
Futebol
Rui Borges continua no Sporting? Treinador dos leões já sabe o que tem de fazer para ficar
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting disputou o encontro com o Benfica no passado sábado, dia 10 de maio, no estádio da luz. Os leões empataram 1-1 no dérbi da 33ª. jornada, mas a equipa de Rui Borges sobreviveu à conta de muito esforço físico, cuja fatura está a ser paga. O jornal A Bola avança mesmo que há vários jogadores no limite das suas capacidades.
Depois do jogo contra o Gil Vicente, também ele muito exigente a nível físico e emocional, os leões defrontaram o Benfica num jogo com caráter decisivo, que envolveu um esforço psicológico grande por parte de toda a equipa, não esquecendo o alto ritmo competitivo a que se jogou no estádio da luz. Vários jogadores, como Viktor Gyokeres, Quenda ou Trincão, sentiram essa intensidade.
O jornal A Bola avança mesmo que o Clube de Alvalade foi obrigado a um trabalho minucioso, coordenado entre a equipa técnica e unidade de performance, de modo a recuperar os jogadores o mais rápido possível para os desafios que ainda faltam disputar.
A imprensa nacional avança mesmo que os dados que têm sido retirados dos GPS dos jogadores do Sporting demonstram que muitos estão perto do seu limite, e andam a jogar na linha vermelha há algumas partidas. A situação é parcialmente normal, uma vez que estamos muito perto do fim da temporada, mas também é um reflexo de uma temporada em que o plantel verde e branco foi fustigado por lesões.
Para além de Viktor Gyokeres, que pode estar de saída, e que tem estado em alta rotação praticamente desde que chegou ao Sporting, Francisco Trincão e Geovany Quenda serão dois dos mais afetados pelo cansaço. Também Morten Hjulmand, capitão do Sporting, tem sido vítima de uma gestão minuciosa para que esteja sempre ao mais alto nível em contexto competitivo.
Estrela da equipa de Rui Borges tem marcado golo atrás de golo e pode estar prestes a realizar os últimos jogos com a Listada verde e branca
|
Depois de duas épocas e um nível tremendo, o tempo de Viktor Gyokeres em Alvalade pode estar prestes a chegar ao fim. O assédio pelo avançado sueco não para, com especial enfoque no Arsenal, clube do norte de Londres que já demonstrou afincado interesse no craque dos leões. Apesar de ainda não existir uma proposta formal, o ponta de lança já sabe que iria auferir qualquer coisa como 8,3 milhões de euros por ano.
O Arsenal parece ser, neste momento, a equipa em melhor posição para assegurar os serviços do sueco. Oferecem um salário milionário a Viktor Gyokeres num contrato que deverá ter uma duração algures entre os quatro e os cinco anos. O Viking de Alvalade pode não ser o único a deixar Lisboa rumo a Londres.
Até ao momento, os gunners ainda não fizeram uma proposta formal junto do Sporting, apesar de já terem iniciado contactos com o jogador e os seus representantes. O Clube de Alvalade também não tem estado disponível para qualquer abordagem, uma vez que se encontra na luta pelas duas competições mais importantes em Portugal.
Os dirigentes da equipa da Premier League estão, no entanto, cientes, do pacto que existirá com Viktor Gyokeres, para deixar o avançado sueco sair do Sporting por menos do que os 100 milhões de euros que indica a sua cláusula da rescisão. O Arsenal conta com um valor entre os 70 e os 75 milhões para fechar o negócios e levar o sueco para Londres.
Caso estes números se confirmem, Viktor Gyokeres será um negócio extremamente lucrativo para o Sporting, mesmo saindo por menos 25 milhões de euros do que aponta a sua cláusula de rescisão. O avançado custou cerca de 20 milhões aos cofres dos leões há duas temporadas, e, no entretanto, marcou 95 golos, e fez 27 assistências, em 100 jogos de leão ao peito.
Médio nipónico começou o dérbi na condição de suplente, mas acabou por entrar em campo aos 58 minutos, para render Zeno Debast
|
Tem sido uma das preocupações constantes no Sporting esta temporada: Hidemasa Morita tem sido fustigado por lesões desde o início do ano, e, depois de ser utilizado por mais de meia hora no Benfica - Sporting da 33ª. jornada da Liga Portugal Betclic, o médio ressentiu-se do esforço nessa partida.
Hidemasa Morita começou o dérbi no banco de suplentes, sendo que o meio campo titular foi composto por Morten Hjulmand e Zeno Debast. O médio nipónico foi lançado aos 58 minutos, para render o belga no miolo do terreno. Segundo avança o jornal Record, esse tempo que passou em campo deixou marcas físicas no jogador.
Tudo se prende com a falta de ritmo de Hidemasa Morita. O médio esteve algumas semanas parado, e encontra-se ainda em processo de retorno à competição. O ritmo alto do dérbi provou ser muito intenso para o jogador do Sporting, que se ressentiu e apresentou algumas dores musculares no dia a seguir ao encontro. Foram realizados exames, que não demonstraram mais do que fadiga.
A situação está a fazer soar os alarmes em Alvalade, uma vez que Morten Hjulmand está impedido de disputar o último jogo do campeonato, frente ao Vitória de Guimarães, devido a acumulação de amarelos. Sendo assim, Rui Borges tem apenas dois jogadores da equipa principal para lançar: Hidemasa Morita e Zeno Debast.
No entanto, a utilização de Hidemasa Morita no encontro da próxima jornada é, neste momento, provável. A única recomendação que o médio recebeu foi de repouso, pelo que já deverá estar a 100% na quando chegar o próximo sábado, dia 17 de maio.
Elemento da equipa verde e branca tem vindo a ser dos mais importantes para o conjunto nos últimos anos, mas situação está prestes a mudar
|
A notícia foi avançada na passada segunda feira, dia 12 de maio, pelo portal zerozero, e parece ser confirmada esta terça feira: Diana Silva vai mesmo deixar a equipa feminina do Sporting no fim da época para ser reforço dos rivais da 2ª. circular, o Benfica. Quem confirmou a informação foi o jornal Record.
Relembrar que, após várias temporadas a vestir a camisola verde e branca, Diana Silva vai terminar contrato com o Sporting. Segundo as informações disponíveis, a atleta, que tem sido uma das jogadoras de destaque das leoas nos últimos anos, não foi convidada a renovar o vínculo com o Clube de Alvalade.
Sendo assim, Diana Silva está livre para assinar contrato com um novo clube, para onde se mudará no início da próxima temporada. A avançada portuguesa já terá resolvido a questão do próximo destino, com uma mudança aparentemente confirmada para o rival da cidade de Lisboa, o Benfica.
A internacional pela seleção das quinas só deverá ser apresentada no Benfica na próxima semana. Apesar do Sporting já ter terminado a sua época, as águias ainda avão disputar a final da Taça de Portugal contra o Torreense, e só querem efetivar o negócio depois desse encontro.
Relembrar que Diana Silva venceu duas Ligas, 3 Taças de Portugal e duas Supertaças em oito épocas de leão ao peito. Nesses oito anos, disputou 215 jogos pelo Sporting, nos quais marcou 151 golos e realizou 15 assistências.