Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

RÚBEN AMORIM: "ÀS VEZES DÁ JEITO NÃO SE FALAR DE FUTEBOL" (VÍDEO)

Treinador do Sporting anteviu receção ao conjunto do Nacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Abr 2021 | 13:23 |

Icon Comentário0

A equipa principal de futebol do Sporting entra em campo no próximo sábado, 1 de maio, na receção ao Nacional, pelas 20h00. Na antevisão do encontro, Rúben Amorim, técnico leonino, mostrou-se confiante nos seus pupilos, garantindo que sente o apoio dos adeptos verdes e brancos.


Título? “Temos de ser frios”


“É notório, as pessoas falam-me na rua, existe essa pressão, essa ansiedade nos sportinguistas que nós enquanto estrutura temos de levar como o carinho deles, mas também saber que isto muda em relação aos resultados. O que é carinho hoje amanhã pode ser outra coisa, isto está tudo muito ligado. Mas é importante. O principal é o que temos de fazer. A dinâmica dá força, mas temos de ser frios, abstrair-nos um bocado disso”, começou por dizer.


“O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”

O técnico leonino garantiu que falta de eficácia não é exclusiva dos leões, dando outros exemplos: “Temos de olhar para campeonato e para os rivais, não somos só nós que estamos a marcar menos golos, todos têm tido dificuldades, revela a qualidade das outras equipas e dos outros treinadores. Talvez o momento também nos crie mais ansiedade. Mas também temos feito mais remates, não temos é feito tantos golos. Acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo”, disse, garantindo que jogar antes ou depois dos rivais é indiferente.


“Se olharmos para os resultados, jogar antes tem sido melhor, poderá ser coincidência – em Barcelos podíamos ganhar vantagem penso que FC porto tinha perdido pontos, até estivemos a perder e demos a volta, não se notou ansiedade. Agora nos últimos jogos em jogámos depois e perdemos pontos, portanto olhando para o resultado tem sido melhor antes, mas penso que tem sido coincidência nem penso muito nisso. Não tenho preferência. O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”, garantiu.

Melhor treinador da Liga? “Não, de forma alguma”

“Tenho um grupo muito forte que é muito unido; uma equipa técnica, uma estrutura que me ajuda muito e a tal estrelinha que me ajudou em certos resultados. Mas o passado já não conta, o que quero é melhor treinador no futuro, ganhar mais jogos no futuro. O que passou, passou. O melhor de forma alguma, sou bastante inexperiente ainda, tenho muita coisa para melhorar. Sinto-me mais um treinador que tenta ser melhor e está ansioso pelo futuro”, garantiu Rúben Amorim.

“Há coisas que não controlamos”

Questionado sobre maiores dificuldades com adversários mais ‘fracos’, Amorim garante que são fases: “Lembro-me de estar a dizer que ganhámos a equipa do oitavo para baixo, agora é ao contrário. Eu acredito que há coisas que não controlamos fizemos muitos remates com Belenenses SAD, Moreirense e Famalicão e não conseguimos vencer. Em Braga fizemos um remate enquadrado e marcámos; há coisas que não sei explicar. Tivemos má fase, agora esta vitória, o que me deixa tranquilo é que a atitude deles está lá sempre, isso e resposta que me deixa tranquilo. Está tudo difícil de controlar. A resposta é boa mesmo com empates, dúvidas à volta da equipa”, rematou.

“No fundo estava-me a ajudar a mim”

Abordando as ausências, Amorim tem confiança de voltar a contar com Tiago Topmás e Tabata até ao final da temporada: “Temos o Tabata e o Tiago Tomás em recuperação – não é para este jogo, é para o resto dos jogos. Vamos fazer o máximo para recuperá-los, principalmente o TT, que tem europeu sub-21 e queremos ajudá-lo a ir”, garantiu, mostrando-se pouco preocupado com a preparação de Max.

“Em relação ao Max, não tive [preocupação especial]. A grande preocupação que tive com os guarda-redes foi ir buscar o Vital. Depois deixo-lhe a responsabilidade toda e facilita-me a vida. Daí a minha força de trazer o Vital, porque no fundo estava-me a ajudar a mim e não tanto aos guarda-redes [risos]”.

“Vou ser melhor no futuro”

Abordando o ambiente que se vive no futebol português, Amorim garante que todos têm a sua culpa: “Cabe a todos melhorarmos o nosso comportamento, eu não tenho sido o melhor dos exemplos, cada um só pode controlar o seu. O que tento fazer é, quando há uma expulsão, penso sempre que é a última, faço esse trabalho mental sabendo que com a pressão do dia a dia, a falta de público – acho que é um fator importante – existem alguns excessos”, disse, prosseguindo.

“Também não se falar de futebol e falar de outras coisas dá jeito às vezes (risos). Não falar dos resultados, dos pontos se avanço, dos pontos que faltam, mas isso faz parte do jogo, não é de agora, cada um deve olhar para si. Todos o fazemos, todos vivemos essa pressão- Faço o meu máximo, acreditem ou não, e vou ser melhor no futuro”.

Confira aqui a conferência de imprensa:

https://www.youtube.com/watch?v=HZnNpvlL6GQ


Futebol

Treinador do Sporting deixa lamento antes de partida importante: "Aqui nem se respira"

Técnico verde e branco tem a sua equipa na liderança do campeonato nacional, e enfrenta, no próximo sábado, mais um duro teste para se manter em primeiro

Técnico do Sporting tem a sua equipa na liderança do campeonato nacional, e enfrenta, no próximo sábado, mais um duro teste
Técnico do Sporting tem a sua equipa na liderança do campeonato nacional, e enfrenta, no próximo sábado, mais um duro teste

07 Nov 2025 | 21:36 |

Icon Comentário0

João Gião lamentou o pouco tempo que tem para preparar jogos, mas lembrou que não há jogos perdidos no Sporting. O treinador da equipa B verde e branca prestou declarações aos meios oficiais do Clube de Alvalade, antes de mais um partida a contar para a Liga 2, onde os leões são líderes.


"Virámos muitos jogos na recta final do ano passado que nos permitiu a subida e este ano já é a segunda vez. Tem muito que ver com a mentalidade e com o ADN que queremos criar aqui dentro: não há jogos perdidos e a perder tem de ser sempre nos limites. Assim, estamos sempre mais perto de virar momentos adversos", começou por explicar João Gião, lembrando a reviravolta com o Feirense e a recuperação com a Juventus.


O treinador do Sporting B prosseguiu: "Aqui nem se respira [risos]. É algo que exige muito de nós e um planeamento antecipado. Conseguimos preparar da forma correcta o jogo com o Penafiel, que vai ser, como todos os jogos da Liga 2, ou seja, muito difícil, especialmente fora".


"Vem muito motivado pelos bons resultados, aliás desde a entrada do novo treinador [o espanhol José Manuel Aira] têm feito uma caminhada muito positiva nos últimos cinco jogos [três vitórias, um empate e uma derrota]. Ganharam 3-1 em Vizela, a um claro candidato à subida de divisão, portanto o Penafiel está altamente motivado e tem as suas armas", atirou, de seguida, João Gião, na análise ao próximo adversário do Sporting B.

Relembrar que a equipa B do Sporting, atual primeiro classificado da Liga 2, disputa, no próximo sábado, dia 8 de novembro, mais uma partida do campeonato nacional, frente ao Penafiel. O jogo tem pontapé de saída marcado para as 11h00, e joga-se em Vizela, que será casa emprestada para o rival dos leões.



Futebol

Confirmado! Há menos um lesionado no plantel do Sporting

Indicações do Clube de Alvalade apontam para o facto de um jogador que falhou os últimos jogos estar restabelecido e pronto para a próxima partida

Indicações do Sporting apontam para o facto de um jogador que falhou os últimos jogos estar restabelecido
Indicações do Sporting apontam para o facto de um jogador que falhou os últimos jogos estar restabelecido

07 Nov 2025 | 21:19 |

Icon Comentário0

Rui Borges chamou Iván Fresneda para a deslocação aos Açores, onde o Sporting vai defrontar o Santa Clara, no próximo sábado, dia 8 de novembro. O lateral-direito espanhol estava lesionado, mas parece estar de volta às opções do treinador leonino.


O Sporting viajou, na tarde desta sexta-feira, dia 7 de novembro, para os Açores, com vista ao encontro da 11ª. jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Santa Clara. As imagens da chegada da comitiva verde e branca ao aeroporto deixaram algumas pistas acerca dos convocados de Rui Borges.


E a lista conta, aparentemente, com uma grande surpresa. Iván Fresneda viajou com o resto da equipa, o que deve significar que está apto para voltar a ser opção para Rui Borges, algo que não tem acontecido nos último jogos da equipa de Alvalade.


O lateral-direito espanhol fez uma entorse no tornozelo, e esteve em recuperação até há bem pouco tempo, ficando, por isso, de fora dos últimos compromissos dos leões. A presença na convocatória de Rui Borges, e a chamada à Seleção sub-21, indicam que o jogador estará totalmente recuperado para voltar à competição.

Quem também viajou com a equipa foi Frederico Varandas, Presidente do Sporting. O líder máximo dos leões foi questionado, pelos jornalistas presentes no local, acerca das mais recentes polémicas, referentes às arbitragens no futebol português, mas não quis prestar qualquer declaração.



Futebol

Não se cansam do Sporting! Candidato do Benfica volta a visar Varandas

João Noronha Lopes voltou a atacar o Clube de Alvalade, utilizando os leões como arma de arremesso para criticar Rui Costa, concorrente à presidência das águias

Noronha Lopes voltou a atacar o Sporting, utilizando os leões como arma de arremesso para criticar Rui Costa, concorrente à presidência do Benfica
Noronha Lopes voltou a atacar o Sporting, utilizando os leões como arma de arremesso para criticar Rui Costa, concorrente à presidência do Benfica

07 Nov 2025 | 21:14 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a ser utilizado como argumento, por parte de João Noronha Lopes, para atacar Rui Costa. Os dois homem ligados ao emblema encarnado são os últimos candidatos das eleições à Presidência do Benfica, cuja votação decorre no próximo domingo.


O candidato do Benfica concedeu uma entrevista, breves horas depois do debate com Rui Costa, referente às eleições do clube da Luz. A certa altura, foi questionado sobre se o atual presidente encarnado estaria "no bolso" de Frederico Varandas e do Sporting, como afirmou, recentemente, André Villas-Boas.


"Villas-Boas que se meta na vida dele e não com o Benfica. Não nos dá lições. Sou dos tempos em que uma equipa do Benfica se equipa nos corredores nas Antas. Não aceito moralismos. No ano passado fomos comidos de cebolada e quando assim é não podemos ficar calados", começou por dizer João Noronha Lopes, em resposta ao presidente do Porto.


O candidato às eleições do Benfica prosseguiu: "O Sporting teve um perdão fiscal e não houve uma palavra do presidente do Benfica. Eu teria pedido uma audiência e um relatório à Liga. Aquilo que se passou colocou os clubes em pé de desigualdade".

"Eu não tenho medo de Proença. Quando ele quis diminuir o Benfica em relação aos direitos televisivos eu fiz um artigo de opinião sobre isso. Depois da Taça, o mínimo era Proença ter pedido desculpas ao Benfica e não estaria dois dias depois sentado ao seu lado. Não é uma questão protocolar", atirou, a terminar, deixando também palavras para o presidente da Federação Portuguesa de Futebol.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges prepara alterações no meio-campo do Sporting
Futebol

Rui Borges prepara alterações no meio-campo do Sporting

07 Nov 2025 | 20:34

Icon Comentário0
Iván Fresneda recebe boas notícias longe do Sporting
Futebol

Iván Fresneda recebe boas notícias longe do Sporting

07 Nov 2025 | 20:30

Icon Comentário0
Treinador nacional fala de craque do Sporting... Que não chamou à Seleção
Futebol

Treinador nacional fala de craque do Sporting... Que não chamou à Seleção

07 Nov 2025 | 20:25

Icon Comentário0