-trick perfeito', ao marcar de pé esquerdo, de pé direito e de cabeça, continuando a onda goleadora.
Contas feitas, Paulinho já soma 26 golos e oito assistências, em 35 jogos com a camisola do Toluca. O avançado – contratado ao Sporting, no verão passado, a troco de 7,75 milhões de euros – tem dado um grande contributo para a temporada muito positiva que o Toluca está a realizar. A equipa orientada pelo treinador argentino Antonio Mohamed é líder da liga mexicana, com 33 pontos, mais dois que o segundo classificado Club América.
Em três temporadas e meia no Sporting – entre janeiro de 2021 e 2024 - Paulinho participou em 145 partidas, tendo anotado 53 remates certeiros e 21 assistências. Pelo Clube de Alvalade, o avançado português conquistou dois Campeonatos, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Confira o momento em que Paulinho marca hat-trick pelo Toluca: