Futebol Formação
Sporting desilude frente ao Santa Clara (0-0) e está a três pontos da linha de água
21 Dez 2025 | 13:23
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
22 Fev 2020 | 17:13 |
A equipa de sub-23 do Sporting CP venceu esta tarde, 22 de fevereiro, o SL Benfica por 3-2. No jogo inaugural da segunda fase da Liga Revelação, os leões foram para o intervalo a perder por 2-0. No entanto, nos segundos 45 minutos, Nuno Moreira, por duas vezes, e Tomás Silva apontaram os golos da vitória do Sporting CP. Com este triunfo, os rapazes de verde e branco permanecem no terceiro lugar da Liga Revelação, com 29 pontos, mas aproximam-se do eterno rival que está no segundo lugar, com 31. O líder do campeonato é o Rio Ave FC, com 34 pontos.
Os leões deram o primeiro sinal de perigo aos 17 minutos. Diogo Brás trabalhou bem no corredor direito e deu para o regressado Bruno Paz, que rematou com perigo em direção à baliza defendida por Leo Kokubo. Logo de seguida, Rodrigo Fernandes esteve perto golo. Na cobrança de um livre direito, o médio defensivo verde e branco disparou colocado, mas o guarda-redes do SL Benfica impediu o primeiro golo leonino com uma excelente intervenção.
Num jogo bastante dividido, o Sporting CP tinha ligeiro ascendente e domínio territorial, mas os encarnados iam, por vezes, saindo em transições rápidas. Todavia, aos 33 minutos, a equipa de arbitragem, e bem, haveria de assinalar grande penalidade favorável ao eterno rival. Num lance que, aparentemente, parecia controlado pela defensiva leonina, João Goulart desentendeu-se com o guarda-redes Hugo Cinha e carregou em falta Luís Lopes. Na conversão do castigo máximo, o próprio Luís inaugurou o marcador no Estádio Aurélio Pereira.
Até ao intervalo, alguma polémica à mistura. Aos 37 minutos, ficou por mostrar, no mínimo, um cartão amarelo ao jogador encarnado por ter atingido Nuno Moreira com uma cotovelada. Depois, num contra-ataque dos encarnados, Luís Lopes foi travado em falta por Matheus Nunes. O árbitro decidiu expulsar um elemento da equipa técnica verde e branca por protestos. Na conversão do livre, Luís Lopes fez o 2-0. Neste golo, Hugo Cunha fica com muitas culpas no cartório porque a bola entrou do lado do guarda-redes verde e branco.
Na resposta, Nuno Moreira combinou com Matheus Nunes e rematou em arco, mas, mais uma vez, Leo Kokubo levou a melhor e manteve a sua baliza inviolável. Desta forma, as equipas recolheram aos balneários com o marcador em 2-0. Uma desvantagem de dois golos que não refletia o que se tinha passado durantes os primeiros 45 minutos.
No reatar, os leões pareceram algo nervosos e iam cometendo alguns erros primários. Contudo, aos 53 minutos, Tiago Rodrigues desperdiçou uma tremenda ocasião para fazer o 2-1. Nuno Moreira, com um trabalho notável no corredor esquerdo, deu para Rodrigo Fernandes, que cruzou para Tiago Rodrigues, mas o avançado verde e branco, com a baliza deserta, não foi capaz de desviar para o fundo das redes. Era mais uma oportunidade flagrante de golo desperdiçada pelo Sporting CP.
Porém, o golo acabaria mesmo por aparecer. Aos 54 minutos, na sequência de um pontapé de canto, Nuno Moreira aproveitou um ressalto e, de primeira, disparou para o 2-1. Uma obra de arte do médio leonino. Contudo, a turma de Leonel Pontes foi à procura de mais e, novamente de canto, João Silva, na pequena área, cabeceou para mais uma excelente intervenção de Leo Kokubo.
Todavia, aos 78 minutos, o Sporting CP conseguiu mesmo chegar ao empate. Tomás Silva foi por ali fora e só foi mesmo travado em falta pelo recém-entrado Sérgio Andrade já dentro da grande área. Na conversão do castigo máximo, Nuno Moreira não facilitou e empatou o encontro. Logo de seguida, ainda nem os adeptos leoninos tinham tido tempo para festejar o segundo golo, quando o também recém-entrado Tomás Silva colocou os leões pela primeira vez na frente do marcador. Nuno Moreira cruzou e o capitão verde e branco parou no peito, rodou e, sem deixar a bola cair no chão, fez o 3-2. Um belo golo de Tomás Silva.
Até ao final da partida, Rodrigo Fernandes, num pontapé livre, ainda acertou na barra, mas o marcador não haveria de mexer mais. Assim, o Sporting CP, com toda a justiça, venceu o dérbi frente ao SL Benfica e ocupa agora o terceiro da Liga Revelação, com 29 pontos, a apenas dois do eterno rival, que tem 31 pontos. Na liderança do campeonato, está o Rio Ave FC, com 34 pontos.
Na próxima jornada, os leões deslocam-se ao terreno do CD Aves. A partida realiza-se já esta quinta-feira, 27 de fevereiro, pelas 11h00.
Emblema verde e branco saiu derrotado do dérbi frente ao eterno rival e continua em posição aflitiva na tabela classificativa
06 Jan 2026 | 18:32 |
A equipa de juniores do Sporting perdeu frente ao Benfica (1-0), esta terça-feira, dia 6 de janeiro. Em duelo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de sub-19, os jovens verdes e brancos voltaram a perder pontos, depois do empate frente ao Santa Clara na última ronda.
Num encontro disputado no Benfica Campus, no Seixal, foram as águias a entrar melhor. Após uma recuperação de bola em zona alta e um primeiro remate de longe defendido, Anísio Cabral foi rápido a recolher a recarga e abriu o marcador, aos 25 minutos. Aos 45+2’, o central Ricardo Neto tentou um ‘carrinho’ para impedir que Miguel Almeida se isolasse e acabou por fazer falta e ver o cartão vermelho direto.
Na segunda parte, o Clube de Alvalade, apesar da vantagem numérica e de o domínio se ter acentuado, terminou o jogo sem conseguir superar a resistência encarnada. O Sporting dispôs de várias ocasiões para chegar à igualdade, mas o marcador não mais se alterou.
Com esta derrota - a quinta em 23 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de José João Gomes estão no terceiro lugar da tabela, com 26 pontos, mais dois do que o Académico de Viseu (24), primeiro clube abaixo da linha de água. O Sporting volta a entrar em campo no sábado, dia 10 de janeiro, diante do Académico de Viseu, às 15h00, em Alcochete.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco foi composto por: Miguel Gouveia (Guarda-redes), André Machado, Atanásio Cunha, Afonso Lee, Daniel Lopes, Paulo Simão, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Miguel Almeida, Diogo Martins e Sérgio Siza.
Futebolista representa verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou muita satisfação com a confiança depositada por parte da estrutura
26 Dez 2025 | 18:21 |
É oficial. Eliana Almeida renovou o seu contrato de formação com o Sporting, esta sexta-feira, dia 26 de dezembro. A extremo de apenas 16 anos de idade representa os verdes e brancos desde 2020/2021 e mostrou-se satisfeita com a confiança renovada da estrutura.
Eliana Almeida: "É uma sensação muito boa"
"É uma sensação muito boa. É um sinal de que estou a trabalhar bem no Clube", começou por referir, em declarações aos meios oficiais, mostrando-se motivada para continuar a crescer de Leão ao peito. "O objetivo é continuar a dar mais e mais pelo Sporting", acrescentou.
Eliana Almeida: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A"
Para a presente temporada desportiva, na qual já realizou dez jogos pela equipa de sub-19, ainda sem qualquer golo marcado, Eliana Almeida traça metas ambiciosas: "Quero ser campeã pelas sub-19 e conseguir treinar pelo menos uma vez na equipa A", revelou.
A jogadora sublinhou ainda a aposta clara do Sporting na formação: "É um bom sinal. Mostra que a formação está a trabalhar bem", afirmou, destacando Érica Cancelinha, jogadora da equipa principal também formada no Sporting, como a sua principal referência pela "capacidade, superação e trabalho" que demonstra.
Em jeito de conclusão, Eliana Almeida, internacional sub-16 por Portugal, deixou ainda uma mensagem à massa associativa verde e branca: "Vou continuar a dar muito por este Clube. É sempre a dar mais e mais. Vamos, Sporting!", concluiu a jovem futebolista.
Golo de Telma Encarnação ao Benfica:
Jogador, que iniciou o seu percurso formativo no emblema minhoto, onde jogou durante meia década, quer singrar de verde e branco
22 Dez 2025 | 19:18 |
É oficial. O Sporting assinou contrato de formação com João Afonso, esta segunda-feira, dia 22 de dezembro. O lateral direito de 14 anos de idade chegou ao emblema verde e branco no verão de 2024 e é um dos jovens com maior margem de progressão nas camadas jovens.
O jovem jogador, que iniciou o seu percurso formativo no Vitória de Guimarães, onde esteve durante cinco épocas, soma já 10 jogos e seis golos ao serviço da equipa de iniciados e conta ainda com três presenças pela formação de sub-16, escalão no qual apontou também dois golos.
Na última partida, a equipa de iniciados do Sporting derrotou o Barrreirense (4-1), em jogo a contar para a sétima jornada (em atraso da Primeira Divisão Sub-15 - Fase Série Sul 2025/26) João Afonso foi titular e saiu do encontro à passagem dos 51 minutos.
Dinis Marques (11'), Diego Monteiro (42' e 64') e David Terna (72') foram os autores dos golos da vitória da formação orientada por António Cruz. O tento de honra da equipa forasteira foi apontado por Renato Incanha, aos 40 minutos, através da marcação de uma grande penalidade.
Os sub-15 somam 44 pontos e ocupam o primeiro lugar da tabela, com mais seis pontos do que o Benfica (38). Na próxima jornada, o Sporting recebe o eterno rival. O encontro está marcado para sábado, dia 10 de janeiro, pelas 10h30, na Academia Cristiano Ronaldo.
Nos sub-23, Chris Grombahi fez um grande golo que deu a vitória ao Sporting frente à União de Leiria:
Sporting desilude frente ao Santa Clara (0-0) e está a três pontos da linha de água
21 Dez 2025 | 13:23
Num dérbi de loucos, Sporting ganha 4-3 ao Benfica e já tem mais sete pontos do que as águias
20 Dez 2025 | 16:45
Sporting vence West Ham e soma primeiros pontos na Premier League
17 Dez 2025 | 20:59