Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

PLATA APONTOU CAMINHO PARA O TRIUNFO

Šporar e Plata foram os autores dos golos do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Sporting CP recebeu e vencer o Boavista FC, por 2-0. Andraž Šporar, aos 13 minutos, e Gonzalo Plata, aos 42´, apontaram os golos da vitória verde e branca. Com mais um triunfo – o 12.º nesta edição da Liga NOS –, os leões ficam, à condição, no terceiro lugar, com 39 pontos. O conjunto de Silas volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Madjer, racismo e homenagem ao Sócio número 2 do Sporting CP


Ainda antes do apito inicial, houve tempo para homenagear o melhor jogador de sempre de futebol praia. Falo, logicamente, de João Vítor Tavares Saraiva ou, como é mais conhecido, Madjer. Aquando deste tributo, e fruto da presença de Frederico Varandas e Miguel Afonso no relvado, o Estádio voltou a dividir-se entre assobios e aplausos ao Presidente do Sporting CP.


Já com os 22 jogadores dentro das quatro linhas, os capitães das duas equipas leram uma mensagem contra o racismo. Rodrigo Battaglia e Carraça foram aplaudidos, de pé, por todo o Estádio José de Alvalade. Por fim, e antes da bola começar a rolar, fez-se um minuto de silêncio em memória do Sócio número dois do Sporting CP, Alfredo José Domingos Guedes, que morreu na passa quarta-feira, 19 de fevereiro.

Passando ao que verdadeiramente interessa, ou seja, ao futebol jogado, Jorge Silas optou mesmo pelo 4-3-3, com Gonzalo Plata no corredor direito e Jovane Cabral pelo lado esquerdo. De resto, Luciano Vietto jogava solto nas costas de Šporar e Battaglia, que envergou a braçadeira de capitão, era o elemento mais recuado do meio-campo leonino.


Todavia, contrariamente ao que tinha acontecido na partida diante do İstanbul Başakşehir, os comandados de Silas entraram algo amorfos e tardavam em ameaçar as redes atrasadas. No entanto, o futebol tem destas coisas e, na primeira vez em que os leões visaram a baliza defendida por Helton Leite, fizeram golo. Aos 13 minutos, num livre a partir do corredor direito, Gonzalo Plata cruzou com conta peso e medida para Andraž Šporar que, oportuno, fez o segundo golo de leão ao peito. Se noutras ocasião Silas se tem queixado da falta de eficácia, desta feita os seus pupilos demonstraram tremenda eficácia.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231638949757673472

4-3-3 a defender e 3-4-3 a atacar

Os índices de confiança dos jogadores, naturalmente, cresceram com o golo e os leões pareciam rejuvenescidos. A jogar num 4-3-3 a defender, mas num 3-4-3 a atacar, com Ilori, Neto e Rosier como elementos mais recuados, o Sporting CP, aos 22 minutos, chegou mesmo ao segundo golo, por intermédio de Gonzalo Plata. Todavia, a equipa de arbitragem liderada por Nuno Almeida, com a ajuda do VAR, anulou, e bem, o golo visto que o equatoriano estava em fora de jogo. Uma pena para o extremo verde e branco porque, pela exibição que estava a realizar, merecia o golo.

Na segunda metade da primeira parte, nota para alguns bons pormenores de Valetin Rosier, Gonzalo Plata e também de Luciano Vietto, que parece assumir as funções de maestro na equipa leonina. No outro extremo, Cristian Borja, Jovane Cabral e Wendel estavam menos em jogo. Mesmo em cima do intervalo, aos 42 minutos, foi precisamente Plata a ampliar a vantagem verde e branca. No corredor esquerdo, Borja cruzou e o equatoriano, de primeira, aproveitou da melhor maneira o corte deficiente da defesa boavisteira. Um belo golo do jovem extremo, que se tornou no primeiro jogador do Equador a marcar na liga portuguesa e também no terceiro jogador mais jovem de sempre a marcar com a listada verde e branca no século XXI, apenas superado por Diego Rubio, 18 anos e 11 meses, e Eric Dier, 18 anos e 10 meses.

https://twitter.com/vsports_pt/status/1231646394534023168

Por conseguinte, o Sporting CP foi, com toda a justiça, a vencer por 2-0 para o intervalo. A turma de Daniel Ramos apenas por uma vez visou a baliza de Luís Maximiano. No reatar da partida, Rosier, com alguma sorte à mistura, esteve perto de marcar. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para a entrada da área, onde estava o francês, que tentou a sua sorte. Porém, a bola desviou num jogador do Boavista FC, mas Helton Leite estava atento e impediu males maiores. Contudo, a equipa axadrezada veio para este segundo tempo mais organizada e estava a ser capaz, por esta altura, de jogar mais tempo no meio verde e branco. Por seu lado, os homens de Silas, com uma vantagem de dois golos, iam gerindo o ritmo da partida.

Com mais de uma hora decorrida, Gonzalo Plata foi completamente abalroada dentro da grande área por Ricardo Costa. De pés juntos, o central português varreu completamente o equatoriano. Nuno Almeida, mesmo depois de consultar as imagens, decidiu mandar jogar. Uma decisão, no mínimo, contestável. Aos 70 minutos, o Boavista FC esteve perto do golo. Paulinho cruzou e Tiago Ilori falhou o corte. Valeu Cristian Borja, que aliviou o perigo. Logo de seguida, Silas, talvez a pensar no encontro de quinta-feira diante do İstanbul Başakşehir retirou Šporar do jogo e fez entrar Pedro Mendes. O esloveno foi aplaudido de pé pelas bancadas do Estádio José de Alvalade. A equipa pareceu reagir bem e de imediato esteve perto do 3-0. Wendel lançou Borja em profundidade e o colombiano tentou devolver a cortesia, mas o esférico sobrou para Jovane Cabral, que atirou ao lado.

Geraldes de regresso quase um ano depois

Um dos momentos do jogo foi mesmo a entrada em jogo de Francisco Geraldes. Aos 81 minutos, Luciano Vietto deu o lugar ao médio formado na Academia Sporting. Se o argentino foi ovacionado pelos adeptos leoninos, o médio português não lhe ficou atrás. Simultaneamente, Stefan Ristovski rendeu Valentin Rosier. O francês deixou alguns bons apontamentos, mas pareceu longe da melhor forma física.

Até ao final da partida, pouco mais houve para contar e foi, assim, perante 29.171 mil espectadores, que o Sporting CP levou de vencida o Boavista FC, por 2-0. Uma exibição segura dos comandados de Jorge Silas, que passam agora a ter 39 pontos e ficam, à condição, no terceiro lugar da Liga NOS. Com este triunfo, a turma de Alvalade conseguiu, pela primeira vez esta temporada, somar quatro jogos consecutivos sem perder. Os leões voltam a entrar em campo na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 17h55, frente ao İstanbul Başakşehir, na Turquia.


Futebol

Rui Malheiro dá sério aviso ao Sporting e fala em "fragilidades" de...

Analista aprofundou detalhes a explorar na próxima partida dos verdes e brancos, que se deslocam à Alemanha para enfrentar o Leipzig

Rui Malheiro analisa o Leipzig, próximo adversário do Sporting na Champions
Rui Malheiro analisa o Leipzig, próximo adversário do Sporting na Champions

  |

Icon Comentário0

Rui Malheiro, analisou o Leipzig, próximo adversário do Sporting - que poderá surpreender e mudar o sistema - na Liga dos Campeões, destacando o momento difícil vivido pela equipa alemã e os pontos fracos que os leões podem explorar. Ao jornal Record, o analista recorda a campanha tenebrosa dos germânicos na prova, com zero pontos conquistados em seis jornadas.


Marco Rose, conhecido pela sua flexibilidade tática, tem apostado principalmente num 3x4x2x1, que em ataque se transforma em 3x2x5 ou em 3x2x1x4, dependendo das circunstâncias. O especialista refere ainda que "também pode recorrer ao 4x2x3x1 ou ao 3x5x2, alterando a abordagem conforme as necessidades do jogo", no qual aplica “pressão alta muito belicosa e coordenada”. No entanto, admite que "essas fragilidades podem ser bem exploradas por jogadores rápidos como Gyokeres, que têm capacidade para atacar os espaços e causar dificuldades à defesa adversária".


No ataque, o Leipzig utiliza a largura dada pelos alas, com David Raum a abrir na esquerda, mas também aposta na verticalidade de jogo. Rui Malheiro destaca “Simons, pela sua criatividade e capacidade de desequilibrar, Sesko, com grande poder físico e técnica refinada, e Openda, pela sua velocidade e profundidade".


Defensivamente, “o Leipzig tem patenteado, nos últimos embates, uma inconsistência esdrúxula em organização defensiva por falta de compactação, cedendo espaços – por vezes, crateras – entre a linha defensiva e a linha intermediária”, o que leva a “erros individuais do setor defensivo e falhas no controlo de cruzamentos e bolas paradas laterais”.

Por último, o estilo de jogo acelerado e com constante pressão alta resulta num elevado desgaste físico, o que provoca quebras de rendimento nas segundas partes. “Nos últimos jogos, tem sido notório um destempero a nível emocional e tático, especialmente na etapa complementar contra o Bochum”, concluiu Rui Malheiro.



Futebol

Confirmado: Sporting com baixa de peso na Liga dos Campeões (vídeo)

Clube de Alvalade fez último treino na Academia Cristiano Ronaldo, antes de rumar a Leipzig, e Rui Borges não pode contar com titular dos leões

Quaresma desfalca Sporting na Liga dos Campeões
Quaresma desfalca Sporting na Liga dos Campeões

  |

Icon Comentário0

A equipa do Sporting regressou ao trabalho esta terça-feira, dia 21 de janeiro. Rui Borges orientou mais uma sessão de treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em preparação para o duelo com o Leipzig. Eduardo Quaresma é baixa confirmada no encontro da Liga dos Campeões.


Além do central, fora das contas ficaram Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Matheus Reis todos com problemas físicos. O 'camisola 11' só volta na próxima temporada, enquanto o internacional luso e o defesa canarinho regressam em fevereiro.


Para colmatar as ausências no plantel, Rui Borges fez-se valer da formação leonina. Bruno Ramos, Rafael Nel, Alexandre Brito, Mauro Couto, Denilson Santos, Lucas Anjos e Diogo Pinto juntaram-se ao plantel principal e foram observados pelo treinador.


A comitiva verde e branca vai agora rumar à Alemanha, onde o técnico leonino e um jogador farão a antevisão ao duelo frente à formação germânica a partir das 19h00 portuguesas. Os leões ainda terão uma sessão de trabalhos para se ambientarem com o relvado da Red Bull Arena.

O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de janeiro, frente ao Leipzig, em jogo relativo à sétima jornada da Liga dos Campeões. O encontro diante da turma liderada por Marco Rose jogar-se-á às 17h45 e já se conhece a equipa de arbitragem.


Confira parte do treino dos leões:


Futebol

Sporting tem amuleto na Alemanha: Rui Borges com motivos para sorrir

Equipa verde e branca conta com jogador que sabe o que é ser decisivo em solo germânico e acalenta esperanças dos adeptos leoninos

Trincão é amuleto do Sporting de Rui Borges
Trincão é amuleto do Sporting de Rui Borges

  |

Icon Comentário0

O Sporting visita esta quarta feira, dia 22 de janeiro, às 17h45, o Leipzig, na Alemanha, em jogo a contar para a sétima jornada da Liga dos Campeões. Francisco Trincão sabe o que é marcar em solo germânico e poderá ser amuleto dos leões.


O extremo leonino já sabe o que é faturar diante de uma equipa da Bundesliga na prova milionária da UEFA. Ainda na época 2022/23, com Ruben Amorim ao leme dos verdes e brancos, o Clube de Alvalade bateu o Eintracht Frankfurt por 3-0, com o internacional português a marcar o primeiro dos três golos.


Marcus Edwards e Nuno Santos fecharam as contas da partida, mas desta feita não poderão ajudar o Sporting. O 'camisola 11' está lesionado e é baixa até ao final da temporada, enquanto o extremo inglês está afastado do plantel, a contas com um processo disciplinar.


A estatística da equipa agora liderada por Rui Borges na Alemanha não é animadora, uma vez que, além do triunfo diante do Leipzig, os leões somam um empate a zero em Munique, frente ao Bayern, em jogo da fase de grupos da época 2006/07 e 13 derrotas.

No duelo frente aos comandados de Marco Rose, o Sporting poderá ter uma mudança no sistema. A equipa leonina soma 10 pontos, fruto de três vitórias, duas derrotas e um empate, ocupando atualmente a 17.ª posição na tabela, o que lhe garante um lugar no play-off de acesso à próxima ronda.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting oferece 3 milhões por extremo canhoto a clube da quarta divisão
Futebol

Sporting oferece 3 milhões por extremo canhoto a clube da quarta divisão

 

Icon Comentário0
Pilar do Sporting correu mais de 70 quilómetros e é destaque na...
Futebol

Pilar do Sporting correu mais de 70 quilómetros e é destaque na...

 

Icon Comentário0
Surpresa das grandes! Rui Borges pode mudar sistema do Sporting na Champions
Futebol

Surpresa das grandes! Rui Borges pode mudar sistema do Sporting na Champions

 

Icon Comentário0