Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges, treinador do Sporting, está a um jogo de igualar um feito raro: não perder nos primeiros quatro confrontos frente ao Benfica e Porto, no final dos 90 minutos. Até ao momento, venceu os encarnados por 1-0 na Liga e empatou 1-1 na final da Taça da Liga, no tempo regulamentar, embora tenha perdido no desempate por penáltis. Contra o clube do Norte, triunfou por 1-0 na meia-final da Taça da Liga. Esta sexta-feira, enfrenta novamente os azuis e brancos, no Estádio do Dragão, a contar para a 21.ª jornada da Liga.
Se evitar a derrota, Rui Borges juntar-se-á a um seleto grupo de treinadores leoninos que alcançaram tal feito. Jorge Jesus lidera esta lista, com quatro vitórias nos primeiros quatro Clássicos em 2015/2016. Outros técnicos que conseguiram manter-se invictos nos primeiros quatro jogos contra estes rivais são Fernando Vaz, Rodolf Jenny, László Bölöni e Marco Silva.
Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, Rui Borges tem enfrentado um calendário exigente. Estreou-se contra o Benfica a 29 de dezembro de 2024 e, em apenas 41 dias, disputará o quarto Clássico. Este início intenso é inédito na história do clube, com uma concentração de jogos de elevada dificuldade num curto espaço de tempo.
Viktor Gyokeres, que está a ser cobiçado por outros clubes, tem sido uma referência no ataque do Sporting, marcando a cada 80 minutos, em média. A sua ausência nos jogos contra Bolonha e Farense representa uma perda potencial de dois golos. Samu, do Porto, segue como um dos mais eficazes, com um golo a cada 112 minutos, enquanto Amdouni, apesar de menos utilizado, apresenta uma média ainda melhor, com um golo a cada 103 minutos. Conrad Harder, possível substituto de Gyokeres no Dragão, mantém uma boa regularidade, marcando a cada 116 minutos e sendo o quarto melhor goleador da Liga neste critério.
A preparação para o próximo clássico tem sido marcada por algumas preocupações. Geny Catamo está confirmado como ausência devido a lesão, enquanto Hidemasa Morita e Viktor Gyokeres permanecem em dúvida. Apesar destas adversidades, Rui Borges mantém o foco na estratégia da equipa e na importância de manter a liderança no campeonato.
O Porto, por sua vez, atravessa um período de transição técnica, com a recente entrada do treinador Martín Anselmi. Os dragões não vencem há quatro jornadas para o campeonato, acumulando duas derrotas e dois empates, o que aumenta a pressão para o Clássico. Uma vitória é crucial para reduzir a diferença pontual para o líder Sporting.
Treinador dos leões irá fazer alterações no centro do terreno para o jogo desta sexta feira a contar para a 21.ª jornada da Liga Betclic, no Estádio do Dragão
|
0Rui Borges vai mesmo mexer no meio campo da equipa do Sporting, na deslocação que a turma leonina irá realizar esta sexta feira, dia 7 de fevereiro, ao Estádio do Dragão, a casa do Porto, em encontro marcado para as 20h15. Apesar da recuperação de Hidemasa Morita, o técnico deve deixar o internacional japonês no banco.
Zeno Debast, internacional Belga de 19 anos, deverá ser a grande novidade no xadrez dos comandados de Rui Borges,no jogo que se adivinha ser muito complicado para o Sporting.Frente ao Farense, no passado domingo, dia 2 de fevereiro, estiveram no centro do terreno, o habitual Morten Hjulmand e Daniel Bragança.
Porém devido à saída por lesão de Geny Catamo, após lance dividido com um jogador do Farense e que vai obrigar o atleta a parar por algumas semanas, Daniel Bragança deverá ser o escolhido para ocupar o lugar deixado vago pelo moçambicano. Desta forma, o técnico consegue um reforço na zona intermediária do terreno.
Com Morita ainda em dúvida para o Clássico, a opção mais natura será mesmo colocar o central adaptado a médio, Zeno Debast, no meio campo, algo que já aconteceu em Vila do Conde e em Leipzig, em jogo de Liga dos Campeões. Serão dúvidas que irão ficar esclarecidas, esta sexta feira às 20h15, dia 7 de fevereiro, quando as equipas entrarem em campo para inaugurarem a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros – leva 28 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.720 minutos que disputou, o reforço milionário do Sporting – custou cerca de 15 milhões de euros – marcou um golo e fez duas assistências.
Atleta que interessava a leões e dragões no mercado de transferências de janeiro acabou por prolongar a ligação com o seu clube atual
|
0Tomás Handel, médio internacional sub-21 por Portugal que esteve na mira de Sporting e Porto, renovou contrato com o Vitória de Guimarães até 2029. Apesar do interesse de leões e dragões – que medem forças nesta sexta-feira –, o atleta prolongação a ligação ao clube da cidade berço.
Interesse de Sporting e Porto? "Não chegámos a entendimento com nenhum clube"
António Miguel Cardoso, presidente do Vitória de Guimarães, de resto, comentou o interesse de alguns emblemas no médio, não referindo diretamente os nomes de Sporting ou Porto: “Não chegámos a entendimento com nenhum clube, nada se efetivou, portanto, o Tomás Handel é mais um dos nossos ativos. Existiu o interesse de vários clubes, mas nada se concretizou”.
“O Tomás Handel é um dos nossos. Desde que nasceu, é um vitoriano, alguém que sente o clube. Estávamos a falar com o Tomás há algum tempo. É um atleta de excelência, um dos nossos capitães, alguém que é um exemplo para o grupo, que tem que ser acarinhado pelo clube. Enquanto ele estiver cá, terá sempre direito a tudo. No dia em que as coisas acontecerem, se tiverem que acontecer, o clube tem a obrigação de agradecer-lhe”, finalizou António Miguel Cardoso.
Lembrar que, no mercado de transferências de inverno, e mesmo perante a onda de lesões que afetou o plantel do Sporting, os leões contrataram apenas Rui Silva e Biel Teixeira. No universo verde e branco, houve quem exigisse mais alguns nomes à estrutura liderada por Frederico Varandas.
Tomás Handel é uma das figuras do Vitória de Guimarães nesta temporada. O médio tem 24 anos e, em 2024/25, soma 33 encontros, com um golo marcado e uma assistência, tendo sido considerado um membro muito importante para Rui Borges, quando o mesmo estava ao comando do clube da cidade berço.
Turma de Rui Borges vai tentar conquistar os três pontos no reduto dos azuis e brancos e manter os rivais à distância de seis e oito pontos, respetivamente
|
0Biel, reforço do Sporting no último dia do mercado de transferências, deve ir para o banco no encontro frente ao Porto, que se joga esta sexta-feira, 7 de fevereiro, às 20h15, no Estádio do Dragão, e que diz respeito à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O atleta de 23 anos está, ainda, numa fase de adaptação a uma nova realidade.
O extremo brasileiro já treina com a turma de Rui Borges desde a última quarta-feira, mas o técnico não irá ‘lançá-lo às feras’ no reduto do Porto. Contudo, Biel pode vir a ser opção do técnico do Sporting no decorrer da partida, isto dado a onda de lesões que tem vindo a afetar o plantel verde e branco.
Para lá da questão de Biel, Rui Borges deverá contar com Viktor Gyokeres e Hidemasa Morita. Segundo as últimas informações, o ponta de lança sueco e o médio japonês estão disponíveis e podem ser opção do treinador do Clube de Alvalade. Resta saber se de início ou no decorrer da contenda.
Biel custou aos cofres do Sporting uma verba a rondar os 6 milhões de euros, mais 2 mediante a concretização de determinados objetivos individuais e coletivos. Até chegar a Alvalade, em 2025, o extremo realizou três encontros pelo Bahia, nos quais efetuou um passe para golo, dando boa conta de si.
O Sporting visita o reduto do Porto na liderança da Liga Portugal Betclic. Os leões somam 50 pontos em 20 encontros (16 vitórias, dois empates e duas derrotas). O Benfica é segundo, com 44 pontos (14 triunfos, dois empates e quatro desaires), e os dragões são terceiros, com 42 pontos conquistados até ao momento.