Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Aroso é antigo treinador ajunto do Vitória de Guimarães, e chegou mesmo a orientar a equipa como treinador principal, em encontro da segunda jornada da Liga Portuguesa na temporada transata, aquando a saída de Moreno do comando vimaranense. Deixou elogios a todos os níveis Alberto Costa, jogador que orientou à época, e que tem sido muito ligado ao Sporting.
”Conheci-o com mais profundidade na pré-época de 2023/24. É uma altura em que passamos muito tempo juntos durante o estágio. Sobre a pessoa, é um miúdo fantástico que caiu muito bem no grupo. Só quem está dentro tem esta perceção. Naquelas brincadeiras com os jogadores mais novos, ele teve uma forma de estar que fez com que fosse bem aceite pela sua simplicidade e boa disposição”, referiu o treinador.
Já a nível técnico e tático os elogios prosseguem “É um jogador muito rápido, tem boa qualidade técnica, consegue driblar em velocidade, é muito forte a sair em drible e é ofensivo. Tem ainda uma boa capacidade no jogo aéreo, o que nem sempre acontece nos laterais. É capaz de oferecer isso no ataque e na defesa”, continuou o raciocínio.
Para o antigo treinador do jogador, João Aroso, caso o Sporting de Rui Borges avance mesmo para a contratação do defesa, ficará muito bem servido, por se tratar de um jogador com uma elevada capacidade técnica e tática, com uma enorme capacidade de integração em grupos novos e principalmente por ter uma enorme margem de progressão.
Relembrar que a provável chegada de Alberto Costa se prende com dois fatores essenciais: em primeiro lugar, a entrada de Rui Borges viu a equipa dos leões mudar o seu sistema, de um 3x4x3, para um 4x4x2, algo que deixou o plantel verde e branco com escassez em relação aos seus laterais, o que anteriormente não era um problema, e ainda a possível saída de Iván Fresneda.
Elemento que fez parte do Clube verde e branco durante muitos anos muda-se agora para outro continente, onde vai defrontar o astro argentino
|
0Filipe Çelikkaya esteve ligado à formação do Sporting durante largas épocas, tendo comandado até mais do que uma equipa diferente das camadas jovens dos leões. O treinador com raízes portuguesas e turcas parece já ter encontrado nova aventura: os Chicago Fire, dos Estados Unidos da América.
Quem avança a informação é o jornal 'O Jogo'. Segundo o diário português, o antigo técnico verde e branco já tem tudo acertado com o clube norte americano para assumir a equipa principal. Vai, assim, juntar-se à Major Soccer League - MLS - onde também alinham alguns ídolos do futebol mundial, como é o caso de Lionel Messi.
Filipe Çelikkaya esteve ligado ao Sporting durante largas épocas. Chegou ao Clube como adjunto de Luís Castro, em 2015, e passou dois anos na equipa sub-19 dos leões. Voltou, já como treinador principal, em 2020, para assumir a equipa B. Esteve ligado a Alvalade até 2024, quando terminou o seu contrato com o Clube, depois de ter chegado a disputar a UEFA Youth League ao serviço do Sporting.
Além do emblema leonino, o treinador com dupla nacionalidade esteve ainda no Al-Ahli, no Chaves, no Vitória de Guimarães e no Shakhtar Donetsk, mas sempre como treinador adjunto - as únicas experiências como técnico principal foram na Academia de Alcochete.
Junta-se, agora, aos Chicago Fire, equipa que na época passada terminou no último lugar na Conferência Este da MLS - conquistou 30 pontos em 34 jogos, fruto de sete vitórias, nove empates e 18 vitórias - e foi a segunda pior equipa na totalidade das 30 que compõem o campeonato norte americano.
Antigo jogador do Clube de Alvalade respondeu às críticas de que foi alvo e não deixou comentador desportivo sem resposta
|
0Antonio Cassano voltou a criticar Rafael Leão, mesmo depois da exibição decisiva do jogador na final da Supertaça de Itália, onde ajudou o Milan a bater o Inter de Milão por 3-2. O antigo avançado italiano, agora comentador, criticou o jogador no programa CalcioConlaEffe, sendo que o ex-futebolista do Sporting respondeu à provocação.
"Ele não sabe jogar com a equipa. Conceição vai perceber em breve que não presta, que é um jogador zero a zero, como o Martial, nem carne nem peixe. Digo-o esta noite, é um jogador falso, fraco, não vê a baliza. Tem é de agradecer ao Paulo Fonseca, devia estar envergonhado de dizer que Conceição lhe deu energia, Fonseca sempre lhe deu. Isso mostra que ele não tem t******’”, afirmou. A resposta do internacional português não tardou… e foi exatamente a mesma que já tinha dado noutras ocasiões: dois emojis de palhaço.
O próprio Sérgio Conceição - que chegou a ser apontado ao Sporting - já tinha abordado a forma de jogar de Leão, mas com um tom bem diferente. “O Rafael Leão é um fenómeno, disse-lhe isto no fim do jogo. Ele é um português relaxado, eu sou mais intenso. Pode ser o melhor jogador do Mundo porque tem tudo, mas ainda tem de aprender algumas coisas sobre como colocar-se ao serviço da equipa”.
Esta temporada, Rafael Leão, atualmente avaliado em 75 milhões de euros, participou em 23 jogos com a camisola dos italianos. Nos 1.575 minutos totalizados dentro das quatro linhas, o jogador formado em Alvalade já conta com seis golos e seis assistências na conta pessoal.
Ao serviço da turma verde e branca, antes de rescindir contrato, após a invasão à Academia de Alcochete, Rafael Leão realizou apenas cinco jogos, marcando dois golos. O internacional português estreou-se com a Listada verde e branca diante do Oleiros, tendo feito um dos golos do triunfo por 4-2.
Antigo treinador dos leões - depois da saída de Ruben Amorim, e antes da entrada de Rui Borges - deverá estar de volta ao clube verde e branco
|
0João Pereira deixou o Sporting no fim do ano passado, para dar espaço à entrada de Rui Borges. O antigo treinador dos leões tinha vindo substituir Ruben Amorim, que abandonou o Clube a 11 de novembro para rumar ao Manchester United, mas o período à frente da equipa não correu bem, e terminou substituído. Deve, agora, voltar aos leões, pela mão do Presidente Frederico Varandas.
Quem avança a informação é o jornal 'Record'. Segundo o periódico português, o dirigente máximo dos leões convidou o antigo técnico da equipa principal a retomar o seu antigo lugar na estrutura leonina - o de treinador da equipa B verde e branca.
Segundo a mesma fonte, o convite teria sido estendido a João Pereira logo no dia 23 de dezembro, altura em que se efetivava o afastamento da equipa principal. A decisão terá ficado nas mãos do técnico, que refletiu desde então, e que se encontra agora pronto para oferecer uma resposta - resposta essa que deverá ser positiva.
Relembre-se que João Pereira já era o comandante da equipa secundária do Sporting, antes da saída de Ruben Amorim. Foi 'promovido', na altura, e esteve cerca de mês e meio com o plantel principal, mas os resultados ficaram aquém das expetativas dos adeptos e da Direção leonina - apenas três vitórias em oito jogos, onde contou ainda com um empate e quatro derrotas.
No entanto, Frederico Varandas, Presidente dos verdes e brancos, terá mantido a confiança no trabalho do treinador português com as camadas jovens do Clube de Alvalade, e ofereceu-lhe a hipótese de voltar ao cargo que tinha antes de dar o 'salto'. Resta saber se a reentrada de João Pereira vai obrigar, ou não, a mais alguma 'arrumação' da Direção verde e branca em relação aos treinadores da Academia de Alcochete.