![Caos no Manchester United? Alguns jogadores "questionam" as ideias de Ruben Amorim](/storage/media-items/images/2025/01/ruben-amorim-man-united-sporting_20250116093226.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ruben Amorim, treinador português, iniciou a época ao serviço do Sporting, mas abandonou Alvalade em novembro de 2024, para reforçar o Manchester United em Inglaterra. O técnico não tem tido vida fácil desde que chegou a Old Trafford, e recebeu algumas palavras de Paul Scholes, lenda do clube, nos últimos dias.
"Não estou a pensar que foi a decisão errada [contratar Amorim], porque ele entrou numa confusão e ainda se sente uma confusão. Mas a forma no campeonato, a maneira como estão a jogar agora e as competições das taças. Como disse antes, uma grande preocupação para mim é o facto de estarmos a pedir um lateral esquerdo", começou por dizer.
O antigo médio falou, depois, de alguma confusão com algumas posições no relvado: "Compram um [Dorgu] e isso diz-me que a cabeça dele [Amorim] está um pouco frita e confusa neste momento, porque o põe a lateral-direito e mantém Dalot na esquerda. O que é que se passa aqui? Há algumas coisas que são preocupantes. Há muitas coisas que ele precisa de fazer, todos sabemos isso, especialmente nas janelas de transferências, mas não vejo um núcleo de jogadores. Penso que é necessário um novo guarda-redes, possivelmente dois defesas centrais, dois médios centro e dois avançados centro", atirou o antigo médio inglês.
Antes de terminar, Paul Scholes, antigo médio do Manchester United onde esteve toda a carreira sob as ordens de Sir Alex Ferguson, e onde ganhou tudo em termos de clube, deixou alguns conselhos para o que resta da temporada:
"Precisam de uma espinha dorsal e, se não a conseguirem desta vez, pode parecer ridículo, mas a forma que têm tido desde que Amorim entrou em funções, pode levar a uma luta pela manutenção", rematou a antiga lenda do Manchester United.
Equipa dos leões foi derrotada na passada terça feira, dia 11 de fevereiro, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Voltou às sessões de trabalho
|
A equipa do Sporting entrou em campo, na passada terça feira, dia 11 de fevereiro, para defrontar o Borussia Dortmund, em Alvalade, num jogo que contou para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os leões foram derrotados por 3-0, e voltaram esta quarta feira, dia 12 de fevereiro, às sessões de treinos.
Rui Borges, treinador principal do Sporting, orientou, na manhã desta quarta feira, 12 de fevereiro, o primeiro treino depois do desaire na Champions League. A sessão de trabalhos decorreu, como normalmente, na Academia Cristiano Ronaldo.
Em primeira instância, houve boas notícias para o técnico verde e branco: o boletim clínico dos leões não apresenta nenhum nome novo, sendo que continuam entregues ao departamento médico do Clube de Alvalade Nuno Santos, Pedro Gonçalves, e ainda Geny Catamo, mas não há nenhum adição a este trio.
Segundo informações vinculadas pelo Sporting, através dos seus canais oficiais, os titulares da partida frente ao Borussia Dortmund fizeram, exclusivamente, trabalho de recuperação no ginásio. Os restantes elementos do plantel subiram ao relvado para trabalharem normalmente sob a ordens de Rui Borges.
Os leões começam, agora, a preparar a próxima deslocação do Sporting. O Clube verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 15 de fevereiro, para receber o Arouca em Alvalade, em partida a contar para a 22ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
Citizens, de Pep Guardiola, e de um antigo elemento dos leões, defrontou na passada terça feira, dia 11 de fevereiro, o Real Madrid, na Liga dos Campeões
|
O Manchester City, comandado por Pep Guardiola, e onde alinha o antigo jogador do Sporting, Matheus Nunes, recebeu, na passada terça feira, a equipa do Real Madrid, em jogo a contar para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os citizens foram derrotador por 3-2, no mesmo dia em que o Sporting perdeu 3-0 em casa, frente ao Borussia Dortmund.
O jogo até começou melhor para a equipa do Manchester City. Numa primeira parte muita aberta, e com oportunidades de parte a parte, foram os ingleses a chegar à vantagem pelo suspeito do costume, Erling Haaland, com assistência de Gvardiol, aos 19 minutos de jogo. As duas equipas tentaram, mas o jogo chegou com esta vantagem mínima ao descanso.
Na segunda parte, mais ação. Mbappe igualou a partida aos 60 minutos, depois de passe de Ceballos. O City voltou à vantagem, depois de um penálti de Haaland, ao minuto 80. Depois, mais uma prova de que o Real Madrid é um clube especial na Liga dos Campeões. Brahim Diaz, que tinha entrado pouco antes, conseguiu empatar a partida aos 86 minutos, e aos 90+2', Jude Bellingham, a passe de Vinícius Junior, carimbou a reviravolta no marcador, e a vitória que deixa os blancos em vantagem para a segunda volta.
O jogo contou com um jogador que já representou o Sporting: Matheus Nunes. O médio português começou no banco de suplentes, e não foi lançado por Pep Guardiola, tendo assistido a novo desaire dos citizens de fora.
O Real Madrid volta, agora, a entrar em campo, no próxima sábado, dia 15 de fevereiro, contra o Osasuna, para jogo da La Liga, onde ocupa a 1ª. posição. Já o Manchester City, recebe o Newcastle no mesmo dia 15, em jogo da Premier League, onde os citizens são quintos classificados.
No dia 12 de fevereiro de 1967, histórico guardião vestia pela primeira vez a Listada verde e branca, numa carreira que viria a ficar para a história
|
No dia 12 de fevereiro de 1967, há exatamente 58 anos, o jovem guarda-redes Vítor Damas fez a sua estreia na equipa principal do Sporting, num jogo frente ao Porto, no Estádio José Alvalade. O encontro, a contar para a 15ª jornada do Campeonato Nacional, terminou empatado a 2-2, após uma recuperação notável dos leões na reta final da partida.
A partida começou com o Porto a assumir o controlo. Os dragões chegaram ao primeiro golo aos 18 minutos, por Bernardo da Velha, após um livre que Vítor Damas ainda tentou afastar. Logo no início da segunda parte, aos 48 minutos, Djalma aumentou a vantagem dos azuis e brancos, concluindo um contra-ataque rápido e deixando o Sporting em dificuldades.
A desvantagem parecia indicar uma derrota certa para os leões, agravada pela expulsão de Carlitos aos 55 minutos. No entanto, o brasileiro José Morais, que fazia a sua estreia com a camisola verde e branca, emergiu como a grande figura do encontro. Aos 67 minutos, marcou de livre direto, reduzindo a diferença e relançando o jogo.
Com o público a apoiar, o Sporting intensificou a pressão e, aos 76 minutos, Morais voltou a marcar, desta vez com um remate espetacular. O empate trouxe um novo fôlego à equipa leonina, que ainda tentou chegar à vitória, mas viu o guarda-redes portista Américo negar o golo em cima da linha num dos últimos lances da partida.
A partida entre Sporting e Porto ficará, desta forma, para sempre marcada pela estreia de Vítor Damas com a Listada verde e branca. Ao longo da sua carreira, o guardião defendeu as cores do Clube de Alvalade em 444 ocasiões, tendo conquistado seis títulos: dois Campeonatos Nacionais (1969/70 e 1973/74), uma Supertaça Cândido de Oliveira (1987) e três Taças de Portugal (1970/71, 1972/73 e 1973/74).