
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
The Daily Ronaldo
|
É oficial. O Damac, emblema da liga onde joga Cristiano Ronaldo (que foi convidado a assinar por um clube português) - despediu Nuno Almeida, antigo treinador adjunto de Jesualdo Ferreira no Sporting, que assumiu o comando técnico do clube árabe em janeiro de 2025. O clube justifica a decisão com a irregularidade nos resultados.
A separação entre as partes surgiu depois de um período de folgas que coincidiu com a paragem do campeonato para os compromissos das seleções. O Damac vive momentos muito complicados, apesar de desportivamente ocupar uma posição tranquila, com 27 pontos, mais sete do que a primeira equipa em zona de despromoção, quando faltam disputar nove jornadas.
Nuno Almeida venceu o seu último jogo (1-0), na receção ao Al-Qadisiyah. Antes, tinha estado sete partidas consecutivas conhecer o sabor da vitória. Entretanto, o clube já anunciou o seu sucessor. Khaled Al-Atawi vai orientar a equipa até ao fim da presente temporada. O técnico árabe não orienta uma equipa desde 2020.
Como treinador principal, Nuno Almeida teve a primeira experiência no Egito, em 2021/22, ao serviço do Pharco, tendo liderado o clube de Alexandria em duas épocas. Seguiram-se, em 2024/25, os desafios no Al-Shamal, no Catar, e nos primeiros meses deste ano no Damac, da Arábia Saudita.
Antes de ter assumido o Damac, Nuno Almeida tinha sido o responsável pelos bons desempenhos do Al-Shamal na Liga do Catar. Isto após ter participado, como 'manager', na campanha do Al-Sadd que resultou, na última época, na conquista do título e no triunfo na Taça do Emir.
Stefano Pioli, treinador italiano da equipa saudita, não escondeu desilusão por falhar duelo decisivo da competição internacional
|
O Al Nassr, treinado por Stefano Pioli e capitaneado por Cristiano Ronaldo, perdeu esta quarta-feira, dia 30 de abril, por 3-2, frente aos japoneses do Kawasaki Frontale. O conjunto saudita falhou o tão desejado acesso à final da Champions League Asiática. Stefano Pioli viu, pois, a contestação aumentar e diz que foi o responsável pela derrota.
"Assumo total responsabilidade pelo que aconteceu"
“Assumo total responsabilidade pelo que aconteceu. É difícil falar sobre o jogo. Não fomos bons e cometemos demasiados erros. Arriscámos na 2.ª parte, até porque não havia alternativa. O adversário não me surpreendeu. Fiquei, isso sim, surpreendido com a nossa exibição pobre“, destacou o ex-jogador de 59 anos.
“Perdemos muitas divididas e bastantes duelos no miolo. Compreendo a tristeza dos adeptos e também compreendo as críticas. Estamos preparados para elas, pois a derrota é um dos resultados possíveis no futebol. Contudo, o problema não é o treinador nem os jogadores", continuou.
O treinador transalpino explica o que não correu bem e espera uma boa resposta dos seus pupilos já na próxima partida do campeonato saudita: "Fomos maus e às vezes isso acontece. Não iremos desistir e a partir de agora vamos pensar no campeonato”, rematou.
O Kawasaki Frontale faturou por Ito (10’), Ozeki (41’) e Ienaga (76’). O primeiro golo foi uma bomba indefensável ao ângulo. O segundo foi fruto de um erro da defensiva saudita. O terceiro surgiu de uma má abordagem de Laporte. Cristiano Ronaldo atuou os 90 minutos e tentou remar contra a maré. Cabeceou ao ferro, ensaiou um pontapé de bicicleta, esteve perto de marcar de livre. Sadio Mané (28’) e Yahya (87’) fieram os tentos da equipa do Médio Oriente.
Eliminação por 3-2 frente aos nipónicos, nas meias-finais da Liga dos Campeões da Ásia, pode ditar mudanças drásticas no emblema sedado em Riade
|
Após a eliminação do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo, nas meias-finais da Liga dos Campeões asiática, na sequência de uma derrota por 3-2 diante do Kawasaki Frontale, do Japão, Stefano Pioli, treinador do conjunto saudita, pode estar de saída da Arábia Saudita para ingressar na Roma.
Nicolò Shira, jornalista especialista no mercado de transferências, escreve que o treinador volta a ser apontado como um dos candidatos mais referenciados pela turma romana para substituir Claudio Ranieri, que vai retirar-se no final da presente temporada desportiva.
"Stefano Pioli pode sair Al Nassr no final da temporada. O treinador está entre os candidatos a substituir Claudio Ranieri na Roma e outro clube da Serie A querem o técnico italiano", pode ler-se na sua conta oficial da rede social 'X' (antigo Twitter), esta quinta-feira, dia 1 de maio.
O técnico, que foi contratado em setembro do ano passado para o lugar do português Luís Castro, ainda não convenceu no Al Nassr. A formação de Riade segue na terceira posição a cinco jornadas do fim, com menos dois pontos do que o Al Hilal (62), de Jorge Jesus, e a oito do líder Al Ittihad.
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo - que ainda está avaliado em 12 milhões de euros - leva 38 golos e quatro assistências em 33 jogos realizados. O próximo jogo do Al Nassr está marcado para quarta-feira, dia 7 de maio, na receção ao Al Ittihad pelas 19h00, em jogo da jornada 30 da liga saudita.
Veja a publicação de Nicolò Shira:
Craque formado no Sporting soma 97 golos em 108 jogos, mas sucesso coletivo continua por alcançar desde a chegada à Arábia Saudita
|
Desde que trocou a Europa pelo Médio Oriente, em janeiro de 2023, Cristiano Ronaldo tem deixado a sua marca no Al Nassr com números impressionantes, mas apenas a nível individual. Em termos coletivos, o registo do internacional português está longe do que habituou os adeptos ao longo da carreira: em 13 competições disputadas com o clube saudita, venceu apenas uma.
O único troféu conquistado até ao momento foi a Champions Cup da Arábia, em agosto de 2023, depois de uma vitória por 2-1 frente ao Al Hilal, já no prolongamento. É um troféu com pouca importância, bem diferente dos objetivos ambiciosos de um projeto que escolheu Ronaldo como principal cara para se mostrar ao mundo. Os restantes torneios - três Ligas, três Taças do Rei, três Supertaças, duas Ligas dos Campeões asiáticas e uma Taça de Riade - acabaram por escapar.
O mais recente desaire aconteceu esta quarta-feira, com a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões Asiática, após derrota por 3-2 diante dos japoneses do Kawasaki Frontale. Um desfecho duro para Ronaldo, que continua à procura do primeiro título de relevo ao serviço do emblema de Riade.
Apesar das frustrações a nível de troféus, os números de Ronaldo continuam de excelência: 97 golos em 108 jogos, números que o mantêm entre os goleadores mais eficazes do futebol mundial. Contudo, nem mesmo a sua produtividade tem sido suficiente para colocar o Al Nassr no topo.
O craque formado no Sporting está a completar a sua terceira temporada ao serviço do Al Nassr. Cristiano assume vontade de permanecer no clube árabe por mais duas temporadas, de forma a preencher este vazio de títulos coletivos, porque a nível recordes individuais, continua a demonstrar que a idade é apenas um número. Neste momento, a equipa liderada pelo treinador italiano Stefano Pioli, ocupa a 3ª classificação da Liga Saudita, com 60 pontos, menos dois que a equipa de Jorge Jesus, o Al Hilal. Quem se encontra a liderar o Campeonato da Arábia Saudita é o Al Ittihad de Laurent Blanc, que tem 68 pontos.