Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Frederico Varandas discursou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, na 62.ª cerimónia dos Prémios Stromp. Entre os vários temas, o Presidente do Sporting acabou por comentar a ‘maré de lesões’ que a equipa principal tem passado, lembrando o cansaço acumulado dos jogadores, como é o caso de Francisco Trincão.
"Vocês não veem a frustração do Pote, do Nuno ou do Bragança, que não conseguem ajudar a equipa. O Trincão está morto e sabe que domingo não pode haver cansaço. Olhem para eles. Não é por acaso que usam o escudo de campeões nacionais. Garanto-vos que vão lutar até ao fim pelo bicampeonato”, começou por dizer.
De seguida, Varandas acabou por dar uma ‘achega’ a todas as críticas dos últimos tempos: "Antes o drama era não passarmos o Natal, hoje é, se calhar, não sermos campeões outra vez... Eu cresci com o dezembro a pensar já no próximo ano”, atirou, recordando “que somos líderes no campeonato, que passámos aos 'quartos' da Taça, que estamos na Champions e na final four da Taça da Liga. Um clube que tem 90% da SAD, onde acabou o medo de a entregar aos bancos".
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva seis golos e 10 assistências em 25 jogos, com 2.136 minutos em campo. O extremo dos leões tem tido um grande arranque de temporada, depois de ser uma das peças fundamentais do título conquistado na época anterior.
O 'camisola 17' do Sporting, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por apenas 50% dos direitos económicos e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026.
Turma de Alvalade tem passado por bastantes dificuldades nos últimos tempos fruto das lesões que têm afetado a equipa, mas não só
|
0O Sporting encontra-se a preparar a deslocação a Barcelos, onde tem encontro marcado com o Gil Vicente, no próximo domingo, dia 22 de dezembro. No entanto, João Pereira enfrenta grandes dificuldades para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic, uma vez que pode chegar com… oito baixas.
Além das lesões que têm vindo a atormentar os dias do treinador dos verdes e brancos, as expulsões de Ricardo Esgaio (aquecimento) e Jeremiah St. Juste (prolongamento) frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, fazem com que a dupla de jogadores se junte às já baixas confirmadas dos leões.
Fora isso, a verdade é que Eduardo Quaresma também ainda é uma incerteza para o Sporting. O jogador deixou o relvado no encontro da prova rainha com algumas queixas no joelho direito – além de dores musculares que o acompanham há uns tempos - e terá de ser reavaliado pelo departamento médico dos leões.
Posto isto, além dos três jogadores já referidos – dois deles que estão garantidamente de fora -, Gonçalo Inácio também se mantém em dúvida, mas é o único. Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves apenas são esperados de regresso aos relvados em janeiro, enquanto Nuno Santos não joga mais na presente temporada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Antigo jogador e agora adjunto de João Pereira não se conteve e confrontou o árbitro ao intervalo do encontro com o Boavista
|
0O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, o mapa de castigos referente à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As palavras de Luís Neto no decorrer do Sporting - Boavista valeram multa e castigo ao adjunto de João Pereira.
De acordo com o documento publicado, os leões foram sancionados em 1.150 euros devido ao comportamento e expulsão do antigo capitão. A este valor somam-se ainda 7.140 euros devido ao comportamento do público nas bancadas do Estádio José Alvalade.
No que toca a Neto, o ex-jogador acabou por ser expulso no decorrer do intervalo do encontro, segundo revela o documento: "No intervalo do jogo, quando me deslocava para o balneário, fui abordado pelo Sr. Luís Carlos Novo Neto (Lic. 20719), o qual exclamou: "Agora está fácil apitar em Alvalade, não é?". Isto de forma provocatória, o que me levou a considerá-lo expulso pelo seu comportamento. Ato contínuo, o mesmo após refletir, pediu de novo para falar comigo, desta vez com a minha autorização no meu balneário, na presença do Delegado, tendo o mesmo pedido desculpa pelo seu ato. Ao intervalo da partida, aquando da chegada do árbitro à porta do seu balneário, o agente desportivo, Luís Carlos Novo Neto, técnico de apoio ao aquecimento do clube visitado abordou o árbitro, não tendo nesse momento sido perceptível aos Delegados da Liga, das palavras usadas, mas que motivaram que recebesse ordem de expulsão. Imediatamente após a decisão, solicitou ao árbitro para falar com o mesmo, o que veio a suceder, com autorização do árbitro, no balneário do mesmo. Nessa conversa, que ocorreu com a presença do Delegado da Liga, pediu desculpa pela abordagem que havia tido", pode ler-se.
Por seu turno, o ‘grosso’ da multa do Sporting acaba por ser, mais uma vez, devido à utilização de engenhos pirotécnicos: dois petardos, um flashlight e uma tocha incandescente – que acaram por valer 5.100 euros. Os restantes 2.040 euros devem-se à "entrada e permanência de objetos não autorizados" e “ao minuto 6 da primeira parte, adeptos afetos ao clube visitado, claramente identificados através das vestes que possuíam e dos cânticos entoados, de apoio à sua equipa, exibiram uma tarja, com dimensão superior a 1m x 1m, na bancada inferior topo Sul Sector A18, fora da ZCEAP, com a seguinte mensagem "Adeptos lutam entre si, donos da bola lucram para si", é descrito.
Vale lembrar que o Sporting saiu vitorioso do encontro com os axadrezados, por 3-2. Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder da Liga Portugal Betclic, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34).
Presidente do Clube de Alvalade comentou a situação do treinador dos leões à margem da 62.ª edição dos Prémios Stromp
|
0Frederico Varandas discursou, na última quinta-feira, dia 19 de dezembro, à margem da 62.ª edição dos Prémios Stromp. O Presidente do Sporting acabou por explicar a saída de Ruben Amorim e a escolha de João Pereira, atual treinador dos leões que tem sido alvo de várias críticas.
"Um grande clube europeu chegou e o nosso treinador aceitou. A partir daqui, tudo o que estava planeado, mudou. Tínhamos planeado um fim de ciclo? Tínhamos. Seriam três campeonatos em cinco anos... O nosso treinador iria, depois, aceitar um novo projeto. O Sporting iria proceder a uma modificação. Iríamos iniciar um novo ciclo: terminar a época, sair dois, três jogadores, entrar cinco, seis, entrar um novo treinador e iniciar um novo processo, mesmo com dores de crescimento”, começou por dizer, prosseguindo.
"O Sporting não escolheu o timing do fim desse ciclo. A verdade é que em novembro o nosso treinador deixa o Sporting.... O que aconteceu ao Sporting, nunca aconteceu em Portugal... É a primeira vez que um treinador saiu, por sucesso, a meio de uma época. Muitos treinadores saíram para ligas e projetos superiores, mas nunca um clube perdeu um treinador a meio da época", atirou, passando ainda a João Pereira.
"Sabíamos que era difícil substituir o segundo treinador com mais títulos. Podíamos antecipar o plano. Podíamos trazer alguém de fora, mas com 7 jogos em 26 dias, não iria ter tempo para treinar. Sabíamos, sobretudo, o grupo que temos, um grupo que ganhou tudo e de forma ímpar em Portugal. Iriam ter dificuldade em entender alguém que dissesse: agora vamos jogar assim e jogar assado. Entre prós e contras, antecipámos João Pereira. Um treinador que não tem tempo. Tem uma máquina afinada à qual tem de se adaptar. Vou carregar este convite para o resto da minha vida, como o convite mais ingrato e o presente mais envenenado para um treinador. O clube não queria que fosse este momento, o João Pereira não queria que fosse este momento. Mesmo sabendo que posso sacrificar um treinador, um jogador, um treinador ou um presidente, vou sempre fazer o que considero melhor ao Sporting”, concluiu sobre o tema.
Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder do Campeonato Nacional, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34).
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.