Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sebastián Coates é o Capitão do Ano para a Redação do Leonino. 2024 foi ingrato para o legado do central, que se viu forçado a abandonar o Clube e regressar ao Uruguai por motivos familiares. Para trás fica uma bonita história, alguns recordes e muitas saudades.
Chegado a Alvalade no mercado de inverno de 2015/16, o defesa rapidamente ganhou lugar no onze inicial. Emprestado pelo Sunderland até ao final da época em questão, as exibições fizeram a Direção leonina estender a duração do acordo, até ao final de 2016/17. Volvido ano e meio, o Sporting pagou 5 milhões de euros aos ingleses para segurar o jogador em definitivo.
Coates foi criando uma bonita ligação com os adeptos, tornando-se o patrão da defesa dos leões. Juntamente com Jérémy Mathieu, fez, durante três temporadas, uma dupla muito acarinhada pela massa associativa do Clube de Alvalade.
Apesar de já ter o respeito dos adeptos, o momento que solidificou o uruguaio na História do Clube ocorreu na temporada 2017/18. O ataque à Academia Cristiano Ronaldo marcou um dos episódios mais negros do Sporting. Vários foram os jogadores e estrelas da equipa que rescindiram contrato, alegando justa causa. Mas Coates ficou, por profissionalismo, por respeito, por amor.
2019/20 ficaria possivelmente marcado como a pior experiência desportiva do jogador, ao longo de 8 anos com a Listada verde e branca. Seba passou um período difícil, bem como todo o plantel. Alguns autogolos e lances infelizes deixaram o central cabisbaixo para, na temporada seguinte, renascer como uma Fénix.
O Sporting voltou a sagrar-se Campeão Nacional, 19 anos depois, e Coates foi eleito o MVP da Liga. Com exibições defensivas irrepreensíveis, o 'camisola 4' foi crucial com golos nos instantes finais de várias partidas. Nessa época, balançou as redes adversárias em sete ocasiões. Seguiram-se mais duas temporadas a bom nível, apesar de os leões não terem conseguido revalidar o título, que chegaria a Alvalade mais uma vez, em 2024/25. O uruguaio voltou a ser crucial na campanha triunfante do Sporting, naquela que seria a sua última temporada.
Dia 6 de julho de 2024, o Sporting anunciou a saída daquele que era visto como figura paternal do plantel. Apesar de tudo prever uma renovação, Seba foi forçado a regressar ao Nacional de Montevideo. Para trás, fica o recorde de estrangeiro com mais jogos pelos leões - 369 -, 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: uma Taça de Portugal, uma Supertaça, dois Campeonatos Nacionais e quatro Taças da Liga.
P.S: A passagem do central em Alvalade deixou duas certezas na vida: A morte e 'Canto? Golo do Coates'. Nunca esqueceremos quem nos tornou mais fortes. Obrigado, pai!
Internacional portuguesa teve um ano de sonho, inscrevendo o seu nome na história do Clube de Alvalade e da Seleção Nacional
|
0Diana Silva foi eleita pela Redação do Leonino como Atleta Feminina do Ano. A avançado de 29 anos, que tem um papel crucial na formação verde e branca, acabou por escrever o seu nome na história do Clube de Alvalade.
A ‘camisola 19’ das leoas completou em 2024 o 200.º jogo com a Listada verde e branca. A marca notável garante à ponta de lança um lugar especial nas páginas do Sporting, sendo a jogadora com mais partidas pelo emblema leonino.
Na temporada 2023/2024, a dianteira de 29 anos fez 27 jogos, nos quais apontou 14 golos e fez duas assistências. Embora a formação comandada à data por Mariana Cabral não tenha conquistado qualquer título, Diana Silva solidificou o seu lugar como um dos pilares do futebol feminino do Sporting.
A nova época não tem sido fácil para Diana Silva, que marcou apenas dois golos e fez uma assistência em 15 jogos. Embora esta primeira metade de temporada tenha chegado com algumas dificuldades, na Seleção tem sido diferente. A jogadora portuguesa marcou o golo decisivo frente à República Checa, que apurou a seleção nacional para o Europeu de 2025.
Pelo Sporting, espera-se que continue a fazer história e vá escalando degraus na lista de atletas com mais partidas pelo Clube. O título continua a ser o grande objetivo e Diana Silva é um dos trunfos de Micael Sequeira para o regresso dos troféus ao Museu.
Aos 19 anos, a jovem médio tem vindo a afirmar-se em Alvalade, com cada vez mais minutos e prestações bastante positivas que deixam água na boca aos adeptos do Clube de Alvalade
|
0Andreia Bravo é a escolha da Redação Leonino para o Prémio Revelação do Ano (Feminino). Apesar de a temporada 2023-2024 não ter sido brilhante em termos coletivos para o Sporting, a jovem jogadora destacou-se como um dos pontos mais positivos da equipa leonina.
Com apenas 19 anos, a futebolista tem vindo a somar boas exibições na equipa agora liderada por Micael Sequeira, com minutos e prestações assinaláveis, tendo já participado em 16 encontros, com dois golos e quatro assistências em 2024/25.
O ponto alto da sua trajetória aconteceu no passado mês de outubro ao atingir um marco significativo na carreira de qualquer atleta profissional: a chamada à Seleção Nacional A, que atesta todo o seu talento e potencial, apesar da tenra idade.
A atleta integrou a convocatória de Francisco Neto para a primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, frente ao Azerbaijão (4-1) e chegou, inclusive, a somar os primeiros minutos com a equipa das quinas.
Após a primeira experiência na Seleção, a jovem médio voltou a ser utilizada no segundo encontro e, com um passe para golo, ajudou as ‘Navegadoras’ a levar de vencido o conjunto azeri (4-0) e a chegar à derradeira ronda do play-off, que Portugal viria a vencer diante da Chéquia (3-1 no agregado).
No panorama do futebol feminino em Portugal, surge assim uma nova estrela em ascensão: Andreia Bravo é uma das jogadoras mais promissoras da atualidade e um dos grandes ativos do plantel verde e branco.
Mãe de jogador do plantel de Rui Borges abordou momento dos leões e deixou mensagem emocionada ao craque dos verdes e brancos
|
0Quitéria Paulino, mãe de Geny Catamo, viveu com intensidade o dérbi diante do Benfica. O 'camisola 21' voltou a marcar aos encarnados e garantiu a vitória ao Sporting, tal como tinha feito no encontro do título, na reta final da temporada passada.
A milhares de quilómetros de distância, em Moçambique, a família do jovem celebrou com grande entusiasmo. A progenitor do jogador, partilhou o momento: “Vimos o jogo todos juntos, éramos uns nove, dez! Ainda não falei com ele, mas sei que está muito feliz”, contou ao jornal Record, diretamente de Maputo.
Em tom de brincadeira, não deixou de comentar a aptidão do filho para marcar ao rival lisboeta: “Está a tornar-se um especialista em marcar ao Benfica.” Com efeito, Geny Catamo soma três golos e uma assistência em apenas quatro dérbis pelos leões.
Quitéria recordou o momento exato do golo. “Saltámos todos, foi uma grande alegria depois de um golo muito lindo”, destacou. A celebração foi especial e compreensível, dado o impacto de Geny nos jogos grandes. Com apenas 23 anos, o ala tem sido protagonista em clássicos, com golos decisivos não só contra o Benfica, mas também frente ao Porto nesta época de 2024/25.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 25 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 1.622 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou quatro golos e realizou três assistências.