
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Curiosidades
|
O Sporting visita a casa do Santa Clara no próximo sábado, às 18h00, em encontro relativo à 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino recorda-lhe, desta forma, a maior vitória dos verdes e brancos no reduto dos açorianos e a mesma teve mão de… Jorge Silva.
No dia 16 de dezembro de 2019, o Sporting visitou o Santa Clara, num jogo a contar para a 14 jornada do Campeonato Nacional e triunfou por uns convincentes 4-0, com golos de Luiz Phellype (40’ e 47’), Yannick Bolasie (54’) e Bruno Fernandes (60’), num encontro dominado do início ao fim pelos leões.
Luís Maximiano (GR), Stefan Ristovski, Sebastián Coates, Jérémy Mathieu, Marcos Acuña, Wendel (77’), Idrissa Doumbia (64’), Bruno Fernandes, Yannick Bolasie, Luiz Phellype (71’) e Luciano Vietto foram as opções iniciais de Jorge Silvas para o Santa Clara – Sporting. Rodrigo Battaglia (64’), Jesé Rodríguez (71’) e Eduardo Hernique (77’) foram opção nos segundos 45 minutos.
Por sua vez, o Santa Clara, orientado por João Henriques, alinhou com Marco Pereira, Patrick Vieira, Fábio Cardoso, João Afonso, Zaidu, Osama Rashid, Lincoln (57’), Lucas Marques (58’), Carlos Júnior, Thiago Santana (64’) e Ukra. Bruno Lamas (57’), Guilherme Schettine (64’) e Zé Manuel (58’) entraram no segundo tempo.
Ainda antes do intervalo, Luciano Vietto foi lançado nas costas da defensiva adversária e só teve assistir Luz Phellype, que atirou para o fundo das redes, inaugurando o marcador. Logo no arranque do segundo tempo, um autêntico festival por parte da turma orientada por Jorge Silas.
Aos 47’, Luiz Phellype bisou na partida, aparecendo solto dentro da grande área do Santa Clara. Aos 54’, Yannick Bolasie, na sequência de um pontapé de canto, cabeceou para o fundo das redes, fazendo o 3-0. Para fecho de contas, aos 60 minutos, Bruno Fernandes converteu uma grande penalidade com sucesso.
Resta agora perceber se, no próximo sábado, 12 de abril, às 18h00, a turma de Rui Borges conseguirá, eventualmente, superar este resultado do conjunto então orientada por Jorge Silvas, que é, até aos dias de hoje, a maior vitória do Sporting em casa do Santa Clara.
Leões deslocam-se ao reduto dos açorianos num jogo decisivo para as contas do campeão da Liga Portugal Betclic na presente temporada
|
O Sporting desloca-se, no próximo sábado, às 18h00, ao reduto do Santa Clara, em jogo a contar para a 29.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Nesse sentido, o Leonino recorda-lhe os melhores marcadores dos verdes e brancos diante dos açorianos e o resultado é… surpreendente.
Confira os melhores marcadores do Sporting diante do Santa Clara:
Para lá de Pablo Sarabia, Pedro Barbosa e Pedro Gonçalves, destaque ainda para outros quatro jogadores: Mbo Mpenza, Beto Acosta, Luiz Phellype e Marcus Edwards. Este quarteto marcou dois golos com a camisola do Sporting diante do Santa Clara, sendo que o avançado brasileiro precisou apenas de 71 minutos para tal.
Após o empate frente ao Braga, o Sporting desceu ao segundo lugar da Liga Portugal Betclic, estando a dois pontos do Benfica. No próximo sábado, a turma de Rui Borges só pensa em conquistar os três pontos diante de um adversário que tem sido uma das equipas sensação da presente temporada.
Avançado sueco apontou o único golo da turma de Rui Borges diante dos minhotos, que acabou por não ser suficiente para a conquista dos três pontos
|
Viktor Gyokeres voltou a estar em destaque no Sporting – Braga, que terminou empatado a uma bola. O internacional sueco inaugurou o marcador no Estádio José Alvalade, na cobrança de um livre direto, alcançando a marca dos 44 golos com a Listada verde e branca na presente temporada, registo verdadeiramente histórico.
Ao nível ou melhor do que o desempenho de Viktor Gyokeres pelo Sporting em 2024/25, há apenas três atletas: Fernando Peyroteo (por seis vezes), Yazalde e Jardel. Estes dados significam que nenhum jogador marcava 44 golos pelos leões desde 2001/02, época em que o brasileiro que brilhou também no Porto fez 55 golos.
No que a Fernando Peyroteo diz respeito, o membro dos Cinco Violinos marcou 44 ou mais golos em seis temporadas: 1937/38 (57 golos em 30 encontros), 1938/39 (44 golos em 26 jogos), 1939/40 (55 golos em 31 partidas), 1941/42 (50 golos em 25 jogos), 1945/46 (58 golos em 35 encontros) e 1946/47 (44 golos em 22 partidas).
Por sua vez, Yazalde, que esteve quatro temporadas no Sporting – entre 1971 e 1975 – chegou aos 50 golos em 35 partidas na época 1973/74. Nas restantes, o avançado argentino apontou 13, 27 e 36 golos nas temporadas de 1971/72, 1972/73 e 1974/75, respetivamente.
Com oito jogos até final da temporada e com 44 golos, Viktor Gyokeres pode mesmo vir a bater o recorde de Yazalde (50 golos) e Mário Jardel (55 golos), sendo que os números de Fernando Peyroteo parecem ser mais complicados de alcançar para o internacional sueco dos verdes e brancos.
Viktor Gyokeres chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Coventry City, num negócio que custou aos cofres 20 milhões de euros, mais 4 por objetivos. Logo na época de estreia, o internacional sueco marcou 43 golos em 50 partidas, fazendo as delícias dos adeptos leoninos.
Esta época, em que ainda faltam disputar seis jornadas da Liga Portugal Betclic e duas da Taça de Portugal, Viktor Gyokeres, apenas com a camisola do Sporting, leva 44 golos em 44 jogos, ameaçando bater recordes de alguns históricos do Clube de Alvalade, como Jardel ou Yazalde.
Turma de Rui Borges está obrigada a vencer para continuar na luta pelo título e, para tal, precisará que os seus homens golos estejam numa noite inspirada
|
O Sporting defronta, esta segunda-feira, o Braga, às 20h45, no Estádio José Alvalade, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O Leonino recorda, desta forma, os cinco maiores goleadores dos verdes e brancos diante dos minhotos, com destaque para a lenda do Clube de Alvalade: Manuel Fernandes.