Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Voleibol

MISSÃO CUMPRIDA: VOLEIBOL SEGUE EM FRENTE NA EUROPA

Sporting CP derrotado pelo BV Kladno, por 3-2, mas segue para os quartos-de-final da CEV Challenge Cup

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Fev 2020 | 22:09 |

Icon Comentário0

O Sporting CP foi esta noite, 11 de fevereiro, derrotado pelo BV Kladno por 3-2, mas, fruto da vitória por 3-0 na primeira mão, garantiu, assim, a qualificação para os quartos-de-final da CEV Challenge Cup. Num jogo mais complicado do que inicialmente previsto, os checos venceram 20-25, 25-23, 15-25, 25-14 e 15-12. Na próxima ronda, a turma de Alvalade defrontará o Penzugyor (Hungria) ou o Haasrode Leuven (Bélgica).


Os comandados de Gersinho entraram fortes na contenda e rapidamente alcançaram uma vantagem de 11-6. Perante a superioridade verde e branca, o treinador do BV Kladno, Milan Fortunik, viu-se obrigado a parar o encontro. Depois da pausa, apesar da ligeira aproximação dos checos (15-11), o Sporting CP manteve-se sempre no controlo do jogo. O BV Kladno ia mostrando tremendas dificuldades na receção e no capítulo do serviço não estava a ser capaz de colocar dificuldades de maior aos leões.


Até ao final do primeiro set, Milan Fortunik voltou a pedir desconto de tempo e a equipa checa até chegou a estar a apenas quatro pontos (23-19), mas o conjunto de Gersinho haveria mesmo de vencer primeira partida por 25-20. Neste set, destaque para Ángel Dennis e Athos Costa, que estiveram em excelente plano. No segundo parcial, em que o BV Kladno jogava a sobrevivência na CEV Challenge Cup, os comandados de Milan Fortunik saíram na frente do marcador (7-5, 8-6). A maior agressividade no serviço e algum relaxamento do Sporting CP ajudam a explicar esta ligeira desvantagem. Todavia, depois de recuperados os índices de concentração, os rapazes de verde e branco voltaram a passar para a liderança já a meio do segundo parcial (13-12).


Em face do dilatar da margem leonina (16-14 e 18-14), o treinador do BV Kladno pediu dois descontos de tempo quase consecutivos e o conjunto checo conseguiu mesmo passar para a frente do marcador (23-22). Num final de set nada bem conseguido pelos pupilos de Gersinho, os checos conseguiram mesmo vencer o segundo parcial por 25-23 e igualar a partida.

Após a perda do segundo set, os leões elevaram os índices exibicionais e desde cedo passaram para o controlo das operações (9-5), obrigando o treinador checo a parar o jogo. O desconto de tempo de Milan Fortunik teve o condão inicial de impedir que a vantagem leonina crescesse ainda mais, mas o Sporting CP acabaria por demonstrar a sua maior qualidade e disparar no marcador (16-10). Contrariamente ao que tinha acontecido no set anterior, a turma de Alvalade não desperdiçou o avanço que tinha e, fruto da vitória por 3-0 na primeira mão, venceu o terceiro set por 25 – 15 e confirmou mesmo a qualificação para os quartos-de-final da CEV Challenge Cup.


Com o objetivo principal garantido, Gersinho aproveitou para dar minutos a jogadores menos utilizados, como Hélio Sanches, Gil Meireles ou José Monteiro e a equipa naturalmente baixou o rendimento. O BV Kladno entrou forte e alcançou uma vantagem de quatro pontos (7-3), o que obrigou o treinador do Sporting CP a pedir um desconto de tempo. Apesar disso, os checos continuaram a superiorizar-se e lideraram todo o quarto set, tendo acabado por vencer o mesmo por uns expressivos 25-14.

Na negra, com Miguel Afonso e Miguel Albuquerque entre os 349 adeptos presentes no Pavilhão João Rocha, o Clube fundado em 1906 voltou a não se conseguir encontrar e acabou derrotado por 15-12.

No próximo sábado, 15 de fevereiro, os leões deslocam-se até à cidade de Guimarães para defrontar o Vitória SC. A partida, relativa à 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Honda, joga-se pelas 15h00.


Modalidades

Exclusivo Leonino - Sol Onofri é desejo do Sporting para 2026/27

Atleta de 24 anos, que nasceu na Argentina, tem vários pretendentes, sendo emblema verde e branco um dos possíveis destinos

Exclusivo Leonino - Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço
Exclusivo Leonino - Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço

24 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço para a próxima temporada, sabe o Leonino. O interesse ainda está numa fase inicial e não existe qualquer acordo fechado, mas o perfil da atleta agrada à estrutura.


A líbero argentina, de 24 anos, começou a construir o seu percurso no seu país natal, depois de ter sido formada em clubes como o Gimnasia y Esgrima La Plata e o Banco Provincia, onde ganhou visibilidade. O salto para a Europa aconteceu em 2023, onde deu os primeiros passos ao serviço do Clube K.


A consistência defensiva, a capacidade de receção são alguns dos aspetos que colocaram a jogadora no radar de vários clubes, incluindo o Sporting. Em Alvalade, a ideia passa por reforçar o plantel com atletas jovens, mas com margem de progressão.


Para já, trata-se apenas de um interesse exploratório por parte dos leões, sem negociações avançadas. Ainda assim, o nome está referenciado internamente e poderá ganhar força nas próximas semanas, dependendo das saídas e entradas previstas para o plantel verde e branco.

De recordar que Tiago Sineiro será o treinador da equipa feminina das leoas nas próximas épocas. Natural de Matosinhos, com 36 anos, o técnico dos masculinos do Leixões desde 2021/22, foi o escolhido para suceder a João Macedo na equipa verde e branca (Saiba mais AQUI).



Modalidades

Negócio quase fechado! Sporting prestes a contratar dupla de craques do Braga a custo zero

Atletas receberam propostas de renovação por parte do emblema liderado por António Salvador, mas acabaram por optar por novos desafios

Braga prepara várias alterações no plantel de voleibol feminino para a próxima temporada e vai perder duas jogadoras para o Sporting: Nikas e Margarida Maia
Braga prepara várias alterações no plantel de voleibol feminino para a próxima temporada e vai perder duas jogadoras para o Sporting: Nikas e Margarida Maia

23 Mai 2026 | 10:20 |

Icon Comentário0

O Braga prepara várias alterações no plantel de voleibol feminino para a próxima temporada e deverá perder duas jogadoras importantes para o Sporting. O clube nortenho vai avançar com uma estratégia mais virada para o mercado internacional.


Entre as saídas mais relevantes estão Ana Figueiras, conhecida no mundo da modalidade como Nikas, e Margarida Maia. As duas atletas receberam propostas de renovação por parte dos arsenalistas, mas acabaram por optar por novos desafios.


Segundo o jornal 'O Jogo', a distribuidora, de 28 anos, e a zona 4, de 29 anos, estão perto do Clube de Alvalade, que continua ativo no mercado tendo em vista o reforço da equipa feminina para 2026/27. As leoas procuram aumentar a competitividade do plantel e veem nas duas jogadoras opções interessantes para o projeto da próxima época.


Apesar da saída das duas jogadoras, o emblema liderado por António Salvador pretende manter-se competitivo nas principais competições nacionais. A equipa continuará sob comando de João Santos, treinador que chegou a Braga em 2023/24.

Por outro lado, Tiago Sineiro será o treinador da equipa feminina das leoas nas próximas épocas. Natural de Matosinhos, com 36 anos, o técnico dos masculinos do Leixões desde 2021/22, foi o escolhido para suceder a João Macedo na equipa verde e branca (Saiba mais AQUI).



Modalidades

Oficial! Sporting fecha novo treinador e promessa deixa adeptos a sonhar: "Queremos ganhar títulos"

Clube de Alvalade avançou com mudança importante na e novo técnico já definiu metas ambiciosas para a próxima temporada 2026/2027

Sporting anuncia Tiago Saneiro como novo treinador da equipa feminina de voleibol, e o técnico quer vencer troféus
Sporting anuncia Tiago Saneiro como novo treinador da equipa feminina de voleibol, e o técnico quer vencer troféus

22 Mai 2026 | 11:47 |

Icon Comentário0

O Sporting oficializou a contratação de Tiago Sineiro - já falado num Exclusivo - para assumir o comando técnico da equipa feminina de voleibol, numa aposta forte da estrutura leonina para atacar a próxima temporada. Depois de experiências no Castêlo da Maia, Fonte do Bastardo e Leixões, o treinador de 36 anos chega agora ao Pavilhão João Rocha para abraçar aquele que considera ser um dos maiores desafios da carreira.


T. Sineiro: "Não podia recusar este convite"


"É uma sensação muito boa. Não podia recusar este convite, a história do Clube assim me obrigava. Estou pronto para começarmos a trabalhar", começou por afirmar o técnico, aos meios do Clube, mostrando-se entusiasmado com a nova aventura em Alvalade.


Tiago Sineiro assumiu desde logo objetivos ambiciosos para o voleibol feminino leonino e deixou claro que quer colocar o Sporting nos momentos decisivos da temporada. "Para podermos conquistar títulos, temos de estar presentes nos momentos de decisão. O Clube tem de estar sistematicamente nesses momentos e esse é o nosso primeiro objetivo. Depois, claro, ganhar títulos", destacou.

T. Sineiro: "Campeonato? É um objetivo pessoal"


O novo treinador não escondeu também um objetivo muito especial: conquistar o primeiro campeonato nacional feminino da história do Sporting. "O Sporting ainda não conquistou o Campeonato Nacional feminino e esse também é um objetivo pessoal", revelou.

Além da ambição competitiva, Tiago Sineiro deixou ainda uma mensagem aos adeptos leoninos, garantindo entrega total da equipa. "Que apareçam. Nós vamos fazer tudo para conquistar o seu apoio e, juntos, tentarmos conquistar o primeiro campeonato nacional do voleibol feminino", rematou.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Técnico do Sporting 'abanou' Benfica e atira: "Uma época perfeita"
Modalidades

Técnico do Sporting 'abanou' Benfica e atira: "Uma época perfeita"

12 Mai 2026 | 10:43

Icon Comentário0
Confirmado! Três anos depois, craque do Sporting despede-se: "Chegou a hora de dizer adeus"
Modalidades

Confirmado! Três anos depois, craque do Sporting despede-se: "Chegou a hora de dizer adeus"

07 Mai 2026 | 10:33

Icon Comentário0
Bicampeões! Sporting 'despacha' Benfica e faz a festa do título
Modalidades

Bicampeões! Sporting 'despacha' Benfica e faz a festa do título

06 Mai 2026 | 17:56

Icon Comentário0