Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A derrota com a Eslováquia, por 1-0, abalou a confiança da Bélgica, seleção que se estreou neste Campeonato da Europa de 2024 com as esperanças muito superiores àquilo que concretizaram. Sem qualquer dúvida que os Diabos Vermellhos estão a passar por uma fase de transição, com a entrada de novos valores, como é o exemplo de Zeno Debast, central que o Sporting recentemente contratou ao Anderlecht, que foi obrigado a assumir a titularidade no centro da defesa devido ao estado físico e clínico frágil de Vertonghen, Theate, Witsel ou Meunier.
“Ele esteve bem, colocando muitas vezes a bola no espaço onde andavam De Bruyne e Lukaku”, começou por elogiar Vertonghen, colega do novo reforço dos verdes e brancos no emblema de Bruxelas e que, ao que tudo indica, deverá tomar o lugar dele no confronto frente à Roménia.
“Quando foram divulgados os convocados não pensámos que ele iria ser titular, talvez que no terceiro jogo frente à Ucrânia ele teria hipótese de jogar”, apontou Yves Taildeman, jornalista do La Dernière Heure que tem por hábito noticiar o Anderlecht e é portador de um grande conhecimento sobre o defesa de 20 anos. “Tem grande capacidade técnica, ótima capacidade de passe longo, defensivamente ainda tem algum trabalho para fazer mas ele progrediu muito ao jogar com Vertonghen”, acrescentou ainda, momentos antes de completar.
“É muito ambicioso”, continuou o jornalista, salientando a qualidade que o destaca em relação aos companheiros de equipa: “Ele tem muita autoconfiança. Não vai ficar muito nervoso ou impressionado num jogo da Liga dos Campeões. Talvez cometa erros no início… nós, belgas, temos a tendência para sermos modestos, mas ele é o contrário, ele diz ‘eu tenho 20 anos, estou pronto, eu vou ter sucesso no Sporting’ e acho mesmo que ele vai conseguir ter sucesso no Sporting”, rematou Taildeman.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.