Futebol
Condições do negócio foram alteradas e Sporting vai pagar mais do que 5M por Faye
10 Jan 2026 | 10:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Abr 2021 | 13:23 |
A equipa principal de futebol do Sporting entra em campo no próximo sábado, 1 de maio, na receção ao Nacional, pelas 20h00. Na antevisão do encontro, Rúben Amorim, técnico leonino, mostrou-se confiante nos seus pupilos, garantindo que sente o apoio dos adeptos verdes e brancos.
Título? “Temos de ser frios”
“É notório, as pessoas falam-me na rua, existe essa pressão, essa ansiedade nos sportinguistas que nós enquanto estrutura temos de levar como o carinho deles, mas também saber que isto muda em relação aos resultados. O que é carinho hoje amanhã pode ser outra coisa, isto está tudo muito ligado. Mas é importante. O principal é o que temos de fazer. A dinâmica dá força, mas temos de ser frios, abstrair-nos um bocado disso”, começou por dizer.
“O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”
O técnico leonino garantiu que falta de eficácia não é exclusiva dos leões, dando outros exemplos: “Temos de olhar para campeonato e para os rivais, não somos só nós que estamos a marcar menos golos, todos têm tido dificuldades, revela a qualidade das outras equipas e dos outros treinadores. Talvez o momento também nos crie mais ansiedade. Mas também temos feito mais remates, não temos é feito tantos golos. Acredito sempre que podemos melhorar no próximo jogo”, disse, garantindo que jogar antes ou depois dos rivais é indiferente.
“Se olharmos para os resultados, jogar antes tem sido melhor, poderá ser coincidência – em Barcelos podíamos ganhar vantagem penso que FC porto tinha perdido pontos, até estivemos a perder e demos a volta, não se notou ansiedade. Agora nos últimos jogos em jogámos depois e perdemos pontos, portanto olhando para o resultado tem sido melhor antes, mas penso que tem sido coincidência nem penso muito nisso. Não tenho preferência. O foco está no nosso jogo, se os outros puderem ‘ajudar’ muito bem”, garantiu.
Melhor treinador da Liga? “Não, de forma alguma”
“Tenho um grupo muito forte que é muito unido; uma equipa técnica, uma estrutura que me ajuda muito e a tal estrelinha que me ajudou em certos resultados. Mas o passado já não conta, o que quero é melhor treinador no futuro, ganhar mais jogos no futuro. O que passou, passou. O melhor de forma alguma, sou bastante inexperiente ainda, tenho muita coisa para melhorar. Sinto-me mais um treinador que tenta ser melhor e está ansioso pelo futuro”, garantiu Rúben Amorim.
“Há coisas que não controlamos”
Questionado sobre maiores dificuldades com adversários mais ‘fracos’, Amorim garante que são fases: “Lembro-me de estar a dizer que ganhámos a equipa do oitavo para baixo, agora é ao contrário. Eu acredito que há coisas que não controlamos fizemos muitos remates com Belenenses SAD, Moreirense e Famalicão e não conseguimos vencer. Em Braga fizemos um remate enquadrado e marcámos; há coisas que não sei explicar. Tivemos má fase, agora esta vitória, o que me deixa tranquilo é que a atitude deles está lá sempre, isso e resposta que me deixa tranquilo. Está tudo difícil de controlar. A resposta é boa mesmo com empates, dúvidas à volta da equipa”, rematou.
“No fundo estava-me a ajudar a mim”
Abordando as ausências, Amorim tem confiança de voltar a contar com Tiago Topmás e Tabata até ao final da temporada: “Temos o Tabata e o Tiago Tomás em recuperação – não é para este jogo, é para o resto dos jogos. Vamos fazer o máximo para recuperá-los, principalmente o TT, que tem europeu sub-21 e queremos ajudá-lo a ir”, garantiu, mostrando-se pouco preocupado com a preparação de Max.
“Em relação ao Max, não tive [preocupação especial]. A grande preocupação que tive com os guarda-redes foi ir buscar o Vital. Depois deixo-lhe a responsabilidade toda e facilita-me a vida. Daí a minha força de trazer o Vital, porque no fundo estava-me a ajudar a mim e não tanto aos guarda-redes [risos]”.
“Vou ser melhor no futuro”
Abordando o ambiente que se vive no futebol português, Amorim garante que todos têm a sua culpa: “Cabe a todos melhorarmos o nosso comportamento, eu não tenho sido o melhor dos exemplos, cada um só pode controlar o seu. O que tento fazer é, quando há uma expulsão, penso sempre que é a última, faço esse trabalho mental sabendo que com a pressão do dia a dia, a falta de público – acho que é um fator importante – existem alguns excessos”, disse, prosseguindo.
“Também não se falar de futebol e falar de outras coisas dá jeito às vezes (risos). Não falar dos resultados, dos pontos se avanço, dos pontos que faltam, mas isso faz parte do jogo, não é de agora, cada um deve olhar para si. Todos o fazemos, todos vivemos essa pressão- Faço o meu máximo, acreditem ou não, e vou ser melhor no futuro”.
Confira aqui a conferência de imprensa:
https://www.youtube.com/watch?v=HZnNpvlL6GQ
Transferência do jogador é praticamente certa, com os responsáveis do Clube de Alvalade a terem acertado os últimos detalhes para a mudança
10 Jan 2026 | 15:49 |
Souleymane Faye não treinou com o Granada, neste sábado, dia 10 de janeiro, sinalizando que a sua saída para o Sporting está prestes a ser oficializada. O extremo senegalês, um dos nomes em destaque na equipa espanhola, prepara-se para viajar para Lisboa e realizar exames médicos antes de assinar contrato com os leões.
O atleta despediu-se do centro de treinos e dos funcionários com largos abraços, num gesto que foi captado e partilhado nas redes sociais. O extremo mostrou gratidão pelo tempo passado na equipa e pela relação construída, apesar de se ter escusado a clarificar se estas foram as suas últimas horas no Granada: “Ainda não sei, mas muito obrigado por tudo. Estou feliz”, respondeu ao jornal ‘Ideal’.
Os adeptos do emblema andaluz têm aproveitado o dia para se despedirem do jogador com muitas mensagens de agradecimento e desejos de sucesso que se multiplicam, reconhecendo o impacto do mesmo durante a sua passagem pelo clube: "Obrigado por tudo".
A transferência do jovem atacante é praticamente certa, com os responsáveis do Sporting a terem acertado os últimos detalhes com o Granada. O futebolista deverá rubricar um contrato de longa duração com o Clube verde e branco, tornando-se uma aposta clara para o futuro da equipa na frente de ataque.
Nesta temporada, com a camisola do Granada, Souleymane Faye – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 19 na Segunda Divisão e dois na Copa del Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado, que tinha contrato até 2029, marcou dois golos e fez seis assistências.
Futebolistas têm sido integrados nos treinos da equipa principal devido às várias lesões que têm afetado o plantel e tentam impressionar o técnico
10 Jan 2026 | 12:40 |
O Sporting está a acompanhar de perto as evoluções de Rayan Lucas e Rômulo Júnior, dois jogadores que tentam ganhar espaço na equipa até ao final da temporada. O primeiro está emprestado pelo Flamengo e o segundo pelo Atlético Mineiro. Ambos têm sido integrados nos treinos da equipa principal devido às várias lesões que têm afetado o plantel.
Os responsáveis leoninos seguem o desempenho da dupla, observando adaptação, intensidade e capacidade de contribuir para os objetivos dos leões. O Clube de Alvalade poderá ativar as cláusulas de opção de compra da dupla, fixada em 4 milhões de euros cada.
Com alguns titulares fora de combate, os futebolistas querem aproveitar a oportunidade para mostrar qualidade junto de Rui Borges. A equipa técnica procura avaliar se poderão assumir um papel mais consistente enquanto alguns jogadores continuam em recuperação.
Os atletas tentam assim convencer a equipa técnica de que podem ser opções válidas até ao verão. No entanto, Rômulo, que foi lançado na última partida frente ao Vitória de Guimarães (derrota por 2-1) foi muito criticado por Paulo Robles (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Rayan Lucas soma já oito partidas ao serviço da equipa B do Sporting e uma na turma principal (512) minutos. Já Rômulo Júnior soma oito partidas pela formação secundária e duas ao serviço da equipa A (611 minutos).
Rômulo ficou mal na fotografia no primeiro golo do Vitória:
Face à onda de lesões que volta a assolar plantel do Clube de Alvalade, verdes e brancos já há vários meses que têm o jogador debaixo de olho
10 Jan 2026 | 11:38 |
O Flamengo contactou o Braga para saber as condições para contratar Rodrigo Zalazar, médio uruguaio que tem sido um dos nomes em destaque no futebol português. O Sporting, que também está na corrida, sabe que os minhotos não aceitam libertar o jogador por menos de 20 milhões de euros.
Segundo o jornalista Júlio Miguel Neto, os responsáveis do clube brasileiro mantêm contacto direto com os representantes do atleta para alinhar expectativas e avaliar a sua disponibilidade para se transferir para o Brasil. O jogador é um nome que agrada muito a Filipe Luís.
O emblema carioca tem seguido de perto o desempenho do futebolista esta temporada e quer perceber se é possível avançar com uma proposta concreta. O jogador, de 26 anos, impressionou pela sua capacidade de decisão e consistência em jogos de alto nível.
Face à onda de lesões que volta a assolar o plantel do Clube de Alvalade, os verdes e brancos já há vários meses que têm o jogador debaixo de olho. Em janeiro de 2025, esteve perto de se transferir para o Zenit, mas a transferência falhou devido a problemas com garantias bancárias e restrições financeiras à Rússia.
Em 2025/26, Rodrigo Zalazar - avaliado em 20 milhões de euros - soma 13 golos e três assistências ao longo de 28 partidas com 1.917 minutos de utilização. O médio foi o responsável pelo empate do Braga frente ao Sporting (1-1), em Alvalade, ao ter marcado uma grande penalidade já em período de descontos.
Grande golo de Zalazar ao Benfica:
Condições do negócio foram alteradas e Sporting vai pagar mais do que 5M por Faye
10 Jan 2026 | 10:52
Mateo Tanlongo condenado; Médio do Sporting tem de pagar 1M a clube espanhol
10 Jan 2026 | 10:29
Carlos Valerón maravilhado com jogador apontado ao Sporting: "Tem um futuro muito risonho"
10 Jan 2026 | 09:50