
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim, treinador do Sporting, fez, esta segunda-feira, a conferência de imprensa de antevisão à partida da segunda mão da Taça de Portugal, frente ao Benfica. Entre muitos temas, o timoneiro distanciou-se da vantagem alcançada no primeiro embate e focou-se apenas neste duelo.
"O resultado da 1.ª mão não terá influência antes do jogo, poderá ter depois. Temos de saber lidar com a eliminatória. O jogo tem de ser preparado para vencer e nesse aspeto não terá influência. Em relação à equipa não vou abrir o jogo. A nossa forma de jogar é clara, as ideias também, e o que dificulta mais a preparação são as caraterísticas dos jogadores que vamos enfrentar”, começou por dizer.
E prosseguiu: “O Benfica tem trocado as caraterísticas dos avançados, se joga o João Mário, o Rafa, o Neres, se depois joga o Florentino ou um médio mais de criação. Isso dificulta a preparação, mas sabemos da importância do jogo e queremos muito estar na final"
O Sporting defronta esta terça-feira, 2 de abril, o Benfica, no Estádio da Luz, numa partida relativa à segunda mão da Taça de Portugal. Recorde-se que no primeiro jogo desta eliminatória, a turma de Rúben Amorim levou a melhor por 2-1 com golos de Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves.
Depois do embate da prova rainha, os leões terão também duelo frente aos encarnados, desta vez para a 28.ª ronda da Liga Portugal Betclic, que será decisivo para as contas dos lugares cimeiros da competição. O Sporting é atual líder isolado com 68 pontos, mais um que o Benfica, mas uma partida em atraso, frente ao Famalicão.
Defesa central dos leões chegou muito jovem a Alvalade, mas teve oportunidade de aprender com vários jogadores muito experientes
|
Ousmane Diomande, jovem defesa central do Sporting, cumpriu, recentemente, a mítica marca dos 100 jogos de leão ao peito. O costa marfinense concedeu uma entrevista aos canais oficiais dos leões, onde, entre outros temas, lembrou Luís Neto e Seba Coates, e destacou os ensinamentos que os dois lhe passaram.
Começou por falar das primeiras impressões no Sporting: "A primeira coisa foi o estádio, claro. Eu costumava jogar em estádios mais pequenos e, por isso, fiquem muito impressionado, tal como fiquei na minha estreia. Quando vi os adeptos só pensava: uau! Já sabia que era um clube muito grande, mas ainda mais quando os vi a apoiar a equipa", atirou.
Lembrou, de seguida, os ensinamentos dos elementos mais experientes do plantel: "No início, o Seba [Coates] estava sempre a dar-me conselhos, embora eu já olhasse sempre para ele, claro, porque sabia que era um jogador de topo. Como defesa, ele foi muito importante para a equipa, aprendi com ele e, também, com os conselhos do Neto. Aprendi muito com ambos, porque são muito calmos e acho que isso foi importante para mim", explicou Ousmane Diomande.
Depois, falou dos momentos mais marcantes com a Listada verde e branca: "Acho que estou a viver o meu melhor momento agora. Como se vê, os adeptos estão por todo o lado e querem ser bicampeões. Estão muito motivados e nós também. Vemo-los nas ruas, é espetacular e acho que este é o momento mais especial. Agora, claro que temos de vencer o último jogo para que a alegria seja ainda maior. O meu primeiro golo foi contra o Benfica. Excelente ambiente, contra uma grande equipa, por isso festejei como um maluco!", revelou o defesa central.
Por último, destacou a presença na Liga dos Campeões: "Todas as crianças sonham com isso e, além disso, foi em casa. Só pensava em quando, antes, eu via os jogos e ouvia o hino. Foi muito especial e vou sempre recordar esse momento", rematou Ousmane Diomande, central do Sporting.
Dupla de jovens das camadas de formação dos leões tem estado em bom plano nas equipas secundárias e foram recompensados recentemente
|
Prosseguiu, esta quinta feira, dia 16 de maio, a preparação do Sporting para o encontro contra o Guimarães, que pode dar o título nacional aos leões. Rui Borges teve cinco ausências no treino, e chamou uma dupla de jovens para colmatar os indisponíveis.
Rui Borges não pode contar com os três jogadores que se lesionaram gravemente e que estão de fora até ao fim da época: Nuno Santos, Daniel Bragança e João Simões. Os três tiveram lesões que precisaram de cirurgia, e não devem voltar a pisar os relvados até ao início da temporada 25/26.
Para além destas três ausências, que já eram anunciadas, juntam-se mais dois jogadores indisponíveis para a importante partida com o Guimarães: Morten Hjulmand e Ricardo Esgaio. O capitão verde e branco e o lateral português vão falhar o encontro devido à acumulação de cartões amarelos.
Para colmatar estas cinco ausências, importantes para as dinâmicas da equipa do Sporting, Rui Borges chamou dois jogadores das camadas jovens dos leões: foram eles João Muniz, jovem central que já tinha sido chamado pelo técnico na semana da preparação para o dérbi, e Eduardo Felicíssimo, médio defensivo que tem feito parte dos trabalhos da equipa principal praticamente desde a chegada de Rui Borges ao Clube, devido às limitações que se fizeram sentir no meio campo durante grande parte da época.
Na próxima sexta feira, dia 16 de maio, os leões voltam a treinar na Academia Cristiano Ronaldo. Pelas 12h30, Rui Borges vai falar com os jornalistas em conferência de imprensa, e de seguida a equipa vai partir para o estágio antes do jogo com o Guimarães.
Peça-chave da equipa vimaranense sabe o que é ganhar no reduto dos verdes e brancos e quererá repetir o feito no duelo do próximo sábado
|
A equipa do Sporting está focada na receção ao Vitória de Guimarães, no próximo sábado. Em caso de vitória no desafio, os verdes e brancos conquistam o bicampeonato. Ainda assim, o Clube de Alvalade terá pela frente uma equipa vimaranense comandada por Luís Freire, treinador que já celebrou um triunfo no reduto leonino.
Analisando os registos, verifica-se que o técnico de 39 anos já defrontou o Sporting em oito ocasiões, enquanto treinador principal. O saldo é de uma vitória, um empate e seis derrotas, sendo que o único triunfo aconteceu logo no primeiro jogo frente aos verdes e brancos. Em outubro de 2018, ao serviço do Estoril, Luís Freire comandou a equipa da Linha a uma vitória por 2-1, em Alvalade, num desafio referente à segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.
Nos cinco duelos seguintes, o Sporting levou a melhor. No comando técnico do Nacional, Luís Freire foi derrotado na receção aos verdes e brancos por 2-0, em janeiro de 2021. Já ao serviço do Rio Ave, em 2022/23 e 2023/24, seguiram-se outros quatro desaires para o jovem técnico e sempre sem golos marcados pelos vilacondenses – 3-0 e 2-0, em Alvalade, 2-0 e 1-0, no Estádio dos Arcos.
Ainda na época passada, Luís Freire voltou a conseguir travar o Sporting. Na 23ª jornada do campeonato, a equipa comandada por Ruben Amorim deslocou-se ao terreno dos vilacondenses e não foi além de um empate 3-3. Na presente temporada, Luís Freire já defrontou o Sporting, também ao serviço do Rio Ave. Na primeira jornada da Liga Portugal Betclic, a formação de Vila do Conde deslocou-se a Alvalade e foi derrotada por 3-1.
A partir das 17h15 do próximo sábado, Luís Freire - que soma duas vitórias e duas derrotas, no confronto direto com Rui Borges - vai defrontar o Sporting, pela primeira vez, no comando técnico do Vitória de Guimarães. Vale lembrar que no jogo da primeira volta, no Estádio D. Afonso Henriques, leões e vimaranenses empataram 4-4, com Daniel Sousa ao leme dos minhotos.