
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Após a mudança de Ruben Amorim para o Manchester United em novembro de 2024, Nani, fez questão de comentar sobre os desafios que o treinador português terá pela frente, especialmente no que diz respeito à adaptação à Premier League. Em declarações ao The National, o ex Sporting afirmou que o treinador é uma excelente escolha para o clube inglês, mas que, como qualquer outro técnico que assume o comando após Sir Alex Ferguson, terá um grande desafio pela frente.
"É uma grande pressão para todos os que vêm depois uma geração com muito sucesso. Por isso, todos os que chegam ao clube têm muito trabalho pela frente. Amorim precisa de tempo para se adaptar e aprender mais sobre a forma de jogar na Premier League. Como colocar as melhores equipas em campo nos jogos certos, porque cada jogo é diferente, cada equipa é diferente, por isso, ele precisa de aprender isso", disse.
Nani não hesitou em comparar o processo de adaptação de Amorim ao que Sir Alex Ferguson fez durante os seus anos de sucesso no United, revelando os ensinamentos do escocês: "O segredo antes com Ferguson era que ele sabia que equipa precisava escolher para ganhar cada jogo, por isso acho que é esse o problema", explicou Nani.
Em relação à atual situação do Manchester United, que não tem conseguido bons resultados sob o comando de Amorim, Nani fez um apelo à paciência: "Temos alguns jogadores de classe mundial, precisamos de trazer mais qualidade e, no futuro, voltaremos à nossa vida normal", afirmou.
No entanto, Nani também destacou a importância do comprometimento dos jogadores, em especial dos atacantes, que têm enfrentado dificuldades em termos de rendimento nesta temporada - o que leva Amorim a querer contratar Viktor Gyokeres ao Sporting - :"Os jogadores têm de se ligar e dar tudo em cada jogo, porque nós precisamos deles, o clube precisa deles", concluiu.
Internacional jovem pela Espanha não teve muitos minutos com Ruben Amorim, mas ganhou nova vida com Rui Borges e foi apontado à saída
|
Iván Fresneda não vai sair o Sporting, apesar das notícias recentes que davam conta de uma possível transferência, fruto da chegada de um novo lateral. Os leões já revelaram os termos pessoais a um defesa-direito, mas a permanência do espanhol não está causa.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, os planos de Rui Borges não passam por despachar o 'camisola 22' dos leões. Apesar da chegada de um novo concorrente para a posição, o técnico quer manter o jovem no plantel de 2025/26.
A decisão do treinador do Sporting passa pela resposta que Fresneda deu desde que Rui Borges assumiu o comando técnico do Clube de Alvalade. Depois de ter somado poucos minutos com Ruben Amorim, o espanhol assumiu-se como titular em alguns encontros decisivos e agradou ao mirandelense.
A possibilidade de Rui Borges adotar um sistema com quatro defesas para a próxima temporada - tendo uma pré-época para preparar o plantel - reforça a permanência de Fresneda. Desta forma, Geovany Quenda e Geny Catamo, que costumam fazer a posição em 3-4-3, passarão definitivamente para o trio ofensivo.
Iván Fresneda - avaliado em 8 milhões de euros - chegou a Alvalade no verão de 2023, a troco de 9 milhões de euros. Agora, após um período complicado, o jovem espanhol está a passar por uma fase muito positiva na turma de Rui Borges, somando três golos em 30 jogos, com 1.764 minutos de utilização.
'Camisola 26' da formação comandada por Rui Borges teve a missão de substituir Sebastián Coates e obrigou leões a novo investimento
|
Ousmane Diomande é o defesa mais difícil que Kikas já enfrentou. O avançado do Estrela da Amadora deixou muitos elogios às prestações do 'camisola 26' do Sporting, depois de, na jornada anterior, ter marcado um dos golos da vitória tricolor sobre o Porto (2-0) e de ter dado muito trabalho aos azuis e brancos.
“Diomande foi o defesa mais difícil que defrontei", admitiu, ao Canal 11. Para o atacante, o 'camisola 26' dos leões “é um jogador muito agressivo, é muito difícil passar por ele. Tanto em Alvalade como no Estrela foi o jogador mais difícil", garantiu.
Kikas enfrentou Ousmane Diomande em quatro ocasiões, todas para o campeonato nacional. No primieiro encontro entre ambos, o português chegou a marcar, numa vitória verde e branca, em Alvalade, por 3-2. Nos restantes duelos, o ponta de lança ficou em branco.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 40 milhões de euros – leva 44 partidas: 29 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.588 minutos em que esteve em campo, o defesa-central apontou dois golos (Farense e AVS).
As boas exibições desde que chegou a Alvalade valem ao central um lugar cativo no onze inicial do Sporting. Por ser o patrão da defesa, Diomande vai cumprindo objetivos que ficaram estipulados aquando da contratação ao Midtjylland e Frederico Varandas prepara-se para desembolsar mais uns milhões de euros.
Especialista em assuntos do mercado de transferências revelou que central deixa Bayern Munique no final da temporada e já tem destino
|
O Sporting tentou o regresso de Eric Dier para a próxima temporada, depois de saber do futuro incerto do inglês no Bayern Munique. No entanto, o central vai mesmo deixar a Baviera, mas será reforço do Mónaco, nesta que vai ser a primeira aventura no campeonato francês.
A informação foi avançada por Fabrizio Romano - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantido que o formado em no Sporting irá assinar contrato até 2027, tendo opção para prolongar a ligação por mais um ano.
A mesma fonte garante que todos os documentos necessários estão já assinados e Eric Dier será mesmo jogador do Mónaco, deixando o Bayern a custo zero, despedindo-se da Allianz Arena no final da época, após duas temporadas com a camisola dos bávaros.
Esta temporada, Eric Dier, - avaliado em 8 milhões de euros - disputou 25 jogos pelo gigante alemão, nos quais foi utilizado durante 1.567 minutos, tendo marcado dois golos e feito uma assistência. Apesar de nem sempre ser primeira opção de Vincent Kompany, foi titular e totalista nos últimos oito encontros dos germânicos.
Recentemente, Eric Dier garantiu estar "sempre a torcer pelo Sporting", vendo os jogos "sempre quando possível". "Se conseguir ver o dérbi, vou ver, estou a torcer por eles. Muita sorte para eles e que ganhem mais um título", disse, acalentando as esperanças de um possível regresso.
Confira uma das últimas declarações de Eric Dier sobre o Bayern Munique: