
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Raphinha, antiga estrela do Sporting e agora figura de destaque no Barcelona, surpreendeu ao revelar que esteve muito perto de alinhar pela seleção italiana no Euro 2020, competição que acabou por ser conquistada pela equipa de Roberto Mancini. Tudo falhou por um pormenor burocrático: o passaporte.
"Estive perto de aceitar o convite da seleção italiana. Deveria ter ido para o Euro 2020, que eles venceram. Basicamente, estava pronto para ir. Felizmente, o passaporte não chegou a tempo", disse o internacional brasileiro, numa entrevista concedida a Isabela Pagliari.
À data da competição, que decorreu no verão de 2021 devido ao adiamento causado pela pandemia, o ex-jogador leonino representava o Leeds United, na Premier League inglesa. O interesse da seleção italiana era real e constante. «Naquele momento, as pessoas da seleção italiana estavam a ligar-me. Jorginho ligava-me constantemente», contou.
O destino acabou por sorrir ao jogador da equipa catalã: em agosto de 2021, foi chamado pela primeira vez à seleção brasileira, estreando-se dois meses depois. Hoje é uma peça-chave da canarinha, somando já 33 internacionalizações e 11 golos marcados.
Recorde-se que o antigo jogador do Sporting esteve em Alvalade uma época e meia, somando 41 jogos, nove golos e duas assistências com o símbolo do leão ao peito. Após a sua caminhada em Alcochete, o avançado brasileiro rumou a França para servir o Rennes, onde esteve também uma temporada e meia. Foi depois, transferido para o clube inglês Leeds United, onde se destacou. Atualmente joga pela equipa catalã e tem somado sorrisos por parte dos adeptos. Esta temporada esteve presente em 52 partidas, tendo registado 31 golos e 23 assistências, sendo por isso, uma peça fundamental na equipa liderada por Hansi Flick. Raphinha tem prestado boas exibições na Liga dos Campeões, tendo já ultrapassado Lionel Messi num aspeto.
Avançado sueco do clube de Alvalade volta a fazer história e entra numa lista onde poucos conseguiram chegar. Descobre quem o acompanha no pódio mundial
|
Viktor Gyokeres não pára de somar conquistas e esta segunda-feira foi colocado no pódio dos maiores criadores de golo do mundo. O Observatório do Futebol (CIES) publicou um estudo que revela os jogadores com maior média de golos e assistências combinadas por jogo, tendo como base os campeonatos nacionais à escala global, e o sueco do Sporting surge entre os três primeiros.
Com 1,37 golos ou assistências por jogo, resultado direto dos 38 golos e sete assistências em 32 partidas no campeonato português, o avançado leonino apenas foi superado por Aleksandar Katai (Estrela Vermelha), com 1,65, e por Ousmane Dembélé (PSG), com 1,41. O top 5 fica completo com Ndiaye (também do Estrela Vermelha) e Fo-Doh Laba (Al Ain). Para o estudo, foram apenas considerados os jogadores com mais de 900 minutos disputados.
Chegado ao Sporting em 2023/24, Gyokeres conquistou rapidamente o coração dos adeptos. Na época de estreia, foi o melhor marcador do campeonato e peça-chave na conquista do título nacional. Esta temporada, mantém o ritmo avassalador, com 38 golos no campeonato e presença constante nos jogos decisivos. Com este registo, não só lidera os melhores criadores de golo a nível mundial como também está na corrida pela Bota de Ouro.
Com a época a aproximar-se do fim, o sueco segue à frente da lista europeia de marcadores, onde pontuam nomes como Mohamed Salah, Harry Kane, Lewandowski e Retegui. Apesar de ter ficado em branco frente ao Gil Vicente, Gyokeres continua em vantagem, já que nenhum dos seus concorrentes diretos marcou na última jornada. Ainda assim, a luta promete ser intensa até ao último apito.
O Sporting vai defrontar o seu eterno rival na próxima jornada. Com encontro marcado no Estádio da Luz, às 18h, a equipa de Rui Borges já se encontra em preparações para o grande duelo, que poderá decidir quem será o campeão da Liga Portugal Betclic esta temporada.
Jornalista destaca coragem de Rui Borges, faz contas ao título e aponta um futebolista como símbolo de superação e esperança leonina
|
O Sporting venceu no domingo passado, 4 de maio, o Gil Vicente em Alvalade por 2-1. Uma vitória bastante sofrida, visto que o último golo da equipa de Rui Borges foi já nos minutos de compensação do final da partida. O que parecia ser um empate em casa, virou uma vitória sofrida até aos últimos instantes. Eduardo Quaresma marcou aos 90+3 minutos, incendiou o Estádio José de Alvalade, e tornou-se o herói do jogo.
Rogério Azevedo assinou esta segunda-feira um artigo de opinião no jornal A Bola onde fala nos altos e baixos na carreira do central de 23 anos. O jornalista começa por elogiar a leitura de Rui Borges na vitória sobre o Gil Vicente, sublinhando a ousadia na gestão de Morten Hjulmand: “Rui Borges inventou mais uma: Hjulmand jogava um bocadinho e o Sporting vencia. O treinador ganhou a aposta.”
Com humor, ironia e números, Azevedo explica como todas as possibilidades da jornada 33 foram reduzidas à mais óbvia: “ganharam os dois. E com a mesma margem: 2-1.” Para o autor, tudo se resume agora ao talento dentro das quatro linhas: “Na jornada 33 (como na 34) tudo será resolvido pelo talento de 32 jogadores. Por Aursnes e Maxi e por Otamendi ou Quaresma. Os quatro que adiaram tudo para o próximo fim de semana.”
O jornalista apresenta ainda diferentes cenários para a reta final do campeonato, destacando a importância do próximo dérbi. “Há, pois, cerca de 50 por cento de possibilidades de haver campeão já na próxima jornada: Sporting ganhar ou Benfica ganhar por mais de um,” escreve. E vai mais longe, antecipando os possíveis desfechos na última jornada em caso de empate na Luz: “havendo empate na Luz, Sporting terá 66,7 por cento de ser campeão frente ao Guimarães e o Benfica terá 33,3 por cento de possibilidades de ser campeão perante o Braga.”
"Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas”
Mas é no final que Rogério Azevedo deixa uma nota emocional e muito especial para Eduardo Quaresma, autor do golo da vitória dos leões em Alvalade frente ao Gil Vicente. “PS: ser Eduardo Quaresma a marcar o golo da vitória do Sporting é bem interessante. Subir e descer faz parte da vida. Tal como cair e levantar-se. Quaresma caiu algumas vezes e levantou-se outras tantas.”
O Sporting vai defrontar o Benfica, no Estádio da Luz no próximo sábado, 10 de maio, às 18h00. O jogo promete ser de grande emoção e de competitividade. Além do dérbi que se avizinha, a equipa verde e branca volta a encontrar-se com as águias, na final da prova rinha, marcada para 24 de maio, no Estádio do Jamor, às 17h15.
Clube de Alvalade revelou esta segunda-feira que os bilhetes para a Taça de Portugal, vão estar à venda muito brevemente, com detalhes sobre o lançamento
|
O Sporting revelou esta segunda-feira os detalhes tão aguardados pelos adeptos: a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal arranca no dia 12 de maio, às 10h00. O dérbi eterno frente ao Benfica, marcado para 25 de maio às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor, promete parar o país.
A venda será feita de forma 100% online, em exclusivo para associados leoninos. Quem quiser marcar presença no jogo vai ter de comprar um voucher no site e só depois trocá-lo por um bilhete físico. A troca será feita exclusivamente no Centro Comercial Alvaláxia, loja 14 do piso 1, entre os dias 19 e 24 de maio, das 10h00 às 20h00. As bilheteiras do Estádio José Alvalade estarão encerradas devido à final da UEFA Women’s Champions League, que decorre no mesmo dia, a 24, no recinto leonino.
O Clube de Alvalade sublinha que, no momento da troca do voucher pelo bilhete físico, é obrigatório apresentar o documento de identificação inserido no ato da compra. Pode ser o Cartão de Cidadão, em formato físico ou digital, ou mesmo o passaporte.
O embate no Jamor promete ser escaldante, não só por ser uma final entre rivais históricos, mas também porque Sporting e Benfica chegam à decisão da Taça de Portugal num momento de grande intensidade competitiva. Os dois clubes de Lisboa estão também na corrida pelo título nacional, o que aumenta ainda mais a rivalidade e a expectativa em torno deste dérbi decisivo.
Antes de se encontrarem no Jamor, os eternos rivais medem forças já no próximo sábado, às 18h, na Luz, num jogo a contar para a Liga Portugal Betclic. A equipa de Rui Borges, venceu no passado domingo o Gil Vicente, em Alvalade, por 2-1, uma vitória bastante sofrida mas que gerou uma grande onde de união por entre os jogadores e os adeptos Sportinguistas. Com 78 pontos cada, este duelo será determinante para perceber quem pode conquistar o campeonato. O Sporting parte em vantagem no confronto direto, já que venceu o Benfica por 1-0 em Alvalade, na estreia de Rui Borges como treinador dos leões.