![Última vez que o Sporting ganhou ao Porto no Dragão foi há mais de 8 anos. Lembra-se de quem marcou?](/storage/media-items/images/2025/02/design-sem-nome-4_20250206071024.webp)
Futebol
Última vez que o Sporting ganhou ao Porto no Dragão foi há mais de 8 anos. Lembra-se de quem marcou?
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A presença de Viktor Gyokeres no Porto – Sporting continua uma incógnita, isto apesar das notícias que têm vindo a público até indiciarem que o internacional sueco vai a jogo. Contudo, em dia de Clássico, há novas informações sobre o alegado interesse do Arsenal no ponta de lança dos verdes e brancos.
É que, segundo o Daily Mail, o Arsenal tinha quatro nomes em carteira para atacar no mercado de inverno, mas nenhum deles era Viktor Gyokeres. Ollie Watkins (Aston Villa), Benjamin Sesko (Leipzig), Álvaro Morata (Galatasaray) e Mathys Tel (Tottenham) eram os atletas referenciados pelos londrinos.
Esta é uma notícia positiva para o Sporting, dado que o Arsenal seria um dos clubes mais interessados em contratar Viktor Gyokeres. Todavia, para lá do emblema liderado por Mikel Arteta, há vários outros gigantes europeus de olho no internacional sueco e será muito complicado – quiçá impossível – segurar o ponta de lança no próximo verão.
De acordo com as últimas informações, os responsáveis do Sporting chegaram a acordo com o sueco para uma saída no próximo mercado por uma verba abaixo da cláusula de rescisão, na ordem dos 75 milhões de euros. Em contrapartida, Viktor Gyokeres garantiu aos verdes e brancos que não deixaria o Clube de Alvalade no defeso de janeiro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 33 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.704 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 34 golos e fez seis assistências.
Guardião que foi reforço dos leões no mercado de verão nunca convenceu e agora há outro nome que pode chegar ao Clube de Alvalade
|
Cezary Miszta: é este o nome do guardião que está a ser associado ao Sporting. Um dia depois da saída de Vladan Kovacevic rumo ao Legia, da Polónia, o guarda-redes do Rio Ave, que tem dado nas vistas nas últimas semanas, é colocado na rota do Clube de Alvalade no próximo mercado de transferências.
Segundo o jornal O Jogo, os responsáveis do Sporting apreciam bastante as qualidades de Cezary Miszta. No encontro diante dos leões – em que a turma de Rui Borges venceu por 3-0 – e também frente ao Porto – conjunto de Petit empatou a duas bolas –, o polaco de 23 anos deixou excelentes indicações.
De acordo com a mesma fonte, Bernardo Palmeiro, novo diretor desportivo do Sporting depois da saída de Hugo Viana rumo ao Manchester City, já terá até conversado pessoalmente com Cezary Miszta. Flávio, responsável pelo scouting verdes e branco, também já validou a contratação.
Com contrato até junho de 2027, Cezary Miszta é um dos bons valores da Liga Portugal Betclic. As boas relações entre os responsáveis do Sporting e os dirigentes do Rio Ave, como comprovam os vários negócios feitos nos últimos anos, pode ser um trunfo para o Clube de Alvalade garantir o guardião.
Na presente temporada, com a camisola do Rio Ave, Cezary Miszta – avaliado em 1 milhão de euros – realizou 15 encontros: 12 na Liga Portugal Betclic e três na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1.380 minutos que disputou, o guarda-redes de 23 anos sofreu 24 golos. O atleta tem sido uma das sensações da época 2024/25.
Antigo lateral passou pelos dois clubes, além de ter atuado no Benfica, e em entrevista exclusiva ao Leonino descreve o sentimento vivido dentro do relvado
|
Quando se pensa em Clássico é inevitável pensar-se, também, em Fernando Mendes. Depois de 10 épocas de leão ao peito, entre 1979 e 1989, o antigo lateral-esquerdo deixou Alvalade para jogar no Benfica e, mais tarde, completou a tríade de grandes do futebol português ao juntar-se ao Porto. A poucas horas de mais um confronto entre o Sporting e os dragões - onde Rui Borges tem algumas dúvidas sobre a equipa inicial - Leonino falou em exclusivo com o ex-jogador e quis saber que memórias guarda destes duelos.
"Estava habituado a essa hostilidade, mas claro que mexia"
“Lembro-me do meu primeiro Clássico, no antigo Estádio das Antas. Perdemos 2-0, tinha eu 18 anos. Enquanto jogador do Porto, venci todos os Clássicos, fomos tricampeões. Quando jogava no Sporting, era complicado ganhar ao Porto, eles tinham equipas excelentes”, começou por recordar Fernando Mendes, que logo depois sublinhou o ambiente em que o Sporting era recebido em casa dos dragões no tempo em que se vestiu de verde e branco.
“A forma como os adeptos do Porto nos recebiam mexia sempre connosco. Depois de começar o jogo, as coisas passavam, principalmente se já não fosse o nosso primeiro Clássico. Eu tive a felicidade de ser criado, em termos futebolísticos, num clube grande. Estava habituado a essa hostilidade, mas claro que mexia”, destacou o ex-lateral, atualmente comentador desportivo.
Questionado sobre se os Clássicos, tal como os Dérbis, são vividos de forma diferente pelos jogadores, Fernando Mendes foi bastante claro na resposta: “São sempre jogos diferentes, jogos com mais motivação, com uma carga emocional maior. São jogos que ninguém quer nem gosta de perder”.
Ainda assim, segundo o antigo jogador, a preparação para os jogos diante dos maiores rivais “é a mesma” que é feita para os restantes, até porque o que muda é o “estado de espírito”. “Muitas das vezes os jogadores não estão em bons momentos e nestes jogos reinventam-se e conseguem fazer bons resultados, que depois se estendem para o resto da época”, completou.
Nesta conversa, Fernando Mendes frisou, ainda, que “os adeptos também não gostam de ficar a perder nestes jogos”, algo que é sempre tido em conta pelos atletas antes do apito inicial. Importa lembrar que o 182.º Clássico entre Sporting e Porto acontece esta sexta-feira, a partir das 20h15, e pode servir para os leões aumentarem a vantagem pontual sobre um rival direto.
Liédson, Izmailov e Ricardo Quaresma são apenas três dos nomes que integram esta lista de atletas que defenderam o emblema de Alvalade e, também, o do Dragão
|
Jogar num grande de Portugal é algo que só está ao alcance de alguns jogadores, mas ainda assim há alguns que conseguiram vestir a camisola de mais do que um. A horas de mais um Clássico entre Sporting e Porto, recordamos alguns craques que representaram os dois clubes ao longo da carreira.
Apesar da lista ser extensa, alguns desses jogadores conseguiram brilhar mais do que outros. É o caso, por exemplo, de Mário Jardel, que teve passagens marcantes por ambos os emblemas. Ainda assim, a mesma sorte não tiveram Marat Izmailov e Pedro Mendes, que só num dos estádios tiveram sucesso.
Abaixo poderá recordar 10 jogadores da história recente do futebol português que se vestiram de verde e branco e, também, de azul e branco:
1.º - Liédson: Jogou no Sporting entre 2003 e 2010 e no Porto na época 2012/13;
2.º - Derlei: Jogou no Porto entre 2003 e 2005 e no Sporting entre 2007 e 2009;
3.º João Moutinho: Jogou no Sporting (incluindo nas camadas jovens) entre 1999 e 2010 e no Porto entre 2010 e 2013;
4.º - Nuno Valente: Jogou no Sporting (incluindo nas camadas jovens) entre 1985 e 1999 e no Porto entre 2002 e 2005;
5.º - Jardel: Jogou no Porto entre 1996 e 2000 e no Sporting entre 2001 e 2003;
6.º - Rui Jorge: Jogou no Porto (incluindo nas camadas jovens) entre 1992 e 1998 e no Sporting entre 1998 e 2005;
7.º - Marat Izmailov: Jogou no Sporting entre 2007 e 2012 e no Porto entre 2012 e 2013;
8.º - Ricardo Quaresma: Jogou no Sporting (incluindo nas camadas jovens) entre 1993 e 2003 e no Porto entre 2004 e 2008 e entre 2013 e 2015;
9.º - Hélder Postiga: Jogou no Porto (incluindo nas camadas jovens) entre 1995 e 2003 e entre 2004 e 2007 e no Sporting entre 2008 e 2011.
10.º - Miguel Lopes: Jogou no Porto entre 2009 e 2012 e no Sporting entre 2012 e 2017, tendo sido emprestado nas últimas duas épocas.