Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

"O MOMENTO MAIS DIFÍCIL FOI...": SÁ PINTO E DOIS EX SPORTING SAGRAM-SE CAMPEÕES E LENDA EXPLICA TUDO

Antigo jogador e treinador dos leões venceu campeonato do Chipre e deixou palavras emocionadas

  |

Icon Comentário0

Ricardo Sá Pinto, Wilson Eduardo e Radosav Petrovic sagraram-se campeões nacionais do Chipre, ao serviço do  APOEL O emblema orientado pelo ex-jogador e técnico do Sporting venceu o título na última jornada do campeonato, de forma emocionante.


O emblema de Nicósia recebeu o AEK Larnaca e estava proibido de perder o encontro, ou via o adversário sagrar-se campeão. As coisas não começaram da melhor forma para Sá Pinto e companhia, com um golo sofrido aos 5', contudo quatro minutos depois (9'), Marquinhos fez o empate e o resultado não mais se alterou, dando a vitória aos ex Sporting.


“Parabéns à equipa. Estou feliz, foi um título importante para mim. Vim para o APOEL por esse motivo, para ganhar o campeonato. Este foi o meu primeiro campeonato como treinador, num período difícil para a equipa. O momento mais difícil para mim na temporada foi ficar afastado por quatro meses inteiros. Fui forte, aguentei e vencemos o campeonato”, disse após o apito final.


De recordar que, ao serviço do Clube de Alvalade, Ricardo Sá Pinto, enquanto jogador, realizou 228 jogos e marcou 49 golos. Conquistou um Campeonato Nacional (2001/02), duas Taças de Portugal (1994/95 e 2001/02) e três Supertaças Cândido de Oliveira (1995, 2000 e 2002). No total, como treinador da equipa principal dos leões, Sá Pinto orientou os verdes e brancos em 30 jogos, somando 15 vitórias, sete empates e oito derrotas.

Já Wilson Eduardo foi formado no Clube de Alvalade e era visto como uma grande promessa do emblema verde e branco. Pela equipa principal dos leões, alinhou em 24 jogos, onde marcou cinco golos e fez seis assistências (2013/14).


Radosav Petrovic foi jogador do Sporting entre 2016 e 2019. Pela equipa principal dos leões, o médio sérvio de 35 anos participou em 39 jogos, sem qualquer golo ou assistência. Venceu uma Taça de Portugal (2018/19) e duas Taças da Liga (2017/18 e 2018/19).


Futebol

Luís Mateus deixa sério aviso ao Sporting: "Adjunto de João Pereira terá de fazer de conta..."

Sucessão de Rúben Amorim no comando técnico dos verdes e brancos faz correr muita tinta, com antigo lateral-direito a ser bastante criticado

Luís Mateus comenta queixa da ANTF sobre Sporting e João Pereira
Luís Mateus comenta queixa da ANTF sobre Sporting e João Pereira

  |

Icon Comentário0

Luís Mateus, editor-executivo do jornal ‘A Bola’, assinou uma coluna de opinião onde refletiu, e apontou alguns dedos, acerca da situação que vive o Sporting com João Pereira, nomeadamente perante a queixa feita pela ANTF contra o exercício do novo treinador dos leões.


“Ouvimos falar muito da Associação Nacional de Treinadores (ANTF) quando um jovem técnico chega a um clube e não tem as qualificações certas para trabalhar. Então, repete-se o habitual: a ANTF não reconhece X como técnico principal do clube Y. Aconteceu com Ruben Amorim (...) e agora com João Pereira (...) que já sabe que raras indicações poderá dar a partir do banco e que um dos seus adjuntos terá de fazer de conta que é o boss em múltiplas ocasiões" começou por escrever.


Luís Mateus prossegue: “A posição da ANTF, apesar de rígida, nasce da ideia legítima e fundamental de proteger o jogo de profissionais de menor qualidade, filtrando-os. Traduzindo por uma linguagem mais comum, estipula que só se pode entregar as chaves do automóvel, seja uma 4L ou um Ferrari, a quem possua carta de condução. No entanto, o organismo deverá igualmente colocar em perspetiva que uma licença para conduzir dura poucos meses e não anos a alcançar”.


“No caso de Ruben Amorim, se o atual treinador do Manchester United estivesse limitado a realizar o curso em Portugal, a brilhante e histórica passagem pelo Sporting ainda não teria acontecido, se é que alguma vez existiria. Poderia entretanto ter desistido ou se tornado noutra coisa qualquer”, explica, em clara crítica à ANTF pela sua postura.

“Como já escrevi, não consigo dizer se João Pereira é ou não um bom treinador, ou sequer se virá a sê-lo mais tarde. É, obviamente, um risco para o Sporting. Contudo, este não desapareceria com o curso UEFA Pro ou qualquer outro e, mesmo que o projeto falhe, terá de persistir a dúvida sobre o contexto”, concluiu Luís Mateus.



Futebol

Dinamarca - Espanha deu dissabor a Hjulmand: Craque do Sporting sem motivos para sorrir (vídeo)

Médio dos verdes e brancos foi titular e totalista no conjunto comandado por Brian Riemer, mas não conseguiu evitar derrota diante dos campeões da Europa

Morten Hjulmand, capitão do Sporting, foi titular no Dinamarca - Espanha,
Morten Hjulmand, capitão do Sporting, foi titular no Dinamarca - Espanha,

  |

Icon Comentário0

Morten Hjulmand foi titular na derrota da Dinamarca frente à Espanha (2-1). O capitão do Sporting esteve em bom plano, mas não conseguiu evitar que a equipa campeã da Europa conquistasse os três pontos. Apesar do esforço da turma da casa, a formação do país vizinho saíu em vantagem para o intervalo, graças a um golo de Mikel Oyarzabal aos 15 minutos.


A seleção espanhola, já qualificada para os quartos de final da Liga das Nações, voltou a marcar na segunda parte, com Ayoze Pérez a ampliar a vantagem aos 58 minutos. Mesmo assim, a Dinamarca não baixou os braços e conseguiu relançar o jogo aos 84 minutos, com um golo de Gustav Isaksen. Nos minutos finais, a equipa espanhola teve de sofrer para segurar a quarta vitória nesta fase de grupos, mas acabou por sair de Copenhaga com um triunfo suado.


No outro jogo do grupo A4, a Suíça empatou em casa com a Sérvia (1-1) e perdeu a oportunidade de sonhar com a passagem para a próxima fase. Com este resultado, a Espanha mantém-se no primeiro lugar com 13 pontos, enquanto a Dinamarca é segunda com sete e ainda vai discutir o acesso aos quartos com a Sérvia, que tem quatro pontos. Já a Suíça, no último lugar com apenas dois pontos, já sabe que descerá para a Liga B.


Esta temporada, Morten Hjulmand soma 16 partidas, tendo feito dois golos e uma assistência. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.

Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se na, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos).


Confira o golo da equipa da casa:


Futebol

Cara conhecida dos adeptos do Sporting salva Maxi Araújo no Uruguai - Colômbia (vídeo)

Jogador dos leões foi titular em partida ‘imprópria para cardíacos’, que terminou com vitória da formação celeste, já muito para lá do minuto 90

Maxi Araújo, do Sporting, titular no Uruguai - Colômbia
Maxi Araújo, do Sporting, titular no Uruguai - Colômbia

  |

Icon Comentário0

O Uruguai, de Maxi Araújo, recebeu e venceu a Colômbia, por 3-2, em jogo a contar para a décima primeira jornada da qualificação Sul Americana para o Mundial 2026. O ala do Sporting foi titular e jogou a totalidade dos minutos num jogo que teve direito a um final de loucos.


A primeira parte foi mais calma, com a Colômbia a ter mais posse de bola e remates, conseguindo mesmo ir para o intervalo em vantagem, com o golo apontado por Juan Quintero aos 31 minutos de jogo. A maior parte da ação estava reservada para o segundo tempo.


Com os uruguaios determinados em mudar o rumo do jogo, foi a equipa Maxi Araújo e Franco Israel (que não saiu do banco), que teve mais iniciativa durante a segunda parte. Aos 57 minutos, autogolo de Davinson Sanchéz repôs a igualdade e, à passagem do minuto 60, Rodrigo Aguirre fez o 2-1. 


O melhor estava ainda para vir: Manuel Ugarte, antigo jogador do Sporting, entrou aos 68 minutos de jogo, para repor o equilíbrio defensivo no meio campo da sua seleção. Ainda assim, os visitantes conseguiram restabelecer a igualdade, aos 90+6', por Andrés Gómez.

O árbitro tinha adicionado 7 minutos depois dos 90, pelo que o jogo se aproximava do fim quando a Colômbia empatou. Havia, no entanto, tempo para mais: aos 90+11', uma bola bombeada para a área adversária, e tocada subtilmente por Facundo Pellistri, sobrou para Ugarte, que rematou forte para novo golo dos uruguaios e vitória 'de loucos'.


Confira aqui o golo de Manuel Ugarte:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Vítor Almeida Gonçalves dá má notícia ao Sporting: "Dificilmente ficará"
Futebol

Vítor Almeida Gonçalves dá má notícia ao Sporting: "Dificilmente ficará"

 

Icon Comentário0
Campeão pelo Sporting apontado ao Real Madrid: "Os meus amigos enviam-me rumores"
Futebol

Campeão pelo Sporting apontado ao Real Madrid: "Os meus amigos enviam-me rumores"

 

Icon Comentário0
Valter Marques abre porta de saída do Sporting para Inglaterra: "Adoram o seu talento"
Futebol

Valter Marques abre porta de saída do Sporting para Inglaterra: "Adoram o seu talento"

 

Icon Comentário0