
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rui Borges não vive um momento fácil no Sporting, com o plantel fustigado por lesões, e sem sentir o sabor da vitória há cinco partidas. O treinador dos leões recebeu, no entanto, uma boa notícia recentemente. Tudo se prende com o regresso de Pedro Gonçalves à competição - que já deixou uma mensagem aos adeptos acerca do tema. O jornal 'A Bola' avança que deve acontecer no final do mês de março.
Segundo conta o jornal português, os adeptos do Sporting vão ter de esperar pouco mais de um mês para voltar a ver Pedro Gonçalves em ação, uma vez que esse embate frente ao Estrela da Amadora está marcado para dia 30 de março.
A verdade é que Pote até estaria pronto para voltar mais cedo, caso fosse absolutamente necessário. Dado os sinais positivos da sua recuperação, o jogador poderia estar até apto para regressar já no início de março. No entanto, o plano de recuperação para Pedro Gonçalves é outro, uma vez que o Clube quer jogar pelo seguro e não comprometer um processo que durou vários meses.
Nesse sentido, os leões olham para o jogo do Estrela da Amadora como a data ideal, visto que vem imediatamente a seguir à pausa das seleções, oferecendo tempo extra ao extremo verde e branco - até porque a temporada entra na sua fase decisiva, onde todos os jogos são de alta intensidade, sendo obrigatório que o jogador regresse na melhor forma possível para evitar recaídas físicas.
Relembrar que o último jogo de Pedro Gonçalves foi a 10 de novembro, em Braga, quando o Sporting venceu por 4-2 e o extremo acabou substituído - curiosamente, coincidiu com o último jogo de Ruben Amorim ao serviço dos leões. O extremo já tinha estado parado antes, e fazia o seu regresso nesse jogo, quando voltou a sentir a lesão e teve de abandonar o campo. Perdeu 22 partidas desde então (e já tinha perdido quatro antes do jogo com os minhotos).
Técnico leonino vai ter pela frente em duelo da Taça de Portugal alguém que bem conhece e com quem coabitou enquanto este era jogador
|
Rui Borges irá ter do lado contrário, no Gil Vicente-Sporting, a realizar-se esta quinta feira, dia 27 de fevereiro - em duelo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal - alguém que conhece muito bem desde os tempos de jogador: trata-se do treinador dos Galos, José Pedro Pinto.
António Caldas que treinou ambos no Braga B revela o teor da relação entre os dois: "Têm personalidades diferentes. O Zé é mais frio no relacionamento, mas vive as coisas intensamente." começou por referir em relação ao temperamento de José Pedro Pinto.
Já no que diz respeito a Rui Borges a análise é completamente distinta: "Já o Rui é o verdadeiro amigo do amigo e tenta sempre levar as coisas de forma positiva", referiu António Caldas em declarações ao jornal A Bola sobre a pessoa do agora técnico da turma leonina.
Continuando o seu raciocínio, o antigo treinador do Braga B foi claro: "O Zé foi sempre um excelente colaborador. É muito dedicado e metódico, estava sempre atento a tudo e a todos. Adorava trabalhar com ele. Ele gostava muito de pensar o jogo, a metodologia de treino e conversávamos muito. Gosto muito da forma como se dedica" referiu à mesma fonte.
Quanto a Rui Borges disse o seguinte: "Fui colega de equipa do pai do Rui no Paços de Ferreira. Tanto o Borges como o Rui, o filho, são muito humildes, sérios, terra-a-terra e amigos do amigo. Não estou surpreendido com o que o Rui tem feito. Fico muito feliz pela evolução muito grande que ele teve. Isso deve-se ao conhecimento que tem do jogo", concluiu dessa forma o seu argumento.
De recordar que os ex colegas Rui Borges e José Pedro Pinto irão reencontrar-se esta quinta feira, dia 27 de fevereiro, no Gil Vicente Sporting, a ter início às 20h45, em duelo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, jogo que será arbitrado por Cláudio Pereira . O vencedor desta eliminatória irá defrontar o Rio Ave, naquela que é a última etapa antes da idade ao Jamor.
Turma leonina garante jogador que aponta um histórico leão como principal referência, e vem com muita vontade de agarrar o lugar entre os postes
|
O Sporting apresentou oficialmente o jovem guarda redes Sérvio Luka Petric, O jogador de 16 anos, chega dos eslovacos do Slovan Bratislava, histórico da Eslováquia, para concluir o seu processo de formação na Academia Cristiano Ronaldo, com o objetivo de conquistar o seu espaço no Clube de Alvalade.
Na hora da apresentação Petric confessa: "Comecei a jogar na Eslováquia aos oito ou nove anos e quando era sub-15 encontrei um treinador de guarda-redes na Sérvia, numa academia. Quero subir de escalões pouco a pouco com o meu trabalho árduo e dedicação, e acredito que posso ajudar a minha equipa a ganhar mais jogos", afirmou o guardião, ao canal oficial do Clube a Sporting TV.
O Jovem guarda redes que vem para tentar conquistar o lugar que pertence atualmente a Rui Silva, aproveitou ainda a oportunidade para se apresentar aos adeptos leoninos: "Tenho bom jogo de pés pois comecei a trabalhar essa parte e considero que é um dos meus pontos fortes, assim como manter a baliza segura". Dando conta das suas principais características.
Em jeito de conclusão, jovem foi ainda incentivado a apontar as suas referências e mencionou de imediato um antigo jogador do Sporting e uma antiga referência do emblema de Alvalade. "O Rui Patrício pois era calmo na baliza e um bom guarda-redes. Espero chegar à equipa principal e conquistar a Liga Portugal", concluiu, demonstrando uma grande ambição.
Desta forma a SAD liderada por Frederico Varandas mostra que está a precaver o futuro, garantido jovens promessas com o principal objetivo de, a médio/longo prazo, chegarem à equipa principal. De recordar que a formação do Sporting foi recentemente mencionada por um estudo do Observatório do Futebol como uma das melhores da europa.
Presidente dos leões está a ser atacado pelas sua declarações na entrevista que concedeu recentemente, em que atacou as arbitragens em Portugal
|
Muito se tem falado da entrevista de Frederico Varandas, Presidente do Sporting, ao canal de televisão do Clube, onde o dirigente máximo dos leões deixou duras críticas ás arbitragens em Portugal, e se queixou de que o Clube de Alvalade estaria a ser prejudica. Nuno Paralvas, jornalista do jornal 'A Bola', aproveitou o seu espaço de opinião para comentar o tema, com palavras duras para os verdes e brancos.
"O Presidente do Sporting, depois do empate com o Aves SAD, deu o tiro de partida para que se comece a falar mais de árbitros, no espaço público, que do jogo. Os dados estão lançados. Outros se seguirão, não será preciso esperar muito. Não é que já se falasse pouco, nem que muitas conversas sobre futebol de dirigentes, treinadores ou adeptos aí acabem. É o nosso futebol, nada de admirar, somos como somos, bem pior do que gostamos de admitir. O assunto estava só adormecido", começou por escrever.
Prosseguiu: "Frederico Varandas falou depois de mais um jogo que o Sporting não conseguiu vencer. Já não consegue fazê-lo há cinco. E a última vez que venceu dois seguidos nos 90 minutos ainda Ruben Amorim treinava a equipa. Fica difícil acreditar que a culpa é dos árbitros. O presidente do Sporting poderá, genuinamente, discordar de decisões de arbitragem e entender que o Sporting está a ser prejudicado em comparação com Benfica e FC Porto (...) Quando afirma, porém, que o critério de arbitragem em relação aos rivais é diferente já entra em terreno mais pantanoso, sugerindo favorecimentos e, com isso, atacando os fundamentos da integridade do jogo", atirou Nuno Paralvas.
De seguida, apontou algumas contradições. Explicou que Frederico Varandas procura criar um ambiente positivo no futebol, mas que os comentários sobre João Pinheiro provam o contrário ("Só podem ser estúpidos aqueles que ousam pensar que está a lançar uma suspeição sobre João Pinheiro", adicionou). Escreveu ainda que o Presidente dos leões afirma que os árbitros não têm problemas em Alvalade, mas que desceu ao relvado para falar com Luís Godinho, no fim de uma partida.
Terminou, da seguinte forma: "Frederico Varandas sabe muito de futebol, dentro e fora de campo, até sabe o que é o esternocleidomastóideo, mas nós, estúpidos ou não, também sabemos o que quis quando falou de arbitragens. Considerou exagerado ser tratado por santo, mas também não é só uma pessoa normal que luta por títulos", rematou Nuno Paralvas.