
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A equipa do Sporting CP defronta na próxima quinta-feira, 7 de janeiro, o CD Nacional, na Madeira. Em antevisão ao encontro da 12.ª jornada, o técnico dos leões previu um encontro muito difícil, confessando que preparou um plano B, tendo em conta as condições climatéricas. "Preparação especial não. Está a ser feita uma preparação porque pensamos jogo a jogo e no fim começamos a preparar o seguinte. O que se pode esperar é um Sporting igual àquilo que tem sido. Excelente atitude, que conhece bem o adversário, sabe as limitações que ainda tem, vai estar preparado para um jogo que vai ser difícil, com um treinador de qualidade e num dia em que poderá haver uma depressão ou uma tempestade na Madeira”, começou por dizer, abordando depois a situação climatérica. “O que poderá dificultar o jogo. Tivemos esse exemplo no Belenenses, tentámos preparado também não é um plano B, mas é preparar para um terreno diferente. Tentar adaptar também ao vento. Já temos alguma experiência na Madeira, especialmente do Nacional, por isso tentamos preparar o jogo da melhor maneira e vamos ser muito competitivos". Questionado sobre a possível intervenção em caso de mau tempo, Rúben Amorim foi claro: "O Sporting CP não pressionar nada nem ninguém. Se o árbitro decidir que há condições, estejam poças ou piscinas, o Sporting CP vai competir. Isso é uma decisão do árbitro. Nós daremos a nossa opinião, mas não pressionamos ninguém." Abordando o mercado de transferências, concretamente o caso de Matheus Reis, o treinador leonino desviou a questão para a estrutura: "Temos falado sobre o mercado e é sempre com a estrutura do Clube. Penso contar com os jogadores que tenho, estou muito contente com os que tenho à disposição e estão todos preparados para o jogo com o Nacional". Sobre o resultado do SL Benfica, Rúben Amorim deixou claro que em Alvalade os leões são o único foco: "Não vi o jogo, soube o resultado no fim. Também temos famílias, treinos para preparar, muitos jogos este mês e formação para acompanhar. Vimos vários jogos do Nacional” Por fim, quando questionado sobre a opinião de Sérgio Conceição, o técnico leonino mostrou-se indiferente a uma possível apatia de Jorge Jesus: “É completamente indiferente. Importante é a nossa equipa estar bem acordada amanhã para fazermos um grande jogo, dentro das condições que podem ser muito adversas. Essa é a nossa prioridade, só pensamos no Sporting. Só vemos verde”, concluiu.
Fotografia de Sporting CP
Presidente dos leões tem vários dossiers para resolver no verão, mas há um que preocupa especialmente, em relação ao guardião verde e branco
|
O Sporting prepara-se para uma pequena revolução em Alvalade na próxima janela de transferências de inverno, como ficou provado pelas já anunciadas saídas de Geovany Quenda e Dários Essugo. Espera-se muito trabalho para os responsáveis verdes e brancos e, sabe o Leonino, em Exclusivo, que a situação de Vladan Kovacevic é um dos assuntos para ser resolvidos.
O guarda redes bósnio foi comprado ao Rakow no no verão de 2024, mas nunca teve sucesso nos leões. Foi lançado no primeiro jogo, mas perdeu a titularidade para Franco Israel, que, por sua vez, a viu fugir para as mãos de Rui Silva. Kovacevic ficou no fim das escolhas de Rui Borges, e o Sporting emprestou-o ao Légia de Varsóvia até ao final da época.
Mas as coisas também não têm corrido bem ao guardião ligado ao Sporting na Polónia. Depois de alguns erros nas partidas iniciais, o jogador voltou a perder a titularidade no Légia, e os responsáveis do clube estão cada vez menos agradados com o negócio que realizaram com os leões. Para já, os planos dos polacos passam pela não renovação de empréstimo de Kovacevic.
O bósnio deve, então, voltar a Alvalade no fim da época. Mas desta feita, vai encontrar os lugares à sua frente preenchidos, uma vez que o Sporting parece ter encontrado estabilidade na baliza, com a titularidade de Rui Silva, e o suplente Franco Israel a assegurar qualidade no caso do internacional português não estar disponível.
Assim, a SAD do Sporting, liderada por Frederico Varandas, deverá querer procurar uma solução para o bósnio, apenas um ano depois da sua chegada a Portugal. Ainda não é claro que se o futuro passará pela cedência ou transferência em definitivo, mas os leões já estão atentos às oportunidades que possam surgir no mercado.
Treinador internacional vai poder contar com um dos jogadores mais importantes dos leões nas suas fileiras e mostrou-se muito agradado com o facto
|
Brian Riemer, selecionador nacional da Dinamarca, vai poder contar com a presença do capitão do Sporting, Morten Hjulmand, para ajudar a sua equipa durante a pausa das seleções. Em entrevista concedida à TV2 Sport, o treinador falou da presença do médio de Rui Borges no conjunto dinamarquês.
"Estou feliz por voltar a estar perto do Morten Hjulmand. Conheci-o quando ele era criança e agora vê-lo crescer como jogador e estar ainda mais próximo dele é ótimo", começou por dizer o treinador da seleção da Dinamarca.
Prosseguiu, com palavras bonitas para o Clube de Alvalade: "Ele é o capitão de um clube enorme e tem estado muito bem. O caráter dele... é tipo de jogador que queres ter na tua equipa", explicou de seguida Brian Riemer.
Mencionou, por último, o estado de espírito de Morten Hjulmand para os confrontos com a seleção nacional: "É um vencedor, sei que eles está ansioso por estes jogos com Portugal. Tem um grande potencial, é o capitão do Sporting, está a construir uma ótima carreira. Tem algumas grandes qualidades, por isso é que joga onde joga. Tem muito potencial e um grande futuro pela frente", rematou o selecionador dinamarquês.
Relembrar que Brian Riemer e a Dinamarca vão ter duplo confronto com Portugal durante a pausa para as seleções, a contar para os quartos de final da Liga da Nações. O técnico dinamarquês também convocou Conrad Harder para os desafios, sobre quem também deixou algumas palavras na mesma entrevista.
Tribunal Arbitral do Desporto voltou atrás com o castigo ao lateral esquerdo, e os leões não ficaram nada agradados com a ação do organismo da Federação
|
Uma notícia importante no futebol português. O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) revogou o castigo aplicado a Nuno Santos, bem como ao Sporting e a Matheus Reis, devido aos incidentes que tiveram lugar durante a Supertaça Cândido de Oliveira, partida que os leões disputaram frente ao Porto.
O Sporting já reagiu à novidade. Os leões ficaram extremamente desagradados com a ação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa do Futebol - que recentemente multou o Clube de Alvalade - e emitiram um comunicado em que criticaram veemente o organismo liderado por Pedro Proença.
"Na sequência da decisão do Conselho de Disciplina, que condenou o jogador Nuno Santos na sanção de suspensão de oito jogos por ocasião do jogo da Supertaça realizado no Estádio Municipal de Aveiro, a Sporting SAD informa que foi hoje notificada do acórdão proferido pelo TAD, no âmbito do processo n.º 67/2024, a qual, concluindo pela procedência do recurso, revogou as sanções aplicadas à Sporting SAD e aos jogadores Nuno Santos e Matheus Reis", começaram por escrever os leões.
Prosseguiram: "Embora se congratule com a decisão do TAD, a Sporting SAD não pode deixar de censurar o modo leviano como o então Conselho de Disciplina da FPF decidiu suspender um jogador em cerca de um quarto da principal competição nacional, cujos efeitos, por sorte ou infortúnio, apenas não se fizeram sentir no plano desportivo devido a uma grave lesão sofrida pelo atleta".
O Sporting terminou o comunicado, com o seguinte: "A Sporting SAD espera que o novo ciclo federativo do Conselho de Disciplina da FPF represente um momento de viragem, trazendo uma abordagem mais ponderada e sensata a uma actividade fundamental para assegurar a regularidade das competições e a preservação da verdade desportiva", rematou o Clube de Alvalade.