Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLATA APONTOU CAMINHO PARA O TRIUNFO

Šporar e Plata foram os autores dos golos do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebeu e vencer o Boavista FC, por 2-0. Andraž Šporar, aos 13 minutos, e Gonzalo Plata, aos 42´, apontaram os golos da vitória verde e branca. Com mais um triunfo – o 12.º nesta edição da Liga NOS –, os leões ficam, à condição, no terceiro lugar, com 39 pontos. O conjunto de Silas volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Madjer, racismo e homenagem ao Sócio número 2 do Sporting CP


Ainda antes do apito inicial, houve tempo para homenagear o melhor jogador de sempre de futebol praia. Falo, logicamente, de João Vítor Tavares Saraiva ou, como é mais conhecido, Madjer. Aquando deste tributo, e fruto da presença de Frederico Varandas e Miguel Afonso no relvado, o Estádio voltou a dividir-se entre assobios e aplausos ao Presidente do Sporting CP.


Já com os 22 jogadores dentro das quatro linhas, os capitães das duas equipas leram uma mensagem contra o racismo. Rodrigo Battaglia e Carraça foram aplaudidos, de pé, por todo o Estádio José de Alvalade. Por fim, e antes da bola começar a rolar, fez-se um minuto de silêncio em memória do Sócio número dois do Sporting CP, Alfredo José Domingos Guedes, que morreu na passa quarta-feira, 19 de fevereiro.

Passando ao que verdadeiramente interessa, ou seja, ao futebol jogado, Jorge Silas optou mesmo pelo 4-3-3, com Gonzalo Plata no corredor direito e Jovane Cabral pelo lado esquerdo. De resto, Luciano Vietto jogava solto nas costas de Šporar e Battaglia, que envergou a braçadeira de capitão, era o elemento mais recuado do meio-campo leonino.


Todavia, contrariamente ao que tinha acontecido na partida diante do İstanbul Başakşehir, os comandados de Silas entraram algo amorfos e tardavam em ameaçar as redes atrasadas. No entanto, o futebol tem destas coisas e, na primeira vez em que os leões visaram a baliza defendida por Helton Leite, fizeram golo. Aos 13 minutos, num livre a partir do corredor direito, Gonzalo Plata cruzou com conta peso e medida para Andraž Šporar que, oportuno, fez o segundo golo de leão ao peito. Se noutras ocasião Silas se tem queixado da falta de eficácia, desta feita os seus pupilos demonstraram tremenda eficácia.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231638949757673472

4-3-3 a defender e 3-4-3 a atacar

Os índices de confiança dos jogadores, naturalmente, cresceram com o golo e os leões pareciam rejuvenescidos. A jogar num 4-3-3 a defender, mas num 3-4-3 a atacar, com Ilori, Neto e Rosier como elementos mais recuados, o Sporting CP, aos 22 minutos, chegou mesmo ao segundo golo, por intermédio de Gonzalo Plata. Todavia, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida, com a ajuda do VAR, anulou, e bem, o golo visto que o equatoriano estava em fora de jogo. Uma pena para o extremo verde e branco porque, pela exibição que estava a realizar, merecia o golo.

Na segunda metade da primeira parte, nota para alguns bons pormenores de Valetin Rosier, Gonzalo Plata e também de Luciano Vietto, que parece assumir as funções de maestro na equipa leonina. No outro extremo, Cristian Borja, Jovane Cabral e Wendel estavam menos em jogo. Mesmo em cima do intervalo, aos 42 minutos, foi precisamente Plata a ampliar a vantagem verde e branca. No corredor esquerdo, Borja cruzou e o equatoriano, de primeira, aproveitou da melhor maneira o corte deficiente da defesa boavisteira. Um belo golo do jovem extremo, que se tornou no primeiro jogador do Equador a marcar na liga portuguesa e também no terceiro jogador mais jovem de sempre a marcar com a listada verde e branca no século XXI, apenas superado por Diego Rubio, 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231646394534023168

Por conseguinte, o Sporting CP foi, com toda a justiça, a vencer por 2-0 para o intervalo. A turma de Daniel Ramos apenas por uma vez visou a baliza de Luís Maximiano. No reatar da partida, Rosier, com alguma sorte à mistura, esteve perto de marcar. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a entrada da área, onde estava o francês, que tentou a sua sorte. Porém, a bola desviou num jogador do Boavista FC, mas Helton Leite estava atento e impediu males maiores. Contudo, a equipa axadrezada veio para este segundo tempo mais organizada e estava a ser capaz, por esta altura, de jogar mais tempo no meio verde e branco. Por seu lado, os homens de Silas, com uma vantagem de dois golos, iam gerindo o ritmo da partida.

Com mais de uma hora decorrida, Gonzalo Plata foi completamente abalroada dentro da grande área por Ricardo Costa. De pés juntos, o central português varreu completamente o equatoriano. Nuno Almeida, mesmo depois de consultar as imagens, decidiu mandar jogar. Uma decisão, no mínimo, contestável. Aos 70 minutos, o Boavista FC esteve perto do golo. Paulinho cruzou e Tiago Ilori falhou o corte. Valeu Cristian Borja, que aliviou o perigo. Logo de seguida, Silas, talvez a pensar no encontro de quinta-feira diante do İstanbul Başakşehir retirou Šporar do jogo e fez entrar Pedro Mendes. O esloveno foi aplaudido de pé pelas bancadas do Estádio José de Alvalade. A equipa pareceu reagir bem e de imediato esteve perto do 3-0. Wendel lançou Borja em profundidade e o colombiano tentou devolver a cortesia, mas o esférico sobrou para Jovane Cabral, que atirou ao lado.

Geraldes de regresso quase um ano depois

Um dos momentos do jogo foi mesmo a entrada em jogo de Francisco Geraldes. Aos 81 minutos, Luciano Vietto deu o lugar ao médio formado na Academia Sporting. Se o argentino foi ovacionado pelos adeptos leoninos, o médio português não lhe ficou atrás. Simultaneamente, Stefan Ristovski rendeu Valentin Rosier. O francês deixou alguns bons apontamentos, mas pareceu longe da melhor forma física.

Até ao final da partida, pouco mais houve para contar e foi, assim, perante 29.171 mil espectadores, que o Sporting CP levou de vencida o Boavista FC, por 2-0. Uma exibição segura dos comandados de Jorge Silas, que passam agora a ter 39 pontos e ficam, à condição, no terceiro lugar da Liga NOS. Com este triunfo, a turma de Alvalade conseguiu, pela primeira vez esta temporada, somar quatro jogos consecutivos sem perder. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Futebol

PRÓXIMO NAS APOSTAS DE AMORIM! RAFAEL NEL 'QUEIMA' COLEGA DE EQUIPA DO SPORTING

Jovem avançado tem-se mostrado ao mais alto nível nesta pré-temporada

Rodrigo Ribeiro ultrapassado por Rafael Nel
Rodrigo Ribeiro ultrapassado por Rafael Nel

  |

Icon Comentário0

Há bastante tempo que Rodrigo Ribeiro espera pela oportunidade de Rúben Amorim, mas o técnico do Sporting pode optar por Rafael Nel. A hipótese foi levantada por Tiago Gonçalves, que treinou o jovem na equipa de sub-14 do Belenense, em declarações ao jornal Record, depois das boas exibições de Nel na pré-época.


"Veio do Benfica e, quando chega ao Belenenses, até jogava mais atrás no futebol de 7. Quando começou a jogar a avançado, percebemos que tinha caraterísticas mais móveis. Joga muito bem de costas para a baliza, associa-se muito bem com os colegas. Não é avançado de estar parado, é muito móvel, e dentro dessa mobilidade tem destreza e agilidade que o ajudam muito no jogo. É ágil, rápido e mesmo que não pareça que tem uma técnica por aí além, a verdade é que a relação dele com a bola e a baliza é muito boa", começou revelando um pouco do percurso do jovem.


"É mais completo que Rodrigo Ribeiro. Acho que tem hipótese, até por aquilo que tem sido o projeto que passa cá para fora do Sporting e do Rúben. Acho que há sempre hipótese para um miúdo da formação mostrar rendimento no presidente e acho que tem espaço no plantel. Pode vir a ter oportunidades nas taças, no campeonato, e se for o segundo avançado em alguma convocatória, não me admirava que o Rúben surpreendesse e o lançasse a titular quando o Gyökeres não estiver a 100 por cento. Tem uma perspicácia muito grande", acrescentou.


O atacante de 19 anos foi formado no Benfica, tendo representado os encarnados durante oito anos. Em 2018/19 mudou-se para o Belenenses e, no inverno da temporada seguinte, trocou Belém pelos verdes e brancos. Em 2022/23, Rafael Nel fez 32 jogos e nove golos pelos juniores leoninos, somando, ainda, oito partidas e quatro tentos ao serviço dos sub-23.

Na temporada que terminou, Rafael Nel fez a estreia na equipa principal do Sporting, tendo entrado aos 84 minutos, na vitória diante do Young Boys, por 3-1, para a Liga Europa. Ao serviço da equipa B dos leões, o jovem ponta de lança fez oito golos, em 27 partidas disputadas.



Futebol

DEPOIS DE ASSINAR POR NOVO CLUBE, DRIOUECH FALOU SOBRE O SPORTING: "HAVIA MUITO INTERESSE"

Extremo marroquino foi alvo dos leões neste mercado de verão, mas fugiu aos verdes e brancos

Couhaib Driouech admite interesse do Sporting
Couhaib Driouech admite interesse do Sporting

  |

Icon Comentário0

Depois de fugir ao interesse do Sporting, Couhaib Driouech, jovem extremo marroquino, que assinou pelo PSV, concedeu uma entrevista ao Voetbal International, este sábado, dia 20 de julho, onde revelou que os leões estiveram extremamente interessados na sua contratação.


"Havia muito interesse, e também muito concreto, de Rangers, Sevilha e Sporting, que tentaram. São clubes absolutamente incríveis, em grandes ligas, mas quis assinar pelo PSV", atirou o jovem, de 22 anos de idade, que preferiu continuar na Eredivisie.


É de recordar que o atleta reforçou o PSV a troco de 3,5 milhões de euros, um valor bastante acessível para a qualidade apresentada pelo atleta. Driouech era visto como a alternativa ideal a Marcus Edwards, caso o inglês deixasse Alvalade neste mercado de verão.


Esta temporada, Couhaib Driouechavaliado em 4 milhões de euros – disputou 32 partidas, nas quais teve 15 contribuições de golo: oito remates certeiros e sete assistências para companheiros de equipa. No total, o neerlandês esteve em campo durante 2.348 minutos – uma média de 73 por encontro.

Desta forma, o marroquino ingressa no terceiro clube da sua carreira, depois do Heerenveen e do Excelsior. Depois de ser formado no primeiro conjunto, Driouech jogou as últimas três temporadas na sua antiga equipa, onde evoluiu bastante como jogador.



Futebol

JOÃO PALHINHA VAI REENCONTRAR EX SPORTING! MÉDIO RECORDA ANTIGO COLEGA: "EXCELENTE JOGADOR"

Internacional português fez viagem ao passado para destacar altura em que partilhou balneário com atleta

Palhinha reencontra Sporar
Palhinha reencontra Sporar

  |

Icon Comentário0

João Palhinha concedeu uma entrevista à UEFA, na qual fez uma análise em antevisão ao encontro entre Portugal e a Eslovénia, a valer para a fase dos oitavos de final do EURO 2024. O antigo médio do Sporting fez, também, uma viagem ao passado, recordando os tempos em que partilhou o balneário leonino com Andraz Sporar, jogador que vai reencontrar no embate de dia 1 de julho. 


"Lembro-me de partilhar o balneário com ele. É um excelente jogador. Vencer é o principal objetivo. Estamos à espera de um jogo muito competitivo, semelhante aos que tivemos na fase de grupos. À medida que avançamos nesta competição, os jogos vão sendo cada vez mais difíceis. Vamos encará-lo como se fosse o nosso último jogo", começou por dizer o internacional português.  


"É uma seleção muito competitiva, uma das maiores surpresas deste Europeu. Tivemos a oportunidade de jogar um particular contra eles e, por isso, são uma equipa que conhecemos bem", evidenciou João Palhinha. O ex-Sporting apontou a importância da Seleção Nacional, orientada por Roberto Martínez, possuir a característica da invisibilidade:


"Essa é a nossa caraterística. Às vezes, criar incerteza na cabeça do treinador também é bom porque mostra as qualidades individuais e coletivas da equipa. Essas coisas são boas, mas acima de tudo estamos prontos para o que vem a seguir", concluiu o jogador.

Atualmente no Panathinaikos, Sporar - avaliado em 4 milhões de euros - representou o Sporting entre 2019 e 2021, coincidido com o médio do Fulham no início da época 2020/21, antes do avançado esloveno ser emprestado ao Braga. Com a camisola dos leões, foi aposta em 38 jogos, onde fez o 'gosto ao pé' por 11 ocasiões e cruzou para a grande área uma única vez. 


Recorde-se que a Seleção Nacional vai a jogo com a Eslovénia, no dia 1 de julho, segunda-feira, pelas 20h00. A equipa das quinas entra em campo, depois de ter escorregado diante da Geórgia com uma derrota por 2-0, já depois de ter lugar assegurado nos oitavos de final do EURO 2024, que decorre na Alemanha.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


POR ESTA NINGUÉM ESPERAVA, SPORTING! NICLAS FULLKRUG É ALTERNATIVA DIRETA A GYOKERES
Futebol

POR ESTA NINGUÉM ESPERAVA, SPORTING! NICLAS FULLKRUG É ALTERNATIVA DIRETA A GYOKERES

 

Icon Comentário0
ELE ESTÁ DE VOLTA! VIKTOR GYOKERES JUNTOU-SE AO PLANTEL DO SPORTING NA PREPARAÇÃO PARA 2024/2025
Futebol

ELE ESTÁ DE VOLTA! VIKTOR GYOKERES JUNTOU-SE AO PLANTEL DO SPORTING NA PREPARAÇÃO PARA 2024/2025

 

Icon Comentário0
SPORTING ESTÁ MAIS PERTO DE GARANTIR IOANNIDIS E A CULPA É DO... BOLONHA
Futebol

SPORTING ESTÁ MAIS PERTO DE GARANTIR IOANNIDIS E A CULPA É DO... BOLONHA

 

Icon Comentário0