
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting foi homenageada, esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Lisboa, depois da conquista do bicampeonato. Jogadores, equipa técnica, dirigentes e restante staff dos leões subiram ao palanque montado nos Paços do Concelho, perante a presença de muitos Adeptos leoninos. Ainda assim, foi notada a ausência de seis jovens jogadores que, apesar dos poucos minutos de utilização, também se sagraram campeões nacionais.
José Silva, Alexandre Brito, Afonso Moreira, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo e Mauro Couto não estiveram presentes na cerimónia, apesar de terem recebido a medalha de campeão. De acordo com o jornal Record, a ausência dos jovens atletas prende-se com o facto de não integrarem o plantel principal do Sporting de forma permanente, fazendo parte da equipa B.
Vale sublinhar que os seis jogadores participaram em jogos da formação principal verde e branca, em vários momentos ao longo da temporada. O médio Eduardo Felicíssimo foi o que somou mais presenças, com um total de 221 minutos de competição, em sete encontros – seis da Liga Portugal Betclic e um da Taça de Portugal.
Por outro lado, Diego Calai e Francisco Silva marcaram presença na cerimónia. Apesar de não terem somado qualquer minuto de jogo no campeonato, os dois guarda-redes são presença assídua nos treinos da equipa A verde e branca. Diego Calai é titular habitual do Sporting B, enquanto Francisco Silva tem jogos realizados na equipa secundária e também nos sub-23.
Recorde-se que a homenagem à equipa do Sporting, na Câmara Municipal de Lisboa, ficou marcada pelas palavras que Viktor Gyokeres dirigiu aos Adeptos do Clube de Alvalade, antes de entrar no autocarro da equipa. Muito aplaudido pelos Sportinguistas, o goleador internacional sueco atirou “Adoro-vos a todos”, numa mensagem que soou a despedida dos verdes e brancos.
Treinador da armada lusa anunciou, esta terça-feira, dia 20 de maio, os 27 convocados para o duelo diante da Alemanha, agendado para 4 de junho
|
Roberto Martínez anunciou, esta terça-feira, dia 20 de maio, a lista de 27 convocados da Seleção Nacional para a 'final four' da Liga das Nações de futebol, que vai decorrer em junho, na Alemanha. Os escolhidos do Sporting foram Rui Silva, Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão.
A par destes atletas, o selecionador optou por Diogo Costa, José Sá, Diogo Dalot, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Nuno Tavares, Rúben Dias, António Silva, Renato Veiga, João Palhinha, Rúben Neves, João Neves, Vitinha, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, João Félix, Francisco Conceição, Pedro Neto, Rodrigo Mora, Rafael Leão, Diogo Jota, Gonçalo Ramos e Cristiano Ronaldo.
Apesar da expetativa em torno da possível chamada de Eduardo Quaresma, jovem central que tem estado em grande forma pelo Sporting, a escolha acabou por recair noutros jogadores. De fora da convocatória também ficou Geovany Quenda, que havia sido chamado para os últimos compromissos.
Vale lembrar que Portugal entra em campo já no próximo dia 4 de junho, às 20h00, e caso vença irá disputar a final da Liga das Nações, agendada para dia 8 do mesmo mês, igualmente na Allianz Arena. Se sair derrotada diante dos germânicos, a armada lusa irá jogar pelo terceiro lugar, também no dia 8, mas desta feita na cidade de Estugarda.
Antes de se juntar à seleção, os quatro jogadores convocados estarão em campo na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica, já este domingo, no Estádio Nacional. Os comandados de Rui Borges procuram alcançar a desejada dobradinha, dias depois de terem consumado a conquista do bicampeonato nacional.
Avançado sueco termina a época com chave de ouro, após ter sido decisivo na grande parte dos jogos ao serviço do Clube de Alvalade
|
Viktor Gyokeres deixou Alvalade em delírio. O avançado sueco, de 26 anos, fez uma temporada de sonho com a camisola do Sporting: 39 golos apontados na Liga Portugal, um feito que o coloca entre os maiores goleadores de sempre no futebol português. Contratado em 2023 ao Coventry City, o camisola '9' confirmou todo o seu valor e, em apenas duas épocas, entrou para a história do Clube.
Gyokeres mostrou ao que vinha logo nas primeiras jornadas da Liga Portugal Betclic. Frente ao Farense, na 3.ª ronda, marcou um hat-trick e não mais parou. Foi decisivo na vitória por 2-0 frente ao Porto, na 14.ª jornada, e brilhou com o primeiro póquer ao serviço dos leões na goleada por 5-1 ao Estrela da Amadora. No empate com o Vitória de Guimarães (4-4), voltou a assinar um hat-trick que demonstrou toda a sua frieza na hora da finalização.
A regularidade de Gyokeres foi impressionante. Entre a 24.ª e a 27.ª jornada, marcou dois golos em três jogos consecutivos: frente ao Estoril, Casa Pia e novamente ao Estrela da Amadora. Já perto do fim da temporada, somou mais um hat-trick contra o Moreirense e novo poker no Bessa, diante do Boavista. O 39.º golo surgiu na derradeira jornada, diante do Vitória de Guimarães, selando a vitória por 2-0 em Alvalade, que consagrou o bicampeonato nacional ao Sporting, pela primeira vez em 71 anos.
O sueco marcou praticamente a todas as equipas do campeonato: Rio Ave, Nacional, Farense, Porto, Arouca, Aves, Casa Pia, Famalicão, Estrela da Amadora, Moreirense, Boavista, Guimarães, Estoril e Braga. Só Benfica, Santa Clara e Gil Vicente escaparam ao faro goleador do camisola '9'. O domínio ofensivo foi tão evidente, que voltou a sagrar-se o melhor marcador da Liga, tal como já tinha acontecido na temporada 2023/24.
Com a época terminada, os rumores de saída voltam a ganhar força. Depois de duas épocas inesquecíveis, o nome de Gyokeres está na mira de vários tubarões europeus. Certo é que, independentemente do futuro, os adeptos leoninos jamais esquecerão o homem que fez vibrar Alvalade com 39 golos numa só temporada. Na sua totalidade, o internacional sueco, terminou a sua época a marcar 53 golos em todas as competições, mais 10 que a época anterior.
Equipa verde e branca sagrou-se bicampeã nacional, tendo apontado um total de 88 remates certeiros no campeonato nacional
|
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional, terminando a temporada no primeiro lugar da classificação da Liga Portugal Betclic, com 82 pontos. Além da conquista do título, a equipa verde e branca foi o melhor ataque do campeonato, com 88 golos marcados, nas 34 jornadas da competição.
A campanha do Sporting começou com uma vitória caseira frente ao Rio Ave, por 3-1, no dia 9 de agosto. Em Alvalade, os leões inauguraram o marcador, aos 6 minutos, com um golo de Pote, a passe de Viktor Gyokeres. Aos 27’, o internacional português bisou, na sequência de um má reposição de bola do guarda-redes dos vilacondenses. Já na segunda parte, Gyokeres marcou o terceiro golo dos verdes e brancos.
Em setembro, na quarta jornada, o Sporting recebeu e venceu o Porto, por 2-0, no primeiro clássico do campeonato. Aos 72 minutos, Gyokeres - que foi o melhor marcador da Liga Portugal Betlclic, pela segunda época consecutiva - inaugurou o marcador, na conversão de uma grande penalidade, e, aos 90+3’, Geny Catamo dilatou a vantagem, depois de uma boa jogada individual.
No dia 10 de novembro, o Sporting deslocou-se a Braga, no jogo que marcou a despedida de Ruben Amorim do comando técnico dos leões. Ao intervalo, os bracarenses venciam por 2-0, mas, na segunda parte, os verdes e brancos conseguiram a reviravolta no marcador, com golos de Hidemasa Morita (68’), Morten Hjulmand (81’) e Conrad Harder (89’ e 90+4’). No final de dezembro, o Sporting venceu o dérbi frente ao Benfica, por 1-0, em Alvalade, na estreia de Rui Borges ao leme da equipa leonina. O encontro foi decidido com um golo de Geny Catamo, aos 29 minutos, após assistência de Gyokeres.
Já na reta final da temporada, destaque para a receção ao Gil Vicente, na qual o Sporting esteve muito tempo em desvantagem e conseguiu a reviravolta, graças a dois golos nos últimos 10 minutos. Aos 81’, Maxi Araújo fez o 1-1 e, num dos últimos lances do encontro, Eduardo Quaresma fez o 2-1, com um grande remate de fora da área. Por fim, na 34ª e última jornada da Liga Portugal Betclic, o Sporting recebeu e venceu o Vitória de Guimarães, por 2-0, no jogo do título. Em Alvalade, os verdes e brancos marcaram os dois golos na segunda parte, por intermédio de Pote (55’) e Gyokeres (83’).
Confira, abaixo, os 88 golos do Sporting no campeonato: