
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2024 | 17:20 |
José Mourinho participou, esta segunda-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo do Fenerbahçe contra o Lille na segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. A equipa do antigo técnico do Sporting precisa de reverter a desvantagem de 2-1 sofrida na França.
Ao ser questionado sobre se os adversários têm mais motivação por jogar contra si, o treinador de 61 anos arrasou os críticos: “A árvore que dá mais frutos é a mais apedrejada. No futebol, isso pode ser visto como um preço que se paga por ter uma história, um troféu, uma medalha. Mas eu vejo como um bom preço a pagar, porque é por uma boa razão”, respondeu o técnico.
“O mesmo acontece com os jornalistas que me criticam, ficam famosos. Não tenho problemas com isso”, declarou, acrescentando ainda que colocou a sua equipa a “treinar penáltis”, caso a eliminatória tenha de ser decidida dessa forma. “É um jogo de tudo ou nada. Teremos o estádio a torcer por nós, o que nos beneficia. Temos de ir para campo e desfrutar do jogo”.
José Mourinho estreou-se na Liga turca no último sábado com uma vitória por 2-1 sobre o Adana Demirspor, jogo em que recebeu um cartão amarelo. O português falou sobre a dualidade de critérios dos árbitros: “Uma coisa de que tenho a certeza é que o treinador do Galatasaray, Okan Buruk, pode entrar quatro metros dentro de campo sem ver um cartão. Mas eu não consigo entrar no campo um metro sem ver um cartão. Esta é a verdade”, afirmou.
Recorde-se que, em 2023/24, José Mourinho esteve ao comando da Roma, mas acabou por não ser bem-sucedido, tendo sido despedido a meio da temporada. O técnico português registou apenas 13 vitórias em 28 encontros e procura, agora, relançar a sua carreira no Fenerbahçe.
Equipa técnica do emblema de Alvalade tem colaborado com a formação inglesa para fornecer análises sobre o jogador dos verdes e brancos
08 Out 2025 | 14:07 |
Rui Borges e a sua equipa técnica têm enviado dados analíticos dos treinos de Geovany Quenda para o Chelsea, emblema que comprou o jovem por 50,78 milhões de euros, em março. Além de assistirem aos jogos 'in louco', os responsáveis do emblema da Premier League querem saber tudo sobre o 'camisola 7'.
Geovany Quenda demorou a 'carborar' neste arranque de temporada do Sporting, mas já parece ter regressado à forma a que tinha habituado os adeptos verdes e brancos. Ficam agora claros os motivos para este tempo de adaptação que o jogador acabou por utilizar.
Este aparecimento tardio do novo 'camisola 7' dos leões está ainda relacionado com a época passada, que o jogador terminou física e emocionalmente esgotado e com pouco tempo para recuperar, uma vez que, depois de terminar a temporada no Sporting, Quenda ainda foi chamado a representar a seleção nacional de sub-21 no Campeonato da Europa, apresentando-se a Rui Borges a 14 de julho, mas com muitos sinais de desgaste. Contas feitas, o atleta realizou 60 partidas em 2024/25.
O treinador do Sporting mostrou-se compreensivo com o seu pupilo e acabou por colocá-lo no banco de suplentes numa fase inicial, mas a lesão de Geny Catamo marcou o regresso do jovem dos verdes e brancos à titularidade, de onde não saiu até agora.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em onze partidas, cinco na condição de suplente utilizado e seis a titular. Nos 658 minutos somados, o prodígio do Clube de Alvalade soma já um golo e quatro assistências.
Novidade acabou por ser revelada pelos responsáveis verdes e brancos apenas aquando da apresentação do mais recente Relatório e Contas da SAD
08 Out 2025 | 13:41 |
O Sporting tinha deixado por anunciar um detalhe muito importante sobre o contrato de Rui Silva. O guarda-redes dos leões tem mais um ano de opção, algo que foi revelado pela SAD liderada por Frederico Varandas no mais recente relatório e contas anual.
O guardião principal dos leões chegou em janeiro, com o Clube de Alvalade a desembolsar 4,7 milhões de euros pelo jogador que, na altura, assinou por seis meses de empréstimo do Bétis. Depois disso, Rui Silva - cujas exibições têm sido questionadas - tornou-se atleta do Sporting a título definitivo, até 2029. Sabe-se, agora, que o seu vínculo pode ser estendido até 2029.
Apesar de tal apenas ter sido revelado recentemente, esta acaba por ser uma prática comum no que toca a vínculos deste género e, no relatório e contas anual em questão, o Sporting viu-se obrigado a comunicar a máxima extensão possível dos contratos dos jogadores. Ainda que a opção ainda não tenha sido ativada, os leões poderão fazê-lo quando e se assim o entenderem.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Rui Silva – avaliado em 7 milhões de euros - soma oito partidas. O internacional português falhou três jogos por indisponibilidade física, disputando um total de 720 minutos, nos quais encaixou sete golos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
'Camisola 2' do Clube de Alvalade ainda apenas participou num jogo pela equipa principal dos verdes e brancos em 2025/26
08 Out 2025 | 13:02 |
Caso continue sem entrar nas contas de Rui Borges, Matheus Reis pode acabar por deixar o Sporting aquando da abertura da próxima janela de transferências, em janeiro. O jogador termina contrato apenas no verão, mas a despedida pode ser mais cedo.
Apesar de a Direção de Frederico Varandas ainda ter em cima da mesa a possibilidade de renovar com o jogador, tal como informou o Leonino, em Exclusivo, as decisões do treinador dos leões quanto à utilização do brasileiro podem levar outro rumo, avança o jornal O Jogo. A verdade é que, em todas as épocas iniciadas em Alvalade, o canhoto nunca tinha somado tão pouca utilização.
Depois de ter estado afastado os primeiros quatro jogos da temporada - por castigo cumprido após a final da Taça de Portugal -, Matheus Reis pouco ou nada voltou a contar para Rui Borges. Nos sete encontros em que esteve disponível, o 'camisola 2' foi apenas utilizado por uma vez, jogando 25 minutos frente ao Kairat, para a Liga dos Campeões. De resto, ficou no banco por quatro vezes e outras duas nem entrou na lista de convocados do Sporting.
Agora, caso surja uma proposta que agrade o jogador e o Clube, a saída voltou a ser um cenário em cima da mesa. Matheus Reis perdeu influência na equipa do Sporting fruto da mudança de sistema tático de Rui Borges, que não olha para o jogador como opção para central numa defesa a quatro, apesar de ter jogado várias vezes como terceiro central à esquerda - onde conta com a concorrência de Maxi Araújo e Ricardo Mangas.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 203 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez nove assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.