
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Manchester United está muito perto de assegurar a contratação do primeiro reforço para a próxima temporada. Matheus Cunha, avançado brasileiro que joga no Wolverhampton, vai reforçar o plantel orientado por Ruben Amorim, ex-treinador do Sporting, no mercado de verão.
A informação é avançada por Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências. As negociações entre as partes estão praticamente concluídas, faltando apenas definir alguns detalhes, antes da assinatura do acordo. Para já, os valores envolvidos na transferência ainda não são conhecidos.
O atacante internacional brasileiro – avaliado em 55 milhões de euros - tem contrato válido com o Wolverhampton até junho de 2029, mas prepara-se para rumar a Old Trafford. O atleta de 25 anos é um titular habitual da equipa orientada pelo treinador português Vítor Pereira, somando 34 jogos, 17 golos e quatro assistências, em 2024/25. Formado no Coritiba, Matheus Cunha também já representou Sion, Leipzig, Hertha de Berlim e Atlético de Madrid.
O avançado será, assim, a primeira contratação do Manchester United - no qual Bruno Fernandes voltou a ser eleito jogador do ano, pelos adeptos - para a próxima época. Ruben Amorim já manifestou o desejo de ter todos os reforços à disposição, logo no início da pré-temporada, com o intuito de ter o máximo de tempo possível para preparar a equipa dos ‘red devils’ para lutar pela conquista de títulos.
O Manchester United está focado na final da Liga Europa, frente ao Tottenham, marcada para as 20h00 da próxima quarta-feira, dia 21 de maio, no Estádio San Mamés, em Bilbao. Em caso de vitória, além da conquista do troféu, a formação treinada por Ruben Amorim garante uma vaga na Liga dos Campeões, em 2025/26. Na Premier League, os ‘red devils’ têm estado abaixo das expetativas, encontrando-se no 16º lugar, com 39 pontos.
Confira a publicação de Fabrizio Romano:
Antigo técnico leonino, revela inspiração em Mourinho e deixa aviso antes de tentar conquistar a Liga Europa com Bruno Fernandes
|
Ruben Amorim prepara-se para disputar a final da Liga Europa com o Manchester United, esta quarta-feira, diante do Tottenham, em Bilbao. Em entrevista ao site da UEFA, o treinador português falou sobre a importância do jogo e não escondeu a sua principal inspiração: José Mourinho.
"Estava a imitar o que o Mourinho fez no Porto"
"Muitas das coisas que fiz no Sporting, como contratar jogadores como o Nuno Santos, o Pote, todos esses jogadores, estava a imitar o que o Mourinho fez no Porto", revelou Amorim, destacando o legado do Special One e o impacto que teve na sua maneira de pensar o futebol.
Durante a conversa, Amorim detalhou o seu percurso e as influências que foi acumulando ao longo dos anos: "Fui influenciado por muitas pessoas. Sempre vi muito futebol e foi aí que aprendi mais. A influência de Jorge Jesus, que por sua vez também foi influenciado pelos holandeses... Costumava ver muito futebol italiano quando era miúdo. Jogar com três defesas faz parte da filosofia de Cruyff."
O ex-técnico do Sporting sublinhou ainda o valor das relações humanas no balneário. "Tento encontrar uma ligação com eles. Não se tem nada se não houver uma ligação entre os seres humanos. Mas sei como manter as coisas separadas. Posso ser uma pessoa diferente fora do campo e ajudá-los", explicou, reforçando que isso não o impede de tomar decisões difíceis.
Amorim não esqueceu a final da Liga Europa de 2014, ao serviço do Benfica, que perdeu frente ao Sevilha. "Quando tento recordar momentos específicos do jogo, não consigo. O que sei é que não tirei nada disso, nada. Não posso nunca dizer que fui finalista. Não quero dizer isso!", admitiu. Agora, quer reescrever a história ao serviço do Manchester United. A final da Liga Europa está marcada para 20h desta quarta-feira.
Futebolista da Juventus é um dos alvos do emblema verde e branco para a próxima temporada desportiva, mas cenário não é favorável
|
Alberto Costa está mais longe de rumar ao Sporting em 2025/26 e deve continuar na Juventus na próxima temporada. O plano dos bianconeri, neste momento, é esse mesmo, apesar da pouca utilização do lateral direito desde que chegou ao clube no último mercado de janeiro.
A informação é avançada, esta segunda-feira, dia 19 de maio, pelo Maisfutebol, que escreve que a 'Vecchia Signora' não pretende deixar sair o atleta, a não se que surja uma proposta irrecusável. Tal como o nosso Jornal adiantou em Exclusivo, o clube transalpino estava disposto a deixar sair o jogador por empréstimo rumo ao Sporting, mas queria garantir uma opção de compra obrigatória no valor de 15 milhões de euros.
O valor em causa é considerado excessivo pelo emblema liderado por Frederico Varandas, que, ainda assim, acredita que pode baixar o montante, de forma a garantir que o jogador volta a reencontrar Rui Borges, técnico com quem trabalhou no Vitória de Guimarães, mas, para já, sem sucesso.
Além do Clube de Alvalade, existem ainda vários emblemas atentos à situação do lateral-direito de 21 anos. Génova e Valência tentaram, nas últimas semanas, negociar o empréstimo do atleta, enquanto Brighton e Fulham procuram uma contratação em definitivo
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas nove jogos pela Juventus, num total de 313 minutos disputados. Pela turma vimaranense, o internacional sub-20 português fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.
Futebolista que passou pelas camadas jovens do emblema verde e branco começou de início e abandonou a partida aos 65 minutos
|
Numa jornada que podia ser decisiva, Inter e Nápoles deixam tudo para a última. A equipa nerazurri empatou, em casa, frente à Lazio (2-2), com Nuno Tavares, antigo jogador das camadas jovens do Sporting, a ser titular na formação romana e a impedir que a equipa de Simone Inzaghi saísse vitoriosa.
Um penálti convertido por Pedro aos 90 minutos garantiu o ponto, mantendo vivas as esperanças europeias da Lazio e dando um duro golpe no título para o Inter. No final, tanto Baroni como o treinador do Inter, Simone Inzaghi, foram expulsos da partida ao terem visto o cartão vermelho.
"Lamento o meu cartão vermelho e o do Inzaghi. Ele é um treinador incrível e está a fazer um trabalho excecional. Vi todos no meu banco a levantarem-se, e disse-lhes que não deviam fazer isso. Nenhum de nós devia ter sido expulso. Até acabámos por ver o resto do jogo juntos ao pé da bancada", afirmou Baroni após o jogo.
Este empate permitiu à Lazio manter-se na luta pela qualificação para a Liga dos Campeões da próxima época, ocupando o sexto posto, com 65 pontos, embora tenha perdido pontos da Juventus, quarta com 67, e para a Roma, quinta com 66. Já o Nápoles é primeiro com 78, seguido do Inter (77).
Nuno Tavares tem tido uma série de casos insólitos ao longo da carreira desportiva, sendo que entrou em sucessivos desaguisados com Ruben Amorim (que foi arrasado nos festejos no Marquês de Pombal) na altura em que representou o Marselha. O lateral esquerdo saiu do Sporting, em 2013, para rumar ao Casa Pia, tendo, na época seguinte, assinado pelo Benfica.