
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O nosso jornal publicou uma notícia, esta terça feira, dia 1 de abril, que apontava para o regresso de Ruben Amorim ao Sporting. Num Exclusivo Leonino, anunciamos que o treinador português estaria muito descontente com a mudança, e a planear um retorno a Alvalade, caso essa porta se abrisse na próxima temporada. Tudo não passou de uma brincadeira do Dia das Mentiras.
A notícia contava que o treinador estaria muito arrependido por não ter esperado até ao final da época para se juntar ao Manchester United. Adiantava ainda a desilusão do ex Sporting com o que encontrou em Inglaterra, num clube que está afastado das lutas pelos maiores títulos.
Apesar de ser verdade que Ruben Amorim deixou uma equipa onde, em 24/25, só conhecia o sabor da vitória no campeonato ao fim de 11 jornadas, para se juntar a um clube que tem, há várias épocas, muitas dificuldades em se manter na luta por títulos e que passa por várias dificuldades financeiras, não será verdade que o técnico português tenha demonstrado vontade de retornar a Lisboa, ou sequer deixar Manchester.
O Exclusivo Leonino desta terça feira, dia 1 de abril, não passou, então, de uma brincadeira do nosso jornal, em celebração do Dia das Mentiras, que é celebrado em todo o mundo com as habituais inverdades a serem contadas, apenas para serem desmentidas um pouco depois.
De resto, a operação seria sempre muito complicada, também devido ao contrato que o Sporting celebrou com Rui Borges. Apesar da boa relação de Ruben Amorim com a Direção Leonina, um retorno seria sempre complicado, e o treinador teria ainda de passar pelo tribunal de Alvalade - os adeptos dos leões - visto que muitos ficaram muito desagradados com a saída a meio da época, e ainda não perdoaram o antigo treinador verde e branco.
Equipa do antigo treinador do Sporting voltou a ser travada na Premier League, desta feita frente ao técnico luso Nuno Espírito Santo
|
A equipa aos comandos de Ruben Amorim, antigo treinador do Sporting, voltou a perder para a Premier League. Desta feita, a derrota (1-0) veio no Nottingham Forest - Manchester United, contra a formação de Nuno Espírito Santo.
O jogo começou da pior maneira para o Manchester United. Logo aos cinco minutos de jogo, Anthony Elanga, jogador que deixou os Red Devils em 2023, pegou na bola perto da sua grande área, e só parou depois de assinar o primeiro golo da partida em casa do Nottingham Forrest, num grande momento. A equipa de Ruben Amorim continuou a tentar, mas não chegou ao empate na primeira parte.
A segunda parte iniciou morna, com o Forrest a ter alguma superioridade nos primeiros minutos. Ruben Amorim mexeu na equipa e colocou opções mais ofensivas, que atiraram a equipa de Nuno Espírito Santo às cordas. No entanto, o Manchester United nunca conseguiu concretizar as chances de golo de que dispôs, e o Nottingham acabou mesmo por vencer, com vitória por 1-0.
Continua, assim, o pesadelo de Ruben Amorim no Manchester United. Para além do treinador, também Bruno Fernandes - que afinal não vai sair para o Real Madrid - e Manuel Ugarte participaram na partida, e fizeram parte do 11 inicial dos Red Devils. Foram estes os antigos elementos do Sporting que participaram na partida a contar para a 30ª. jornada da Premier League.
Depois desta derrota, o Manchester United fica colocado no 13º lugar do campeonato inglês, com 37 pontos somados em 30 partidas disputadas. Já o Nottingham Forrest, do português Nuno Espírito Santo, continua a incrível temporada que vinha a realizar, e mantém-se no terceiro lugar na Premier League, com 57 pontos conquistados nos mesmos 30 jogos realizados até ao momento.
Reveja, aqui, o único golo do Nottingham Forrest - Manchester United:
Jovem jogador, formado na Academia Cristiano Ronaldo, estava a realizar uma grande temporada, até ser obrigado a parar devido a lesão
|
Apesar de estar a recuperar de lesão, o jovem médio do Sporting, João Simões, continua em destaque. Foi, recentemente, eleito pelo Observatório do Futebol CIES como o jogador sub-21 com mais recuperações de bola no meio campo adversário nas oito principais ligas europeias. Com as 6.04 recuperações, ficou à frente de nomes como Pablo Gavi, ou Tom Bischof.
João Simões, de apenas 18 anos, tem vindo a dar nas vistas com a camisola do Sporting. Começou a sua formação no Portimonense em 2014/15 e, após quatro épocas no clube algarvio, ingressou na academia leonina em 2018/19. O seu crescimento tem sido notório e, fruto das suas exibições consistentes, foi promovido à equipa principal quando o João Pereira ainda era o técnico leonino. Desde então, já soma nove jogos e um golo pelo plantel orientado por Rui Borges.
O treinador do Sporting tem elogiado as prestações de João Simões, considerando-o um jogador extremamente maduro para a sua idade. Rui Borges acredita que o jovem médio tem tudo para se tornar um futuro líder no clube de Alvalade e não tem dúvidas do seu potencial.
O feito de João Simões ganha ainda mais relevância quando se percebe que superou um jogador de renome como Pablo Gavi. O médio espanhol, de 20 anos, é uma peça fundamental no Barcelona, onde esta época já realizou 28 jogos, acumulando 1073 minutos, dois golos e duas assistências. Com um valor de mercado de 78 milhões de euros, Gavi é visto como uma das grandes promessas do futebol mundial, mas, de acordo com o CIES, não conseguiu bater o jovem leão no Ranking de mais recuperações de bola no meio campo adversário.
Apesar do reconhecimento europeu, Simões enfrenta agora um período de paragem. O médio lesionou-se na Liga dos Campeões, frente ao Borussia Dortmund e não voltará a jogar esta temporada. É de recordar que, o departamento médico não tem dado boas notícias ao técnico leonino. Ainda assim, o talento do jovem médio, já está mais do que comprovado e o seu futuro parece vir a ser bastante promissor.
Treinador verde e branco pode ver o seu plantel ficar privado de alguns dos seus melhores jogadores em breve, e está preocupado com a situação
|
O Sporting já encaixou muitos milhões em jogadores que vão abandonar o Clube na próxima época, como são os casos de Quenda, Essugo, Rúben Vinagre e Leonardo Barroso, que renderam mais de 77 milhões ao Clube. Esta é uma boa almofada financeira, mas poderá não ser suficiente para segurar todas as estrelas verdes e brancas, numa altura em que os tubarões europeus se chegam á frente com autênticas fortunas.
O caso de maior destaque é o de Viktor Gyökeres. O goleador do Sporting está na mira de muitos clubes, com o Arsenal a afigurar-se como o principal pretendente. O novo diretor desportivo da equipa de Londres, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades do melhor marcador da Liga Portuguesa. Os gunners tem o sueco no topo da lista de desejados, em conjunto com o compatriota Alexander Isak, que joga no Newcastle. Os leões tem mesmo um acordo com o jogador para deixá-lo sair na próxima janela de transferências por um valor abaixo da cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
No setor defensivo, os jogadores mais cobiçados são Gonçalo Inácio e Diomande. O internacional português é pretendido por Arsenal, Liverpool, Borussia Dortmund e Manchester United. Ruben Amorim, técnico dos Red Devils que já admitiu estar atento aos jogadores da antiga equipa, conhece bem o central, tendo sido sob seu comando que o jogador de 23 anos fez a estreia na equipa principal verde e branca, na época 2020/21. Gonçalo Inácio tem contrato válido com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Quanto a Diomande, as sondagens que o Sporting já recebeu podem transformar-se em propostas concretas. Arsenal, Chelsea e Juventus têm o central costa-marfinense bem referenciado. O central, que se tem afirmado na equipa sob o comando de Rui Borges, está blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o contrato é válido até 2027.
No meio-campo, o principal ativo dos leões é Morten Hjulmand. O internacional dinamarquês, que o Sporting contratou aos italianos do Lecce no verão de 2023, tem tido uma evolução meteórica desde que chegou a Alvalade. Para além de se ter sagrado campeão nacional e ter recebido a braçadeira de capitão, depois da saída de Coates, o médio estreou-se pela seleção principal do seu país e participou no Euro 2024. As boas exibições de Hjulmand, que tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, chamaram a atenção de clubes como PSG, Tottenham e Manchester United. Outro caso a considerar no setor intermediário é o de Morita. O japonês termina contrato no final da próxima época e recusou a proposta de renovação apresentada pelo Sporting. Se a situação se mantiver, os responsáveis leoninos podem procurar a venda do japonês no verão, para evitar uma saída a custo zero no final de 2025/26.
No ataque, a par de Gyökeres, Trincão também está “na montra”. O avançado internacional português é outro velho conhecido de Ruben Amorim, que o orientou em Braga e em Alvalade, e o Manchester United poderá avançar com uma proposta. Seria o regresso de Trincão ao campeonato inglês, depois da passagem pelo Wolverhampton em 2021/22, por empréstimo do Barcelona. O atacante de 25 anos, que soma nove golos e 13 assistências em 44 jogos esta época, está protegido por uma cláusula de 60 milhões de euros.