Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

PROBLEMAS ATRÁS DE PROBLEMAS! FERNANDO MAMEDE, ANTIGO ATLETA DO SPORTING, VIVE EM DEPRESSÃO: "JÁ CHEGA DE LÁGRIMAS"

Antigo atleta do Sporting, vive isolado do mundo e a sua única valência é a sua companheira

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Os tempos não são os melhores para o ex-atleta do Sporting, Fernando Mamede. Segundo informação lançada pelo escritor Luís Osório, o desportista isola-se em casa devido à depressão que enfrenta. A sua única companhia e suporte é a sua companheira.


"Fernando Mamede está em casa. Raramente sai, raramente tem a força suficiente para encarar os vizinhos, a sua rua, a cidade, o país. Está profundamente convencido de que apenas o recordamos pelos fracassos", começou por afirmar o escritor português.


"Fernando está com a sua companheira de sempre. Que o amparou em todos estes anos, que o abraçou sempre que ele precisava de um abraço, que foi corajosa a enfrentar os cabos que a vida lhes foi colocando à frente. Mas também ela já não consegue.", continuou o consultor empresarial.


Em elogio ao 'meio fundo', o jornalista sublinhou que: "Fernando Mamede foi um dos nossos maiores campeões. Recordista mundial dos 10 mil metros numa corrida épica, julgo que em Estocolmo. Quando estava bem era praticamente invencível", destacou o encenador.

O comentador político deixou um apelo ao vencedor do Prémio Stromp na categoria 'Atleta amador' e à sua esposa: "E a sua mulher, habituada a ser soldado contra as angústias, sente que mais nada pode fazer.  Querido Fernando… não faz sentido pensar que o país o olha de lado", rematou.



Clube

"ATÉ A TERRA ABANA" - SPORTING APROVEITA SISMO E 'PICA-SE' COM O BENFICA DEPOIS DE SENDA VITORIOSA

Último fim de semana foi recheado de conquistas importantes para o Clube de Alvalade contra o eterno rival

Sporting celebra vitórias frente ao Benfica de forma inusitada nas redes sociais
Sporting celebra vitórias frente ao Benfica de forma inusitada nas redes sociais

  |

Icon Comentário0

O Sporting utilizou as suas redes sociais, no início da manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, para não deixar passar em branco o fim de semana histórico de vitórias para o Clube de Alvalade. Poderá dizer-se que foram as duas Supertaças que fizeram abanar o país.


“Com um fim de semana destes, até a terra abana. Três dias, duas Supertaças”, escreveram os leões na publicação divulgada nos meios de comunicação oficiais do clube. A arrecadar duas Supertaças, ambas perante o Benfica, as equipas de andebol e de futebol feminino consagraram-se campeãs.


Com a vitória da equipa de andebol - a segunda em dois jogos oficiais esta temporada - os comandados de Ricardo Costa - depois de uma época de sucesso que terminou com a conquista do triplete: Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça - voltam a conquistar mais um título na modalidade.


Já Mariana Cabral, treinadora das leoas não se deixou ficar calada e comentou a vitória frente às águias: "É um triunfo muito saboroso para nós. Na época passada estivemos nas decisões e acabámos por não ganhar nada. O trabalho estava a ser positivo e bem feito, faltava ganhar e o Sporting precisa de troféus", disse, destacando ainda a atitude das suas jogadoras: "Deu para ver a forma como acreditaram até ao fim e viraram o resultado”.

O sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter, às 5h11, com o epicentro a registar-se a 58 quilómetro de Sines, foi o protesto ideal para os leões assinalarem as vitórias de forma bem humorada.


Confira a publicação:


Clube

“NUNCA DEIXOU DE CRITICAR” - VARANDAS, PRESIDENTE DO SPORTING, RECORDOU DIRIGENTE OLÍMPICO

Líder do Clube de Alvalade enalteceu a memória de um "homem com grande elevação e sentido de dever"

Presidente do Sporting, Frederico Varandas, homenageou Presidente do Comité Olímpico de Portugal
Presidente do Sporting, Frederico Varandas, homenageou Presidente do Comité Olímpico de Portugal

  |

Icon Comentário0

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, homenageou José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), que faleceu no último domingo, dia 11 de agosto, aos 74 anos. Durante o velório realizado na sede do Comité, o líder dos leões deixou uma mensagem emocionada: “Um homem de valores, independência e coragem.”


“Nos quase seis anos em que estive à frente do Sporting, tive o privilégio de conhecer José Manuel Constantino. Foi um homem que me impressionou profundamente. Constantino era um homem de valores, com grande elevação e um enorme sentido de dever, algo que ele demonstrou até o último dia”, afirmou o responsável máximo dos verdes e brancos, realçando a dedicação do dirigente do COP ao longo dos anos.


Apesar da batalha contra a doença nos últimos anos, Constantino não deixou que isso o impedisse de trabalhar até o fim. Foi “um homem com pensamento livre e corajoso” e que “nunca deixou de criticar a total ausência de estratégia, de visão e de política desportiva dos sucessivos governos”, demonstrando ainda “grande independência e coragem”, realçou o dirigente do Clube de Alvalade.


Entre os vários atletas que participaram num dos maiores eventos desportivos do Mundo, 17 representaram o Sporting. Os Jogos Olímpicos tiveram início a 26 de julho, em Paris, e decorreram em França até ao passado domingo, dia 11 de agosto, altura pela qual se entregaram as últimas medalhas.

Entre os vários atletas leoninos que participaram num dos maiores eventos desportivos do Mundo é possível destacar Jorge Fonseca (judo), Teresa Bonvalot (surf), Mouhamed Aly e Pedro Martínez (andebol), Jéssica Inchude (lançamento do peso), Tiago Pereira (triplo salto), Emmanuel Eseme (100 metros) e Cátia Azevedo (400 metros).



Modalidades

“FOI UM DIA EXTRAORDINÁRIO”: EX SPORTING RELEMBRA MOMENTO QUE DEFINIU A SUA CARREIRA

Atleta que deixou a sua marca no Clube de Alvalade recorda ocasião e conta como tudo aconteceu

Fernando Mamede recorda dia que bateu recorde do mundo dos 10 mil metros
Fernando Mamede recorda dia que bateu recorde do mundo dos 10 mil metros

  |

Icon Comentário0

Faz esta terça-feira, dia 2 de julho, 40 anos que Fernando Mamede, antigo atleta do Sporting, bateu o recorde do mundo dos 10 mil metros, sendo o primeiro português a estabelecer um máximo planetário no atletismo. Atualmente, com 72 anos, o alentejano recorda ao diário desportivo Record os momentos que levaram à marca de 27:13.81 minutos, quase menos 9 segundos que o anterior recorde mundial, de Henry Rono (27:22.05). 


"Essa marca teve um significado e um impacto enorme, foi um dia extraordinário", começou por declarar Fernando Mamede, que nessa corrida, em Estocolmo, teve as condições ideias para estabelecer a marca, tudo idealizado pelo já falecido Moniz Pereira. Nessa corrida, Guilherme Alves foi a primeira lebre de serviço, para mais tarde ser Carlos Lopes a assumir as despesas para partir os adversários. 


Mamede que havia ficado para trás, conseguiu recuperar ao nono quilómetro e desferiu o ataque letal a duas voltas do fim, com Lopes a ser segundo, ultrapassando também ele o máximo de Rono, com 27:17.48. "Era uma geração fantástica. Eu, o Carlos Lopes, a Rosa Mota... Já não existe fornalha como no meu tempo. Os talentos não aparecem e já não se treina a sério como se devia. Para se ser recordista mundial, tem de se trabalhar no duro", explicou.


Na opinião do antigo atleta do Sporting, o fundo e meio-fundo de Portugal estão comprometidos: "Podem haver surpresas, mas são os africanos a dominarem, exceção feita aos irmãos noruegueses Ingebrigtsen, Henrik, Filip e Jakob. Mesmo assim, continuo atento e ligado aos resultados do atletismo”. Contudo, Fernando Mamede, vê um futuro positivo para o atletismo em Portugal. “"O fundo e meio-fundo está mais fraco, mas as equipas nacionais estão muito mais fortes, com resultados em outras disciplinas mais técnicas. Tem havido uma grande evolução". 

No que diz respeito à rivalidade com Carlos Lopes em Estocolmo, Mamede considera que houve fairplay: “Cada um fez a sua corrida, a contar para os seus tempos, Lopes tinha a missão de me estoirar antes, o que esteve quase para acontecer, só que não dei parte de fraco, era na realidade o mais rápido do mundo”, considerou o ex-leão. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)
Clube

SPORTING GARANTE 'CONTRATAÇÃO' E FAZ ANÚNCIO NAS REDES SOCIAIS (COM IMAGEM)

 

Icon Comentário0
BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS
Clube

BRONCA EM ALVALADE: CLAQUES DO SPORTING PREPARAM-SE PARA SER DESPEJADAS

 

Icon Comentário0
INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING
Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

 

Icon Comentário0