Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
31 Jan 2020 | 10:56 |
No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Pedro Silva. O lateral direito brasileiro eternizou-se para sempre na memória dos adeptos do Sporting CP depois de uma célebre final da Taça da Liga frente ao SL Benfica. Com Lucílio Batista metido ao barulho, Pedro Silva dificilmente será esquecido pela massa associativa verde e branca. Estreou-se pelo Sporting CP num clássico com o FC Porto, mas só esteve em campo dez minutos, tendo sido substituído por Ronny. Nessa mesmo temporada, fez apenas mais três jogos pelos leões e mostrou inúmeras dificuldades em afirmar-se de leão ao peito. Voltamos agora a entrar na máquina do tempo e viajamos até 21 de março de 2009. Estamos no Estádio do Algarve e a final da Taça da Liga está prestes a começar. O Sporting CP de Paulo Bento e o SL Benfica de Quique Flores vão lutar pela conquista da Carlsberg Cup. As coisas até começaram da melhor maneira para a turma de Alvalade. Aos 49 minutos, Bruno Pereirinha aproveitou uma sobra à entrada da área e colocou os leões em vantagem. Contudo, já perto do final, aos 73’, Lucílio Batista decidiu que era hora de ser o protagonista do encontro. Num lance dividido com Ángel Di María, Pedro Silva cortou a bola com o peito, mas o árbitro português entendeu que o brasileiro tinha utilizado os braços e não teve dúvidas em assinalar grande penalidade favorável aos encarnados. Na conversão, José Antonio Reyes fez o 1-1. O jogo só haveria mesmo de se decidir nas grandes penalidades, onde o SL Benfica acabaria por triunfar (3-2). https://www.youtube.com/watch?v=3HY8W8qrC5w Na cerimónia de entrega das medalhas, Pedro Silva não escondeu o seu descontentamento e atirou a mesma ao chão. O gesto não é, naturalmente, correto, mas acaba por ser compreensível dado sentimento de injustiça que o jogador sentia naquele momento. Curiosamente, o brasileiro acabaria mesmo por ser eleito o melhor jogador dessa edição da Taça da Liga. Nesse ano, Pedro Silva autuou por 21 vezes pelo Clube de Alvalade, mas nunca foi um titular indiscutível da equipa de Paulo Bento. Em 2008/2009, naquela que seria a última temporada no Sporting CP, o brasileiro fez 19 jogos e até se estreou a marcar, mas, no final da temporada, acabaria por se mudar para o Portimonense SC. Em 2014, depois de ter passado por alguns clubes no Brasil (Nova Hamburgo, ABC, ASA e CSA) terminou a carreira, mas a ligação a Portugal manteve-se e Pedro Silva foi treinador adjunto do clube algarvio por quatro temporadas (2014 a 2018). Atualmente, não exerce nenhuma função no mundo do futebol. Apesar de nunca ter sido um fora de série, a verdade é que o lateral direito brasileiro terá sempre um lugar muito especial na memória dos adeptos do Sporting CP.
Fotografia de Sapo Desporto
Treinador do Clube de Alvalade quis passar algumas indicações muito específicas aos seus comandados para a deslocação ao Estádio do Dragão
09 Fev 2026 | 11:07 |
Rui Borges tem definida a abordagem do Sporting ao encontro no Estádio do Dragão, frente ao Porto, com o objetivo de reduzir para um ponto a distância para a liderança. A principal preocupação do técnico passa pela gestão física do plantel, depois do esforço adicional frente ao AFS para a Taça de Portugal, decidido apenas no prolongamento, uma desvantagem que a equipa pretende contrariar com a máxima "quando faltar a inspiração que não falte a atitude".
O jogo com os avenses foi analisado internamente, com identificação dos erros, mas o foco regressou rapidamente ao Clássico. A equipa técnica entende que se tratou de uma partida com incidências muito específicas e prepara agora o duelo com os dragões, procurando explorar fragilidades já identificadas no adversário. No encontro da primeira volta, na 4.ª jornada, o conjunto então orientado por Francesco Farioli surgia como surpresa; entretanto, o perfil tornou-se mais conhecido. Os azuis e brancos apresentam solidez defensiva, mas têm evidenciado dificuldades na construção perante blocos médios ou baixos, aspeto que os bicampeões pretendem explorar, num contexto em que a recente derrota portista diante do Casa Pia permite uma abordagem mais pragmática.
O plantel do Sporting foi alertado para um jogo físico, com muitos duelos. Para regressar a Lisboa com os três pontos, a equipa terá de manter equilíbrio e apostar em transições rápidas, à semelhança do que fez com sucesso na Liga dos Campeões. A atenção aos lances de bola parada foi reforçada, setor onde o Porto tem sido eficaz. A prioridade passa por marcar primeiro, de modo a encontrar mais espaços no ataque.
Em Alcochete, foi igualmente sublinhado que o resultado do Clássico não será decisivo para a atribuição do título, mensagem destinada a aliviar a pressão sobre os jogadores e potenciar a criatividade num encontro de forte componente tática, face ao modelo do adversário. Segundo o jornal Record, Rui Borges pediu ainda ao grupo que não valorize o histórico recente no Dragão, favorável aos portistas, lembrando as barreiras psicológicas já ultrapassadas esta época, como a vitória frente ao Athletic Bilbao, que garantiu o apuramento direto para os oitavos de final da Champions League.
Perto do decisivo encontro ante o Porto, que se jogará nesta segunda-feira no Norte, Clube avisa adeptos verdes e brancos relativamente à ida ao estádio
09 Fev 2026 | 10:57 |
O Sporting divulgou, este domingo, um conjunto de informações dirigidas aos Sócios e adeptos que vão deslocar-se ao Estádio do Dragão para assistir ao encontro frente ao Porto, que contará para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O jogo está marcado para as 20h45, com abertura de portas às 18h45, e o Clube deixou orientações específicas sobre a concentração e o acesso ao recinto.
De acordo com a nota informativa, a concentração dos sportinguistas deverá ser feita no Parque STCP Bonjóia. As viaturas particulares devem igualmente ser estacionadas nessa zona, seguindo sempre as indicações das forças de segurança presentes no local, de forma a garantir uma deslocação organizada até ao estádio.
A saída para o Estádio do Dragão está prevista para as 18h00, através do habitual cortejo, que será acompanhado e supervisionado pelas autoridades. O Sporting - que tem uma 'arma secreta' preparada - sublinha a importância do cumprimento deste horário, de modo a que todos os adeptos consigam entrar atempadamente na bancada e assistir ao início do encontro.
O Clube pede ainda colaboração nos procedimentos de segurança, nomeadamente na validação de bilhética e nas revistas à entrada do estádio. Aos detentores de bilhetes para a Porta 10, sector 46, é aconselhado que não utilizem indumentária do Sporting, permitindo assim o acesso direto a essa zona.
Por motivos de segurança, o Sporting informa que não será permitida a entrada a adeptos sem bilhete ou com ingressos para setores não destinados aos Sportinguistas. Por fim, o Clube de Alvalade apela a uma conduta de fair-play, sem recurso a pirotecnia ou comportamentos que possam resultar em prejuízos para a instituição verde e branca.
Confira as informações oficiais:
Treinador dos encarnados falou novamente sobre o Clássico que se disputa esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, entre leões e dragões
09 Fev 2026 | 10:40 |
O Benfica venceu o Alverca, por 2-1, com um golo já ao cair do pano. No final da partida, José Mourinho voltou a falar sobre o Clássico entre Porto e Sporting, que se disputa esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro. O treinador do eterno rival voltou a mostrar a sua preferência pela vitória dos leões, como já havia feito na antevisão ao encontro.
"Se tivéssemos empatado, acho que agora estava a dizer que gostaria que o segundo classificado perdesse [no Porto - Sporting]. Estamos nesta situação em que a ambição... somos quem somos individualmente e ainda por cima representamos o Benfica, por isso, estamos em terceiro, mas olhamos para o primeiro enquanto for matematicamente possível", começou por dizer, em declarações à BTV.
"Não jogamos e obviamente que o melhor era o primeiro perder, mas agora são eles que têm de se desenrascar e lutar pelos pontos. Como ganhámos, vou estar tranquilamente a ver o jogo. Se não tivesse ganho, acho que nem ia ver o jogo", afirmou ainda José Mourinho.
O Sporting volta a entrar em campo nesta segunda-feira, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Neste momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela classificativa do Campeonato Nacional, com 51 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 49 - mais um jogo disputado -, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 55 pontos.