
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Ago 2022 | 23:14 |
O Sporting perdeu, este sábado, 27 de agosto, na receção ao Chaves, por 2-0, com golos de Steven Vitória (60') e Juninho (64').
Depois de uma primeira parte onde os leões não permitiram qualquer oportunidade ao Chaves, na segunda tudo mudou. A saída de Manuel Ugarte aos 60 minutos foi fatal e Chaves fez história em Alvalade, vencendo os verdes e brancos pela primeira vez fora de portas.
A turma de Rúben Amorim atacou sem grande critério, tendo abusado de cruzamentos, que pouco ou nada ameaçaram a baliza dos flavienses. A falta de um matador na frente de ataque é notória. Sem uma referências na grande área, cruzamentos são inofensivas para as defesas contrárias.
Confira a avaliação do nosso jornal à prestação dos jogadores verdes e brancos:
Antonio Adán - 5
Não foi chamado à ação na primeira parte. Ainda evitou o primeiro do Chaves no início da segunda, mas sofreu dois golos logo depois. No primeiro dos flavienses, dá a ideia de que podia ter feito mais.
Luís Neto - 4
Algumas perdas de bola que podiam ter sido comprometedoras. Contra equipas de outro calibre, tais erros tornam-se fatais. Saiu ao intervalo e entrou Matheus Reis para o seu lugar.
Sebastián Coates - 5
Começou o jogo na sua posição habitual, mas aos 65 minutos passou a jogar como ponta de lança. Não teve oportunidades para marcar.
Gonçalo Inácio - 4
Soma várias desconcentrações em muitos momentos do jogo e é várias vezes batido em velocidade pelos adversários. Início de época conturbado para o central leonino.
Ricardo Esgaio - 5
Substituir Pedro Porro não é tarefa fácil. Somou vários cruzamentos para a área, mas sempre cortados pela defesa flaviense. É muito menos arrojado do que o espanhol. Em jogos amarrados, pede-se maior atrevimento ao laterais leoninos
Nuno Santos - 5
Semelhante a Ricardo Esgaio. Vários cruzamentos cortados pela linha defensiva do Chaves. Sporting não tem presença aérea na frente de ataque. Não há nenhum referência ofensiva e as bolas são facilmente aliviadas pelos centrais contrários.
Manuel Ugarte - 6
Saiu, surpreendentemente, à hora de jogo para entrar Morita. Há um jogo antes e depois do internacional uruguaio. Foi substituído aos 60 minutos e Chaves sentenciou o encontro.
Pedro Gonçalves - 6
Enviou uma bola ao poste aos 13 minutos e aos 19' obrigou o guardião adversário a uma das defesas da noite. Não foi dos seus melhores jogos, mas esteve em dois dos lances mais perigosos dos leões.
Rochinha- 5
Somou algumas oportunidades de golo, ainda que não flagrantes. Três cabeceamentos para um jogador de 1,69m diz muito sobre a falta de soluções da equipa do Sporting. Desapareceu na segunda parte.
Francisco Trincão - 5
Muito longe ainda do Trincão que trabalhou com Amorim no Braga. Pouca ação, praticamente não teve lances de desequilíbrio. Chegou a Alvalade como reforço mais sonante, mas tarda em mostrar o que valor que muitos lhe reconheciam.
Marcus Edwards - 5
Foi o mais agitador do trio da frente, ainda que sem grandes lances a destacar. Muitas investidas pela direita, mas também muita indefinição no último passe.
Substituições:
Matheus Reis - 5
Entrou ao intervalo e ainda mexeu com o encontro nos primeiros minutos, mas, à semelhança dos restantes colegas, não esteve num dia positivo.
Hidemasa Morita - 4
Entrou para o lugar de Ugarte aos 60 minutos e leões perderam totalmente o controlo do meio campo. Chaves aproveitou e fez história em Alvalade.
Jeremiah St. Juste (65') e Rodrigo Ribeiro (74') também entraram na partida, mas sem grande intervenção para o desfecho final do resultado. Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓
Desta forma, o Clube de Alvalade pode entrar desfalcado no dérbi eterno, que marca o início oficial da temporada 2025/26
30 Jul 2025 | 16:01 |
O Sporting recebeu más notícias sobre Alisson Santos. O brasileiro que é reforço de Rui Borges para a nova temporada está indisponível para o jogo da Supertaça, por via de castigo. Desta forma, junta-se ao seu compatriota no lote de indisponíveis por alçada disciplinar. No percurso inverso, Maxi Araújo regressa às opções de Rui Borges, depois de recuperar de lesão.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o extremo vai cumprir um jogo de suspensão, que lhe tinha sido aplicado no passado mês de março, quando ainda era jogador do União de Leiria e foi motivado após uma partida disputada no dia 2 de fevereiro.
Como Alisson Santos entrou em guerra aberta com o emblema da Liga Portugal 2 ao saber do interesse do Sporting, o brasileiro de 22 anos recusou-se a entrar nas opções do clube do Liz, o que levou a que este jogo de suspensão se arrastasse até aos dias de hoje.
Desta forma, o Rui Borges não pode contar com quatro dos seus atletas na comitiva que se vai deslocar ao Algarve, com o objetivo de vencer a Supertaça. Para além do extremo esquerdo, Matheus Reis também está indisponível por castigo, enquanto Daniel Bragança e Nuno Santos não podem dar o seu contributo por estarem a contas com lesões.
Alisson Santos - avaliado em 1,5 milhões de euros -, foi uma das figuras da União de Leiria na primeira metade da temporada, tendo apontado seis golos na Liga 2, em 16 jogos. Após o fecho do mercado de inverno, incompatibilizou-se com a direção do emblema do Liz, após manifestar interesse em rumar ao Sporting.
Antigo diretor desportivo do Clube de Alvalade garantiu a contratação de um guarda-redes, que é cara conhecida para a turma inglesa
30 Jul 2025 | 15:56 |
É oficial. James Trafford foi apresentado na passada terça-feira, dia 29 de julho, como novo reforço do Manchester City, por 31M. O guardião foi apresentado ao lado do antigo diretor desportivo do Sporting, Hugo Viana, que fechou assim contrato com o inglês até 2030. O diretor desportivo luso garantiu, recentemente, uma outra contratação importante para Pep Guardiola.
James Trafford: "Sempre sonhei que um dia poderia voltar ao Manchester City"
“Voltar é um momento muito especial e de orgulho, tanto para mim como para a minha família. Sempre sonhei que um dia poderia voltar ao Manchester City. Este é o lugar que chamo de casa, é um clube de futebol verdadeiramente especial, com pessoas fantásticas que o tornam um lugar único para trabalhar e jogar”, começou por dizer James Trafford, em declarações aos meios de comunicação do clube.
Antes de passar a palavra a Hugo Viana, o jovem de 22 anos mostrou-se entusiasmado por poder trabalhar com Pep Guardiola e o restante plantel do emblema inglês: “Também estou muito entusiasmado e honrado por ter tido a oportunidade de trabalhar com o Pep (Guardiola) e com um grupo de jogadores de classe mundial. Ainda sou muito jovem e tenho muita vontade de continuar a aprender e a melhorar, e sei que não há melhor ambiente do que o Manchester City para me ajudar a tornar-me o melhor guarda-redes que posso ser. Também mal posso esperar para jogar pela primeira vez diante dos incríveis adeptos do City e farei tudo o que puder para ajudar este grande clube a alcançar ainda mais sucesso”.
Hugo Viana: "Achamos que ele é a escolha ideal para este plantel"
Hugo Viana vaticina um grande futuro ao atleta: “O James já é um dos jovens guarda-redes mais talentosos do futebol inglês e estamos muito felizes por recebê-lo de volta ao Manchester City. Ele tem todas as qualidades necessárias para ser um guarda-redes de primeira classe. Achamos que ele é a escolha ideal para este plantel e que trará grande qualidade à posição de guarda-redes. Acreditamos plenamente que ele terá muito sucesso e será um guarda-redes de topo para o Manchester City e para a seleção nacional. Também não tenho dúvidas de que trabalhar com o Pep e a equipa técnica aqui no City só fará com que o James desenvolva ainda mais as suas capacidades”, explicou o atual dirigente desportivo do Manchester City, tecendo largos elogios ao jovem.
James Trafford rumou assim ao Manchester City, num negócio fechado com o Burnley, clube para onde havia rumado há duas épocas atrás por 17,5 milhões de euros, pouco mais de metade do valor que os citizens gastam agora pelo guardião inglês,
Jogador do Clube de Alvalade esteve presente na antevisão da Supertaça, que será disputada com o Benfica, e não se esqueceu do avançado sueco
30 Jul 2025 | 15:17 |
Francisco Trincão foi o jogador selecionado para se juntar a Rui Borges na antevisão da Supertaça Cândido de Oliveira, disputada com o Benfica. O avançado dos leões falou da preparação para a final, sem se esquecer da saída de Viktor Gyokeres, admitindo que a equipa não está mais forte, mas sim "diferente".
Francisco Trincão: "Características diferentes e uma nova forma de jogar"
"Não diria mais forte, mas diferente. Temos novos jogadores, novas ideias. O Viktor tinha características diferentes. Essa é única questão. Caraterísticas diferentes e uma nova forma de jogar", começou por dizer Francisco Trincão quando questionado acerca do papel que a saída de Gyokeres teve no Sporting.
De seguida, o internacional português abordou o primeiro jogo oficial da nova época, para o qual se mostrou preparado: “Vai ser tudo com a pré-época, que serve para isso. Tivemos bastante tempo para preparar este jogo e estamos preparados. É um jogo difícil, é uma equipa boa, mas conseguimos pôr os índices no mais alto nível”.
Francisco Trincão: "O objetivo é concentrar na parte tática do jogo"
O futebolista de 25 anos relembrou a polémica final da Taça de Portugal frente ao Benfica, marcada pelo pisão de Matheus Reis na cabeça de Andrea Belotti.“Da nossa parte isso está ultrapassado, as sanções estão dadas. O objetivo é concentrar na parte tática do jogo e preparar da melhor forma”, concluiu.
A Supertaça Cândido de Oliveira será disputada na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, no Estádio do Algarve. O dérbi eterno entre Sporting e Benfica promete ser quente e tem pontapé de saída agendado para as 20h45, arrancando a temporada 2025/26.