
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Pedro Porro não escondeu a felicidade, depois do Tottenham conquistar a Liga Europa, ao vencer o Manchester United (1-0), esta quarta-feira. Nos momentos de celebração, o lateral direito não se esqueceu do Sporting, o seu ex-clube, e destacou os festejos da conquista do bicampeonato, no Marquês de Pombal.
Em declarações aos jornalistas, no final do duelo frente à equipa treinada por Ruben Amorim, Pedro Porro começou por enaltecer o triunfo do Tottenham, que chegou depois de um golo de Brennan Johnson aos 42 minutos: “Sabia que ia ser um jogo difícil. Estou muito feliz pela vitória”.
Em seguida, o internacional espanhol manifestou a sua alegria pelo título do Sporting: “Vi a festa no Marquês e fiquei com 'ganas' de estar lá. Tenho muitos amigos [no Sporting]. Tenho muito boa relação com todos. Mandei mensagem ao Pote. Tenho sempre o carinho de Lisboa”.
No encontro frente ao Manchester United, Pedro Porro reencontrou-se com Ruben Amorim, com quem trabalhou no Sporting, e trocou algumas palavras com o técnico, depois do apito final: “Obviamente que só queria ganhar, mas também falei com ele depois do jogo. Acho que é um dos melhores treinadores. O que lhe disse? Para trabalhar mais forte. Acho que vai correr bem para ele”.
A cumprir a terceira temporada no Tottenham, Pedro Porro – avaliado em 45 milhões de euros – soma 50 jogos, quatro golos e nove assistências, em 2024/25. O lateral-direito internacional espanhol representou o Sporting durante duas épocas e meia, entre agosto de 2020 e janeiro de 2023, tendo conquistado um Campeonato e duas Taças da Liga. No Clube de Alvalade, participou em 98 partidas, nos quais assinou 12 golos e 20 assistências.
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol teve atitude especial em relação a associada do universo verde e branco, com vista à final da Taça
|
Rita Teixeira, adepta sportinguista ferida durante a Supertaça, vai assistir à final da Taça de Portugal, este domingo, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, a convite do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Proença. A jovem estará acompanhada pelos pais, no dérbi entre o Sporting e Benfica.
O caso remonta a 3 de agosto de 2024, no encontro da Supertaça Candido de Oliveira entre Sporting e Porto, disputado em Aveiro. Nuno Santos, que esteve ausente do jogo, partiu um vidro de proteção do camarote, que acabou por atingir e ferir dois adeptos, um deles com gravidade. O incidente levou à assistência hospitalar de Rita Teixeira, que sofreu um hematoma epicraniano.
O jogador leonino foi inicialmente punido com oito jogos de suspensão e multado em 3570 euros pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, o castigo viria a ser revogado, a 17 de março, pelo Tribunal Arbitral do Desporto.
Ainda na altura do incidente, quando se encontrava no reduto da Supertaça, Nuno Santos procurou o pai da adepta para assumir a responsabilidade pelo sucedido, numa atitude que reforçou o seu papel enquanto um dos capitães do Sporting.
O Sporting, recém bicampeão, procura conquistar a 18ª Taça de Portugal frente ao Benfica, num duelo marcado para as 17h15 deste domingo, no Jamor. Luís Godinho, da Associação Futebol de Évora, será o árbitro do encontro. Rui Borges, poderá ter grande novidade para o Benfica - Sporting.
Jovem jogador do Famalicão tem sido associado a uma transferência para o Clube de Alvalade e falou sobre a sua evolução nas últimas épocas
|
Gustavo Sá está na lista de reforços do Sporting para a próxima temporada. O médio foi a principal figura do Famalicão nas duas últimas épocas e é apontado, com insistência, a uma transferência para um patamar superior. Ainda assim, o jogador garante que não se ilude com os elogios e afirma que ainda pode melhorar.
“Gosto de ter os pés bem assentes na terra, saber que não sou o melhor do mundo nem o melhor jovem da nossa liga. Por aí posso diferenciar-me de outros, tento ser na minha vida uma pessoa normal, mais que um jogador. Acho que isso vai levar-me longe e já me trouxe até aqui”, começou por referir Gustavo Sá, numa entrevista ao jornal O Jogo.
Autor de quatro golos e sete assistências em 34 jogos, na presente temporada, ao serviço do Famalicão, o internacional sub-21 português diz que é “capaz de mais”: “Não me posso deixar abalar tanto pelas circunstâncias da equipa. Não penso, sinceramente, se devia ter feito mais golos e mais assistências, até porque tive bons números. Fiz uma boa época e estou orgulhoso. O resto é exigência pessoal”.
Com apenas 20 anos de idade, Gustavo Sá destaca-se pela maturidade e consistência. O atleta diz que o segredo está na tranquilidade com que aborda os jogos: “Tenho sempre o pensamento de que tudo vai acontecer como deve ser. Não me preocupo em demasia com o que vem a seguir ou com o desfecho das coisas. Isso tem sido crucial para dar jogador, olhando às consequências destes três anos na primeira equipa [do Famalicão]”.
A terminar, Gustavo Sá - avaliado em 13 milhões de euros - comentou ainda o facto de ter sido nomeado para o prémio Golden Boy, em 2024: “Foi algo normal para um rapaz de 18 ou 19 anos a jogar numa das principais ligas europeias como titular […]. Foi um orgulho estar entre grandes nomes, mas tenho muito caminho a andar e muito a conquistar”.
'Camisola 2' dos verdes e brancos quebrou silêncio sobre situação contratual com o Clube de Alvalade, numa altura em que saída tem sido muito falada
|
Matheus Reis vai renovar contrato com o Sporting. Tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, o defesa esteve perto de deixar Alvalade no próximo mercado de verão, mas os responsáveis verdes e brancos não desistiram das negociações com os representantes do jogador.
Matheus Reis: "Renovação? Vai acontecer naturalmente"
“Quero muito continuar a vestir esta camisola, continuar a construir a minha história no Clube, como já referi. Dou-me muito bem com as pessoas ligadas ao futebol e já há conversas para renovar. Acho que vai acontecer naturalmente", disse o 'camisola 2', em entrevista ao Maisfutebol.
Matheus Reis admitiu que o plantel está "numa fase de decisões" , tendo ainda para disputar a final da Taça de Portugal, diante do Benfica, "mas durante as férias vamos terminar este processo e a renovação vai acontecer de forma natural e tranquila", acrescentou o canarinho.
Matheus Reis: "Ruben Amorim? Fiquei muito triste, mas não chorei"
O polivalente do Sporting foi aposta de Ruben Amorim, que o trouxe do Rio Ave. Apesar de ter ficado abalado com a saída do técnico, o defesa não chorou: "Não, eu sou muito difícil de chorar. Até a minha esposa diz: ‘meu Deus do céu, nunca te vi chorar’. Acho que só me viu chorar quando o meu filho nasceu. Eu não choro, mas quando o Ruben Amorim anunciou que ia sair, fiquei assim... Como posso dizer? Fiquei muito triste, porque senti que era um ciclo que acabava ali. Ele falou connosco, disse que era o cenário perfeito, que já tinha tido outras propostas que não lhe ofereciam estas possibilidades, que era uma grande oportunidade de montar um clube grande do jeito que ele pensa, que queria muito ir, que estava decidido e que estava feliz".
"O que podemos fazer numa circunstância destas? Temos de apoiar. Ele foi uma pessoa que nos ajudou muito e que foi muito importante. Foi difícil, claro que sim. A equipa estava ali com tudo redondinho, onze vitórias consecutivas, sabíamos que íamos fazer um ano espetacular e, de repente, tudo se encerra ali, a meio. Muitos jogadores sentiram isso, não é? Acho que isso que esse foi o sentimento mais duro. Ele era um treinador, mas também era um pai para muitos. A nossa ligação não era apenas de treinador e jogadores", terminou.