
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Roberto Martínez, selecionador nacional de Portugal, irá anunciar, na próxima sexta-feira, dia 10 de novembros, os eleitos para a dupla jornada da fase de Qualificação para o Europeu de 2024. De acordo com as últimas notícias, o técnico, porém, voltará a não recorrer a jogadores verdes e brancos, à exceção de Gonçalo Inácio.
Danilo do Paris Saint Germain e Raphael Guerreiro, são, para já baixas certas nos eleitos do técnico. Pepe, poderá ser a novidade principal da convocatória, após ter sido ausência prolongada durante praticamente todo o apuramento. Também o ex-Sporting, Matheus Nunes, poderá voltar ao lote de Roberto Martínez.
Já o trio verde e branco, constituído por Pedro Gonçalves, Paulinho e Nuno Santos, deve ficar de fora das opções de Roberto Martínez, ainda que fosse uma possível oportunidade, para os três atletas, dado que Portugal já está apurado e que estes duelos são apenas para cumprir calendário.
Portugal defronta, dia 16 e dia 19 de novembro, as equipas do Liechtenstein e da Islândia, este último, será jogado no Estádio José Alvalade, ambos com hora de apito inicial marcada para as 19h45. Recorde-se que a formação das quinas se encontra na liderança isolada do grupo J, com 24 pontos.
Já com um lugar no Campeonato da Europa de 2024, que será realizado na Alemanha, Portugal irá disputar a primeira competição internacional com Roberto Martínez no leme. A Seleção Nacional de Futebol foi campeã europeia pela primeira vez na sua história em 2016 depois de ter vencido a França, por 1-0.
Presidente do Clube de Alvalade vai dar esclarecimentos ao universo verde e branco e, como tal, até os assuntos mais delicados serão abordados
|
Frederico Varandas, presidente do Sporting, vai dar uma nova entrevista esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, pelas 21h00, à Sporting TV. O dirigente máximo do Clube de Alvalade vai falar aos Sócios e adeptos leoninos acerca de dos temas que têm marcado a atualidade do universo verde e branco e, como tal, as lesões no plantel não serão ignoradas.
De acordo com o jornal Record, Varandas irá dar explicações sobre este tema delicado que tantas dores de cabeça tem provocado, até porque, par além de ser médico, também ele desempenhou as funções de responsável clínico anteriormente, cargo que agora pertence a João Pedro Araújo.
O Presidente do Sporting vai, segundo a mesma fonte, fazer ainda um balanço dos primeiros meses de Rui Borges no comando técnico, havendo, também, a possibilidade de deixar alguns comentários às últimas arbitragens, em particular à de João Pinheiro no jogo contra o Porto.
As saídas de Ruben Amorim e Hugo Viana, para Manchester United e Manchester City, respetivamente, bem como a aposta pessoal em João Pereira, que acabou por correr mal, também devem constar da lista de temas em cima da mesa.
A entrevista, vale notar, acontece numa altura em que o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic, com 52 pontos conquistados ao longo das 22 jornadas já disputadas. Benfica (50) e Porto (46) fecham o pódio. O Braga ocupa a quarta posição, a última de acesso às competições europeias, com 44 pontos aculumados.
Lateral direita é uma das prioridades do Presidente Frederico Varandas para a próxima época e as abordagens vão ser iniciadas o quanto antes
|
Georgios Vagiannidis é o principal alvo definido por Frederico Varandas para reforçar o Sporting já no próximo mercado de verão. A olhar já para a época 2025/26, a Direção leonina quer evitar imprevistos como os que se verificaram no defeso de inverno e, por isso, as abordagens por novos jogadores já estão a ser feitas.
De acordo com o jornal A Bola, o interesse do emblema de Alvalade pelo jovem lateral-direito continua bem vivo e as negociações mantêm-se ativas, de forma regular. Nesse sentido, o homem escolhido para as conversações com o Panathinaikos foi Bernardo Palmeiro, que assumiu funções imediatamente após a saída de Hugo Viana.
O Sporting tem como objetivo jogar na antecipação e, desse modo, evitar que outros clubes levem a melhor na disputa pelo jogador. O emblema grego, segundo se sabe, recusou três propostas em janeiro por Vagiannidis: uma do Botafogo, de 6 milhões, outra do Ajax, de 7 milhões, e uma última do Zenit, que apesar de ser a melhor em termos financeiros, 10 milhões, não apresentava o projeto mais aliciante para o próprio.
Importa lembrar que também o Sporting sondou o Panathinaikos, embora tenha a opção tenha passado por dar uma nova oportunidade a Iván Fresneda, com este a acabar por dar uma resposta muito positiva que lhe tem valido, até, a titularidade.
Vagiannidis, vale notar, tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028, estando avaliado em 6 milhões de euros. Esta época já apontou um golo e uma assistência em 28 jogos disputados pelo clube, números que se somam a mais três partidas realizadas pela seleção grega, a contar para a Liga das Nações.
Para além de ter ditado a eliminação do conjunto verde e branco da Liga dos Campeões, o jogo com o Dortmund ficou marcado por mais dificuldades físicas
|
O conhecido ortopedista Artur Pereira de Castro falou, ao jornal A Bola, sobre os problemas físicos que têm assumido como a principal dor de cabeça de Rui Borges no Sporting. O especialista, antes de explicar as leões do Clube de Alvalade, não deixou passar em branco o elevado número de jogos impostos pela UEFA, situação que lhe mereceu várias críticas.
Artur Pereira sobre lesões no Sporting: "Jogadores são seres humanos""Os artistas [jogadores] são seres humanos e as capacidades físicas têm limites", começou por referir Artur Pereira, que continuou a apontar o dedo ao organismo que tutela o futebol europeu: "Depois de um esforço é necessário um período de recuperação. Esses períodos são cada vez mais pequenos, o que faz com que haja uma sobrecarga de treinos e de jogos, no fundo, de trabalho, do qual os jogadores não conseguem recuperar".
Ao mesmo jornal, o ortopedista explico que a eliminação do Sporting da Liga dos Campeões, apesar de "no aspeto desportivo ser mau", também irá permitir "uma maior recuperação entre jogos e, naturalmente, fará com que não haja uma carga muscular tão evidente, reduzindo assim a probabilidade e o risco de lesões musculares".
O especialista comentou, também, a opção do Sporting em fazer regressar os atletas vindos de lesão com tempo e sem pressas. "Já me apercebi de que existe um certo cuidado em fazer com que os jogadores não regressem rapidamente e de qualquer maneira, mas apenas quando estiverem totalmente recuperados. As recidivas são um dos maiores riscos das lesões".
Vale lembrar que as muitas lesões que se têm sentido em Alvalade não têm condicionado apenas o planeamento das partidas, com muitas condicionantes mesmo antes dos jogos começarem. O mais recente problema no plantel está relacionado com Morten Hjulmand, que regressou a Portugal, depois do jogo em Dortmund, de muletas.