Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Não é novidade para ninguém que diversos clubes portugueses estavam de olho no promissor Rafael Pontelo, agora jogador já ao serviço do Sporting. Mas- o que não se sabia- e de acordo com informações do Record, era que um desses clubes era o Benfica e que esteve mesmo prestes a fechar um acordo com o Leixões para transferir o jovem central de 21 anos até... ao Seixal.
A estratégia dos encarnados, segundo o diário desportivo português, envolvia integrar o jovem brasileiro na equipa B, que atualmente disputa a segunda divisão portuguesa, de modo a garantir que este evoluísse e, eventualmente, fosse crescendo até ao plantel principal das águias:
"A ideia dos encarnados seria, perante o potencial demonstrado pelo brasileiro, integrá-lo na sua equipa B, que disputa a segunda divisão de Portugal, numa primeira fase, para depois o ir promovendo à grande montra.", pode ler-se na edição de hoje, dia 3 de fevereiro.
"Só que os verdes e brancos entraram em cena e, mesmo com uma tentativa pelo meio por parte do Sp. Braga, garantiram ao canhoto chegaria a Alvalade para fazer parte da equipa A. Dito e feito, neste caso por 700 mil euros, pagos por 90% do seu passe.", concluem.
Recorde-se que Rafael Pontelo foi oficialmente apresentado como reforço do Sporting na passada terça-feira, dia 2 de janeiro, assinando um contrato válido para as próximas quatro épocas e meia num negócio concretizado por 800 mil euros entre os leões e o Leixões.
Vale a pena relembrar ainda que o defesa conta com uma cláusula de rescisão fixada em 45 milhões de euros, destacando o elevado valor atribuído ao jogador pela direção do Clube. Entretanto, o internacional brasileiro, já somou 46' minutos jogados de leão ao peito, correspondentes às partidas frente ao Tondela (4-0) para a Taça de Portugal, e frente ao Vizela (5-2) num confronto a contar para a Liga Portugal Betclic.
Recorde a estreia de Rafael Pontelo pelo Sporting:
Clube de Alvalade tinha plano definido para reforçar posição específica do sistema de Rui Borges, mas investida de última hora ditou novo azar aos leões
|
0O Sporting tem tido alguns problemas com a lateral-direita. O mercado mostra-se algo amargo para os verdes e brancos, que voltaram a levar uma nega para reforçar a posição, depois de Andrés García ter escolhido rumar ao Aston Villa. De 2021 até ao presente, os leões falharam 11 reforços para o corredor destro.
Desde a data mencionada, a Direção leonina tentou o regresso de Carlos Mané, jogador da formação do Sporting, que foi cogitado para ser alternativa a Pedro Porro, enquanto representava o Rio Ave. Seguiram-se Gonzalo Avila (Huddersfield), Daniel Wass (Valencia), Sasha Boey (Galatasaray), Pol Lirola (Marselha), Milan Van Ewijik (Heerenveen), Tarik Lamptey (Brighton), Dan Ndoye (Basileia), José Ángel Carmona (Sevilha), Alessandro Zanoli (Nápoles), Tajon Buchanan (Club Brugge) e, recentemente, Alberto Costa (Vitória de Guimarães) e Andrés García (Levante).
No caso de Carmona, o espanhol chegou mesmo a acordo com o Sporting, mas não assinou com os leões depois de ter falhado nos exames médicos. A esta lista de fracassos negociais somam-se os mais recentes casos de Alberto Costa, que rumou à Juventus e o de Andrés García, que vai jogar na Premier League.
Com os recentes 'azares', a Direção de Frederico Varandas decidiu manter Iván Fresneda. O jovem de 20 anos terá oportunidade para se afirmar no plantel comandado por Rui Borges, sendo alternativa direta a Eduardo Quaresma, habitual titular na posição.
Em 2024/25, Iván Fresneda - avaliado em 7 milhões de euros – soma 12 encontros com a Listada verde e branca. No total, o 'camisola 22' dos leões disputou 371 minutos não tendo, para já, qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Treinador de 43 anos chegou recentemente aos leões e jogo frente aos vila-condenses poderá ditar feito inédito para o novo técnico dos verdes e brancos
|
0Rui Borges, treinador do Sporting, prepara-se para um novo duelo frente ao Rio Ave. Na conferência de antevisão, o técnico mostrou-se algo frustrado com a ausência de questões sobre o adversário, salientando que será "um jogo difícil frente a uma equipa que não perde há 20 jogos em casa". Além disso, procura alcançar o primeiro triunfo da sua carreira frente a Petit, líder da formação vilacondense.
Com 43 anos, Rui Borges já enfrentou o ex-Benfica em três ocasiões, mas ainda não conseguiu vencer. O técnico leonino iniciou o seu percurso no futebol nas divisões inferiores, nomeadamente no Mirandela, e foi subindo até chegar à Liga 2. Em 2022/23, ao comando do Vilafranquense, cruzou-se pela primeira vez com Petit na Taça da Liga. Nesse jogo, o adversário, ao serviço do Boavista, venceu pela margem mínima (1-0), com um golo tardio de Yusupha Njie.
Na temporada passada, Rui Borges teve a sua estreia no principal escalão do futebol português, liderando o Moreirense. Num dos primeiros jogos, recebeu o Boavista e o encontro terminou empatado (1-1), com André Luís a evitar a derrota após um autogolo de Marcelo. Já esta época, voltou a defrontar Petit, desta vez ao serviço do Vitória de Guimarães, num jogo em que o Rio Ave esteve a vencer por 2-0 ao intervalo, mas que terminou empatado (2-2).
Apesar do desafio, os números históricos favorecem o Sporting. Em 29 jogos disputados entre as duas equipas para o campeonato, os leões somam 16 vitórias, nove empates e apenas quatro derrotas. No entanto, na época passada, o Sporting não foi além de uma igualdade (3-3) no Estádio dos Arcos, num jogo disputado sob condições meteorológicas adversas.
O Rio Ave mantém-se invencível em casa nesta temporada, com quatro vitórias e quatro empates nos oito jogos realizados. Para encontrar a última derrota dos vilacondenses em casa, é preciso recuar até 29 de outubro de 2023, frente ao Farense (4-3). O duelo diante dos leões está agendado para as 18h00 deste sábado, dia 18 de janeiro.
Presidente dos verdes e brancos terá demonstrado interesse na contratação de avançado, mas leões têm concorrência de peso pelo atleta de 23 anos
|
0O Sporting quer o regresso de Félix Correia. O avançado formado em Alcochete tem estado em bom plano, ao serviço do Gil Vicente, e desperta cobiça da SAD liderada por Frederico Varandas. No entanto, os leões terão concorrência na contratação do extremo - que recentemente revelou que devia ter ficado em Alvalade, ao invés de rumar ao Manchester City, em 2019.
De acordo com informação avançada pelo jornal O Jogo, Porto e Benfica também estarão interessados no jovem de 23 anos. A mesma fonte explica que a direção gilista quer aproveitar o bom momento do português para fazer uma venda histórica, depois de ter desembolsado 1,5 milhões de euros na aquisição do jogador, no último mercado de verão.
O Clube de Alvalade estará na luta, juntamente com os dois maiores rivais, para tentar assegurar os serviços do desequilibrador. A contratação de um extremo esquerdo de pé direito é desejo dos responsáveis verdes e bancos e Félix Correia já está habituado à realidade da Liga Portugal Betclic.
O atacante representou o Sporting entre 2009 e 2019, quando se transferiu para o Manchester City, depois de Pep Guardiola ter ficado impressionado com as suas exibições pelos escalões secundários dos verdes e brancos, mas foi rapidamente emprestado do AZ Alkmaar. Em 2020/2021 mudou-se para a Juventus – chegando a partilhar balneário com Cristiano Ronaldo.
Em 2024/25, Félix Correia – avaliado em 3,5 milhões de euros – leva 20 partidas disputadas ao serviço do Gil Vicente. Ao longo dos 1.726 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo formado no Sporting soma cinco golos e quatro assistências.