Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PEDRO SILVA: O BRASILEIRO QUE NUNCA ESQUECERÁ O ALGARVE

Nunca foi titular indiscutível, mas ficará para sempre na memória dos adeptos dos verdes e brancos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Pedro Silva. O lateral direito brasileiro eternizou-se para sempre na memória dos adeptos do Sporting CP depois de uma célebre final da Taça da Liga frente ao SL Benfica. Com Lucílio Batista metido ao barulho, Pedro Silva dificilmente será esquecido pela massa associativa verde e branca. Estreou-se pelo Sporting CP num clássico com o FC Porto, mas só esteve em campo dez minutos, tendo sido substituído por Ronny. Nessa mesmo temporada, fez apenas mais três jogos pelos leões e mostrou inúmeras dificuldades em afirmar-se de leão ao peito. Voltamos agora a entrar na máquina do tempo e viajamos até 21 de março de 2009. Estamos no Estádio do Algarve e a final da Taça da Liga está prestes a começar. O Sporting CP de Paulo Bento e o SL Benfica de Quique Flores vão lutar pela conquista da Carlsberg Cup. As coisas até começaram da melhor maneira para a turma de Alvalade. Aos 49 minutos, Bruno Pereirinha aproveitou uma sobra à entrada da área e colocou os leões em vantagem. Contudo, já perto do final, aos 73’, Lucílio Batista decidiu que era hora de ser o protagonista do encontro. Num lance dividido com Ángel Di María, Pedro Silva cortou a bola com o peito, mas o árbitro português entendeu que o brasileiro tinha utilizado os braços e não teve dúvidas em assinalar grande penalidade favorável aos encarnados. Na conversão, José Antonio Reyes fez o 1-1. O jogo só haveria mesmo de se decidir nas grandes penalidades, onde o SL Benfica acabaria por triunfar (3-2). https://www.youtube.com/watch?v=3HY8W8qrC5w Na cerimónia de entrega das medalhas, Pedro Silva não escondeu o seu descontentamento e atirou a mesma ao chão. O gesto não é, naturalmente, correto, mas acaba por ser compreensível dado sentimento de injustiça que o jogador sentia naquele momento. Curiosamente, o brasileiro acabaria mesmo por ser eleito o melhor jogador dessa edição da Taça da Liga. Nesse ano, Pedro Silva autuou por 21 vezes pelo Clube de Alvalade, mas nunca foi um titular indiscutível da equipa de Paulo Bento. Em 2008/2009, naquela que seria a última temporada no Sporting CP, o brasileiro fez 19 jogos e até se estreou a marcar, mas, no final da temporada, acabaria por se mudar para o Portimonense SC. Em 2014, depois de ter passado por alguns clubes no Brasil (Nova Hamburgo, ABC, ASA e CSA) terminou a carreira, mas a ligação a Portugal manteve-se e Pedro Silva foi treinador adjunto do clube algarvio por quatro temporadas (2014 a 2018). Atualmente, não exerce nenhuma função no mundo do futebol. Apesar de nunca ter sido um fora de série, a verdade é que o lateral direito brasileiro terá sempre um lugar muito especial na memória dos adeptos do Sporting CP.


Fotografia de Sapo Desporto




Futebol

EXCLUSIVO LEONINO - ATACANTE APONTADO À SAÍDA MAIS PERTO DE FICAR NO SPORTING DADA A FALTA DE OPÇÕES

Pupilo de Rúben Amorim era um dos nomes colocados no mercado, mas pouca profundidade do plantel obriga a mudança de planos

Marcus Edwards mais perto de ficar no Sporting
Marcus Edwards mais perto de ficar no Sporting

  |

Icon Comentário0

Marcus Edwards está mais perto de ficar no Sporting, sabe o Leonino. O extremo inglês foi um dos nomes colocados pela Direção verde e branca no mercado de transferências, no entanto, dada a falta de reforços para o setor atacante, os leões equacionam mesmo manter o atacante no plantel.


Tottenham e Al Nassr já manifestaram interesse em contar com o jogador, contudo, ao que o nosso Jornal apurou, as escassas propostas que satisfizessem as pretensões da SAD do Clube de Alvalade também contribuíram para a decisão de não querer vender o atleta internacional pelas camadas jovens de Inglaterra.


Além da provável permanência de Marcus Edwards, o reduzido número de opções para o ataque 'obriga' Frederico Varandas a entrar em ação. Além de Fotis Ioannidis (Panathinaikos), os leões consideram, inclusive, avançar para a contratação de mais um homem para um dos corredores do ataque, de forma a atacar o bicampeonato com mais armas.


Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 20 milhões de euros – participou nos dois encontros oficias dos leões. O jogador saiu do banco em ambas as partidas (Porto e Rio Ave). No total, o pupilo de Rúben Amorim contabiliza 51 minutos, procurando ainda o primeiro golo ou assistência da nova época.

Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 112 encontros, marcou 21 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

AMORIM NÃO ESCONDE CARINHO POR ALA DO SPORTING: "É UM JOGADOR ESPECIAL"

Treinador elogia futebolista que tem estado em destaque neste início de época

Quenda encanta Amorim no Sporting
Quenda encanta Amorim no Sporting

  |

Icon Comentário0

O Sporting derrotou, esta sexta-feira, dia 9 de agosto, o Rio Ave, por 3-1, no arranque da Liga Portugal Betclic 2024/25. No final da partida, Rúben Amorim analisou o encontro e deixou palavras elogiosas a Geovany Quenda, jovem prodígio do plantel que tem estado em destaque neste início de temporada.


"O Geovany Quenda é especial e muito maduro a jogar. Preparam estes jogadores tão jovens já com este andamento... Consegue fazer aquela posição, consegue trabalhar muito. Temos ali um talento da formação", referiu o técnico na conferência de imprensa, analisando as exibições tanto do jovem de 17 anos como de Geny Catamo nas alas.


"Jogámos com eles com o Porto e não foi por isso que perdemos. Temos vindo a desenvolver a equipa para jogar assim. São rápidos. Não sei o que vou fazer na Liga dos Campeões ou no campeonato. O Geny tem mais dificuldade de carregar para dentro, a ver se o Nuno Santos ouve e volta mais rápido.


"Temos também o Matheus Reis para aquela posição. Temos um plantel completo. O Geovany Quenda vai apertar muito com o Geny Catamo e ainda temos o Iván Fresneda. O Geny é mais perigoso do lado esquerdo que do direito, mas tem feito excelente trabalho", notou o treinador do emblema verde e branco.

Com esta vitória – a primeira em dois encontros na presente temporada –, o Sporting já segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com três pontos e vai lutar pela conquista do título. O último bicampeonato do Clube de Alvalade aconteceu nas temporadas de 1952/53 e 1953/54.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


"QUEREMOS FAZER NO SPORTING O QUE NÃO SE FAZ HÁ 70 ANOS" - AMORIM LANÇA DESAFIO PARA ESTA ÉPOCA
Futebol

"QUEREMOS FAZER NO SPORTING O QUE NÃO SE FAZ HÁ 70 ANOS" - AMORIM LANÇA DESAFIO PARA ESTA ÉPOCA

 

Icon Comentário0
"JÁ NÃO SURPREENDE NINGUÉM" - AMORIM FALA DA ATITUDE DOS ADEPTOS DO SPORTING
Futebol

"JÁ NÃO SURPREENDE NINGUÉM" - AMORIM FALA DA ATITUDE DOS ADEPTOS DO SPORTING

 

Icon Comentário0
"SENTI UM TOQUEZINHO" - HOMEM DO JOGO DA VITÓRIA DO SPORTING EXPLICA SUBSTITUIÇÃO
Futebol

"SENTI UM TOQUEZINHO" - HOMEM DO JOGO DA VITÓRIA DO SPORTING EXPLICA SUBSTITUIÇÃO

 

Icon Comentário0