Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

“NÃO SE DEVERÁ CONSEGUIR ACRESCENTAR NADA...”: RIVELINO ABRE O JOGO E AVISA SPORTING DE NOVO REFORÇO

Analista admite alguma preocupação quanto à recente contratação dos verdes e brancos

Roberto Rivelino alerta Sporting de novo reforço
Roberto Rivelino alerta Sporting de novo reforço

  |

Icon Comentário0
Roberto Rivelino, analista e treinador de guarda-redes, em entrevista com o diário desportivo A Bola, analisou brevemente a baliza dos grandes portugueses – Sporting, Benfica, Porto e Braga -, fazendo referência ao novo guardião dos leões, Vladan Kovacevic, e mostrando-se confiante com a escolha do “gigante” bósnio.

“Kovacevic parece-me um guarda-redes interessante. Das três balizas, e temos de falar disto porque esteve associado ao Benfica, entra na mais adequada para ele. O sistema tático vai ajudá-lo, porque não ficará exposto a ações de último jogador. A jogar com os pés não mostra grande coordenação motora nem capacidade técnica, mas está consciente das limitações e, como tal, consegue tomar decisões de prevenção. Ou seja, não vai, em princípio, exagerar com os pés”, começou por dizer ao jornal A Bola.


“Nas saídas a cruzamentos tem grandes valências tanto na leitura como na capacidade técnica para agarrar a bola, em vez de a desviar e assim oferecer segundas oportunidades, e na defesa da baliza também mostra capacidade física para fazer intervenções em velocidade de reação”, acrescentou ainda o treinador.


No entanto, o analista chama à atenção para a questão de Kovacevic já chegar “formado”. “Já é o pacote completo aos 26 anos, não se deverá conseguir acrescentar nada, e vem de um contexto em que não teve grande exigência competitiva, ainda que tenha jogado a Liga Europa. Este é um pouco o senão, porque chega para uma equipa que é campeã e quer ser campeã numa liga uns quantos furos acima da polaca”, confessou.

“Deteto-lhe, na linguagem corporal, uma certa sobranceria. Pode ser capa de insegurança, mas, ao mesmo tempo, pode ser altivez positiva perante o jogo, estado mental de alguém confiante, e isso pode ser positivo”, afirmou, por outro lado, Roberto Rivelino mostrando-se de certa forma confiante das capacidades do novo guarda-redes do Sporting.



Futebol

OLHA, OLHA! AFINAL, SPORTING RECEBE MAIS DO QUE O ESPERADO PELO NEGÓCIO DE PAULINHO

Jogador prepara-se para ser apresentado no Toluca muito em breve

Paulinho vai rumar ao México e será uma das baixas do plantel do Sporting na próxima época
Paulinho vai rumar ao México e será uma das baixas do plantel do Sporting na próxima época

  |

Icon Comentário0
Paulinho está fechado no Toluca – onde deverá ser apresentado ao longo das próximas horas – e já se sabem mais detalhes do negócio. O Sporting prepara-se para encaixar 7 milhões de euros limpos pelo avançado com a sua transferência para o México neste mercado de transferências.

De acordo com as informações divulgadas pela conta ‘Sporting Tático’, através da plataforma ‘X’ (antigo ‘Twitter’), o Clube de Alvalade já terá negociado a parte do Braga: o emblema liderado por António Salvador vai receber 750 mil euros e, ainda, 250 mil em objetivos.


Além disso, a mesma fonte revela, ainda, que deverá mesmo existir um “dispensado” da turma de Rúben Amorim - ainda sem se revelar o nome do jogador - a seguir caminho para o Minho, com o objetivo de ‘pagar’ o remanescente ao Braga, que tinha 30% dos direitos de Paulinho.


Em 2023/24, Paulinhoavaliado em 7 milhões de euros – realizou 47 encontros disputados (2.297 minutos): 31 na Liga Portugal Betclic (1.292), sete na Liga Europa (430), seis na Taça de Portugal (373) e três na Taça da Liga (202). O avançado da turma de Rúben Amorim apontou 21 golos e fez seis assistências.

Desde que chegou ao Sporting, oriundo do Braga a troco de 16 milhões de euros por 70% dos direitos económicos, em janeiro de 2021, Paulinho contabiliza 146 encontros, 53 finalizações certeiras, 21 assistências e quatro títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), uma Taça da Liga (2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O avançado tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 65 milhões.



Futebol

AMORIM DEIXA O ALERTA: ATLETA TERÁ TESTE DOS TESTES NO ESTÁGIO DO SPORTING

Técnico verde e branco irá utilizar a pré-época para decidir se o jogador deverá fazer parte do plantel em 2024/25

Rúben Amorim irá utilizar o estágio do Sporting para montar o plantel
Rúben Amorim irá utilizar o estágio do Sporting para montar o plantel

  |

Icon Comentário0

Diego Callai verá o seu futuro decidido na pré-época do Sporting. Para já, ainda existe a possibilidade de o guarda-redes de 19 anos fazer parte da equipa de Rúben Amorim em 2024/25, no entanto, o cenário de um novo empréstimo continua a estar em cima da mesa e a decisão do técnico leonino será tomada apenas depois do estágio no Algarve.

De acordo com a informação avançada pelo jornal A Bola, na sua edição desta terça-feira, dia 25 de junho, será como que um teste para o guardião, que esteve cedido ao Feirense desde janeiro, onde acabou por fechar a temporada. Apesar de ter começado a titular, o atleta acabou por terminar a sua estadia na Liga 2 com apenas onze partidas disputadas.


No que toca à baliza verde e branca, o Sporting já garantiu a contratação de Vladan Kovacevic, vindo do Raków, para substituir Antonio Adán, que terminou contrato com o Clube de Alvalade no final da última época. De resto, os leões contam ainda com Franco Israel – que por esta altura está na Copa América, ao serviço do Uruguai -, e que participou em 23 encontros de leão ao peito na conquista do título, sucedendo ao espanhol depois de lesão do mesmo. Agora, o uruguaio deverá ser o ‘número 2’ de Amorim, com o bósnio a agarrar a titularidade.


Diego Callai – que chegou a Alvalade já há nove anos para a equipa dos sub-12 dos leões – leva desde então 55 jogos ao serviço da turma secundária do Sporting, tendo estado presente várias vezes nos treinos da equipa A, sob comando de Rúben Amorim. O promissor guarda-redes tem contrato assinado com os verdes e brancos até 2027.

O prodígio de 19 anos é encarado como uma das grandes pérolas do Clube de Alvalade, mas a administração leonina emprestou-o para que viesse a ganhar minutos e bagagem competitiva fora de Alcochete. A serviço do Feirense, Diego Callai – avaliado em 1 milhão de euros – disputou, no total, onze jogos, mantendo três folhas limpas e tendo-se apresentado a um bom nível.



Futebol

"NUNCA FOI CONSISTENTE" - RIVELINO CRITICA PRESTAÇÕES DE TITULAR DO SPORTING AO LONGO DA CARREIRA

Leões perderam pontos na deslocação a Vila do Conde e quebraram sequência de oito vitórias consecutivas na Liga

  |

Icon Comentário0
Antonio Adán está no centro do furacão, após ter cometido uma das grandes penalidades no encontro entre o Rio Ave e o Sporting (3-3). Em entrevista ao jornal Record, Roberto Rivelino, treinador de guarda-redes do Fursan Hispania, critica as exibições do guardião nos últimos anos e diz que o espanhol "nunca foi consistente" ao longo da carreira.

"Os erros que tem cometido, não apenas nesta temporada, são erros padrão. O sistema tático que o Sporting utiliza protege bastante o guarda-redes. É um dos sistemas táticos em que o guarda-redes menos missões tem. Claro que o Adán tem sido exposto a várias coisas, mas tem conotações com o decréscimo de capacidades ou até mesmo de aptidão para executar. É natural da idade e dos contextos. Se formos ver a carreira do Adán, nunca foi consistente", disse.


"A verdade é que logo no ano em que o Sporting foi campeão, já tinha identificado que o Adán estava num decréscimo de qualidade nas suas intervenções na última fase da época. O que é certo é que as temporadas que se seguiram vieram mostrar exatamente isso. Esta época está só a ser uma continuação do que foi a anterior", explicou.


"Depois de ser tão preponderante, como nenhum outro guarda-redes foi nos últimos anos num campeonato ganho, acaba por sucumbir à estagnação. É um guarda-redes que se tem de se lembrar das capacidades e da qualidade que tem porque apesar de tudo fisicamente está bem. Ontem expôs-se em demasia a coisas que não são da sua função", explica.

"Não considero que o Israel esteja preparado para assumir a titularidade da baliza do Sporting, seja no presente ou no futuro. É um guarda-redes que pelos padrões de qualidade tem capacidade para ser, no máximo, o terceiro guarda-redes do Sporting. Quando chegou tinha um potencial limitado e não se conseguiu desenvolver. É um guarda-redes de emergência", frisou Roberto Rivelino.


"O Sporting já deveria ter ido ao mercado logo no fim da 1ª época para encontrar um guarda-redes que conseguisse competir com o Adán. A primeira renovação foi um momento de honra à gratidão que o futebol deve ter para com as pessoas, mas do plano estratégico não foi bem conseguida", concluiu Roberto Rivelino.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


NÃO VAI ACONTECER! SPORTING BATE O PÉ E RECUSA PAGAR MILHÕES DE EUROS A CLUBE DA TERCEIRA DIVISÃO
Futebol

NÃO VAI ACONTECER! SPORTING BATE O PÉ E RECUSA PAGAR MILHÕES DE EUROS A CLUBE DA TERCEIRA DIVISÃO

 

Icon Comentário0
ATENÇÃO! BILHETES PARA O PRIMEIRO JOGO DO SPORTING NO ALGARVE E  JÁ ESTÃO À VENDA
Futebol

ATENÇÃO! BILHETES PARA O PRIMEIRO JOGO DO SPORTING NO ALGARVE E JÁ ESTÃO À VENDA

 

Icon Comentário0
FABRIZIO ROMANO CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO - ESTRELA DO SPORTING DE SAÍDA PARA A PREMIER LEAGUE
Futebol

FABRIZIO ROMANO CONFIRMA EXCLUSIVO LEONINO - ESTRELA DO SPORTING DE SAÍDA PARA A PREMIER LEAGUE

 

Icon Comentário0