Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Roberto Rivelino, analista e treinador de guarda-redes, em entrevista com o diário desportivo A Bola, analisou brevemente a baliza dos grandes portugueses – Sporting, Benfica, Porto e Braga -, fazendo referência ao novo guardião dos leões, Vladan Kovacevic, e mostrando-se confiante com a escolha do “gigante” bósnio.
“Kovacevic parece-me um guarda-redes interessante. Das três balizas, e temos de falar disto porque esteve associado ao Benfica, entra na mais adequada para ele. O sistema tático vai ajudá-lo, porque não ficará exposto a ações de último jogador. A jogar com os pés não mostra grande coordenação motora nem capacidade técnica, mas está consciente das limitações e, como tal, consegue tomar decisões de prevenção. Ou seja, não vai, em princípio, exagerar com os pés”, começou por dizer ao jornal A Bola.
“Nas saídas a cruzamentos tem grandes valências tanto na leitura como na capacidade técnica para agarrar a bola, em vez de a desviar e assim oferecer segundas oportunidades, e na defesa da baliza também mostra capacidade física para fazer intervenções em velocidade de reação”, acrescentou ainda o treinador.
No entanto, o analista chama à atenção para a questão de Kovacevic já chegar “formado”. “Já é o pacote completo aos 26 anos, não se deverá conseguir acrescentar nada, e vem de um contexto em que não teve grande exigência competitiva, ainda que tenha jogado a Liga Europa. Este é um pouco o senão, porque chega para uma equipa que é campeã e quer ser campeã numa liga uns quantos furos acima da polaca”, confessou.
“Deteto-lhe, na linguagem corporal, uma certa sobranceria. Pode ser capa de insegurança, mas, ao mesmo tempo, pode ser altivez positiva perante o jogo, estado mental de alguém confiante, e isso pode ser positivo”, afirmou, por outro lado, Roberto Rivelino mostrando-se de certa forma confiante das capacidades do novo guarda-redes do Sporting.