
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bernardo Palmeiro, anunciado como o novo diretor geral do futebol do Sporting para a temporada 2025/2026, começará a trabalhar mais ativamente no Clube logo depois do fim desta época. Apesar de assumir o cargo oficialmente apenas no próximo ano, o novo responsável já estará envolvido na preparação do mercado de verão, de forma a garantir que as aquisições e vendas estejam bem planeadas. A saída de Hugo Viana para o Manchester City, confirmada no último sábado, abriu espaço para o regresso de Palmeiro a Alvalade, onde já tinha trabalhado entre 2020 e 2023.
Durante esse período no Sporting, Palmeiro desempenhou um papel importante na assessoria executiva à administração da SAD e colaborou de perto com Frederico Varandas e Hugo Viana. Agora, regressa para liderar a área do futebol leonino, juntamente com Flávio Costa, diretor de scouting, ambos reportando diretamente ao Presidente. Embora Palmeiro só se junte oficialmente no final da época, o Sporting já planeia integrar os seus conhecimentos de forma antecipada para garantir uma transição suave e uma preparação eficaz para o próximo ano.
Nos próximos meses, Flávio Costa, que trabalha diariamente na Academia Cristiano Ronaldo, estará mais envolvido na estrutura do futebol profissional do Sporting. Bernardo Palmeiro, embora só se junte oficialmente ao Clube no final da temporada, poderá começar a ter um papel mais ativo depois do mercado de inverno. A preparação para 2025/2026 arrancará de imediato, à semelhança do que tem sido feito nos últimos anos. Um exemplo disso foi a contratação de Morita, em 2022, que, apesar de só ter chegado no verão, já estava a ser negociada com o Santa Clara em março. Da mesma forma, Ioannidis, que acabou por não assinar, foi alvo de tentativas em abril, enquanto Debast acabou por concretizar a transferência. Já em 2023, a saída de Ugarte foi trabalhada desde a segunda metade da época.
Bernardo Palmeiro já demonstrou a sua influência no futebol português, não só pelo trabalho no Sporting, mas também pela sua passagem pelo Rio Ave, onde foi uma peça-chave na entrada de capital privado e nas negociações com o grupo do milionário grego Evangelos Marinakis. A sua experiência no Comité Disciplinar da FIFA e como consultor do Comité Olímpico Internacional reforça o seu perfil de especialista em direito desportivo, o que será uma mais-valia no seu regresso a Alvalade.
Com o planeamento já a decorrer e o historial de transições bem-sucedidas, o Sporting espera que esta nova fase com Palmeiro na direção do futebol se inicie tranquilamente, assegurando uma gestão eficaz no mercado de transferências e uma continuidade sólida na estrutura do Clube.
Prodígio do Barcelona encantou admiradores no Rio de Janeiro, jogando futebol com alguns fãs enquanto aproveita as férias na América do Sul
|
Lamine Yamal está a aproveitar as férias no Brasil. Recentemente, foi divulgado um vídeo do prodígio do Barcelona, nas ruas do Rio de Janeiro, a jogar futebol com alguns fãs e admiradores. Um dos pormenores que salou à vista, foi a camisola de Raphinha, antigo jogador do Sporting.
O avançado brasileiro partilha balneário no Barcelona com o jovem espanhol e mantém uma grande relação. Uma vez que estava no Brasil, país natal do ex Sporting, Yamal usou a camisola da seleção canarinha com o nome do companheiro de equipa.
Raphinha fez uma temporada de sonho na Catalunha, a melhor da carreira. Fruto das grandes exibições, o extremo que passou no Sporting foi eleito o melhor jogador da La Liga, ultrapassando a concorrência de Robert Lewandowski, Lamine Yamal, Kylian Mbappé e Vinícius Jr.
Em 2024/25, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 57 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 4.662 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 34 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 22 vezes.
Vale a pena recordar que Raphinha jogou pelo Clube de Alvalade. O extremo brasileiro chegou ao Sporting na temporada 2018/19, proveniente do Vitória de Guimarães. No total, o jogador realizou um total de 41 jogos, em que apontou nove golos e duas assistências.
Futebolista português que esteve no Clube de Alvalade e no emblema encarnado pode mudar de clube nesta janela no Campeonato Nacional
|
José Fonte, antigo jogador de Sporting e Benfica, pode mudar de clube neste nesta janela de transferências de verão e rumar ao Alverca. A terminar contrato com o Casa Pia, o ex-internacional português tem liberdade para definir futuro e tem vários cenários em cima da mesa.
Apesar de poder rubricar um novo vínculo com o emblema ribatejano, a possibilidade de renovar contrato com o Casa Pia por mais uma época não está descartada. Na última época foi um dos mais utilizados na formação orientada por João Pereira, tendo somado 26 jogos na totalidade da temporada.
O Alverca, emblema que está de regresso ao principal escalão do futebol português, mais de duas décadas depois, procura agora convencer o atleta a juntar-se ao projeto que vai agora ser orientado por Custódio, antigo médio dos leões. Segundo o jornal Record, o Estoril também está interessado no jogador - que viu o irmão terminar a carreira.
José Fonte fez a sua formação no Sporting. Começou a jogar em 1994 – a pela equipa sub-13 – e abandonou o Clube em 2004. O central não chegou a ter oportunidade de se estrear pelo plantel principal dos leões, tendo apenas feito duas temporadas pela equipa B.
Em 2006, rumou ao Benfica, onde também não chegou a jogar, saindo em definitivo para Inglaterra em 2017 (jogou no Crystal Palace, Southampton e West Ham), onde esteve durante 11 anos. Saiu para a China em 2018, onde esteve durante poucos meses antes de ingressar no Lille, regressando a Portugal para representar o Braga.
Guarda-redes bósnio de 27 anos não vingou com a camisola dos leões e está a caminho do Norwich City, do Championship, a título definitivo
|
Vladan Kovacevic está a caminho do Norwich City. O emblema que milita no Championship - segunda divisão inglesa - vai pagar ao Sporting um valor a rondar os 2,4 milhões de euros, montante bastante inferior aos 4,8 que os leões desembolsaram junto do Raków. No entanto, o negócio inclui objetivos que podem aproximar as quantias.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting, além dos 2,4 milhões de euros fixos, poderá encaixar mais 2M, mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos, o que irá depender da prestação do bósnio e da equipa.
Se, por ventura, Vladan Kovacevic conseguir cumprir todas as alíneas presentes no contrato com o Norwich, o Sporting irá receber um total de 4,4 milhões de euros. Apesar de ainda ficar em prejuízo, a SAD leonina perde apenas 400 mil euros.
Vladan Kovacevic começou a época como titular do Sporting, mas uma lesão relegou o bósnio para o banco de suplentes. Com a chegada de Rui Borges, o 'camisola 13' deixou Alvalade, rumo ao Légia de Varsóvia, por empréstimo dos verdes e brancos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.