Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLATA APONTOU CAMINHO PARA O TRIUNFO

Šporar e Plata foram os autores dos golos do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebeu e vencer o Boavista FC, por 2-0. Andraž Šporar, aos 13 minutos, e Gonzalo Plata, aos 42´, apontaram os golos da vitória verde e branca. Com mais um triunfo – o 12.º nesta edição da Liga NOS –, os leões ficam, à condição, no terceiro lugar, com 39 pontos. O conjunto de Silas volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Madjer, racismo e homenagem ao Sócio número 2 do Sporting CP


Ainda antes do apito inicial, houve tempo para homenagear o melhor jogador de sempre de futebol praia. Falo, logicamente, de João Vítor Tavares Saraiva ou, como é mais conhecido, Madjer. Aquando deste tributo, e fruto da presença de Frederico Varandas e Miguel Afonso no relvado, o Estádio voltou a dividir-se entre assobios e aplausos ao Presidente do Sporting CP.


Já com os 22 jogadores dentro das quatro linhas, os capitães das duas equipas leram uma mensagem contra o racismo. Rodrigo Battaglia e Carraça foram aplaudidos, de pé, por todo o Estádio José de Alvalade. Por fim, e antes da bola começar a rolar, fez-se um minuto de silêncio em memória do Sócio número dois do Sporting CP, Alfredo José Domingos Guedes, que morreu na passa quarta-feira, 19 de fevereiro.

Passando ao que verdadeiramente interessa, ou seja, ao futebol jogado, Jorge Silas optou mesmo pelo 4-3-3, com Gonzalo Plata no corredor direito e Jovane Cabral pelo lado esquerdo. De resto, Luciano Vietto jogava solto nas costas de Šporar e Battaglia, que envergou a braçadeira de capitão, era o elemento mais recuado do meio-campo leonino.


Todavia, contrariamente ao que tinha acontecido na partida diante do İstanbul Başakşehir, os comandados de Silas entraram algo amorfos e tardavam em ameaçar as redes atrasadas. No entanto, o futebol tem destas coisas e, na primeira vez em que os leões visaram a baliza defendida por Helton Leite, fizeram golo. Aos 13 minutos, num livre a partir do corredor direito, Gonzalo Plata cruzou com conta peso e medida para Andraž Šporar que, oportuno, fez o segundo golo de leão ao peito. Se noutras ocasião Silas se tem queixado da falta de eficácia, desta feita os seus pupilos demonstraram tremenda eficácia.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231638949757673472

4-3-3 a defender e 3-4-3 a atacar

Os índices de confiança dos jogadores, naturalmente, cresceram com o golo e os leões pareciam rejuvenescidos. A jogar num 4-3-3 a defender, mas num 3-4-3 a atacar, com Ilori, Neto e Rosier como elementos mais recuados, o Sporting CP, aos 22 minutos, chegou mesmo ao segundo golo, por intermédio de Gonzalo Plata. Todavia, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida, com a ajuda do VAR, anulou, e bem, o golo visto que o equatoriano estava em fora de jogo. Uma pena para o extremo verde e branco porque, pela exibição que estava a realizar, merecia o golo.

Na segunda metade da primeira parte, nota para alguns bons pormenores de Valetin Rosier, Gonzalo Plata e também de Luciano Vietto, que parece assumir as funções de maestro na equipa leonina. No outro extremo, Cristian Borja, Jovane Cabral e Wendel estavam menos em jogo. Mesmo em cima do intervalo, aos 42 minutos, foi precisamente Plata a ampliar a vantagem verde e branca. No corredor esquerdo, Borja cruzou e o equatoriano, de primeira, aproveitou da melhor maneira o corte deficiente da defesa boavisteira. Um belo golo do jovem extremo, que se tornou no primeiro jogador do Equador a marcar na liga portuguesa e também no terceiro jogador mais jovem de sempre a marcar com a listada verde e branca no século XXI, apenas superado por Diego Rubio, 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231646394534023168

Por conseguinte, o Sporting CP foi, com toda a justiça, a vencer por 2-0 para o intervalo. A turma de Daniel Ramos apenas por uma vez visou a baliza de Luís Maximiano. No reatar da partida, Rosier, com alguma sorte à mistura, esteve perto de marcar. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a entrada da área, onde estava o francês, que tentou a sua sorte. Porém, a bola desviou num jogador do Boavista FC, mas Helton Leite estava atento e impediu males maiores. Contudo, a equipa axadrezada veio para este segundo tempo mais organizada e estava a ser capaz, por esta altura, de jogar mais tempo no meio verde e branco. Por seu lado, os homens de Silas, com uma vantagem de dois golos, iam gerindo o ritmo da partida.

Com mais de uma hora decorrida, Gonzalo Plata foi completamente abalroada dentro da grande área por Ricardo Costa. De pés juntos, o central português varreu completamente o equatoriano. Nuno Almeida, mesmo depois de consultar as imagens, decidiu mandar jogar. Uma decisão, no mínimo, contestável. Aos 70 minutos, o Boavista FC esteve perto do golo. Paulinho cruzou e Tiago Ilori falhou o corte. Valeu Cristian Borja, que aliviou o perigo. Logo de seguida, Silas, talvez a pensar no encontro de quinta-feira diante do İstanbul Başakşehir retirou Šporar do jogo e fez entrar Pedro Mendes. O esloveno foi aplaudido de pé pelas bancadas do Estádio José de Alvalade. A equipa pareceu reagir bem e de imediato esteve perto do 3-0. Wendel lançou Borja em profundidade e o colombiano tentou devolver a cortesia, mas o esférico sobrou para Jovane Cabral, que atirou ao lado.

Geraldes de regresso quase um ano depois

Um dos momentos do jogo foi mesmo a entrada em jogo de Francisco Geraldes. Aos 81 minutos, Luciano Vietto deu o lugar ao médio formado na Academia Sporting. Se o argentino foi ovacionado pelos adeptos leoninos, o médio português não lhe ficou atrás. Simultaneamente, Stefan Ristovski rendeu Valentin Rosier. O francês deixou alguns bons apontamentos, mas pareceu longe da melhor forma física.

Até ao final da partida, pouco mais houve para contar e foi, assim, perante 29.171 mil espectadores, que o Sporting CP levou de vencida o Boavista FC, por 2-0. Uma exibição segura dos comandados de Jorge Silas, que passam agora a ter 39 pontos e ficam, à condição, no terceiro lugar da Liga NOS. Com este triunfo, a turma de Alvalade conseguiu, pela primeira vez esta temporada, somar quatro jogos consecutivos sem perder. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Futebol

Mateus Fernandes brilha na Premier League e lembra o futebol português: "Não sei se é o correto"

Ex Sporting transferiu-se para o Southampton no verão de 2024, equipa pelo qual brilhou durante a presente edição do campeonato inglês

Mateus Fernandes transferiu-se para o Southampton no verão de 2024, equipa pelo qual brilhou durante esta edição da Premier League
Mateus Fernandes transferiu-se para o Southampton no verão de 2024, equipa pelo qual brilhou durante esta edição da Premier League

  |

Icon Comentário0

Mateus Fernandes deixou o Sporting no verão de 2024 por cerca de 15 milhões de euros, para rumar ao Southamton, da Premier League. Os Saints já viram confirmada a descida de divisão, mas o jogador português foi destaque esta temporada e pode muito bem dar o salto no final da época. Recentemente, foi o convidado no podcast Entrelinhas, onde, entre vários temas, abordou as diferenças entre o futebol inglês e o português.


Começou por fazer uma comparação entre as duas culturas futebolísticas: "Sinto que em Portugal se tenta criar uma distância entre o jogador e adepto. Por vários motivos e não sei se é o correto. E em Inglaterra temos a situação de que metemos o carro num sítio fora do estádio, temos um passeio onde estão os adeptos e somos quase obrigados a estar com eles, assinar, tirar umas fotos, estar com os adeptos, porque isso é importante", começou por explicar.


Mateus Fernandes não tem dúvidas de que "o futebol vive dos adeptos" até "porque se não houver adeptos o futebol perde a sua graça". Por isso, considera "importante os adeptos saberem que os jogadores importam-se com eles", atirou de seguida.


O médio, internacional pelas camadas jovens da seleção nacional, teve a sua primeira época de grande destaque este ano. Até ao momento, participou em 36 partidas pelos Saints, nas quais apontou três golos e realizou cinco assistências. Para terminar, falou dos estádios onde mais gostou de jogar em Inglaterra.

"Arsenal. Gostei muito do estádio, é gigante, o ambiente fora do estádio conta com muitas pessoas. Aquela parte de Londres pára totalmente, só vês vermelho e branco e acho que foi esse. O do City não é mau, mas não foi aquilo que esperava. Na Premier League são estádios com mais emoção", rematou Mateus Fernandes, ex Sporting que este ano brilhou na Premier League.



Futebol

Futebol na TV (15 de abril): Aston Villa - PSG e Dortmund - Barcelona na agenda

Emoções da Liga dos Campeões voltam a ser vividas esta terça-feira. Apesar de um dos jogos parecer estar resolvido, esperam-se muitos golos esta noite

Esta terça-feira há Aston Villa - PSG e Dortmund - Barcelona na agenda. Apesar de um dos jogos parecer estar resolvido, esperam-se muitos golos
Esta terça-feira há Aston Villa - PSG e Dortmund - Barcelona na agenda. Apesar de um dos jogos parecer estar resolvido, esperam-se muitos golos

  |

Icon Comentário0

Esta terça-feira poderá contar com uma programação diversificada que começa com o futebol de formação. Na Liga Revelação, o Torreense recebe o Vizela, para a fase de apuramento de campeão. O emblema de Torres Vedras segue, para já, na primeira posição, enquanto que os visitantes se encontram no quarto posto. Um pouco mais tarde, no Torneio de Montaigu, a seleção sub-16 de Portugal defronta o México, num confronto internacional que permite testar o talento jovem.


Ainda no plano da formação, mas no futebol feminino, será transmitido, em diferido, o jogo amigável entre as sub-15 de Portugal e a congénere da Polónia, também no Canal 11, sendo que para a noite estão guardadas as emoções da sempre imperdível Liga dos Campeões.


Na prova milionária, há dois embates de peso agendados para a segunda mão dos quartos de final. O Aston Villa recebe o PSG, depois da derrota por 3-1 no primeiro duelo, e, em simultâneo, o Borussia Dortmund defronta o Barcelona, tendo os alemães a difícil tarefa de recuperar da desvantagem de quatro golos registada em Espanha.


Veja, abaixo, a lista de jogos agendados para esta terça-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:

• Torreense - FC Vizela: 15:00, Liga Revelação, Canal 11;
• México - Portugal: 16:30, Torneio de Montaigu, Canal 11;
• Portugal (sub-15) - Polónia (sub-15): 19:20, Amigável Feminino, Canal 11;
• Aston Villa - PSG: 20:00, Liga dos Campeões, SportTV 5;
• Borussia Dortmund - Barcelona: 20:00, Liga dos Campeões, DAZN 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.



Futebol

Momento insólito durante substituição trama Marco Silva no Bournemouth - Fulham: "Ele decidiu..."

Treinador português que passou pelo Sporting tem estado em destaque este ano na Premier League, mas foi recentemente travado fora de casa

Marco Silva, que passou pelo Sporting, tem estado em destaque este ano na Premier League, mas foi travado no Bournemouth - Fulham
Marco Silva, que passou pelo Sporting, tem estado em destaque este ano na Premier League, mas foi travado no Bournemouth - Fulham

  |

Icon Comentário0

Marco Silva entrou em campo na passada segunda feira, dia 14 de abril, para disputar o Bournemouth - Fulham, referente à 32ª jornada da Premier League. Os comandados do português foram derrotados por 1-0, num jogo que ficou marcado por um momento insólito durante uma substituição da equipa de Londres.


O jogo começou da pior forma para o Fulham. O Bournemouth adiantou-se no marcador logo ao primeiro minuto de jogo, por Semenyo. A equipa de Marco Silva tentou chegar à igualdade, mas teve muitas dificuldades. Aos 57 minutos da partida, o momento que acabou por marcar o jogo.


Marco Silva quis fazer uma tripla alteração para mudar o rumo da partida e tentar o ataque ao empate no encontro. Lançou Adama Traoré, Raúl Jiménez e Tom Cairney para os lugares de Sander Berge, Rodrigo Muniz e Ryan Sessegnon. Mas o português nunca teve intenção de retirar o último jogador de campo.


Marco Silva - que recentemente foi elogiado por Troy Deeney - tentou dialogar com a equipa de arbitragem para corrigir a situação, mas sem sucesso. No final do jogo, explicou a situação: "Foi uma falha de comunicação com o quarto árbitro, por parte da nossa equipa técnica (...) Tínhamos tempo de sobra para corrigir. Quando vi o Sessegnon a sair, tentei corrigir. Ele [o quarto árbitro, Tim Robinson] decidiu não nos deixar corrigir", atirou o português.

O Fulham nunca conseguiu marcar ao Bournemouth até ao final do jogo e acabou por ser derrotado fora de casa. Um jogo importante que viu a equipa caseira a ultrapassar os comandados de Marco Silva na tabela classificativa, apesar de agora somarem os mesmos pontos na Premier League.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Números desmentem choradeira do Benfica! Sporting é o mais prejudicado na luta pelo título
Futebol

Números desmentem choradeira do Benfica! Sporting é o mais prejudicado na luta pelo título

 

Icon Comentário0
Estão escolhidos os 'reforços' para o meio campo do Sporting! Conheça as opções de Rui Borges
Futebol

Estão escolhidos os 'reforços' para o meio campo do Sporting! Conheça as opções de Rui Borges

 

Icon Comentário0
Trabalhou com Zeno Debast antes do Sporting e atira: "Talvez demasiado bom para..."
Futebol

Trabalhou com Zeno Debast antes do Sporting e atira: "Talvez demasiado bom para..."

 

Icon Comentário0