
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa principal de futebol do Sporting entra em campo no próximo sábado, 1 de maio, na receção ao Nacional, pelas 20h00. Na antevisão do encontro, Rúben Amorim, técnico leonino, mostrou-se confiante nos seus pupilos, garantindo que sente o apoio dos adeptos verdes e brancos.
Título? “Temos de ser frios”
“É notório, as pessoas falam-me na rua, existe essa pressão, essa ansiedade nos sportinguistas que nós enquanto estrutura temos de levar como o carinho deles, mas também saber que isto muda em relação aos resultados. O que é carinho hoje amanhã pode ser outra coisa, isto está tudo muito ligado. Mas é importante. O principal é o que temos de fazer. A dinâmica dá força, mas temos de ser frios, abstrair-nos um bocado disso”, começou por dizer.
“O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”
O técnico leonino garantiu que falta de eficácia não é exclusiva dos leões, dando outros exemplos: “Temos de olhar para campeonato e para os rivais, não somos só nós que estamos a marcar menos golos, todos têm tido dificuldades, revela a qualidade das outras equipas e dos outros treinadores. Talvez o momento também nos crie mais ansiedade. Mas também temos feito mais remates, não temos é feito tantos golos. Acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo”, disse, garantindo que jogar antes ou depois dos rivais é indiferente.
“Se olharmos para os resultados, jogar antes tem sido melhor, poderá ser coincidência – em Barcelos podíamos ganhar vantagem penso que FC porto tinha perdido pontos, até estivemos a perder e demos a volta, não se notou ansiedade. Agora nos últimos jogos em jogámos depois e perdemos pontos, portanto olhando para o resultado tem sido melhor antes, mas penso que tem sido coincidência nem penso muito nisso. Não tenho preferência. O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”, garantiu.
Melhor treinador da Liga? “Não, de forma alguma”
“Tenho um grupo muito forte que é muito unido; uma equipa técnica, uma estrutura que me ajuda muito e a tal estrelinha que me ajudou em certos resultados. Mas o passado já não conta, o que quero é melhor treinador no futuro, ganhar mais jogos no futuro. O que passou, passou. O melhor de forma alguma, sou bastante inexperiente ainda, tenho muita coisa para melhorar. Sinto-me mais um treinador que tenta ser melhor e está ansioso pelo futuro”, garantiu Rúben Amorim.
“Há coisas que não controlamos”
Questionado sobre maiores dificuldades com adversários mais ‘fracos’, Amorim garante que são fases: “Lembro-me de estar a dizer que ganhámos a equipa do oitavo para baixo, agora é ao contrário. Eu acredito que há coisas que não controlamos fizemos muitos remates com Belenenses SAD, Moreirense e Famalicão e não conseguimos vencer. Em Braga fizemos um remate enquadrado e marcámos; há coisas que não sei explicar. Tivemos má fase, agora esta vitória, o que me deixa tranquilo é que a atitude deles está lá sempre, isso e resposta que me deixa tranquilo. Está tudo difícil de controlar. A resposta é boa mesmo com empates, dúvidas à volta da equipa”, rematou.
“No fundo estava-me a ajudar a mim”
Abordando as ausências, Amorim tem confiança de voltar a contar com Tiago Topmás e Tabata até ao final da temporada: “Temos o Tabata e o Tiago Tomás em recuperação – não é para este jogo, é para o resto dos jogos. Vamos fazer o máximo para recuperá-los, principalmente o TT, que tem europeu sub-21 e queremos ajudá-lo a ir”, garantiu, mostrando-se pouco preocupado com a preparação de Max.
“Em relação ao Max, não tive [preocupação especial]. A grande preocupação que tive com os guarda-redes foi ir buscar o Vital. Depois deixo-lhe a responsabilidade toda e facilita-me a vida. Daí a minha força de trazer o Vital, porque no fundo estava-me a ajudar a mim e não tanto aos guarda-redes [risos]”.
“Vou ser melhor no futuro”
Abordando o ambiente que se vive no futebol português, Amorim garante que todos têm a sua culpa: “Cabe a todos melhorarmos o nosso comportamento, eu não tenho sido o melhor dos exemplos, cada um só pode controlar o seu. O que tento fazer é, quando há uma expulsão, penso sempre que é a última, faço esse trabalho mental sabendo que com a pressão do dia a dia, a falta de público – acho que é um fator importante – existem alguns excessos”, disse, prosseguindo.
“Também não se falar de futebol e falar de outras coisas dá jeito às vezes (risos). Não falar dos resultados, dos pontos se avanço, dos pontos que faltam, mas isso faz parte do jogo, não é de agora, cada um deve olhar para si. Todos o fazemos, todos vivemos essa pressão- Faço o meu máximo, acreditem ou não, e vou ser melhor no futuro”.
Confira aqui a conferência de imprensa:
https://www.youtube.com/watch?v=HZnNpvlL6GQ
Com o ponta-de-lança sueco apontado à porta de saída, novo avançado na lista do Clube de Alvalade terá missão que não se adivinha fácil
|
O Bruno Fernandes analisou a possível contratação de Luis Suárez. Os leões estão interessados em contratar o avançado colombiano, que terá a difícil tarefa de fazer esquecer Viktor Gyokeres, que está apontado à saída do Clube de Alvalade. O jornalista coloca algumas reservas no atleta.
Bruno Fernandes: "Luis Suarez? Rui Borges pretende um futebolista com outras características"
Em direto para o programa ‘Record na Hora’, para o canal Now, o editor do jornal em questão acredita que este não será o encaixe desejado pelo treinador do Clube de Alvalade: “A informação que tenho em conjunto com a minha equipa, é que Rui Borges pretende um futebolista com outras características para aquela posição, talvez mais jovem, talvez mais batido em primeiras divisões”.
Bruno Fernandes explica que o histórico do jogador não é o mais favorável: “Olhando para a carreira deste futebolista, percebemos que andou sempre ali pela segunda divisão espanhola e teve alguma dificuldade em afirmar-se em grandes palcos, por exemplo um empréstimo falhado ao Marselha, também passou pelo Watford mas sem qualquer tipo de expressão”, acrescentou
Bruno Fernandes: "Não é um acordo fechado, longe disso"
Ainda assim, Bruno Fernandes salienta que o jogador está longe de estar oficializado pelo Sporting: “Não é um acordo fechado, longe disso, ainda estamos a falar só de um alvo, o Almería pede para início de conversa 25 milhões de euros por este jogador. Vamos ver o que é que vai acontecer a partir daqui”.
Os dirigentes do emblema espanhol ainda não receberam qualquer proposta: “É verdade que o Sporting já falou com os empresários do futebolista, ainda não contactou diretamente o Almería, mas acho que as próximas horas poderão trazer novidades, não só em relação a Luis Suárez, mas também em relação a Gyokeres”, concluiu.
Equipa campeã da Premier League na última temporada surgiu como a mais recente interessada num dos jogadores mais importantes dos leões
|
O Liverpool, campeão da Premier League, é o mais recente interessado em Viktor Gyokeres. Depois de verem complicar-se as negociações com o alvo prioritário, que era Alexander Isak, do Newcastle, os reds viram-se para outro ponta-de-lança sueco, e prometem dar luta a Arsenal e Manchester United na corrida pelo Viking de Alvalade.
Segundo a informação avançada pelo jornal britânico The Sun, o Liverpool está no mercado à procura de um substituto para Darwin Nuñez, que está de saída para o Nápoles, e Alexander Isak era o jogador pretendido. No entanto, o atacante internacional sueco está decidido a permanecer no Newcastle, podendo renovar contrato e tornar-se no jogador mais bem pago da história dos magpies.
Neste sentido, os dirigentes do Liverpool centram agora atenções em Gyokeres. O facto de terem conquistado a Premier League, em 2024/25, e o consequente apuramento para a Liga dos Campeões pode ser um trunfo para os reds na ‘corrida’ pela contratação do avançado do Sporting. Ainda assim, Arsenal e Manchester United continuam atentos à situação do ‘camisola 9’.
Nos red devils, Ruben Amorim continua a acreditar no reencontro com Gyokeres, apesar de o clube de Old Trafford não ter assegurado a qualificação para a Liga dos Campeões. Por sua vez, os responsáveis do Arsenal parecem estar dispostos a ceder às exigências de Frederico Varandas e apresentar uma proposta entre os 75 e 80 milhões de euros ao Sporting para contratar o atleta.
Contratado ao Coventry City, no verão de 2023, a troco de 20 milhões de euros, aos quais acresceram bónus, Gyokeres somou 102 jogos, 97 golos e 27 assistências, em duas temporadas ao serviço do Sporting. Em Alvalade, o internacional sueco conquistou dois Campeonatos e uma Taça de Portugal. O contrato do avançado com os leões é válido até junho de 2028 e prevê uma cláusula de rescisão de 100M.
Jogador que conta com passagem pelo Clube de Alvalade comentou, recentemente, uma das contratações verdes e brancas para a próxima época
|
Bruno Marioni, ex Sporting que passou pelo Clube entre 1997 e 1999, fez rasgados elogios a Victor Guzmán, jovem jogador, natural do Peru, que está muito perto de reforçar o Clube de Alvalade com vista à próxima época. O jogador é um dos maiores talentos do Allianz Lima, emblema grande da América do Sul.
Bruno Marioni: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização"
Foi no Sul-Americano 2025, disputado na Venezuela, que Victor Guzmán finalmente convenceu os responsáveis verdes e brancos a avançar para a sua contratação. Em Lisboa, tem à sua espera um contrato de três anos para assinar com o Sporting. Os leões vão pagar cerca de 400 mil euros para comprarem 60% do passe do jogador peruano.
Bruno Marioni, antigo jogador do Sporting, era, no ano passado, diretor desportivo do Allianz Lima. Conhece bem o jogador, e explicou ao jornal Record as qualidades do jovem: "Muito bom tecnicamente e o seu ponto forte é claramente a finalização. Apesar de ser um jogador alto não é muito forte no jogo de cabeça, mas com os pés é muito bom. Como sabe proteger a bola é muito bom a jogar de costas para a baliza".
"É uma das grandes promessas do futebol peruano. Em 2024, apesar da idade, já jogou na primeira equipa e teve a oportunidade de disputar a Taça Libertadores. É um jovem muito responsável", atirou de seguida o antigo jogador do Sporting, seguro de que os leões fazem uma escolha acertada com Victor Guzmán.
Guzmán está no Allianz Lima desde os sete anos, sendo que a sua carreira desportiva está muito ligado ao clube da capital do Peru. Conhecido como 'Pantera', quando era jovem, devido à forma felina como atacava as defesas, o jovem teve um crescimento acelerado durante a adolescência, que o deixou com 1,91m. Perdeu alguma da mobilidade, mas passou para o centro do ataque onde desenvolveu o faro pelo golo por que é conhecido hoje em dia.