Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Milhões gastos pelo Sporting ainda não convenceram e Varandas faz contas à vida

Último mercado de transferências foi bastante agitado para os lados de Alvalade, mas, por enquanto, investimento feito ainda não trouxeram os resultados esperados

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

28 Jan 2025 | 15:43 |

Icon Comentário0

O Sporting vive uma temporada de transição, com várias mudanças no plantel e uma abordagem a novos desafios. A equipa, atualmente líder do campeonato, viu-se privada de quatro pilares fundamentais durante a passagem de 2023/2024 para 2024/2025: Antonio Adán, Sebastián Coates, Luís Neto e Paulinho. Juntos, este quarteto fez 134 jogos, marcou 28 golos e somou 8.758 minutos em campo. Entre eles, o uruguaio foi o jogador mais utilizado, com 3350 minutos, enquanto Paulinho foi o artilheiro com 21 golos. Os substitutos têm tido vida complicada.


Para colmatar as saídas, Frederico Varandas contratou quatro novos jogadores: Vladan Kovacevic, Zeno Debast, Maxi Araújo e Conrad Harder. No entanto, esta temporada foi marcada por mudanças constantes na equipa técnica, com três treinadores a passar pelo comando: Ruben Amorim, João Pereira e Rui Borges. Por sua vez, Rui Silva, que chegou no mercado de janeiro, ainda não foi considerado nas contas desta análise.


Em termos de utilização, o Sporting já disputou 33 jogos nesta temporada, somando 3.030 minutos de jogo. No entanto, nenhum dos quatro reforços se assumiu como titular absoluto. Debast foi o mais utilizado, com 1.669 minutos, o que representa cerca de 55% do tempo de jogo da equipa. Este número deve-se, em grande parte, à ausência prolongada de Gonçalo Inácio, o que levou Debast a ser o segundo defesa-central com mais minutos, apenas atrás de Ousmane Diomande. Já o uruguaio Maxi Araújo, que participou em 26 partidas, totalizou 1.612 minutos, estando presente em 53% do tempo de jogo da equipa.


Por outro lado, Kovacevic tem sido uma desilusão até ao momento, somando apenas 930 minutos em 10 jogos, o que corresponde a 31% do tempo de jogo. Este número fica bastante aquém das expectativas, especialmente tendo em conta que Franco Israel, seu concorrente, já soma mais do dobro dos minutos jogados (1-920). Para complicar ainda mais, Rui Silva chegou em janeiro e poderá alterar ainda mais a concorrência pela baliza.

Na frente, Harder tem mostrado números que dão esperança aos adeptos, embora a sua taxa de utilização por jogo seja baixa, com apenas 866 minutos em 26 encontros, o que representa uma média de utilização de apenas 29%. Contudo, o dinamarquês tem-se destacado pela sua eficácia, com sete golos - o que equivale a um remate certei a cada 123 minutos. Somando os minutos dos quatro reforços (Kovacevic, Debast, Maxi Araújo e Harder), o quarteto disputou 5.077 minutos, o que representa apenas 15% do total de minutos jogados pelos 11 jogadores do Sporting nesta época.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sérgio Conceição no Sporting? Frederico Varandas já tomou decisão final

Rui Borges tem sido contestado no Clube de Alvalade fruto dos resultados recentes e nome do antigo treinador do Porto acabou por surgir na imprensa

Exclusivo Leonino - A possibilidade de Sérgio Conceição assumir o comando técnico do Sporting e suceder a Rui Borges como escolhido de Varandas é de 0%
Exclusivo Leonino - A possibilidade de Sérgio Conceição assumir o comando técnico do Sporting e suceder a Rui Borges como escolhido de Varandas é de 0%

22 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

A possibilidade de Sérgio Conceição assumir o comando técnico do Sporting é de 0%, sabe o Leonino. Apesar de o nome do treinador português ter voltado a surgir associado aos leões na sequência da pressão em torno de Rui Borges, o antigo técnico do Porto não é uma opção para Frederico Varandas.


A informação ganha relevância depois de Nicolò Schira ter colocado Sérgio Conceição entre os possíveis candidatos a suceder ao atual treinador leonino. Contudo, ao que o nosso Jornal apurou, esse cenário não tem qualquer correspondência junto da estrutura do Sporting e não mudaria sequer perante uma eventual saída de Rui Borges.


Para já, de resto, Frederico Varandas decidiu manter a confiança em Rui Borges depois do empate frente ao Arouca (2-2). A SAD analisou o momento da equipa após novo deslize no campeonato, mas entende que a profunda remodelação do plantel obriga a conceder tempo ao técnico para consolidar novas rotinas e inverter os resultados recentes.


Rui Borges continua, por isso, no comando e está preparado para liderar a equipa no regresso da competição, diante do Braga. O treinador sente igualmente que mantém o grupo do seu lado e não equaciona qualquer saída por iniciativa própria, apesar da crescente contestação entre alguns adeptos do Sporting.

Mesmo que o cenário se altere no futuro e a SAD acabe por optar por uma mudança no banco, Sérgio Conceição, livre depois de deixar o Al Ittihad, continuará fora da equação. As divergências acumuladas ao longo dos anos entre o treinador e Frederico Varandas são conhecidas, mas, acima disso, a informação recolhida pelo Leonino é clara: não existe intenção da administração em avançar pelo técnico.



Futebol

Ricardo Monsanto arrasa Rui Borges no Sporting: "Falta de humildade tremenda"

Com uma sequência negativa de resultados e com exibições da equipa muito contestadas, muitos são os adeptos que pedem a demissão do técnico leonino

Com o terceiro empate do Sporting em sete jornadas, Ricardo Monsanto não poupou nas críticas a Rui Borges após o encontro frente ao Arouca
Com o terceiro empate do Sporting em sete jornadas, Ricardo Monsanto não poupou nas críticas a Rui Borges após o encontro frente ao Arouca

21 Set 2026 | 17:32 |

Icon Comentário0

Ricardo Monsanto, treinador de futebol, analisou n´A BOLA TV as palavras utilizadas por Rui Borges na conferência de impressa pós-jogo entre Sporting e Arouca, que terminou com um empate (2-2), a contar para a sétima jornada da Liga Portuguesa.


Ricardo Monsanto: "Quem obrigou a equipa a vir para trás foi o treinador"


“O Rui Borges não tem o dom da palavra. Ponto. Não tem o dom da palavra, não sabe acertar as justificações corretas, não sabe seguir em frente muitas vezes. O Rui Borges diz: “ficar com 10 obrigou-nos a vir para trás”. Quem obrigou a equipa a vir para trás foi o treinador, não foi ficar com 10. Com 10 é possível o Sporting continuar a fazer uma pressão um pouco mais alta".


Ricardo Monsanto: "É uma falta de humildade tremenda de Rui Borges"

"Apesar do Rui Borges não ter um português muito bom, a questão aqui é a seguinte: a humildade. Durante algum tempo, quando o Rui Borges ganhava, queria dar-se a entender como o rapaz de Mirandela, muito humilde. Não, falta muita humildade ao Rui Borges. Especialmente quando perde e este empate soube a derrota".


“É uma falta de humildade tremenda o que o Rui Borges acabou de ter na conferência de imprensa. A expulsão justifica tudo? Não, não justifica tudo. Muitas equipas acabam com 10 jogadores e não sofrem dois golos por causa disso. Uma coisa era se ele estivesse a jogar contra a Juventus, contra o Atlético de Madrid, contra o Manchester United, numa competição europeia, contra outro candidato ao título, percebe-se perfeitamente. Agora, está a jogar contra o Arouca e ele teve a atitude que era natural o Arouca ter se fosse ao contrário. Essa é a questão. O Rui Borges não tem o dom da palavra e não se sabe sequer justificar".

Recorde-se que com este empate, o terceiro nesta edição da prova, o Sporting ocupa a terceira posição do campeonato, com 15 pontos. Numa altura em que as exibições da equipa são cada vez mais contestadas, muitos são os adeptos verdes e brancos que, através de publicações nas redes sociais, demonstram o seu desejo relativamente à demissão de Rui Borges.


Futebol

Rui Borges merece continuar? Bruno Mascarenhas admite: “Tem sido dececionante”

Antigo dirigente dos verdes e brancos foi chamado a comentar a fase de má resultados que os leões estão a passar, além da continuidade do técnico

Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges, mas defende continuidade
Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges, mas defende continuidade

21 Set 2026 | 17:00 |

Icon Comentário0

Bruno Mascarenhas considera que o universo do Sporting está dividido quanto à continuidade de Rui Borges. O antigo dirigente leonino reconhece que existe uma fação que ainda apoia o treinador, enquanto outra perdeu a tolerância após os resultados mais recentes.


Bruno Mascarenhas: "Sócios estão um bocado divididos quanto à permanência do treinador"


Em declarações ao jornal Record, o atual vereador da Câmara Municipal de Lisboa explicou as razões para essa divisão. “Neste momento, os sócios estão um bocado divididos quanto à permanência do treinador. Há uns que apoiam a sua continuidade, porque gostam da personalidade de Rui Borges, da sua forma de comunicar e porque entendem que ele está a construir uma equipa praticamente nova".


Bruno Mascarenhas destacou também o peso das alterações feitas no plantel, sobretudo no meio-campo, mas reconheceu que parte dos adeptos continua marcada pela derrota na final da Taça de Portugal frente ao Torreense e pelos três empates desta temporada em jogos nos quais o Sporting esteve em vantagem.

“Depois, há outros sócios que não perdoam a forma como se perdeu a final da Taça da época passada e estão sem qualquer tipo de tolerância para estes resultados, três empates que resultam de jogos em que o Sporting até esteve em vantagem. E, para os sócios, é natural que a culpa seja do treinador”, referiu.


Questionado sobre a sua posição, o antigo dirigente mostrou-se favorável à continuidade: “Sou daqueles que entende que o treinador merece um voto de confiança, precisamente porque ele esteve sujeito às circunstâncias do mercado e viu-se obrigado a construir uma equipa praticamente nova".

Bruno Mascarenhas: "Obviamente que este início de campeonato tem sido dececionante"

Mascarenhas acredita, ainda, que o Sporting poderá apresentar uma versão melhor na Champions: “Acredito que na Liga dos Campeões a equipa se irá transfigurar para melhor”, afirmou, apesar de admitir que o arranque no campeonato não tem correspondido às expetativas: "Obviamente que este início de campeonato tem sido dececionante e que, no futebol, as opiniões mudam tão rapidamente que em apenas uma semana o treinador pode ver aumentar muito a pressão para a sua saída".

A pausa para as seleções é vista como uma oportunidade para Rui Borges trabalhar alguns dos problemas coletivos. “É bom para o treinador aprofundar os automatismos da equipa. Vai permitir acalmar e trabalhar de forma descontraída”, explicou.

Para Bruno Mascarenhas, a principal fragilidade está identificada. “Onde se notam maiores debilidades é nos apoios defensivos. É onde tem havido mais falhas. Tem exposto demasiado os defesas-centrais. Talvez por isso o Sporting não tenha acertado ainda na dupla base”, concluiu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador que esteve ligado ao Sporting foi a Alvalade ver empate com Arouca e reagiu
Futebol

Jogador que esteve ligado ao Sporting foi a Alvalade ver empate com Arouca e reagiu

21 Set 2026 | 12:34

Icon Comentário0
146 minutos sem rematar: número assustador expõe problema do Sporting
Futebol

146 minutos sem rematar: número assustador expõe problema do Sporting

21 Set 2026 | 12:18

Icon Comentário0
Rogério Azevedo trava Sérgio Conceição no Sporting: “Varandas não tem disponibilidade mental”
Futebol

Rogério Azevedo trava Sérgio Conceição no Sporting: “Varandas não tem disponibilidade mental”

21 Set 2026 | 12:47

Icon Comentário0