Futebol
José Calado 'pica' Sporting e Frederico Varandas sobre arbitragem: "Encheu o peito"
07 Jan 2026 | 14:30
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Set 2024 | 10:24 |
O nome de Wojciech Szczesny continua a estar nas bocas do mundo devido ao facto de estar prestes a regressar ao ativo, depois de ter decidido terminar a carreira há três meses. Agora, o guardião polaco pode vir a ingressar no Barcelona, para substituir Marc-André ter Stegen. Antonio Adán, ex-jogador do Sporting, era um dos nomes na lista, e como ainda nada está fechado, pode ser a luz ao fundo do túnel.
Nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, Jofre Mateu, jornalista espanhol, revelou um alegado telefonema entre Szczesny e Robert Lewandowski, no programa 'Qué t'hi jugues', emitido pela rádio SER Catalunya, que conta com um sério aviso ao emblema espanhol nesta fase das negociações.
"Ele diz que está muito bem como está, e que, ou vai para ser titular, ou, caso contrário, não vai. Ele disse-lhe que não irão fazê-lo rumar ao Barcelona para, depois, ficar no banco", referiu o repórter, dando alguma esperança ao campeão nacional pelo Sporting, que ainda está entre as opções.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Antonio Adán – avaliado em 500 mil euros – realizou 28 jogos: 22 no Campeonato Nacional e seis na Liga Europa. Nos 2.520 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o guardião sofreu 29 golos, 22 na Liga Portugal Betclic e seis na competição europeia. A temporada acabou mais cedo para o canhoto, que contraiu uma lesão grave durante uma sessão de treinos.
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Atlético de Madrid a custo zero, Antonio Adán contabilizou 156 partidas com a Listada verde e branca, nas quais fez duas assistências e conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22).
Defesa neerlandês, que continua afastado por decisão da estrutura leonina, utilizou as redes sociais para uma publicação que levantou questões
07 Jan 2026 | 17:59 |
Jeremiah St. Juste voltou a agitar as águas no universo leonino após a recente eliminação do Sporting na Allianz Cup. Na ressaca da derrota por 2-1 frente ao Vitória de Guimarães, em Leiria, o central neerlandês recorreu às redes sociais para partilhar uma fotografia onde surge totalmente equipado e com as chuteiras calçadas. A imagem, que sugere um jogador pronto para a ação, foi acompanhada por uma descrição referente a "Flash", a conhecida personagem de ficção famosa pela sua velocidade.
Atualmente com 29 anos, o defesa continua a ser uma das ausências mais discutidas nas opções do técnico Rui Borges. Apesar de se mostrar apto para competir, St. Juste permanece fora das contas da equipa principal, tendo sido mesmo despromovido à equipa B logo no início da presente temporada.
O afastamento do jogador remonta ao último mercado de transferências de verão, altura em que se gerou uma rutura entre o atleta e a direção liderada por Frederico Varandas. Na perspetiva dos responsáveis verdes e brancos, St. Juste recusou-se a aceitar uma transferência para clubes da liga espanhola ou alemã, optando por permanecer em Alvalade. Esta resistência terá levado a direção a tomar uma medida drástica de afastamento.
Para além do impasse desportivo, a situação de St. Juste representa um peso financeiro considerável para os cofres do Sporting. O holandês aufere um salário bruto anual de 3,2 milhões de euros, um dos mais elevados do plantel, e o seu contrato expira já no final da presente temporada.
Jeremiah St. Juste ainda não somou minutos na equipa leonina esta temporada, seja na B ou na A, e com a mensagem publicada agora, o jogador parece querer provar aos adeptos e à equipa técnica que pode ser opção em caso de necessidade.
Após ser afastado do comando técnico do Manchester United, o técnico português quer decidir um novo rumo na sua carreira
07 Jan 2026 | 17:27 |
O futebol português pode entrar em uma nova era. Ruben Amorim é visto como possível sucessor de José Mourinho no comando técnico do Benfica, de acordo com as informações avançadas pelo prestigiado jornal britânico Daily Mail. O técnico de 40 anos, que se encontra livre no mercado desde a passada segunda-feira, surge como a solução de emergência preferida pela estrutura encarnada.
A mesma fonte adianta que José Mourinho está sob enorme pressão devido à falta de resultados positivos no Benfica. Atualmente, a equipa encontra-se a uma distância considerável de 10 pontos do líder Porto no campeonato, uma desvantagem que começa a ser vista como irrecuperável. Perante este cenário, a posição do técnico torna-se cada vez mais vulnerável, mas em Alvalade também o nome de Rui Borges começa a ficar instável no panorama das opções, com a eliminação na Taça da Liga.
A confirmar-se esta eventual contratação, estaríamos perante uma autêntica bomba no futebol português. A mudança de um treinador com o historial recente de Ruben Amorim para um dos maiores rivais do seu anterior clube em solo luso seria um dos momentos mais polémicos e mediáticos da história do desporto nacional.
Importa recordar que a passagem de Ruben Amorim pelo Manchester United chegou ao fim após 14 meses de muitos desafios e tensões internas. Contratado em novembro de 2024, o técnico português enfrentou ciclos de maus resultados, chegando a levar os red devils ao 15.º lugar da Premier League. No entanto, a sua queda definitiva em Old Trafford deveu-se a um desentendimento público com a estrutura do clube inglês, que culminou num despedimento avaliado em 11 milhões de euros de indemnização após uma conferência de imprensa explosiva.
Antes da aventura em Inglaterra, Amorim viveu um trajeto de glória absoluta enquanto treinador do Sporting, onde construiu a sua reputação como um dos melhores técnicos da nova geração mundial. Entre março de 2020 e novembro de 2024, guiou os leões à conquista de cinco troféus, incluindo dois títulos de campeão nacional que puseram fim a um longo jejum do clube de Alvalade.
Jogador que tem vindo a dar frutos em Alvalade garantiu um lugar de destaque entre os principais ativos do futebol mundial da atualidade
07 Jan 2026 | 15:48 |
Geovany Quenda continua a quebrar barreiras e a surpreender os analistas de mercado. De acordo com a mais recente lista do Observatório do Futebol (CIES) sobre o valor de mercado dos jogadores profissionais, o jovem talento formado no Sporting garantiu um lugar entre os 100 futebolistas mais valiosos da atualidade.
O craque de apenas 18 anos encontra-se no 78.º lugar com um valor de mercado de 70,1 milhões de euros. Está à frente de Rodrigo Mora, do Porto, que se encontra nas últimas posições, no 94.º lugar, com uma cotação avaliada em 64,1 milhões.
Neste lote de 100 atletas, destaca-se também Nuno Mendes, que representou o Sporting entre 2019 e 2021, e atualmente é um dos melhores jogadores do mundo, está avaliado em 85,5 milhões de euros, encontrando-se no 44.º lugar. Esta lista é liderada por Lamine Yamal, do Barcelona, com um valor astronómico de 343 milhões.
Este crescimento exponencial de Geovany Quenda reflete não só o rendimento desportivo do extremo ao serviço do Sporting, mas também o impacto da sua transferência para o Chelsea. Embora continue a defender as cores do clube leonino, a operação financeira que selou a sua mudança para Londres, avaliada em cerca de 50 milhões de euros fixos, podendo atingir valores superiores mediante objetivos, catapultou a sua cotação para patamares de elite.
A pérola leonina, na atual temporada, estava a destacar-se na equipa de Rui Borges, com cinco golos e oito assistências num total de 22 jogos disputados. Porém, o atleta não joga desde inícios de dezembro devido a uma fratura no pé, à qual já foi operado, e é um dos vários jogadores indisponíveis nesta altura.