Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

RÚBEN AMORIM: "ÀS VEZES DÁ JEITO NÃO SE FALAR DE FUTEBOL" (VÍDEO)

Treinador do Sporting anteviu receção ao conjunto do Nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Abr 2021 | 13:23 |

Icon Comentário0

A equipa principal de futebol do Sporting entra em campo no próximo sábado, 1 de maio, na receção ao Nacional, pelas 20h00. Na antevisão do encontro, Rúben Amorim, técnico leonino, mostrou-se confiante nos seus pupilos, garantindo que sente o apoio dos adeptos verdes e brancos.


Título? “Temos de ser frios”


“É notório, as pessoas falam-me na rua, existe essa pressão, essa ansiedade nos sportinguistas que nós enquanto estrutura temos de levar como o carinho deles, mas também saber que isto muda em relação aos resultados. O que é carinho hoje amanhã pode ser outra coisa, isto está tudo muito ligado. Mas é importante. O principal é o que temos de fazer. A dinâmica dá força, mas temos de ser frios, abstrair-nos um bocado disso”, começou por dizer.


“O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”

O técnico leonino garantiu que falta de eficácia não é exclusiva dos leões, dando outros exemplos: “Temos de olhar para campeonato e para os rivais, não somos só nós que estamos a marcar menos golos, todos têm tido dificuldades, revela a qualidade das outras equipas e dos outros treinadores. Talvez o momento também nos crie mais ansiedade. Mas também temos feito mais remates, não temos é feito tantos golos. Acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo”, disse, garantindo que jogar antes ou depois dos rivais é indiferente.


“Se olharmos para os resultados, jogar antes tem sido melhor, poderá ser coincidência – em Barcelos podíamos ganhar vantagem penso que FC porto tinha perdido pontos, até estivemos a perder e demos a volta, não se notou ansiedade. Agora nos últimos jogos em jogámos depois e perdemos pontos, portanto olhando para o resultado tem sido melhor antes, mas penso que tem sido coincidência nem penso muito nisso. Não tenho preferência. O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”, garantiu.

Melhor treinador da Liga? “Não, de forma alguma”

“Tenho um grupo muito forte que é muito unido; uma equipa técnica, uma estrutura que me ajuda muito e a tal estrelinha que me ajudou em certos resultados. Mas o passado já não conta, o que quero é melhor treinador no futuro, ganhar mais jogos no futuro. O que passou, passou. O melhor de forma alguma, sou bastante inexperiente ainda, tenho muita coisa para melhorar. Sinto-me mais um treinador que tenta ser melhor e está ansioso pelo futuro”, garantiu Rúben Amorim.

“Há coisas que não controlamos”

Questionado sobre maiores dificuldades com adversários mais ‘fracos’, Amorim garante que são fases: “Lembro-me de estar a dizer que ganhámos a equipa do oitavo para baixo, agora é ao contrário. Eu acredito que há coisas que não controlamos fizemos muitos remates com Belenenses SAD, Moreirense e Famalicão e não conseguimos vencer. Em Braga fizemos um remate enquadrado e marcámos; há coisas que não sei explicar. Tivemos má fase, agora esta vitória, o que me deixa tranquilo é que a atitude deles está lá sempre, isso e resposta que me deixa tranquilo. Está tudo difícil de controlar. A resposta é boa mesmo com empates, dúvidas à volta da equipa”, rematou.

“No fundo estava-me a ajudar a mim”

Abordando as ausências, Amorim tem confiança de voltar a contar com Tiago Topmás e Tabata até ao final da temporada: “Temos o Tabata e o Tiago Tomás em recuperação – não é para este jogo, é para o resto dos jogos. Vamos fazer o máximo para recuperá-los, principalmente o TT, que tem europeu sub-21 e queremos ajudá-lo a ir”, garantiu, mostrando-se pouco preocupado com a preparação de Max.

“Em relação ao Max, não tive [preocupação especial]. A grande preocupação que tive com os guarda-redes foi ir buscar o Vital. Depois deixo-lhe a responsabilidade toda e facilita-me a vida. Daí a minha força de trazer o Vital, porque no fundo estava-me a ajudar a mim e não tanto aos guarda-redes [risos]”.

“Vou ser melhor no futuro”

Abordando o ambiente que se vive no futebol português, Amorim garante que todos têm a sua culpa: “Cabe a todos melhorarmos o nosso comportamento, eu não tenho sido o melhor dos exemplos, cada um só pode controlar o seu. O que tento fazer é, quando há uma expulsão, penso sempre que é a última, faço esse trabalho mental sabendo que com a pressão do dia a dia, a falta de público – acho que é um fator importante – existem alguns excessos”, disse, prosseguindo.

“Também não se falar de futebol e falar de outras coisas dá jeito às vezes (risos). Não falar dos resultados, dos pontos se avanço, dos pontos que faltam, mas isso faz parte do jogo, não é de agora, cada um deve olhar para si. Todos o fazemos, todos vivemos essa pressão- Faço o meu máximo, acreditem ou não, e vou ser melhor no futuro”.

Confira aqui a conferência de imprensa:

https://www.youtube.com/watch?v=HZnNpvlL6GQ


Futebol

Em comunicado, Porto acusa Sporting de “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração"

Pós-Clássico continua a dar que falar, com os leões e dragões numa 'guerra' de comunicados no decorrer desta terça-feira, dia 10 de fevereiro

O Porto reagiu ao comunicado divulgado no site oficial Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico
O Porto reagiu ao comunicado divulgado no site oficial Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico

10 Fev 2026 | 21:10 |

Icon Comentário0

O Porto reagiu ao comunicado divulgado pelo Sporting na sequência das polémicas que marcaram o pós-Clássico, considerando que a posição dos leões assenta em “factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade”.


Numa nota publicada no seu site oficial, o clube azul e branco assegura que “cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes”. Na mesma comunicação, os dragões sublinham ainda que “por isso, o clube está perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina, a quem prestará todos os esclarecimentos que entenderem necessários”.


O comunicado do Sporting apontava para alegadas situações ocorridas tanto nas bancadas - em particular no setor destinado aos adeptos visitantes, com referência à colocação de colunas de som em zonas cobertas por cortinados - como no terreno de jogo e nas áreas técnicas, incluindo o balneário visitante e os acessos às respetivas zonas.


Essas acusações motivaram a resposta do emblema liderado por André Villas-Boas, que deixou críticas diretas ao rival: "No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade. O FC Porto continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade."

Confira o comunicado na íntegra:


"Em causa as alegações do Sporting CP

O FC Porto tomou conhecimento do comunicado hoje divulgado pelo Sporting CP, no qual anuncia a intenção de apresentar participação disciplinar ao Conselho de Disciplina da FPF relativamente ao jogo de ontem, fazendo uma lista extensa de alegações sobre 'incidentes' e enquadramentos do espectáculo, assente em factos deturpados, falsidades e teorias da conspiração, e um evidente complexo de inferioridade.

O FC Porto informa que cumpriu todos os requisitos e procedimentos regulamentares propostos pela Liga, colaborando, como sempre, com as entidades competentes. Por isso, o Clube está perfeitamente confortável com qualquer participação ou averiguação do Conselho de Disciplina, a quem prestará todos os esclarecimentos que entenderem necessários.

No FC Porto compreendemos que a grandeza e a história incomodam. Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma identidade que não se constrói ao abrigo de uma falsa superioridade moral e de uma hipocrisia conveniente, tantas vezes repetidas até parecerem verdade.

O FC Porto continuará a defender a verdade desportiva com a tranquilidade de quem não precisa de gritar para existir, e com a firmeza de quem não confunde comunicados com realidade."


Futebol

Clássico ainda mexe! Sporting reage e faz queixa do Porto

Clube de Alvalade emitiu um comunicado ao final da tarde desta terça-feira, dia 10 de fevereiro, relacionado com os acontecimentos da 21.ª jornada

Sporting reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar contra o Porto
Sporting reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar contra o Porto

10 Fev 2026 | 19:18 |

Icon Comentário0

O clássico desta segunda-feira entre o Sporting e o Porto ficou marcado por várias polémicas fora das quatro linhas. Através de um comunicado oficial, o Clube de Alvalade reagiu aos episódios registados no Estádio do Dragão e anunciou a intenção de apresentar uma participação disciplinar junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra os dragões.


Entre os vários acontecimentos denunciados, os bicampeões nacionais referem situações ocorridas nas bancadas - em particular no setor destinado aos adeptos visitantes, com a colocação de colunas de som em zonas cobertas por cortinados - mas também episódios verificados no terreno de jogo e nas áreas técnicas, incluindo o balneário visitante e os acessos às mesmas.


"O que devia ser um dos melhores espetáculos desportivos da presente época desportiva transformou-se, de forma lamentável, mas não surpreendente, numa viagem a um tempo que o actual FC Porto – certamente por lapso – não abdica e faz questão de perpetuar: condicionamento da arbitragem, balneários sugestivamente decorados, percursos de acesso aos balneários alterados (propiciando o contacto do staff com os adeptos do FC Porto), climatização manipulada, bancadas condicionadas com tarjas e colunas de som, e até apanha-bolas maniatados para esconder as bolas do jogo e retirar as toalhas do guarda-redes do Sporting", pode ler-se na nota emitida pelo emblema leonino, que deixa ainda críticas indiretas à liderança de André Villas-Boas, evocando igualmente o passado recente da presidência de Pinto da Costa no Porto.


"Estes acontecimentos constituem a demonstração plena de que "o passado nunca está morto, nem sequer é passado" e, quanto à propalada lufada de ar fresco, nem no ar condicionado. Trata-se, isso sim, do resultado de uma estratégia premeditada e há muito implementada, sempre com o mesmo actor principal, com impacto direto na verdade desportiva, na credibilidade das competições e na valorização do futebol, que sai, uma vez mais, seriamente prejudicado, naquele que é mais um episódio negro do futebol português", sublinhou ainda o Sporting no mesmo comunicado.

Vale lembrar que o Sporting acabou por empatar com o Porto. O golo que deu a igualdade aos leões na partida acabou por ser marcado por Luis Suárez no último lance de jogo - Diogo Costa defendeu o penálti, mas o colombiano não perdoou na recarga. A turma de Rui Borges segue no segundo lugar da Liga, com 52 pontos - menos quatro que os dragões (56).



Futebol

Sporting empata no último minuto, mas continua no último lugar da Liga

Equipa verde e branca teve uma difícil deslocação nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro, e conseguiu arrancar um ponto para a sua caminhada

Equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Leixões, por 2-2, esta terça-feira, dia 10 de fevereiro, em Matosinhos
Equipa sub-23 do Sporting perdeu frente ao Leixões, por 2-2, esta terça-feira, dia 10 de fevereiro, em Matosinhos

10 Fev 2026 | 18:01 |

Icon Comentário0

A equipa sub-23 do Sporting empatou frente ao Leixões por 2-2, esta terça-feira, dia 10 de fevereiro, em partida em atraso da primeira jornada da segunda fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação. Os leões somaram o quinto encontro consecutivo sem vencer, após a derrota com o Torreense no jogo anterior.


No Estádio do Mar, em Matosinhos, os verdes e brancos entraram da pior forma no encontro e viram Arthur Baggio a abrir o ativo logo aos 13 minutos. Apesar das tentativas para chegar à igualdade ainda no primeiro tempo, o marcador não se alterou até ao apito para o intervalo.


No regresso dos balneários, o Sporting marcou por Kauã Oliveira (49') com um verdadeiro golaço. Os leões ainda tiveram possibilidade de passar para a frente do placar fruto de uma grande penalidade, mas Miguel Alves acabou por falhar o castigo máximo (58'). O Leixões acabou por marcar o golo da vitória aos 86', por Miguel Rajani, mas Rayhan Momade garantiu a divisão de pontos aos 90'+6, de livre direto.


Com este empate - a quinta em 24 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto soma dois pontos e continua na última posição. Os sub-23 do Sporting voltam a entrar em campo no sábado, dia 20 de fevereiro, frente ao Benfica, pelas 18h00, no Seixal.

A euipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Tiago Leitão, Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Miguel Alves (C), Afonso Lee, Kauã Oliveira, Manuel Kissanga, Zaid Bafdili, Diogo Martins, Ivanildo Mendes e Rayhan Momade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Atenção, Sporting! Já se sabe quanto tempo Geny Catamo vai parar
Futebol

Atenção, Sporting! Já se sabe quanto tempo Geny Catamo vai parar

10 Fev 2026 | 17:49

Icon Comentário0
Última hora! Sporting volta a treinar com novidades pós- Clássico
Futebol

Última hora! Sporting volta a treinar com novidades pós- Clássico

10 Fev 2026 | 17:13

Icon Comentário0
Raphinha explode! Ex Sporting desabafa sobre Bola de Ouro: "É preciso ser amigo..."
Futebol

Raphinha explode! Ex Sporting desabafa sobre Bola de Ouro: "É preciso ser amigo..."

10 Fev 2026 | 16:53

Icon Comentário0