Futebol
Maria Botelho Moniz, adepta do Sporting, desabafa no Instagram: "Não tinha saudades disto"
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A recente saída de Mariana Cabral do comando técnico da equipa de futebol feminino causou surpresa, especialmente pela escolha de Micael Sequeira como seu sucessor. Nuno Cristóvão, antigo treinador das leoas e atual coordenador geral do Sacavenense, comenta a decisão, destacando que o técnico "foi escolhido pelo Sporting porque lhe reconhecem competência".
Apesar da falta de experiência no futebol feminino, Cristóvão acredita que o foco deve estar nas competências dos treinadores, independentemente do género. "No futebol, jogado por homens ou por mulheres, os conceitos são exatamente os mesmos. Gosto pouco dessa designação de treinadores de futebol feminino e treinadores de futebol masculino. Nós somos treinadores e, portanto, temos que estar habilitados para exercer a função seja ela onde for," afirmou. "Quando comecei no futebol feminino, não tinha experiência; esta é que é a realidade." destacou, ao jornal Record.
"Faz-se um grande alarido, mas se estão lá é porque têm competência", frisou. "Tive uma jogadora no Sporting, a Catarina Lopes, que em determinada altura foi treinar a equipa sénior do Beneditense, da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Leiria. Se é uma treinadora que tem competência e tem qualidade, treina. Qual é o problema?", rematou Cristóvão, referindo também o exemplo de Helena Costa, convidada para treinar o Clermont-Ferrand, da 2.ª divisão profissional francesa, há uns anos.
Sobre a saída de Mariana Cabral, Cristóvão expressou a sua perplexidade: "Foi surpreendente, mais ainda quando já tinha ganho um título esta época. Não conheço as razões. Tanto quanto me apercebi, até foi a treinadora que colocou a questão primeiro, por aquilo que se escreveu, pois estaria descontente." Embora reconheça que a escolha de Micael Sequeira possa ter surpreendido, Cristóvão acredita que o Sporting fez uma aposta consciente. "É certamente um treinador em quem o Sporting acredita, foi escolhido porque lhe reconhecem competência e as oportunidades para trabalhar aparecem," frisou.
Em relação a Micael Sequeira, Cristóvão demonstrou confiança na sua capacidade de levar as leoas a conquistar títulos. Destacou também que o Sporting apresenta um plantel mais forte e equilibrado do que na época passada, e afirma: "Não é por acaso que o único título que já foi atribuído foi ao Sporting." O antigo técnico elogiou a boa prestação do clube na Liga dos Campeões, apesar de considerar que a derrota no primeiro jogo contra o Real Madrid foi infeliz.
Cristóvão concluiu que o Sporting tem potencial para competir pelo título esta temporada, prevendo uma luta renhida com o Benfica e o Braga. Acredita que uma mudança no comando técnico pode trazer novas oportunidades e que com a competência de Micael Sequeira e a qualidade do plantel, o futuro das leoas é promissor.