Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Bernardo Palmeiro, anunciado como o novo diretor geral do futebol do Sporting para a temporada 2025/2026, começará a trabalhar mais ativamente no Clube logo depois do fim desta época. Apesar de assumir o cargo oficialmente apenas no próximo ano, o novo responsável já estará envolvido na preparação do mercado de verão, de forma a garantir que as aquisições e vendas estejam bem planeadas. A saída de Hugo Viana para o Manchester City, confirmada no último sábado, abriu espaço para o regresso de Palmeiro a Alvalade, onde já tinha trabalhado entre 2020 e 2023.
Durante esse período no Sporting, Palmeiro desempenhou um papel importante na assessoria executiva à administração da SAD e colaborou de perto com Frederico Varandas e Hugo Viana. Agora, regressa para liderar a área do futebol leonino, juntamente com Flávio Costa, diretor de scouting, ambos reportando diretamente ao Presidente. Embora Palmeiro só se junte oficialmente no final da época, o Sporting já planeia integrar os seus conhecimentos de forma antecipada para garantir uma transição suave e uma preparação eficaz para o próximo ano.
Nos próximos meses, Flávio Costa, que trabalha diariamente na Academia Cristiano Ronaldo, estará mais envolvido na estrutura do futebol profissional do Sporting. Bernardo Palmeiro, embora só se junte oficialmente ao Clube no final da temporada, poderá começar a ter um papel mais ativo depois do mercado de inverno. A preparação para 2025/2026 arrancará de imediato, à semelhança do que tem sido feito nos últimos anos. Um exemplo disso foi a contratação de Morita, em 2022, que, apesar de só ter chegado no verão, já estava a ser negociada com o Santa Clara em março. Da mesma forma, Ioannidis, que acabou por não assinar, foi alvo de tentativas em abril, enquanto Debast acabou por concretizar a transferência. Já em 2023, a saída de Ugarte foi trabalhada desde a segunda metade da época.
Bernardo Palmeiro já demonstrou a sua influência no futebol português, não só pelo trabalho no Sporting, mas também pela sua passagem pelo Rio Ave, onde foi uma peça-chave na entrada de capital privado e nas negociações com o grupo do milionário grego Evangelos Marinakis. A sua experiência no Comité Disciplinar da FIFA e como consultor do Comité Olímpico Internacional reforça o seu perfil de especialista em direito desportivo, o que será uma mais-valia no seu regresso a Alvalade.
Com o planeamento já a decorrer e o historial de transições bem-sucedidas, o Sporting espera que esta nova fase com Palmeiro na direção do futebol se inicie tranquilamente, assegurando uma gestão eficaz no mercado de transferências e uma continuidade sólida na estrutura do Clube.