Futebol
Titular de Rui Borges no Sporting admite estar frustrado e atira: “Do nada…”
10 Out 2025 | 11:46
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
01 Jan 2025 | 16:00 |
Sebastián Coates é o Capitão do Ano para a Redação do Leonino. 2024 foi ingrato para o legado do central, que se viu forçado a abandonar o Clube e regressar ao Uruguai por motivos familiares. Para trás fica uma bonita história, alguns recordes e muitas saudades.
Chegado a Alvalade no mercado de inverno de 2015/16, o defesa rapidamente ganhou lugar no onze inicial. Emprestado pelo Sunderland até ao final da época em questão, as exibições fizeram a Direção leonina estender a duração do acordo, até ao final de 2016/17. Volvido ano e meio, o Sporting pagou 5 milhões de euros aos ingleses para segurar o jogador em definitivo.
Coates foi criando uma bonita ligação com os adeptos, tornando-se o patrão da defesa dos leões. Juntamente com Jérémy Mathieu, fez, durante três temporadas, uma dupla muito acarinhada pela massa associativa do Clube de Alvalade.
Apesar de já ter o respeito dos adeptos, o momento que solidificou o uruguaio na História do Clube ocorreu na temporada 2017/18. O ataque à Academia Cristiano Ronaldo marcou um dos episódios mais negros do Sporting. Vários foram os jogadores e estrelas da equipa que rescindiram contrato, alegando justa causa. Mas Coates ficou, por profissionalismo, por respeito, por amor.
2019/20 ficaria possivelmente marcado como a pior experiência desportiva do jogador, ao longo de 8 anos com a Listada verde e branca. Seba passou um período difícil, bem como todo o plantel. Alguns autogolos e lances infelizes deixaram o central cabisbaixo para, na temporada seguinte, renascer como uma Fénix.
O Sporting voltou a sagrar-se Campeão Nacional, 19 anos depois, e Coates foi eleito o MVP da Liga. Com exibições defensivas irrepreensíveis, o 'camisola 4' foi crucial com golos nos instantes finais de várias partidas. Nessa época, balançou as redes adversárias em sete ocasiões. Seguiram-se mais duas temporadas a bom nível, apesar de os leões não terem conseguido revalidar o título, que chegaria a Alvalade mais uma vez, em 2024/25. O uruguaio voltou a ser crucial na campanha triunfante do Sporting, naquela que seria a sua última temporada.
Dia 6 de julho de 2024, o Sporting anunciou a saída daquele que era visto como figura paternal do plantel. Apesar de tudo prever uma renovação, Seba foi forçado a regressar ao Nacional de Montevideo. Para trás, fica o recorde de estrangeiro com mais jogos pelos leões - 369 -, 37 golos marcados, 10 assistências e oito títulos: uma Taça de Portugal, uma Supertaça, dois Campeonatos Nacionais e quatro Taças da Liga.
P.S: A passagem do central em Alvalade deixou duas certezas na vida: A morte e 'Canto? Golo do Coates'. Nunca esqueceremos quem nos tornou mais fortes. Obrigado, pai!
Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, onde os jovens do conjunto secundário foram destaque
10 Out 2025 | 15:59 |
Rui Borges chamou Rayan Lucas à sessão de treino da equipa A do Sporting, esta sexta-feira, dia 10 de outubro. Os leões continuam a preparação para a difícil série de jogos que vai acontecer assim que a pausa para seleções FIFA terminar.
Rayan Lucas tinha estado afastado dos trabalhos do Sporting, em virtude da sua participação no Mundial sub-20, ao serviço da seleção Brasileira. O antigo jogador do Flamengo viu a sua equipa nacional ser afastada na fase de grupos do torneio intercontinental, e está de volta a Alcochete, já integrado nos trabalhos do conjunto verde e branco - o médio também recebeu boas notícias de Rui Borges recentemente.
De resto, Rui Borges chamou mais oito jogadores da equipa B do Sporting, para colmatar as 15 ausências no plantel verde e branco, dos jogadores que se encontram ao serviço das Seleções, a maior parte deles a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026.
Os oito jogadores chamados por Rui Borges foram os seguintes: os defesas Rômulo, José Silva e Rodrigo Dias; os médios Rafael Besugo, Kauã Oliveira e Samuel Justo; e os atacantes Paulo Cardoso e Rafael Nel (para além do já mencionado Rayan Lucas).
O treino decorreu normalmente, com a particularidade de ter acontecido no relvado do campo Aurélio Pereira, uma vez que o relvado está a ser substituído na ala profissional da Academia, onde a equipa de Rui Borges costuma treinar. Vale ainda referir que os leões vão disputar um jogo, à porta fechada, contra um clube de Lisboa, na manhã do próximo sábado, 11 de outubro.
Rui Borges optou por deixar o jovem médio dos leões fora da lista de convocados para a partida da oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:49 |
Rui Borges optou por deixar João Simões fora da ficha de jogo do Sporting - Braga e o jogador ficou confuso com a decisão, sabe o Leonino. O médio tentou perceber o motivo para ter sido deixado de lado após o jogo frente ao Napoli, no qual foi titular e até um dos destaques dos leões na partida.
Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.
No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.
Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Plantel principal dos verdes e brancos veio de folga após o empate com o Braga, válido para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic
10 Out 2025 | 13:18 |
Rui Borges aproveitou o regresso da equipa do Sporting aos trabalhos para colocar os pontos nos i's junto do seu plantel. Depois de três dias de folga, com muitos jogadores ausentes devido à paragem para as seleções, o técnico dos leões quis deixar uma mensagem.
Antes de arrancar com a sessão de trabalhos, o treinador dos verdes e brancos optou por se dirigir ao plantel e abordou tudo o que correu mal no empate frente ao Braga (1-1), tanto como apontou rapidamente para o próximo objetivo do Sporting, que é o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.
De acordo com o jornal Record, Rui Borges pediu ao seu grupo seriedade na preparação do jogo frente ao Paços de Ferreira e que todos encarem o adversário da Liga 2 com o maior respeito, uma vez que a deslocação ao seu terreno é tradicionalmente complicada.
Vale lembrar que o Sporting também deverá ter agendado um jogo particular para uma das próximas sessões de trabalho, mas ainda não se conhece o adversário escolhido. O objetivo da equipa técnica passa por dar minutos aos jogadores menos utilizados do plantel.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.