
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas quer segurar Rúben Amorim no Sporting. O líder máximo dos verdes e brancos já terá feito chegar uma proposta de renovação ao técnico, como foi revelado, na antevisão da deslocação dos leões ao reduto do Sturm Graz.
Mediante o elevado interesse de emblemas da Premier League, com o Manchester City à cabeça, o Presidente do Clube de Alvalade quer tentar ao máximo segurar o técnico português durante mais alguns anos, prolongando o vínculo, que dura até 2026.
O salário de Amorim também poderá disparar, fazendo frente à oferta inglesa. Quando chegou a Alvalade, o treinador auferia cerca de 2,3 milhões de euros, que, aquando da mais recente renovação contratual, aumentaram para os 3M, situação que se poderá repetir.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 226 encontros, tendo vencido 159, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Treinador com passagem no Clube verde e branco já terá recebido a confirmação de que conseguiu garantir um dos alvos do mercado de verão
|
Jhon Durán vai mesmo deixar o Al Nassr para reforçar o Fenerbahce, de José Mourinho. O jogador colombiano estava a protagonizar uma das novelas do mercado de verão, depois de já ter dado indicações de que não queria continuar na liga saudita a jogar ao lado de Cristiano Ronaldo.
A informação foi avançada pelo jornalista italiano Santi Aouna. Através da sua página pessoal da rede social X, partilhou uma publicação onde confirma a operação, e explica alguns detalhes do negócio que vai levar Jhon Durán para a Turquia, apenas um ano depois de ter trocado a Premier League pelo Al Nassr de Cristiano Ronaldo.
Santi Aouna, especialista em transferências, escreveu o seguinte sobre a transferência que parece, agora, estar totalmente confirmada: "Al-Nassr e Fenerbahçe chegaram a acordo para o empréstimo de Jhon Duran. Atacante colombiano quer ir para o Fenerbahçe".
"O Fenerbahçe ofereceu-lhe um salário extremamente alto ( > 10M € líquido). Devin Özek está atualmente na Colômbia com Duran e seu agente para finalizar os detalhes", rematou o jornalista italiano, detalhando como o internacional colombiano vai fazer o percurso igual a Anderson Talisca, e reforçar a equipa do ex Sporting, José Mourinho - que recentemente esteve envolvido numa grande polémica na Turquia.
Em 2024/25, com a camisola do Al Nassr, Jhon Durán – avaliado em 35 milhões de euros – fez 18 jogos: 13 no campeonato saudita e cinco na Liga dos Campeões Asiática. Nos 1.541 minutos em que foi opção de Stefano Pioli, o internacional colombiano de 21 anos marcou 12 golos.
Confira, em baixo, a publicação de Santi Aouna:
Jogador com passagem pelos quadros verdes e brancos aproveitou para comentar o grande tema do futebol global por esta altura do ano
|
Raphinha saiu em defesa das equipas europeias que estão a disputar o Mundial de Clubes. O extremo que conta com passagem pelo Sporting assinou uma época tremenda pelo Barcelona, que não participa na competição global. Recentemente, prestou declarações onde deixou algumas críticas à prova da FIFA, onde participaram alguns antigos atletas verdes e brancos.
Raphinha: "Ter de abrir mão das férias para jogar algo que você é obrigado, é muito mau"
Começou, no entanto, por elogiar os emblemas da sua terra natal, que, relembre-se, estão a ter bastante sucesso neste Mundial de Clubes, ao contrário do que eram as expetativas antes do início da prova: "As equipas brasileiras têm muito potencial e muita qualidade. O mérito é deles por estarem a avançar na competição".
"Se eles estão a chegar tão longe e a ganhar jogos difíceis, ou até mesmo empatar, é por conta de um trabalho bom que está a ser feito", explicou, depois, Raphinha, à margem de um evento onde o extremo marcou presença, na cidade brasileira de São Paulo.
Depois dessa ressalva, Raphinha saiu em defesa dos emblemas europeus: "Como alguém que joga Europa, temos de dizer que eles estariam de férias agora de férias, não é? Por exemplo, o Marquinhos e o Lucas Beraldo do PSG jogaram a final da Champions, depois apresentaram- se na seleção brasileira e agora estão a disputar o Mundial de Clubes".
"Eles não pararam. Muitos dizem que é uma desculpa, mas abrir mão de férias por obrigação é muito complicado. É um direito dos jogadores. Ter de abrir mão das férias para jogar algo que você é obrigado, é muito mau", rematou, Raphinha, com aparentes críticas à FIFA devido à organização do Mundial de Clubes.
Treinador do conjunto encarnado encontra-se nos Estados Unidos da América a disputar o Mundial de Clubes, mas não esqueceu os rivais de Lisboa
|
Bruno Lage considera que o Sporting parte em vantagem para a disputa da Supertaça. Os encarnados encontram-se nos Estados Unidos da América, a disputar o Mundial de Clubes, onde há Benfica - Chelsea marcado para os oitavos de final. Em conferência de imprensa, o treinador português aproveitou para falar do que vem a seguir do Campeonato do mundo.
Bruno Lage: "Vai ser um desafio tremendo preparar a equipa perante um adversário que parte em vantagem"
"Eu tenho de dar uns dias de ferias a estes rapazes, fisicamente e mentalmente, precisamos todos disso. Esta competição é dura, é a primeira vez que estamos a vivê-la", começou por explicar Bruno Lage, quando confrontado com o período de férias e pré-época dos jogadores.
Explicou, de seguida, o calendário do Benfica: "Estamos a prever 21 dias juntos com as mesmas rotinas, é duro fisicamente e mentalmente, e temos de fazer um desligar para entrar na próxima época, e vai ser um desafio tremendo, porque os jogadores vão precisar de 10 a 14 dias de férias".
"Se o planeamento for esse temos cerca de 17 dias para preparar a supertaça. Vai ser um desafio tremendo preparar a equipa para competir, durante os 90 minutos, perante um adversário que neste momento parte em vantagem", atirou, de seguida, mencionando o Sporting, que arranca a sua pré-temporada já na próxima terça-feira, dia 1 de julho.
Relembrar que o primeiro jogo oficial da época do Sporting, a Supertaça Cândido de Oliveira, está marcado para dia 31 de julho, às 20h45, e joga-se no estádio do Algarve. Os leões, que conquistaram a dobradinha, enfrentam o Benfica, finalista vencido da final da Taça de Portugal - jogo que Conrad Harder relembrou recentemente.