Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

SPORTING 0-2 CHAVES; CRUZAMENTOS EM EXCESSO PARA MATADORES EM DÉFICE; IDA AO MERCADO É URGENTE

Confira aqui a avaliação do nosso jornal à exibição do conjunto de Rúben Amorim na receção aos flavienses

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Ago 2022 | 23:14 |

Icon Comentário0

O Sporting perdeu, este sábado, 27 de agosto, na receção ao Chaves, por 2-0, com golos de Steven Vitória (60') e Juninho (64').


Depois de uma primeira parte onde os leões não permitiram qualquer oportunidade ao Chaves, na segunda tudo mudou. A saída de Manuel Ugarte aos 60 minutos foi fatal e Chaves fez história em Alvalade, vencendo os verdes e brancos pela primeira vez fora de portas.


A turma de Rúben Amorim atacou sem grande critério, tendo abusado de cruzamentos, que pouco ou nada ameaçaram a baliza dos flavienses. A falta de um matador na frente de ataque é notória. Sem uma referências na grande área, cruzamentos são inofensivas para as defesas contrárias.


Confira a avaliação do nosso jornal à prestação dos jogadores verdes e brancos:

Antonio Adán - 5


Não foi chamado à ação na primeira parte. Ainda evitou o primeiro do Chaves no início da segunda, mas sofreu dois golos logo depois. No primeiro dos flavienses, dá a ideia de que podia ter feito mais.

Luís Neto - 4

Algumas perdas de bola que podiam ter sido comprometedoras. Contra equipas de outro calibre, tais erros tornam-se fatais. Saiu ao intervalo e entrou Matheus Reis para o seu lugar.

Sebastián Coates - 5

Começou o jogo na sua posição habitual, mas aos 65 minutos passou a jogar como ponta de lança. Não teve oportunidades para marcar.

Gonçalo Inácio - 4

Soma várias desconcentrações em muitos momentos do jogo e é várias vezes batido em velocidade pelos adversários. Início de época conturbado para o central leonino.

Ricardo Esgaio - 5

Substituir Pedro Porro não é tarefa fácil. Somou vários cruzamentos para a área, mas sempre cortados pela defesa flaviense. É muito menos arrojado do que o espanhol. Em jogos amarrados, pede-se maior atrevimento ao laterais leoninos

Nuno Santos - 5

Semelhante a Ricardo Esgaio. Vários cruzamentos cortados pela linha defensiva do Chaves. Sporting não tem presença aérea na frente de ataque. Não há nenhum referência ofensiva e as bolas são facilmente aliviadas pelos centrais contrários.

Manuel Ugarte - 6

Saiu, surpreendentemente, à hora de jogo para entrar Morita. Há um jogo antes e depois do internacional uruguaio. Foi substituído aos 60 minutos e Chaves sentenciou o encontro.

Pedro Gonçalves - 6

Enviou uma bola ao poste aos 13 minutos e aos 19' obrigou o guardião adversário a uma das defesas da noite. Não foi dos seus melhores jogos, mas esteve em dois dos lances mais perigosos dos leões.

Rochinha- 5

Somou algumas oportunidades de golo, ainda que não flagrantes. Três cabeceamentos para um jogador de 1,69m diz muito sobre a falta de soluções da equipa do Sporting. Desapareceu na segunda parte.

Francisco Trincão - 5

Muito longe ainda do Trincão que trabalhou com Amorim no Braga. Pouca ação, praticamente não teve lances de desequilíbrio. Chegou a Alvalade como reforço mais sonante, mas tarda em mostrar o que valor que muitos lhe reconheciam.

Marcus Edwards - 5

Foi o mais agitador do trio da frente, ainda que sem grandes lances a destacar. Muitas investidas pela direita, mas também muita indefinição no último passe.

 

Substituições:

Matheus Reis - 5

Entrou ao intervalo e ainda mexeu com o encontro nos primeiros minutos, mas, à semelhança dos restantes colegas, não esteve num dia positivo.

Hidemasa Morita - 4

Entrou para o lugar de Ugarte aos 60 minutos e leões perderam totalmente o controlo do meio campo. Chaves aproveitou e fez história em Alvalade.

Jeremiah St. Juste (65') e Rodrigo Ribeiro (74') também entraram na partida, mas sem grande intervenção para o desfecho final do resultado. Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓


Futebol

Alexandre Pereira faz afirmação sobre médio do Sporting: "Difícil de colmatar"

Diretor-adjunto do jornal A Bola comenta a procura inevitável do Clube de Alvalade de substituto para o lugar de centro-campista

 Alexandre Pereira considera a substituição de Morten Hjulmand complicada pela sua capacidade de liderança e consistência
Alexandre Pereira considera a substituição de Morten Hjulmand complicada pela sua capacidade de liderança e consistência

12 Fev 2026 | 17:08 |

Icon Comentário0

Alexandre Pereira falou sobre chegada de um novo jogador para substituir Morten Hjulmand no verão. O capitão chegou a ser associado ao Atlético de Madrid e quer ter nova aventura no futuro. Porém, para o jornalista será uma tarefa difícil para o Sporting substituir o nórdico.


A.Pereira: "Difícil de colmatar"


"Daniel Bragança já ultrapassou o calvário de lesões e João Simões tem se afirmado, mas a consistência que o Hjulmand dá ao jogo da equipa e a capacidade de liderança são coisas difíceis de colmatar", disse, à BOLA TV.


A regularidade exibicional é o fator mais importante de suprir , segundo o jornalista do mesmo órgão. "O Sporting pode buscar a liderança em outros futebolistas do plantel, como fez na saída de Coates, mas na parte da consistência é fundamental", falou.

A estrutura verde e branca já trabalha no terreno para encontrar um sucessor para o internacional dinamarquês. A necessidade de reforçar o meio-campo está identificada e o planeamento para 2026/27 já contempla alterações significativas.


Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 30 partidas: 18 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.732 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez quatro assistências.


Futebol

Sporting recebeu quase 50M na Liga dos Campeões em 23/24: Confira as contas

Relativamente à campanha do ano passado na prova milionária, que apesar do Clube ter sido eliminado no play-off, muito dinheiro foi arrecadado

 Sporting arrecadou 48,983 milhões de euros com a sua campanha da Liga dos Campeões da época 2024/2025
Sporting arrecadou 48,983 milhões de euros com a sua campanha da Liga dos Campeões da época 2024/2025

12 Fev 2026 | 16:51 |

Icon Comentário0

O Sporting terminou a edição 2024/25 da Liga dos Campeões no 24.º lugar do ranking de receitas, com um total de 48,983 milhões de euros arrecadados. Os leões concluíram a fase de liga na 23.ª posição, mas caíram no play-off perante os alemães do Borussia Dortmund.


Os valores agora divulgados dizem respeito ao conjunto de prémios oficiais atribuídos pela UEFA, englobando participação, resultados, classificação final e coeficientes. A prestação europeia da equipa verde e branca permitiu, assim, um encaixe relevante, apesar de o percurso ter terminado ainda numa fase precoce da competição milionária.


No topo da lista surge o Paris Saint-Germain, campeão da prova, com 144,415 milhões de euros em receitas. O clube francês foi seguido pelo Inter, finalista vencido, que arrecadou 136,625 milhões, enquanto o Arsenal fechou o pódio, com um total de 116,998 milhões de euros.


A hierarquia financeira reflete, sobretudo, o impacto da progressão até às fases finais da competição, com diferenças significativas entre os clubes que disputaram a final e aqueles que ficaram pelas fases anteriores, como foi o caso do Sporting.

Na Liga dos Campeões de 2025/26, o Sporting voltou a reforçar os cofres europeus. Os coeficientes e a passagem para os oitavos de final, o Clube de Alvalade já garantiu cerca de 67 milhões de euros e não pretende ficar por aqui.



Futebol

Oficial! Matheus Reis é apresentado no CSKA e Sporting já se despediu (vídeo)

Jogador brasileiro deixa o Clube de Alvalade após cinco temporadas, em que realizou 222 e conquistou o total de seis títulos

Matheus Reis foi apresentado como reforço do CSKA Moscovo esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, e o próprio Sporting também já se despediu
Matheus Reis foi apresentado como reforço do CSKA Moscovo esta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, e o próprio Sporting também já se despediu

12 Fev 2026 | 16:33 |

Icon Comentário0

Matheus Reis está de saída do Sporting e foi oficializado como reforço do CSKA Moscovo. De acordo com o comunicado divulgado pelo emblema russo, nesta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, o defesa brasileiro assinou contrato válido até 2029, ficando ainda prevista uma opção para prolongar o vínculo por mais uma temporada.


Chegado a Alvalade em 2020/21, proveniente do Rio Ave, Matheus Reis realizou 222 jogos com a camisola leonina, apontou três golos e fez 11 assistências. Durante a sua passagem pelo Clube, conquistou três campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga.


O 'camisola 2' deixa ainda o Sporting com o estatuto de recordista de jogos pelo Clube de Alvalade na Liga dos Campeões da UEFA, totalizando 28 presenças na prova. Os leões haviam dispensado o jogador para que rumasse à Rússia nos últimos dias, facilitando a saída para uma boa oportunidade de carreira.


Confira o comunicado do CSKA:

"O defesa brasileiro assinou contrato com o nosso clube até junho de 2029, com opção de renovação por mais uma temporada.


A última equipa de Mateus foi o Sporting, com o qual o brasileiro foi três vezes campeão de Portugal, além de ter vencido uma vez a Taça da Liga, a Taça e a Supertaça do país. Reis é considerado o recordista do clube em troféus conquistados entre os jogadores estrangeiros.

Na atual temporada da Liga dos Campeões, Reis e o Sporting chegaram aos oitavos de final da competição. No total, o brasileiro disputou 28 partidas na principal competição europeia, o que se traduz no melhor desempenho entre todos os jogadores do Sporting em toda a história.

Ao todo, Reis disputou 222 jogos pelo clube português. Antes de se mudar para Portugal, ele atuou em clubes do campeonato brasileiro.

Reis pode jogar tanto na posição de central quanto na de lateral esquerdo. Vai vestir a camisola número 2.

Bem-vindo, Mateus!"

Confira o vídeo de despedida:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Última hora no Sporting! Porto avança com queixa contra Frederico Varandas devido a... beijinhos
Futebol

Última hora no Sporting! Porto avança com queixa contra Frederico Varandas devido a... beijinhos

12 Fev 2026 | 14:51

Icon Comentário0
Técnico do Sporting mantém confiança em conquista europeia: "Podemos ir lá ganhar"
Futebol

Técnico do Sporting mantém confiança em conquista europeia: "Podemos ir lá ganhar"

12 Fev 2026 | 13:39

Icon Comentário0
'Caso Hjulmand' no Porto - Sporting ultrapassou fronteiras e chegou a Espanha
Futebol

'Caso Hjulmand' no Porto - Sporting ultrapassou fronteiras e chegou a Espanha

12 Fev 2026 | 13:01

Icon Comentário0