Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

“REDUZIMOS MASSA SALARIAL”

Em entrevista ao Jornal Record, Salgado Zenha abordou impacto financeiro que coronavírus terá nas contas do Sporting CP

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Em entrevista ao Jornal Record, Salgado Zenha abordou o impacto financeiro que o coronavírus terá na indústria do futebol, em geral, e nas contas do Sporting CP, em concreto


Salgado Zenha concedeu, esta segunda-feira, 23 de março, uma entrevista ao diário desportivo Record, na qual falou sobre o impacto que a pandemia mundial Covid-19 está a ter nas contas do Sporting CP, mas também sobre Rúben Amorim e, ainda, a planificação da época de 2020/2021.


“Vão ser tempos difíceis para o futebol”


Relativamente ao impacto financeiro que toda esta situação terá nas contas do Sporting CP, Salgado Zenha disse não ser, ainda, possível quantificar os montantes em causa: “Não. Tão objetivamente, não. Estamos há duas semanas sem futebol, já há uma expectativa grande de estarmos mais tempo, mas, a nossa perspetiva é a de que ainda vamos conseguir terminar a época 2019/20, e isso seria positivo para toda a gente”.

Sobre o impacto a nível global, o responsável das finanças verdes e brancas tem poucas dúvidas de que terá um impacto enorme: “Tenho poucas dúvidas de que vai ser afetado. Aliás, as entidades responsáveis pela organização e regulação do futebol vão ter de intervir. Há aqui muitas medidas que vão ser abordadas quando tivermos mais visibilidade sobre o impacto concreto desta crise e, com certeza, terá de haver intervenção. Por exemplo, esta é uma delas. Não restem dúvidas: vão ser tempos difíceis para o futebol”.


 

“Reduzimos massa salarial”

Questionado sobre a possibilidade de antecipação das receitas, nomeadamente ao fundo de reserva ou ao contrato de direitos televisivos celebrados com a NOS, o Vice-Presidente leonino não descartou qualquer cenário: “Se esta situação se estender pela próxima época, ninguém faz ideia das consequências. Serão seguramente dramáticas. Não é uma questão de antecipação de receitas… ou não. Mas, se eu entro na época desportiva 2020/21, em que não há jogos nem transmissões televisivas, com certeza que também não haverá financiamento dessas transmissões televisivas”.

Sobre a possibilidade de um Orçamento Retificativo, Salgado Zenha disse apenas que está a ser feito um esforço, sobretudo através da redução de custos: “Nós, como todos os clubes estão a fazer, estamos em contenção, a fazer os possíveis para gerar o máximo de liquidez e vivermos o melhor possível uma situação que não sabemos quando será ultrapassada. No fim, teremos de tomar mais medidas – ou não –, em função do impacto económico. Temos de continuar preocupados em mitigar os custos que temos. Em termos de geração de receitas, é quase impossível fazer mais, porque está tudo parado. Felizmente, tomámos a decisão certa e temos reduzido ‘gorduras’, desde há algum tempo, e reduzimos massa salarial. Temos feito um esforço e estamos mais preparados, mas vai ser muito difícil”.

Quanto à reestruturação financeira, Salgado Zenha admitiu que a pandemia mundial Covid-19 irá atrasar o processo: “Temos muita dificuldade para fazer previsões sobre esses projetos. Não sabemos como é que o mercado vai reagir depois desta crise, como o mercado vai interpretar o risco do futebol depois desta crise, quanto tempo, sequer, vai durar esta crise, que impactos é que vai ter. Portanto, neste momento, é muito cedo para nós tirarmos conclusões e dizermos que podemos concluir projetos que temos em andamento”.

“Foi uma decisão discutida, complexa, mas muito bem justificada e com um racional muito forte”

Acerca da contração de Rúben Amorim, bem como dos valores envolvidos na operação, o Vice-Presidente do Sporting CP afirmou que não foi uma decisão fácil: “As decisões de investimento são sempre discutidas, debatidas e sujeitas a avaliação dos sócios, assim como aos comentários da opinião pública. Naturalmente, um investimento relativamente avultado está mais sujeito a essas opiniões. A decisão de avançar com a contratação teve a ver com os motivos que o presidente já transmitiu e com o facto de considerarmos que Rúben Amorim tem o perfil certo. Foi uma decisão muito discutida, complexa, mas muito bem justificada e com um racional muito forte”. Sobre o impacto no orçamento do Clube, Salgado Zenha é perentório: “É simples. Retira-se à aquisição de jogadores. Há uma verba para investimento em jogadores, e dessa verba vou retirar o valor da aquisição do Rúben Amorim”.

Relativamente ao orçamento da próxima temporada, Salgado Zenha rejeitou avançar com valores e lembrou que toda esta situação terá impacto nas contas do Sporting CP: “Sei que gostam de falar de orçamentos, mas eu não confirmo o valor, até porque no futebol é subjetivo. Depende de que variáveis e rubricas querem lá colocar. De qualquer maneira – e não confirmando esses valores –, há uma coisa que eu garanto: face àquilo que é o coronavírus não será superior. Garantidamente. Tenho muitas dúvidas de que sairemos desta situação com igual ou maior capacidade do que tínhamos antes”.

“Deve haver conclusão dos campeonatos”

Questionado sobre qual a posição do Sporting CP sobre a atribuição do título e dos lugares de qualificação europeia, o responsável pelas finanças afirmou que “deve haver a conclusão dos campeonatos e deve ser a prioridade de todos os clubes e todos ‘stakeholders’ do futebol. Acabar os campeonatos é fundamental para a normalização. Haver um ano sem homologação dos campeonatos seria mau”.

Sobre a possibilidade de serem utilizadas as classificações do ano anterior, Salgado Zenha rejeitou essa possibilidade: “Não temos interesse nenhum em replicar o desfecho da época anterior, independentemente do lugar que ocupámos e de só muito dificilmente podermos chegar ao 2.º lugar. Mas queremos acabar o campeonato. Isto é uma competição, nós somos competitivos, admitimos que foi uma época que não correu bem, mas temos um treinador novo e queremos acabar o campeonato”.

“Não vale a pena ter medo de apostar na formação”

Quanto à próxima época, e à possibilidade de jogadores da formação do Sporting CP integrarem o plantel principal, Salgado Zenha revelou que, em 2020/2021, o plantel já terá nomes oriundos da Academia Sporting: “Frederico Varandas já transmitiu que, para o ano, garantidamente, estarão jogadores da formação na equipa principal, algo que nos últimos anos fomos tendo com pouca expressão. No próximo ano, aquela geração de juvenis do ano passado e um ou outro, mais velho, que tem aparecido nos sub-23, terão oportunidade na equipa principal”.

Nesta lógica, Salgado Zenha considerou que Rúben Amorim é o treinador indicado para liderar o futebol leonino: “Todos os grandes clubes do Mundo o fazem e o Rúben Amorim também nos traz isso. Ele fez isso no Sp. Braga. Não tem medo de apostar nos miúdos, de os trazer e de os pôr a jogar. Nós precisamos de fazer isso, porque a formação é a nossa joia da coroa”.


Clube

Sporting avança com o novo Estádio José Alvalade; Empresa de design revelou todos os detalhes

Reduto do Clube de Alvalade está a ser alvo de obras de renovação, que fazem parte do Alvalade 2.0, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas

Empresa encarregue do design do projeto Alvalade 2.0 partilhou todos os detalhes para o renovado estádio do Sporting
Empresa encarregue do design do projeto Alvalade 2.0 partilhou todos os detalhes para o renovado estádio do Sporting

  |

Icon Comentário0

A Fenwick Iribarren Architects especificou todos os detalhes da transformação do estádio do Sporting, que já está a decorrer. A empresa de design encarregue do desenho do projeto Alvalade 2.0, levado a cargo pela direção presidida por Frederico Varandas, partilhou os pormenores dos desenhos para o reduto leonino.


Através de uma publicação no site Vía Construcción, a Fenwick Iribarren Architects partilhou as especificidades dos planos para renovar o estádio do Sporting, apelidado de Alvalade 2.0: ”O projeto, juntamente com uma equipa internacional de experiência em construção, engenharia e consultoria desportiva, transformará o recinto numa autêntica 'experiência imersiva' para os adeptos do clube. O redesenho arquitetónico do estádio do Sporting começa a ganhar forma”


“A reforma do estádio implicará uma autêntica reinvenção da experiência do futebol, já que permitirá aos adeptos aceder a salas exclusivas com catering gourmet, poder ver de perto  os jogadores quando entram no estádio e desfrutar de novos lugares VIP, para viver uma experiência de primeira classe no estádio, algo único em Portugal. Isto irá convertê-lo num estádio do século XXI”, fazendo referência assim às novas condições do Estádio José Alvalade.


Além dos novos espaços do estádio, a empresa de design falou também das mudanças estruturais do renovado reduto do Sporting: ”Em termos arquitetónicos, a mudança mais significativa do estádio, e que irá afetar mais os utilizadores do edifício , é a eliminação do atual fosso situado à volta do relvado."

“O novo desenho do estádio trouxe consigo avançados estudos tecnológicos para cumprir com os critérios técnicos exigidos pela FIFA e para otimizar as condições de visibilidade e sonoridade do estádio. Foram efetuados diversos estudos paramétricos com 3D com o objetivo de conseguir o equilíbrio perfeito entre o aumento da capacidade da bancada mais baixa com a descida da zona do terreno de jogo”, fazendo assim referência às obras que estão, neste momento, a ser realizadas em Alvalade. Conheça o resto do projeto Alvalade 2.0 aqui.



Clube

Relvado do Estádio do Sporting está irreconhecível: Todos os detalhes

Planos da direção de Frederico Varandas procuram a modernização do novo José de Alvalade e as obras avançam a todo o gás

Com as remodelações a seguirem a todo o vapor, o tapete verde do estádio do Sporting está irreconhecível
Com as remodelações a seguirem a todo o vapor, o tapete verde do estádio do Sporting está irreconhecível

  |

Icon Comentário0

Tal como é visível através de uma foto que circula pelas redes sociais, a remoção do relvado do Estádio José Alvalade avança a todo o vapor, naquela que é uma das muitas fases do projeto de renovação do reduto do Sporting, levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas e a sua direção.


Com o Sporting a terminar a temporada e depois da final da Liga dos Campeões Feminina, fecharam-se as atividades no Estádio José Alvalade. A direção de Frederico Varandas aproveitou para continuar a remoção do relvado dos leões, que se encontra num estado mais avançado do que foi noticiado no dia de ontem.


O relvado do Estádio de Alvalade está  irreconhecível, já não existindo o habitual tapete verde para a prática de futebol. Atualmente o espaço está ocupado por areia, terra e as máquinas que trabalham na intervenção como escavadoras e camiões. Para facilitar as obras, foram também tiradas as balizas, placares publicitários e bancos de suplentes.


A remoção do relvado é o primeiro passo para o desnivelamento do campo de jogo, uma obra necessária para a o cobrimento do fosso do Estádio de Alvalade. Nos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting cerca de 50 milhões de euros.

O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram por um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25. Está disponível o restante planeamento das obras, que pode conferir aqui.



Clube

Já arrancou a nova fase de obras no Estádio do Sporting! Todos os detalhes

José de Alvalade terá um aspeto renovado muito diferente ao que foi construído em 2003 e o processo de obras continua no reduto dos leões

O projeto Alvalade 2.0 continua e estádio do Sporting já está a sofrer novas remodelações desde o final da temporada
O projeto Alvalade 2.0 continua e estádio do Sporting já está a sofrer novas remodelações desde o final da temporada

  |

Icon Comentário0

Como se pode ver através de uma foto que já circula nas redes sociais, o Sporting já avançou para a remoção do relvado do Estádio José Alvalade, uma das muitas fases do projeto de remodelação da sua casa levado a cabo pelo Presidente Frederico Varandas.


Com o final da temporada do Sporting e o acolher da final da Liga dos Campeões feminina - marcada por um episódio caricato - em que o Arsenal derrotou o Barcelona por 1-0, no dia 24 de maio, as remodelações do Estádio José Alvalade retomaram. Desta vez, as obras visam a retirada e desnivelamento do relvado, que são parte do processo de eliminar o fosso.


O desnivelamento do relvado e o cobrir do fosso não serão as únicas alterações no Estádio José de Alvalade. Ao longo dos próximos meses estão também planeadas intervenções nas várias bancadas e, também, algumas obras na Praça Centenário, num projeto que deverá custar aos cofres do Sporting um valor de 50 milhões de euros.


O projeto Alvalade 2.0 começou já em 2021, com a alteração das cadeiras originais em troca de uma bancada completamente verde, já em 2023 deu-se a pintura dos corrimãos e escadas do Estádio. As obras mais recentes passaram pela retirada dos marcadores eletrónicos e um novo sistema de iluminação, que foi estreado no início da temporada 2024/25.

A foto da remoção do relvado do Estádio José de Alvalade foi partilhada por uma página de apoio ao Sporting, na rede social X, em que se pode ver uma máquina escavadora a retirar o tapete verde do estádio dos verdes e brancos, tal como pode ver na publicação:



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting anuncia nova camisola principal para 2025/26
Clube

Oficial! Sporting anuncia nova camisola principal para 2025/26

 

Icon Comentário0
Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande
Clube

Nuno Deus e Miguel Deus fazem história no Premier Padel! Dupla do Sporting em grande

 

Icon Comentário0
1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo
Clube

1 milhão! Sporting celebra feito histórico com número chorudo

 

Icon Comentário0