
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
O Sporting contratou Xano Edo à Oliveirense, para substituir Ângelo Girão nas balizas do hóquei em patins verde e branco. O guardião, internacional por Portugal, é filho de Edo Bosch, treinador da equipa principal dos leões que, na última época, caiu nas meias finais do campeonato nacional. A nova contratação leonina já disse as primeiras palavras como jogador do Clube de Alvalade.
Xano Edo: "Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP"
"Sinto uma sensação única. Todos os jogadores têm o sonho de chegar a um clube como o Sporting CP, é tudo diferente. Está tudo dedicado completamente ao Sporting CP, deu para ver desde o primeiro passo que dei no Pavilhão. Por isso, estou com muita vontade de começar e dar tudo pelo Clube", começou por explicar Xano Edo aos meios oficiais do Sporting.
O guardião falou, depois, das metas que traz consigo: “O objectivo passa por ganhar o máximo possível. O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos e acho que, com a equipa que vamos construir para a próxima temporada, a menos que isso não podemos aspirar. Lutar por tudo. Individualmente, trabalhar e dar tudo pelo Clube”.
Xano Edo: " O Sporting CP está num patamar em que tem de ganhar todos os títulos"
"Tenho só 23 anos e espero ganhar mais experiência. Tive a sorte de ter um grande guarda-redes e treinador, o meu pai, que me ajudou muito a crescer a nível individual. Espero aportar segurança, mais do que tudo, e resultados com marcador ao mínimo possível [golos sofridos] para ajudar a equipa a ganhar", atirou de seguida Xano Edo, sem esquecer a influência do familiar direto na sua carreira.
Para terminar, Edo falou das suas características enquanto jogador: "A nível de rapidez, leitura de jogo, explosão. Considero-me um guarda-redes que se mexe muito na baliza. Creio que consigo surpreender um bocadinho os adversários, pode existir um buraco num momento, mas quando rematam se calhar já não existe esse buraco. Considero-me um guarda-redes bastante de equipa, colectivo, gosto de ouvir a opinião de todos os atletas, mais ou menos experientes".
Técnico do clube da Luz acredita que Presidente verde e branco devia voltar atrás em decisão que tomou, de forma a fortalecer o campeonato
|
Paulo Almeida, treinador de hóquei em patins feminino do Benfica, revelou desejar que Frederico Varandas abra novamente a modalidade que extinguiu em 2023. O técnico encarnado acredita que a participação de Sporting e Porto traria maior competitividade ao campeonato.
Paulo Almeida: "Sporting voltar e Porto ter equipa feminina de hóquei em patins seria muito interessante"
"O Sporting voltar e o Porto ter uma equipa feminina de hóquei em patins seria muito interessante, porque dava outra visibilidade à modalidade. Se não fosse o Benfica a ter uma equipa, não sei onde é que estaria o hóquei em patins feminino em Portugal. O Benfica é uma alavanca enorme e, nestes anos todos, fala-se do hóquei em patins feminino porque o Benfica tem a modalidade há 13o Turquel é um histórico do hóquei em patins e é sempre triste ver a equipa partir, mas às vez anos", disse, à agência Lusa.
O Turquel, vice-campeão da temporada transata, não irá participar na edição 2025/26, algo que Paulo Almeida lamenta: "O que me assustava era acabarem umas equipas e não se criarem outras. Já sei que, no novo ano, vão entrar mais três equipas novas, e assim as jogadoras não deixam de jogar. Agora, o Turquel é um histórico do hóquei em patins e é sempre triste ver a equipa partir, mas às vezes é difícil captar jogadoras para irem para lá. Há equipas no norte a reforçarem-se muito bem e é sinal de crescimento", frisou.
Como jogador, Paulo Almeida iniciou a carreira no Sporting. O antigo defesa/médio representou os leões durante três temporadas consecutivas - de 1986/87 até 1988/89 -, mudando-se de seguida para o Benfica. Após 10 épocas na Luz, transferiu-se para o Barcelos e terminou a carreira de atleta no Juventude de Viana.
Vale recordar que, aquando da extinção do hóquei em patins feminino do Sporting, Frederico Varandas garantiu em Assembleia Geral Sócios e adeptos do Clube de Alvalade que a medida tinha como objetivo "todas as modalidades sem formação".
Atleta vai colocar ponto final um ano mais cedo do que tinha perspetivado e prepara-se para assumir nova função em clube minhoto
|
Poka, antigo jogador de hóquei em patins do Sporting, vai pendurar os patins um ano mais cedo do que tinha perspetivado. O internacional português de 36 anos coloca um ponto final na carreira desportiva e vai passar a assumir uma nova função no Barcelos.
O atleta vai passar a ser diretor-geral dos minhotos e passa a trabalhar diretamente com a direção liderada por Hugo Ricardo e o treinador Rui Neto. Poka pendura os patins depois de uma época dourada para ele e para o emblema minhoto e que culminaram com as conquistas da Supertaça António Livramento e a Liga dos Campeões.
Além de ter marcado presença na final do Playoff do Campeonato Placard. Poka teve uma carreira sublime de sucesso e muitos títulos. O jogador revelou que esta decisão foi a mais difícil que teve de tomar ao longo da sua carreira profissional enquanto atleta.
"A decisão que tive de tomar foi a mais difícil de toda a minha vida desportiva. Lembrei-me da criança de 3 anos que entrou pela primeira vez num ringue, lembrei-me das brincadeiras com o meu irmão e com os meus primeiros colegas de equipa, que se tornaram os meus amigos de sempre, lembrei-me do suporte vital dos meus pais, lembrei-me do amor incondicional que a minha esposa e o meu filho sempre me deram na felicidade e, mais ainda, nas horas difíceis. Tudo foi bom e tudo valeu a pena. Um “obrigado” vai ser sempre curto, mas é a melhor palavra que me sai entre os dedos, à medida que escrevo estas linhas"
Poka ingressou no Sporting na época 2014/15, proveniente da Oliveirense. O hoquista foi um dos obreiros da conquista da Taça CERS em 2015, tendo na final contra o Réus marcado um dos dois penáltis convertidos pelo Sporting. Finda a temporada 2016/17, jogador e Clube não renovaram o vínculo contratual. Em 80 jogos, marcou 40 golos. Por outro lado, os leões estão prestes a receber um reforço para 2025/26.
Técnico que passou por Alvalade está perto de reforçar os azuis e brancos, mas direção dos encarnados não perdoa decisões recentes
|
Paulo Freitas anunciou a convocatória para o Campeonato da Europa de hóquei em patins, que se disputa entre 1 e 6 de setembro, em Paredes. O antigo treinador do Sporting - a caminho do Porto para substituir Ricardo Ares - surpreendeu nas escolhas e o Benfica atacou o Selecionador Nacional.
Benfica: "João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto ficaram de fora. Estará a decisão ligada ao regresso ao clube do coração?".
"O Benfica expressa o seu repúdio e manifesta a sua perplexidade em face da convocatória da Seleção Nacional de hóquei em patins para o Campeonato da Europa de setembro de 2025. Três atletas do Clube – João Rodrigues, Pedro Henriques e Gonçalo Pinto – ficaram inexplicavelmente de fora", lê-se, em comunicado dos encarnados.
O Benfica passa, de seguida a detalhar a especificidade dos casos, revelado que "João Rodrigues, capitão na conquista do Mundial de 2019, foi informado da exclusão por simples telefonema, numa demonstração de total desrespeito por quem tanto deu à Seleção", questionando: "Estará esta decisão ligada ao seu regresso ao clube do coração?".
Benfica: "Federação de Patinagem de Portugal continua a tolerar opções do selecionador"
"Pedro Henriques, após uma das melhores épocas da carreira, é preterido sem qualquer justificação desportiva plausível, numa atitude que parece meramente persecutória. Já Gonçalo Pinto, titular no último Mundial, vê-se agora afastado sem explicação. Estas decisões revelam um processo de escolha incompreensível e sem estratégia. A Federação de Patinagem de Portugal continua a tolerar opções do selecionador que em nada contribuem para o desenvolvimento da modalidade, tratando com amadorismo matérias que exigem profissionalismo e imparcialidade", aponta o Benfica.
Vale recordar que uma das grandes novidades da convocatória foi Rafael Bessa, avançado do Sporting. Xano Edo, guarda-redes que será brevemente apresentado nos leões, também foi chamado por Paulo Freitas, esperando-se que seja o titular de Portugal no Campeonato da Europa.