
Futebol
Geovany Quenda e Matheus Reis sob fogo! Dupla do Sporting arrisca suspensão e multa pesada
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Viktor Gyokeres está a realizar uma excelente temporada no Sporting. Autor de quatro golos no recente duelo frente ao Boavista, o avançado leonino é o melhor marcador do campeonato português, com 38 remates certeiros, e lidera ainda a classificação da Bota de Ouro. Rui Barreiro, antigo membro do Conselho Leonino, deixa muitos elogios ao internacional sueco e compara-o a Mário Jardel, antiga glória do Clube de Alvalade.
"O Mário Jardel era um jogador que jogava muito bem de cabeça, mas não fazia aquilo que Gyokeres faz"
“São jogadores completamente diferentes. O Mário Jardel era um jogador que jogava muito bem de cabeça, mas não fazia aquilo que Gyokeres faz, que é segurar a levar a bola, é letal naqueles movimentos da esquerda para a direita, pelo que são diferentes, embora partilhem a mesma posição. Contudo, acho que o Gyokeres tem todas as condições para bater todos os recordes, uma vez que é talvez um dos melhores de todos os tempos no Sporting”, começou por afirmar Rui Barreiro, em declarações ao Notícias ao Minuto.
O antigo membro do Conselho Leonino - que considera que Hjulmand não deve jogar frente ao Gil Vicente - não tem dúvidas sobre quem escolhia: “O Jardel, no entanto, tinha essa vantagem do jogo aéreo, algo que considero ser um dos pontos mais fracos do Gyokeres. Se tivesse de escolher? Neste momento, escolhia o Gyokeres, apesar de tudo, devido à forma como o futebol moderno é jogado”.
Tendo em conta as excelentes prestações no Sporting, Rui Barreiro considera ainda que a saída de Gyokeres, no próximo mercado de verão é “inevitável”: “Infelizmente, o nosso campeonato deixa fugir muito bons jogadores, não os consegue reter e jogadores como Gyokeres não há muitos, portanto, os tubarões europeus terão argumentos suficientes para conseguir levá-lo de Alvalade, e acredito que será muito complicado para o Sporting o manter cá”.
Na presente temporada, Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – já participou em 48 encontros, ao serviço do Sporting: 30 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.860 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 52 golos e fez 12 assistências.
Especialistas em matérias judiciais foram convidados a comentar o caso do avançado sueco, e explicaram o que pode correr mal para o Clube de Alvalade
|
Lúcio Correia e João Caiado, advogados contactados pelo jornal A Bola, consideram que a novela entre Gyokeres e o Sporting está condenada a resolver-se a bem. No entanto, os dois especialistas em matérias judiciais explicaram à imprensa nacional o que poderia correr mal para as duas partes.
Lúcio Correira, professor de direito desportivo na Universidade Lusíada de Lisboa, começou por falar da suposta "greve" de Viktor Gyokeres, algo que seria "uma violação do dever de assiduidade" que pode "conduzir a uma multa ou a uma suspensão", e que até poderia resultar em despedimento por justa-causa. Aponta, no entanto: "Mas este cenário não interessa ao Sporting, como é óbvio, porque estaria a deixar livre o seu maior ativo, deixando-o sair a custo zero. E essa não é uma hipótese que, minimamente, lhe interesse".
Comentou, depois, a possibilidade do sueco avançar com queixa à FIFA, lembrando que as duas partes estão condenadas ao entendimento: "Gyokeres terá de justificar uma justa causa para a resolução do contrato. E que argumentos apresentará para o fazer? Pelos dados disponíveis no momento, não parece que tenha muitos, embora não conheça a fundo o contrato que o liga ao Sporting".
João Caiado, advogado e colunista do jornal A Bola, aponta na mesma direção: "O que sabemos é que há aqui um grande problema. Se ele joga a 100 por cento, estará valorizado nessa proporção, se estiver a 95 ou a 90 por cento, é por essa bitola que o mercado se guiará (...) Em termos desportivos, na verdade, não há uma sanção eficaz para que não esteja 100 por cento focado no seu trabalho e, além disso, se não o fizer está a desvalorizar-se a ele e ao clube, tanto em termos desportivos como, consequentemente, na componente financeira".
Caso Gyokeres considerasse uma rescisão de contrato unilateral, João Caiado deixa um conselho, e fala, de novo, na obrigatoriedade do entendimento entre as duas partes: "Os tribunais portugueses não se costumam meter nessas questões e teria de recorrer a um tribunal europeu. E quando saísse a decisão, com todos os trâmites processuais, já Gyokeres estaria a terminar a carreira. Temos como exemplo o caso da Lei Bosman, que quando foi deliberada já o jogador tinha deixado os relvados".
Jogador verde e branco, que perdeu grande parte da última temporada devido a uma lesão grave contraída dentro das quatro linhas, já pensa no próximo ano
|
Nuno Santos já se encontra na Academia do Sporting a preparar a próxima temporada de leão ao peito. O ala esquerdo dos leões perdeu grande parte da última temporada, depois de se lesionar de forma muito grave no joelho, e necessitar de intervenção cirúrgica para resolver o problema.
Já há mais de uma semana que Nuno Santos se encontra a trabalhar na Academia do Sporting. Depois de ter perdido a última temporada, o jogador verde e branco sabe que vai precisar de esforço extra para encontrar a melhor forma, e quis começar esse trabalho antes dos colegas e do treinador chegarem de férias, de modo a estar o mais pronto possível no início dos trabalhos da equipa.
Nuno Santos terá impressionado Rui Borges pela capacidade de trabalho. Se o treinador verde e branco também vai iniciar os trabalhos na Academia mais cedo, chegando a Alcochete um ou dois dias antes da data marcada, já lá irá encontrar o ala dos leões.
Relembrar que a Unidade de Performance do Sporting, além de aferir o estado físico de todos os jogadores, com especial atenção aos que voltam de lesão, vai, nos primeiros dias de trabalhos, dedicar larga atenção à avaliação física dos atletas verdes e brancos.
Isto acontece apesar de, mesmo de férias, todos os jogadores terem mantido contacto com o departamento. Como escreve o jornal Record, Rui Borges confere especial destaque à forma física dos jogadores, especialmente nesta altura do ano, onde existem mais tentações e mais excessos.
Clube inglês viu a sua primeira oferta pelo avançado sueco rejeitada pelo Clube de Alvalade, mas estão dispostos a subir o montante oferecido aos leões
|
O Arsenal subiu a parada, e oferece, agora, 60 milhões fixos pelo concurso de Viktor Gyokeres. O clube inglês é um dos maiores interessados na contratação do avançado sueco no mercado de verão, e voltou aos contactos com o Clube de Alvalade, depois de já ter visto uma proposta inicial rejeitada - os leões já pensam no substituto.
Relembrar que o Arsenal já tinha apresentado uma proposta, ainda que não oficial, por Viktor Gyokeres ao Sporting. Os londrinos acenaram com 55 milhões mais 10 por objetivos, numa abordagem inicial que foi prontamente recusada por Frederico Varandas na figura de Presidente do clube verde e branco.
Os londrinos viraram-se para Benjamin Sesko, mas a verdade é que o negócio continua complicado, muito devido às exigências salariais do avançado esloveno. Por isso, o Arsenal quer manter as opções em aberto, e pensa outra vez em Viktor Gyokeres como alternativa ao ponta-de-lança do Leipzig.
Vão, segundo informa o jornal A Bola, avançar com nova proposta por Viktor Gyokeres, no valor de 60 milhões, a que acrescem ainda bónus por objetivos. No entanto, o Arsenal já está pronto para ouvir um "não" de Frederico Varandas, uma vez que o Presidente do Sporting já tinha informado, recentemente, que o avançado sueco não deixaria o Clube de Alvalade pela verba de 60+10 milhões de euros.
O Sporting, de resto, já fez saber que procura um montante a rondar os 80 milhões de euros, de modo a libertar Viktor Gyokeres. Os leões e o avançado continuam na novela que tem feito várias manchetes na imprensa nacional desde o final da temporada, que terminou com dobradinha verde e branca.