
Futebol
Frederico Varandas respira de alívio! Multa à SAD do Sporting é finalmente anulada pela Justiça
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O nome de Wojciech Szczesny continua a estar nas bocas do mundo devido ao facto de estar prestes a regressar ao ativo, depois de ter decidido terminar a carreira há três meses. Agora, o guardião polaco pode vir a ingressar no Barcelona, para substituir Marc-André ter Stegen. Antonio Adán, ex-jogador do Sporting, era um dos nomes na lista, e como ainda nada está fechado, pode ser a luz ao fundo do túnel.
Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, Jofre Mateu, jornalista espanhol, revelou um alegado telefonema entre Szczesny e Robert Lewandowski, no programa 'Qué t'hi jugues', emitido pela rádio SER Catalunya, que conta com um sério aviso ao emblema espanhol nesta fase das negociações.
"Ele diz que está muito bem como está, e que, ou vai para ser titular, ou, caso contrário, não vai. Ele disse-lhe que não irão fazê-lo rumar ao Barcelona para, depois, ficar no banco", referiu o repórter, dando alguma esperança ao campeão nacional pelo Sporting, que ainda está entre as opções.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Antonio Adán – avaliado em 500 mil euros – realizou 28 jogos: 22 no Campeonato Nacional e seis na Liga Europa. Nos 2.520 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o guardião sofreu 29 golos, 22 na Liga Portugal Betclic e seis na competição europeia. A temporada acabou mais cedo para o canhoto, que contraiu uma lesão grave durante uma sessão de treinos.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Atlético de Madrid a custo zero, Antonio Adán contabilizou 156 partidas com a Listada verde e branca, nas quais fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Jogador muito importante no eixo defensivo dos leões chegou ao Clube muito jovem e falou das palavras do antigo capitão verde e branco
|
Ousmane Diomande, um dos pilares da defesa do Sporting, cumpriu, recentemente, 100 jogos de leão ao peito. O costa marfinense concedeu uma entrevista aos canais oficiais do Clube de Alvalade e, entre outros temas, abordou a influência de Seba Coates e Luís Neto no seu crescimento como jogador.
Começou por falar das primeiras impressões no Sporting: "A primeira coisa foi o estádio, claro. Eu costumava jogar em estádios mais pequenos e, por isso, fiquem muito impressionado, tal como fiquei na minha estreia. Quando vi os adeptos só pensava: uau! Já sabia que era um clube muito grande, mas ainda mais quando os vi a apoiar a equipa", atirou.
Lembrou, de seguida, os ensinamentos dos elementos mais experientes do plantel: "No início, o Seba [Coates] estava sempre a dar-me conselhos, embora eu já olhasse sempre para ele, claro, porque sabia que era um jogador de topo. Como defesa, ele foi muito importante para a equipa, aprendi com ele e, também, com os conselhos do Neto. Aprendi muito com ambos, porque são muito calmos e acho que isso foi importante para mim", explicou Ousmane Diomande.
Depois, falou dos momentos mais marcantes com a Listada verde e branca: "Acho que estou a viver o meu melhor momento agora. Como se vê, os adeptos estão por todo o lado e querem ser bicampeões. Estão muito motivados e nós também. Vemo-los nas ruas, é espetacular e acho que este é o momento mais especial. Agora, claro que temos de vencer o último jogo para que a alegria seja ainda maior. O meu primeiro golo foi contra o Benfica. Excelente ambiente, contra uma grande equipa, por isso festejei como um maluco!", revelou o defesa central.
Por último, destacou a presença na Liga dos Campeões: "Todas as crianças sonham com isso e, além disso, foi em casa. Só pensava em quando, antes, eu via os jogos e ouvia o hino. Foi muito especial e vou sempre recordar esse momento", rematou Ousmane Diomande, central do Sporting.
Avançado sueco tem sido a grande estrela da equipa verde e branca desde que chegou a Lisboa, no verão de 2023. Conseguiu registo histórico
|
Viktor Gyokeres está no Sporting desde o verão de 2023, mas já conseguiu atingir uma marca mítica pelos leões: o sueco chegou, na última partida, contra o Benfica, ao jogo 100 de leão ao peito. Falou com os canais oficiais do Clube, e refletiu sobre a sua estadia em Alvalade até ao momento.
Começou por mencionar a marca redonda que atingiu: "É um sentimento incrível pois estes 100 jogos passaram tão rápido... mas é uma grande marca e ainda temos dois grandes pela frente. Só posso dizer que tem sido fantástico e agora temos que ganhar estes últimos dois jogos. Vamos dar o último empurrão no sábado". Aproveitou para deixar rasgados elogios ao ambiente em Alvalade, que classificou como "fantástico".
Em relação aos (muitos) golos marcados, começou por lembrar o primeiro, contra o Vizela: "Logo na parte inicial da partida recebi a bola e tive um toque que não foi muito bom, mas a bola voltou para o meu pé esquerdo e rematei. Foi um grande início que vai ficar para sempre", explicou, sem esquecer ainda o primeiro golo na Liga dos Campeões, contra o Lille, ou o hat trick frente ao Manchester City.
De seguida, falou do encontro que mais o marcou nos dois anos com a Listada verde e branca: "A vitória com o Benfica na época passada em Alvalade no qual o Geny marcou dadas as emoções que sentimos", explicou Viktor Gyokeres.
Por último, uma palavra especial para os adeptos do Sporting: "Nunca nos deixam de apoiar em toda a parte. É fácil ver que vivem para o futebol e para o seu clube. É algo inacreditável estar tão perto disto, o percurso do autocarro na última jornada foi espetacular e espero ver isso outra vez no sábado", rematou Viktor Gyokeres, o goleador dos leões.
Jogador com passagem pelos clube da cidade berço lembrou o momento em que triunfou contra os leões, e falou do último jogo da Liga
|
O Sporting entra em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, em encontro a contar para a 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic, que os verdes e brancos já preparam. Antes do jogo que pode dar o título nacional aos leões, Targino, jogador que bisou pelos vimaranenses contra o emblema verde e branco em 2010, concedeu uma entrevista ao jornal O Jogo, onde abordou esse momento, e fez a antevisão à última partida do campeonato nacional.
Sobre esse jogo em 2010, disse o seguinte: "Foi épico, muito pela fase que estava a passar, porque vinha de uma lesão. Conseguir entrar e, em dois minutos, fazer dois golos, ajudando ainda no terceiro. Foi muito bom. Os jogadores têm de acreditar, sou um dos exemplos de que isso é possível. Foi um jogo inesquecível. Infelizmente, o Vitória nunca mais ganhou em Alvalade e espero que se quebre esse enguiço", partilhou.
Fez, depois, a antevisão ao encontro do próximo sábado: "Os jogadores têm de acreditar que é possível. Isso é uma das coisas que, quando se entra em campo, tem de estar em mente. O Vitória tem jogadores para conseguir fazer um bom jogo. E o Rui Borges conhece-os bem. Claro que, se defenderem bem, principalmente o Gyokeres, poderão tirar outro partido. Vai ser um jogo diferente; ganhará quem tiver mais garra e o fator sorte vai depender muito da luta. Se ganharmos o meio-campo, conseguimos sair de lá felizes", explicou Targino, que acredita na vitória do Guimarães.
Abordou, ainda, as ausências dos Vimaranenses: "Será complicado não termos o Händel... Há outras opções, mas temos vindo a jogar com ele, que tem sido muito importante. Há o regresso do Tiago Silva e penso que Luís Freire irá montar uma boa equipa, com o Tiago a pegar na bola junto aos centrais. Se o Gustavo conseguir jogar, sendo um jogador rápido, pode aproveitar as costas do Sporting. O facto de Rui Borges conhecer os jogadores do Vitória não lhe trará vantagem. Mas sabe que terá qualidade pela frente. Se jogasse com outra equipa que não tivesse treinado, estaria muito mais confortável".
Por último, lembrou o 4-4 entre as duas equipas na 1ª. volta do campeonato: "Eles já sabem que podemos fazer mossa, e é sempre difícil, seja em que altura for. Prova disso foi o jogo em Guimarães. Tenho a certeza de que não era a equipa que o Sporting queria enfrentar no último jogo de campeonato. Têm de estar em alerta e, por isso, vai ser um grande jogo", rematou Targino.
Frederico Varandas respira de alívio! Multa à SAD do Sporting é finalmente anulada pela Justiça
Emprestado pelo Sporting brilha na Liga Portugal Betclic e treinador prepara-se para tomar decisão
Real Madrid - Mallorca traz más notícias para Gyokeres! Avançado do Sporting perto de perder prémio