Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
22 Fev 2020 | 17:13 |
A equipa de sub-23 do Sporting CP venceu esta tarde, 22 de fevereiro, o SL Benfica por 3-2. No jogo inaugural da segunda fase da Liga Revelação, os leões foram para o intervalo a perder por 2-0. No entanto, nos segundos 45 minutos, Nuno Moreira, por duas vezes, e Tomás Silva apontaram os golos da vitória do Sporting CP. Com este triunfo, os rapazes de verde e branco permanecem no terceiro lugar da Liga Revelação, com 29 pontos, mas aproximam-se do eterno rival que está no segundo lugar, com 31. O líder do campeonato é o Rio Ave FC, com 34 pontos.
Os leões deram o primeiro sinal de perigo aos 17 minutos. Diogo Brás trabalhou bem no corredor direito e deu para o regressado Bruno Paz, que rematou com perigo em direção à baliza defendida por Leo Kokubo. Logo de seguida, Rodrigo Fernandes esteve perto golo. Na cobrança de um livre direito, o médio defensivo verde e branco disparou colocado, mas o guarda-redes do SL Benfica impediu o primeiro golo leonino com uma excelente intervenção.
Num jogo bastante dividido, o Sporting CP tinha ligeiro ascendente e domínio territorial, mas os encarnados iam, por vezes, saindo em transições rápidas. Todavia, aos 33 minutos, a equipa de arbitragem, e bem, haveria de assinalar grande penalidade favorável ao eterno rival. Num lance que, aparentemente, parecia controlado pela defensiva leonina, João Goulart desentendeu-se com o guarda-redes Hugo Cinha e carregou em falta Luís Lopes. Na conversão do castigo máximo, o próprio Luís inaugurou o marcador no Estádio Aurélio Pereira.
Até ao intervalo, alguma polémica à mistura. Aos 37 minutos, ficou por mostrar, no mínimo, um cartão amarelo ao jogador encarnado por ter atingido Nuno Moreira com uma cotovelada. Depois, num contra-ataque dos encarnados, Luís Lopes foi travado em falta por Matheus Nunes. O árbitro decidiu expulsar um elemento da equipa técnica verde e branca por protestos. Na conversão do livre, Luís Lopes fez o 2-0. Neste golo, Hugo Cunha fica com muitas culpas no cartório porque a bola entrou do lado do guarda-redes verde e branco.
Na resposta, Nuno Moreira combinou com Matheus Nunes e rematou em arco, mas, mais uma vez, Leo Kokubo levou a melhor e manteve a sua baliza inviolável. Desta forma, as equipas recolheram aos balneários com o marcador em 2-0. Uma desvantagem de dois golos que não refletia o que se tinha passado durantes os primeiros 45 minutos.
No reatar, os leões pareceram algo nervosos e iam cometendo alguns erros primários. Contudo, aos 53 minutos, Tiago Rodrigues desperdiçou uma tremenda ocasião para fazer o 2-1. Nuno Moreira, com um trabalho notável no corredor esquerdo, deu para Rodrigo Fernandes, que cruzou para Tiago Rodrigues, mas o avançado verde e branco, com a baliza deserta, não foi capaz de desviar para o fundo das redes. Era mais uma oportunidade flagrante de golo desperdiçada pelo Sporting CP.
Porém, o golo acabaria mesmo por aparecer. Aos 54 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Nuno Moreira aproveitou um ressalto e, de primeira, disparou para o 2-1. Uma obra de arte do médio leonino. Contudo, a turma de Leonel Pontes foi à procura de mais e, novamente de canto, João Silva, na pequena área, cabeceou para mais uma excelente intervenção de Leo Kokubo.
Todavia, aos 78 minutos, o Sporting CP conseguiu mesmo chegar ao empate. Tomás Silva foi por ali fora e só foi mesmo travado em falta pelo recém-entrado Sérgio Andrade já dentro da grande área. Na conversão do castigo máximo, Nuno Moreira não facilitou e empatou o encontro. Logo de seguida, ainda nem os adeptos leoninos tinham tido tempo para festejar o segundo golo, quando o também recém-entrado Tomás Silva colocou os leões pela primeira vez na frente do marcador. Nuno Moreira cruzou e o capitão verde e branco parou no peito, rodou e, sem deixar a bola cair no chão, fez o 3-2. Um belo golo de Tomás Silva.
Até ao final da partida, Rodrigo Fernandes, num pontapé livre, ainda acertou na barra, mas o marcador não haveria de mexer mais. Assim, o Sporting CP, com toda a justiça, venceu o dérbi frente ao SL Benfica e ocupa agora o terceiro da Liga Revelação, com 29 pontos, a apenas dois do eterno rival, que tem 31 pontos. Na liderança do campeonato, está o Rio Ave FC, com 34 pontos.
Na próxima jornada, os leões deslocam-se ao terreno do CD Aves. A partida realiza-se já esta quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 11h00.
Turma do Clube de Alvalade acabou por perder dentro de portas, este domingo, em mais uma partida na luta pelo título de campeão nacional
08 Fev 2026 | 17:47 |
A equipa de iniciados do Sporting perdeu com o Porto, por 5-1, este domingo, dia 8 de fevereiro, em jogo a contar para a segunda jornada da Fase de Apuramento de Campeão do escalão de sub-15. Depois de terem empatado com o Tondela na primeira ronda, os leões voltaram a vacilar na luta pelo título.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, uma entrada em falso na primeira parte tramou os jovens verdes e brancos. Rodrigo Seca abriu o ativo para os dragões logo aos 2 minutos de jogo, mas não acabou por aqui. Tiago Portugal (15') e Lourenço Moutinho (33') dilataram o resultado e, ao intervalo, o Sporting ia perdendo por 3-0.
No regresso dos balneários, apesar das tentativas do Sporting, pouco ou nada mudou. O Porto voltou a marcar aos 50 minutos, com direito a bis do jogador que já havia inaugurado o marcador. Os leões ainda conseguiram reagir e, aos 59', Luís Gonçalves reduziu. No entanto, pouco depois, os dragões aproveitaram um grande erro da defensiva leonina para restabeleceram a vantagem de quatro golos, por João Afonso (65'), que fechou as contas.
Com esta derrota - a segunda em 20 jogos na presente temporada desportiva - os comandados de João Lourenço somam apenas um ponto na tabela classificativa. A próxima jornada está marcada para o próximo sábado, dia 14 de fevereiro, frente ao Alverca, às 11h00, no reduto adversário.
A equipa apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Joaquim Cabeçana, João Rodrigues, Salmán Umarji, Nicolas Aparício, Martim Sousa, Luís Gonçalves (C), David Makinde, Jacobo Aparício, Diego Monteiro, Laurindo Mendonça e Aladje Conté.
Leões vão medir forças com a equipa alemã na fase a eliminar da prova do velho continente , depois do sorteio realizado esta sexta-feira na Suíça
06 Fev 2026 | 12:55 |
A equipa de juniores do Sporting vai enfrentar o Eintracht Frankfurt nos oitavos de final da UEFA Youth League. O sorteio da prova foi realizado durante esta sexta-feira na Suíça, numa fase em que estão 16 emblemas ainda em competição europeia da categoria de sub-19-
Ainda não há uma data definitiva para o encontro entre leões e alemães, mas a mesma será estabelecida no dia 9 de fevereiro. Contudo, a partida vai ser disputada ou no dia 24 ou 25 de fevereiro, com a eliminatória a ser disputada a somente a uma mão.
Os quartos de final estão agendados para 17 ou 18 de março. As meias finais acontecem a 17 de abril, três dias antes da final, em Nyon. Caso o Sporting ultrapasse o Eintracht, joga contra Real Madrid ou Chelsea, também fora de casa. Já o Benfica defronta o AZ, e depois pode duelar com Inter de Milão ou Betis. Leões e águias só se podem defrontar na final.
Recorde-se que o Clube de Alvalade, na última quinta - feira, dia 5, venceu o Puskás Akadémia por 2-1, com o golo da vitória a aparecer aos 90+4. Ivanildo Mendes cabeceou para defesa de Mirkó Bozó. Na recarga, Miguel Almeida não falhou e foi o herói do encontro.
Com a vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.
Técnico dos verdes e brancos abordou o mais recente resultado da turma leonina e ousou olhar para a frente, mas sem grandes euforias
05 Fev 2026 | 12:09 |
Após a vitória por 2-1 frente ao Puskás Akadémia, que garantiu ao Sporting a qualificação para os oitavos de final da UEFA Youth League, o treinador João Gião destacou o desempenho da equipa e analisou o encontro. Na leitura ao jogo, o técnico começou por apontar as dificuldades sentidas na primeira parte.
"O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado"
"Uma primeira parte em que o adversário foi ligeiramente superior a nós. Tivemos dificuldade em encaixar na pressão nos primeiros 20 minutos, demos muita bola ao Puskás, que tem jogadores com qualidade. Conseguiram empurrar-nos para trás sem criar grande perigo, mas com o conforto de ter bola. Equilibrámos e o jogo ficou mais dividido. O resultado ao intervalo ajusta-se porque não me lembro de oportunidades para qualquer equipa. O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado", começou por dizer.
Sobre a resposta da equipa na segunda metade, João Gião destacou os ajustes feitos e a reação após o golo sofrido: "Ajustámos na segunda parte, que foi conseguida. Nem sempre inspirada, mas com o domínio quase total do jogo. Chegámos ao 0-1, tivemos o segundo para fazer e eles empatam num contra-ataque numa altura em que não mereciam. Não acusámos, mentalmente, o golo e acreditámos sempre. Continuámos a ir para cima, a criar oportunidades e fortes na bola parada. Depois, chegámos justamente à vantagem. Quem veio do banco estava muito ligado, foi muito importante. Vitória difícil, mas merecida".
"Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar"
Já a pensar na próxima fase, ainda sem conhecer o adversário - o sorteio realiza-se na sexta-feira, em Nyon, na Suíça -, o treinador deixou clara a ambição da equipa: "Queremos ganhar o próximo. É só uma mão, há 90 minutos e sem prolongamento. Muitos nomes sonantes já foram eliminados e podem acontecer surpresas. Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar, e em dar espaço a estes jogadores, que podem continuar a evoluir numa competição muito interessante. E representar, sempre de forma digna, o Sporting. É a nossa obrigação".
Com esta vitória - a 12.ª em 26 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de João Gião continuam na luta por um troféu que nunca conquistaram. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 8 de fevereiro, diante do Famalicão, às 11h00, em Alcochete.