
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
17 Fev 2020 | 12:30 |
Enfrentar a realidade, reconhecer os problemas e procurar soluções para os resolver é sempre o melhor caminho. Diria até que o único caminho. Mas, de uma forma ou de outra, este Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal e este Conselho de Administração da SAD preferem refugiar-se numa redoma de realidade alternativa, tentando adiar o confronto com o Princípio de Peter. Pois, mas permitam que transmita uma ‘novidade’ a Frederico Varandas, Francisco Zenha, Miguel Cal e João Sampaio: os senhores já atingiram o patamar de Princípio de Peter e, como todas as pessoas cheias de soberba, nunca o irão aceitar e/ou reconhecer. Daí as contínuas fugas para a frente, sempre auxiliadas pela mentira que alguma Comunicação Social vai ignorando de forma olímpica.
1 – Diz Francisco Zenha em entrevista publicada no ‘Expresso’, este fim-de-semana: “Coincidência, a partir desse momento [alteração do protocolo com as claques] a atitude das claques muda drasticamente. Usa-se a desculpa dos resultados desportivos, mas nessa altura estávamos em 1º lugar no campeonato”. Deixe-me dizer-lhe, Francisco Zenha, que é o senhor quem usa como ‘desculpa’ a falta de memória de Sócios e adeptos. Porque na realidade (não na alternativa em que os senhores vivem) o Sporting esteve em 1º lugar apenas por uma jornada, no final da 3.ª, após vencer em Portimão, aproveitando a derrota do Benfica frente ao FC Porto, na Luz. Logo, o único jogo realizado na condição de líder da Liga deu-se na jornada 4. Sabe do que estamos a falar? Eu recordo-lhe: derrota do Sporting em Alvalade frente ao Rio Ave (com consequente perda da liderança), no dia 31 de agosto, precisamente cinco dias após a venda de Bas Dost ao desbarato, sem que naquele momento outro ponta-de-lança tenha sido adquirido (e faltavam dois dias para o fecho do mercado). A contestação começou em Portimão, mesmo vencendo. Porquê? Volto a lembrar-lhe: Bas Dost nem foi para esse jogo pois já tinha sido negociado de forma ridícula com o Eintracht Frankfurt. Percebe agora a ’mudança drástica’ no comportamento de milhares de Sócios e adeptos?
2 – Empatar em Vila do Conde está longe de ser um escândalo. Já vi acontecerem resultados muito piores frente ao Rio Ave. Até em Alvalade… Mas empatar após um jogo de nível zero é que se torna (mais) preocupante. Pior fica o cenário quando constato que Silas saiu do Belenenses, mas o Belenenses não saiu de Silas, ou seja, o treinador do Sporting Clube de Portugal enfrenta os jornalistas após um jogo desastrado e consegue deixar esta pérola: “os jogadores do Sporting têm qualidade para jogar também no Rio Ave e no Sp. Braga”. Nós sabemos Silas, por isso o Palhinha está a dar vitórias ao Sp. Braga, da mesma forma que o Gelson Dala vai ajudando o Rio Ave a vencer. E esse é que é o problema: estão a aumentar a capacidade de concorrentes diretos ao 3.º lugar em vez de conferirem maior poder ao plantel do Sporting.
3 – Agora gostava eu de estar a viver uma realidade alternativa, na qual a equipa de Hóquei em Patins ainda lutava pela revalidação do Título Europeu. Mas infelizmente a modalidade pela qual me apaixonei na década de 1970, ao seguir os jogos do Sporting no Pavilhão da Académica da Amadora (não tínhamos pavilhão), falhou o objetivo, imitando o resultado do Futsal. A dupla de sucesso Gilberto Borges/Paulo Freitas já nos proporcionou momentos de imensa felicidade. Acredito que em breve vão voltar a fazer-nos felizes. Não há motivo para ‘tocar o alarme’ porque o Hóquei (como o Futsal) está nas mãos das pessoas certas.
P.S. Já estava muita gente a tentar desviar atenções do resultado de Vila do Conde para o (mau) comportamento dos adeptos no final do jogo. Battaglia até parecia ter sido agredido. Só parecia, porque o próprio desmentiu aqueles que não têm vergonha em embarcar sem pensar na propaganda que hoje, infelizmente, pessoas no Sporting sabem espalhar sem escrúpulos.
Transferência de vários milhares de euros do Lokomotiv Moscovo para as contas bancárias dos encarnados estão na mira das autoridades
07 Out 2025 | 15:40 |
Rui Costa, presidente do Benfica - que levou resposta à letra de Frederico Varandas - foi constituído arguido por um negócio feito com um emblema russo. Em causa estão 70 mil euros relacionados com a venda de Germán Conti. Dinheiro veio do Lokomotiv de Moscovo, algo que as regras europeias não permitem.
Germán Conti não foi um jogador propriamente marcante no Benfica. Em 2018 saiu do Colón rumo a Lisboa, mas só ficou uma época no plantel do Benfica. Jogou 12 vezes, com duas participações na equipa B e 10 jogos pela equipa principal. Ainda marcou um golo.
No ano seguinte, 2019, começou uma série de empréstimos, até que foi vendido ao Lokomotiv Moscovo no início de 2023. E o que coloca o jogador na história, nem é essa transferência para um clube russo; é a transferência seguinte, ainda em 2023, dos russos para o Racing.
A TVI/CNN Portugal avança que 76.021 euros foram transferidos do Lokomotiv para o Benfica. Isto na altura em que já tinha começado a guerra na Ucrânia – e já tinham começado as sanções contra a Rússia. Ou seja, esse valor, vindo de Moscovo, seria uma violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e pela União Europeia contra a Rússia.
Às suspeitas da violação das medidas restritivas aprovadas pela Organização das Nações Unidas e/ou pela União Europeia, o Ministério Público (MP) junta a suspeita de crime de branqueamento de capitais, embora o dinheiro em causa tenha seguido diretamente da conta do clube russo para a conta do Benfica, no BCP, sem qualquer intermediário ou dissimulação.
Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou preferências clubísticas dos cidadãos
06 Out 2025 | 17:11 |
Uma sondagem da Pitagórica mediu a intenção de voto dos lisboetas para as eleições autárquicas, mas também avaliou o estilo de vida e as preferências dos cidadãos de Lisboa a vários níveis, entre os quais o clubístico. O Sporting é o clube da maioria dos 'alfacinhas'
À pergunta "qual é o clube de futebol de que se sente mais próximo", 48% dos inquiridos afirmaram ser do Sporting, com apenas 30% mais perto do Benfica e 5% do Porto. Há ainda 15% que responderam que não ligam a futebol. São os homens que fazem pender mais a balança para Alvalade, visto que 58% dizem ser do Sporting e 27% do Benfica. As mulheres estão mais divididas, dado que 38% preferem os leões e 32% as águias.
Os cidadão mais novos tendem a ser mais próximos do Clube de Alvalade e os mais velhos do Benfica. O emblema encarnado apenas reúne a maioria das preferências na faixa etária entre os 55 e os 64 anos. Em Lisboa, o Porto reúne mais adeptos entre os 45 e os 54 anos, ainda que só alcance aqui os 8% e continue longe dos rivais da capital.
Ainda no estilo de vida e preferências dos cidadãos, a sondagem da Pitagórica concluiu que 55% pratica desporto com regularidade e 45% admite não o fazer. Os homens e os mais novos são os que praticam mais, sendo que os lisboetas com maiores rendimentos também são os que têm melhores índices de prática desportiva.
Neste momento, após o empate com o Braga, os comandados de Rui Borges têm agora 19 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto é primeiro classificado com 22. Por outro lado, o Benfica está no terceiro posto com 17 pontos conquistados.
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Clube de Alvalade, congratulou-se pelos números apresentados
05 Out 2025 | 21:44 |
João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, anunciou, aos microfones do canal oficial do Clube, no intervalo da partida entre os leões e o Braga (1-1), que foi aprovado, com uma percentagem de 93,5%, o Relatório e Contas 2024/25 apresentado pela Direção, liderada por Frederico Varandas.
O presidente da MAG congratulou-se pelos resultados apresentados, salientando o bom momento que o clube vive em termos desportivos e financeiros, anunciando que marcaram presença na AG 1.670 sócios votantes, que corresponderam a 9.871 votos. Palma referiu ainda o momento de paz e união se vive no Sporting, recordando a pequena percentagem de votos contra, brancos e nulos.
J. Palma: "A percentagem a favor foi de 93,5%"
"A Assembleia Geral apurou 1.670 sócios votantes, a que corresponderam 9.871 votos. Quer em termos de sócios, quer em termos de votos, a percentagem a favor foi de 93,5%. Portanto, a proposta do Conselho Diretivo do Relatório e Contas do ano de 1 de Julho de 2024 a 30 de Junho de 2025 foi aprovada por esta larga maioria de Associados", começou por anunciar o dirigente, felicitando de seguida o Conselho Diretivo pelo "excelente resultado".
"Queria sublinhar o momento de união que o Sporting Clube de Portugal vive. Foi, ainda, um número significativo de votantes, tendo em conta o histórico de pessoas que por norma participam nas Assembleias Gerais. Nesse sentido, foi uma boa votação, com números expressivos. Tirando os votos nulos e os brancos, que também houve alguns, houve de facto muito poucos votantes contra", sublinhou ainda, fazendo depois uma leitura destes resultados.
J. Palma: "O Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos"
"Significa que o Sporting está unido, a viver uma fase fantástica, reconhecida por todos. Quer no futebol masculino sénior, porque ganhámos, fomos bicampeões Nacionais e estamos a bater-nos pelo tricampeonato, como o Presidente Frederico Varandas sublinhou há dias, mas também nas modalidades, onde temos obtido grandes resultados. Portanto, a Mesa da Assembleia Geral queria sublinhar o grande momento que o Clube vive, sobretudo com as perspectivas de afirmação do Sporting como a maior potência nacional", concluiu.