Futebol
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Nov 2024 | 09:31 |
Sofia Oliveira admitiu que Rúben Amorim - oficialmente treinador do Manchester United - é o seu "maior erro futebolístico". A comentadora enumerou as opiniões 'fora da caixa' que tem em relação a vários futebolistas, mas que com o treinador campeão pelo Sporting estava bastante enganada.
"Quis que apostassem em Tomás Esteves, sempre gostei mais de Daniel Bragança do que de qualquer outro médio da era Amorim, prefiro Evanilson a Darwin, Al Musrati a Palhinha, continuo a achar que Francisco Geraldes podia ter dado e que Galeno tinha mais potencial do que Raphinha", começou por dizer, nas redes sociais.
"Há quem diga que é impossível uma pessoa ter tantas opiniões de m**** sobre futebol. E eu percebo que o digam, mas mantenho-as. Todas. Por outro lado, Amorim obrigou-me a mudar a opinião que tinha sobre a sua competência enquanto treinador. Não conhecia o seu trabalho no Casa Pia, mas não perdi um jogo desde a sua chegada à equipa principal do Braga, quando promoveu Trincão, pouco valorizado por Sá Pinto, a titular absoluto. Foram 13 jogos em que não vi nada, do ponto de vista técnico-táctico, que justificasse os 10 milhões pagos pelo Sporting", prosseguiu.
"Mantive-me crítica no ano do primeiro título pelo Sporting, pese embora o exímio trabalho nas dinâmicas da linha-defensiva; desconfiada em 2021/22, porque a exibição no Estádio da Luz (1-3), com os brilharetes de Sarabia e Paulinho, destoava da imagem anti-competitiva deixada frente ao Ajax (1-5); atenta no início da época do quarto lugar, que me pareceu uma classificação demasiado pesada para as visíveis melhorias aplicadas ao sistema de jogo (Chaves, em casa, e Boavista, no Bessa, não foram exibições para perder); convicta de que me tinha enganado na segunda-metade de 2022/23", continuou.
Enganado redondamente. Jamais imaginei que o Amorim de 2020/21 pudesse vir a catapultar a qualidade do seu modelo de jogo para o patamar que tem apresentado. Jamais imaginei que o Amorim que valorizava Feddal pudesse vir a valorizar Debast. Que valorizava Palhinha pudesse vir a valorizar Hjulmand. Que valorizava Esgaio pudesse vir a valorizar Quenda. Que valorizava um modelo rígido e de pouca variabilidade ofensiva pudesse vir a transformá-lo num dos mais dominadores dos últimos anos, em Portugal.
"Para mim, Rúben Amorim foi, até hoje, o meu maior erro futebolístico. Tendo em conta a quantidade de m*** que já disse e digo, imaginem a admiração que tenho por este tipo. Toda a sorte do mundo, míster", terminou Sofia Oliveira, admitindo a falha com o técnico.
Confira a publicação:
Treinador português analisou ainda a vaga de lesões no Clube de Alvalade, destacando os principais problemas com que o técnico dos leões se depara de momento
08 Jan 2026 | 18:02 |
O crescente número de lesões no Sporting continua a marcar a atualidade leonina e foi alvo de análise por Paulo Robles, em comentário no canal d’A Bola. O treinador começou por destacar a postura de Rui Borges na conferência de imprensa após a derrota no encontro com o Vitória de Guimarães (2-1).
“Quem assistiu à conferência de imprensa depois do Vitória SC, viu que o semblante do Rui Borges era realmente diferente dos últimos jogos. E quase que, não digo que deu pena, mas compreende-se o novo posicionamento do treinador em relação a esta situação. Realmente leva a que existam muitas dificuldades do ponto de vista de apresentar uma equipa condizente e consistente, porque a consistência também depende da regularidade dos jogadores que jogam”, frisou Robles.
O mesmo fez ainda questão de diferenciar os tipos de problemas físicos que têm afetado o plantel: “Há lesões traumáticas, mas também há lesões musculares e essas lesões musculares, nesse ponto de vista, embora Rui Borges tenha dito que é um caso estudo, é também um caso estudo interno no sentido de perceber o que é que está a acontecer para que estas lesões tenham voltado”.
No plano desportivo, o eixo central defensivo é apontado como o setor que mais preocupa Rui Borges e Paulo Robles não escondeu a realidade, também apontando o nome do jovem brasileiro, Rômulo Júnior: “Acho que o eixo central defensivo é, sem dúvida, neste momento, o setor onde o Rui Borges tem mais preocupações. O Rômulo, que tem feito um bom desempenho na equipa B, não esteve ao nível da exigência, o que é normal. De repente dizemos que o jogador não tem essa qualidade. Há jogadores que são integrados e que demonstram, óbvio e claramente, que têm essa condição e a partir daí ganham um pulso”.
“O Sporting terá tempo para poder-se preparar para o próximo jogo para o campeonato, penso que será também determinante para serenar um pouco os ânimos, para voltar à terra e para não fazer cair as expectativas dos adeptos do Sporting”, Robles concluiu apelando claramente à serenidade no universo leonino.
Antigo dirigente do Clube e Alvalade aponta as dificuldades atuais da equipa, ao justificar o desaire contra o Vitória SC na Taça da Liga
08 Jan 2026 | 16:44 |
Bruno Mascarenhas: “A equipa está desfalcada de jogadores que fazem muita falta”
Apesar de ter direito a 13,8 milhões de euros pela rescisão com os red devils, o técnico português verá o valor final encolher drasticamente
08 Jan 2026 | 16:20 |
A saída de Ruben Amorim do comando técnico do Manchester United, confirmada na última segunda-feira, ficou marcada não apenas pelo impacto desportivo, mas também por um desfecho financeiro bastante menos favorável do que os números iniciais indicavam. Embora o treinador português ainda tivesse a receber cerca de 13,8 milhões de euros relativos ao que faltava cumprir do contrato, o montante líquido será substancialmente inferior.
De acordo com cálculos divulgados pelo Manchester Evening News, a elevada tributação aplicada no Reino Unido fará com que o antigo treinador do Sporting consiga reter 'apenas' 6,3 milhões de euros. Entre impostos sobre o rendimento e outros encargos obrigatórios, o fisco britânico absorverá uma fatia significativa da compensação, reduzindo de forma drástica o ganho real do técnico.
O impacto financeiro não se limita, no entanto, ao treinador português. O Manchester United também sai penalizado com esta rescisão, uma vez que terá de pagar cerca de 1,7 milhões de euros adicionais em contribuições obrigatórias enquanto entidade empregadora. Assim, a separação representa um processo dispendioso para ambas as partes, num contexto já sensível para o clube inglês.
Este desfecho encerra um ciclo de pouco mais de um ano de Ruben Amorim em Inglaterra. O técnico chegou a Old Trafford em novembro de 2024, após uma passagem altamente bem-sucedida pelo Sporting, onde conquistou títulos e se afirmou como um dos treinadores mais promissores do futebol europeu.
Ao serviço dos red devils, Amorim orientou a equipa em 63 jogos oficiais, somando 25 vitórias, 15 empates e 23 derrotas. Apesar de alguns momentos positivos, a irregularidade dos resultados e a pressão constante acabaram por ditar o seu despedimento.
Souleymane Faye vai ser reforço do Sporting! Conheça os detalhes do negócio
08 Jan 2026 | 16:13
Carlos Barbosa da Cruz aponta medo do VAR em decisão que prejudicou o Sporting
08 Jan 2026 | 15:26
Rui Borges vê-se obrigado a fazer a 15.ª alteração no Sporting esta época
08 Jan 2026 | 14:55