
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ricardo Pereira, antigo guardião do Sporting e atual treinador de guarda-redes do Valladolid, conversou com o jornal 'A BOLA' sobre a fase de construção que começa com o guarda-redes, tendo como base o último golo do Sporting contra a Atalanta.
"Vejo no Sporting um modelo muito bem trabalhado, que estava a ser feito pelo Adán. É muito claro o que o Sporting faz e o que pretende do seu guarda-redes: que encontre um homem livre de forma direta ou indireta, com um terceiro homem, um médio, que vai buscar a bola para a transição.", começa por dizer.
"O Sporting aposta bem na bola batida no ponta de lança, que não seja a cair na sua frente, de modo que a possa rececionar e depois rematar. São movimentos muito bem identificados, tal como os movimentos do guarda-redes quando salta na presença com um ou dois jogadores, algo que vejo o Franco Israel a fazer bem. Parar a bola de sola e esperar para eliminar a primeira linha de pressão.", prossegue:
"Há uma capacidade de decisão muito acima da média face ao tempo de reação. É fruto do trabalho com os guarda-redes incluídos no processo de treino. As características de cada um pode potenciar a que a equipa saia melhor, o Adán tem mais experiência, mas o Franco Israel tem talento, à vontade e coragem. Acredito que de jogo para jogo o vá fazendo melhor, já teve três testes interessantes pela frente, com o da Atalanta a ser de fogo, e foi encontrando respostas.", afirmou Ricardo.
Quanto à estratégia da equipa em poder jogar com o guarda-redes quase como um central, Pereira diz: "O que vemos no Sporting, e noutras grandes equipas do Mundo, é atacar com onze. Permite a construção a três, ao contrário do passado em que tinha de baixar um médio. Com o guarda-redes a construir no meio de dois centrais fica mais difícil para o adversário numa pressão com dois, porque quem ataca fica em superioridade 3x2."
"É assim o modelo do Sporting e há até quem faça outra coisa, como aconteceu na minha passagem pelo Equador, no Independiente del Valle, em que usávamos o guarda-redes como central. Tem sempre que ver com o modelo de jogo, mas o guarda-redes é uma mais-valia quando assume esta construção, está envolvido, sabe posicionar-se e tem visão de jogo, permite quebrar uma ou outra linha de pressão, com o adversário a ficar logo com quatro ou cinco jogadores para trás.", conclui.
Grego assume novo projeto na Liga Portugal, despede-se de jogador desejado pelos verdes e brancos e vai substituir Petit no comando técnico dos vilacondenses
|
Sotiris Silaidopoulos vai ser o novo treinador do Rio Ave. O Olympiacos já se despediu do seu antigo técnico adjunto, que irá abandonar Costinha - jogador que é interesse do Sporting, tal como avançado num Exclusivo Leonino - na equipa de Atenas.
Olympiacos: "Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos"
Através de uma publicação nas redes sociais, o clube helénico disse ‘adeus’ ao treinador de 46 anos, deixando uma mensagem de agradecimento: “Muito obrigado, Sotiris, pelo contributo durante estes quatro anos no Olympiacos! Deste o melhor na conquista dos dois primeiros títulos europeus da nossa equipa, na dobradinha em 100 anos da história gloriosa do clube, e no desenvolvimento dos atletas da academia”.
“Serás sempre um membro da nossa família e desejamos-lhe tudo de bom na carreira”, assim mencionado o futuro de Sotiris que, segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, deverá passar por substituir Petit no comando técnico da equipa do Rio Ave.
Desta forma, o treinador natural da cidade de Kos vai abandonar Costinha, que é interesse do Sporting neste mercado de transferências. Frederico Varandas pretende apresentar uma proposta de 5 milhões de euros pelo internacional jovem português, que poderá ser a alternativa a Georgios Vagiannidis.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube do Pireu, ao vencer um campeonato e a Taça da Grécia.
Comentador desportivo fala sobre tema que tem marcado a atualidade do Clube de Alvalade e deixa fortes críticas à forma como assunto tem sido tratado
|
O futuro de Viktor Gyokeres no Sporting é uma incógnita e a situação do goleador continua a dar muito que falar. André Pinotes Batista, conhecido adepto do Clube de Alvalade, destaca a abundância de "boatos" e "rumores" que circulam sobre o internacional sueco e recusa antecipar cenários sobre a eventual transferência.
Pinotes Batista: "A cacofonia sueca instalou-se: a venda de Gyokeres – até à náusea"
“Na última semana, a cacofonia sueca instalou-se: a venda de Gyokeres – até à náusea. Faz eco nos jornais, nos telejornais, nas rádios, nas redes e nos cafés. E o curioso – e digno de alarme – é que muito do que se dá como certo acaba por nunca se confirmar. Os protagonistas acabam a reagira boatos, a desmentir rumores, a discutir cenários imaginários – quando não mesmo a reagir à reação”, começa por afirmar André Pinotes Batista, num artigo de opinião publicado no jornal Record.
O comentador admite todos as possibilidades quanto ao futuro de Gyokeres – que parece estar mais perto de rumar ao Arsenal: “Numa metáfora futebolística simples: quem confunde perceção com realidade inicia a partida a perder. Um absurdo. Todos sabemos que ele faz falta a qualquer clube da Europa e, caso se torne inevitável, cá estaremos para lidar com a situação. Se ficar, nenhum Sportinguista se lamentará”.
Pinotes Batista: "Se [Gyokeres] ficar, nenhum Sportinguista se lamentará”
Em seguida, André Pinotes Batista aborda a contratação de reforços para equipa verde e branca, tendo em vista a próxima temporada: “A chegada de Giorgi Kochorashvili enquadra-se numa receita que tão bons resultados tem dado. Com o meio-campo mais composto, e a renovação de Morita a ganhar nova esperança, o foco deve agora virar-se para o que continua a falhar: a lateral direita – para a qual necessitamos de alternativas fiáveis […]. O Sporting compra pouco, caro e bom”.
A terminar, André Pinotes Batista refere que o Sporting “dá espaço a boas ideias para que ascendam ao topo”, destacando a aposta em jovens atletas: “Pensamos no futuro, sem pressas ou abdicar do espaço para a nossa prodigiosa formação, mas olhando também para jogadores promissores como Roger Fernandes ou Tiago Silva: jovens com talento, fome de afirmação e provas dadas no nosso campeonato, que olham o Sporting como ele é hoje – bicampeão, com presença regular na Champions e um clube atrativo como nenhum outro em Portugal”.
Leões divulgaram informações importantes aos adeptos, numa altura em que a equipa verde e branca está prestes a iniciar preparação da próxima temporada
|
O Sporting anunciou que já estão à venda os bilhetes para os jogos particulares que a equipa leonina vai realizar no Estádio Algarve, no próximo mês de julho, inseridos no estágio de pré-temporada. Os adeptos do Clube de Alvalade já podem adquirir os ingressos para os encontros amigáveis frente a Celtic e Sunderland.
Numa nota publicada no site oficial, o Sporting informa que os bilhetes estão disponíveis na plataforma ‘Meo Blueticket’ e o preço varia entre 20 e 30 euros. A partida frente ao campeão escocês está marcada para as 19h30 de 16 de julho (quarta-feira), enquanto o duelo diante da formação inglesa se disputa às 20h00 de dia 21 (segunda-feira). Recorde-se que, pelo quinto ano consecutivo, a equipa do Sporting vai realizar o estádio de pré-época no sul do país, mais concretamente na zona de Lagos.
Até à chegada de Ruben Amorim, os leões costumavam realizar os trabalhos de preparação no estrangeiro. Antes de o português assumir o comando técnico do Sporting, Marcel Keizer escolheu Feusisberg, uma vila do cantão alemão na Suíça. No ano seguinte (2020/21), a pandemia impossibilitou viagens e os leões não mais saíram de Lagos.
O Cascade Wellness Resort tem recebido a comitiva verde e branca com grande hospitalidade e Frederico Varandas voltou a reservar o luxuoso retiro, que vai receber Rui Borges e todo o plantel do Sporting, na preparação de mais uma época. Vale sublinhar que, em 2025/26, o Clube de Alvalade vai lutar pela conquista do tricampeonato.
Em 2024/25, durante a estadia em Lagos, ainda com Ruben Amorim no comando técnico, os leões enfrentaram Union St-Gilloise e Sevilha. Frente aos belgas, o Sporting até esteve a vencer por 2-0 – com golos de Rafael Nel e Pedro Gonçalves -, mas permitiu o empate ao adversário (2-2). Já diante da formação espanhola, os verdes e brancos venceram por 2-1, com remates certeiros de Rodrigo Ribeiro e Francisco Trincão.