
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting perdeu, este sábado, 27 de agosto, na receção ao Chaves, por 2-0, com golos de Steven Vitória (60') e Juninho (64').
Depois de uma primeira parte onde os leões não permitiram qualquer oportunidade ao Chaves, na segunda tudo mudou. A saída de Manuel Ugarte aos 60 minutos foi fatal e Chaves fez história em Alvalade, vencendo os verdes e brancos pela primeira vez fora de portas.
A turma de Rúben Amorim atacou sem grande critério, tendo abusado de cruzamentos, que pouco ou nada ameaçaram a baliza dos flavienses. A falta de um matador na frente de ataque é notória. Sem uma referências na grande área, cruzamentos são inofensivas para as defesas contrárias.
Confira a avaliação do nosso jornal à prestação dos jogadores verdes e brancos:
Antonio Adán - 5
Não foi chamado à ação na primeira parte. Ainda evitou o primeiro do Chaves no início da segunda, mas sofreu dois golos logo depois. No primeiro dos flavienses, dá a ideia de que podia ter feito mais.
Luís Neto - 4
Algumas perdas de bola que podiam ter sido comprometedoras. Contra equipas de outro calibre, tais erros tornam-se fatais. Saiu ao intervalo e entrou Matheus Reis para o seu lugar.
Sebastián Coates - 5
Começou o jogo na sua posição habitual, mas aos 65 minutos passou a jogar como ponta de lança. Não teve oportunidades para marcar.
Gonçalo Inácio - 4
Soma várias desconcentrações em muitos momentos do jogo e é várias vezes batido em velocidade pelos adversários. Início de época conturbado para o central leonino.
Ricardo Esgaio - 5
Substituir Pedro Porro não é tarefa fácil. Somou vários cruzamentos para a área, mas sempre cortados pela defesa flaviense. É muito menos arrojado do que o espanhol. Em jogos amarrados, pede-se maior atrevimento ao laterais leoninos
Nuno Santos - 5
Semelhante a Ricardo Esgaio. Vários cruzamentos cortados pela linha defensiva do Chaves. Sporting não tem presença aérea na frente de ataque. Não há nenhum referência ofensiva e as bolas são facilmente aliviadas pelos centrais contrários.
Manuel Ugarte - 6
Saiu, surpreendentemente, à hora de jogo para entrar Morita. Há um jogo antes e depois do internacional uruguaio. Foi substituído aos 60 minutos e Chaves sentenciou o encontro.
Pedro Gonçalves - 6
Enviou uma bola ao poste aos 13 minutos e aos 19' obrigou o guardião adversário a uma das defesas da noite. Não foi dos seus melhores jogos, mas esteve em dois dos lances mais perigosos dos leões.
Rochinha- 5
Somou algumas oportunidades de golo, ainda que não flagrantes. Três cabeceamentos para um jogador de 1,69m diz muito sobre a falta de soluções da equipa do Sporting. Desapareceu na segunda parte.
Francisco Trincão - 5
Muito longe ainda do Trincão que trabalhou com Amorim no Braga. Pouca ação, praticamente não teve lances de desequilíbrio. Chegou a Alvalade como reforço mais sonante, mas tarda em mostrar o que valor que muitos lhe reconheciam.
Marcus Edwards - 5
Foi o mais agitador do trio da frente, ainda que sem grandes lances a destacar. Muitas investidas pela direita, mas também muita indefinição no último passe.
Substituições:
Matheus Reis - 5
Entrou ao intervalo e ainda mexeu com o encontro nos primeiros minutos, mas, à semelhança dos restantes colegas, não esteve num dia positivo.
Hidemasa Morita - 4
Entrou para o lugar de Ugarte aos 60 minutos e leões perderam totalmente o controlo do meio campo. Chaves aproveitou e fez história em Alvalade.
Jeremiah St. Juste (65') e Rodrigo Ribeiro (74') também entraram na partida, mas sem grande intervenção para o desfecho final do resultado. Queres receber diariamente todas as notícias sobre Sporting no teu email? Transferências, jogos, opinião, golos e muito mais. Inscreve-te já, sem qualquer custo, na caixa em baixo ↓
Direção do Clube de Alvalade esfrega as mãos com negócio que render quantia choruda aos cofres de Alvalade, mas também será repartida com outro emblema
|
O Burnley está em boa posição para garantir a subida direta à Premier League. Se tal se concretizar - ainda que via playoff -, os clarets terão de pagar 10 milhões de euros ao Sporting pelo passe de Marcus Edwards, tal como ficou acordado no último mercado de janeiro.
De momento, os comandados de Scott Parker somam 88 pontos, os mesmos do Leeds, e mais cinco que o Sheffield United, terceiro classificado, que ainda visita Turf Moor, reduto de Marcus Edwards e companhia, podendo decidir o futuro do canhoto - que segundo uma lenda do Tottenham teria lugar no Manchester United.
Caso Burnley e Sheffield vençam os respetivos encontro da jornada 43 da prova, um triunfo no duelo entre ambas as formações garante a subida direta da equipa do avançado inglês, que abre a distância para oito pontos, com apenas dois jogos por disputar.
Por consequência, a cláusula de compra é ativada, mas o Sporting recebe apena 6,5 milhões de euros, uma vez que não detém a totalidade do passe de Edwards. Os leões têm 65% do extremo, com o remanescente dos direitos económicos do atleta em posse do Tottenham, clube formador.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Marcus Edwards – atualmente avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador somou, no total, apenas 346 minutos disputados com a Listada verde e branca, tendo marcado três golos. Pelo Burnley, o atleta marcou presença em 13 embates, somando dois tiros certeiros e uma assistência.
Presidente dos verdes e brancos vendeu passe do futebolista no último mercado de verão, mas intenções do atleta eram ficar em Alvalade
|
Mateus Fernandes admite que queria ter continuado no Sporting. Em entrevista a Afonso Figueiredo, no podcast Entrelinhas, o agora médio do Southampton - recém despromovido ao Championship - não esquece o empréstimo ao Estoril e explica que sonhava em voltar a Alvalade para jogar, mas acabou vendido por Frederico Varandas aos saints.
"O míster Álvaro [Pacheco] tem uma maneira de treinar muito diferente da do míster Ruben Amorim. Não sei se é melhor ou pior. É diferente. Com o míster Álvaro, os treinos dele duram 30/40 minutos. E estava habituado ao míster Ruben de ser muito detalhado, de um treino se calhar de duas horas e de ir mesmo ao pormenor. Chego ao Estoril, habituei-me ao ambiente e depois chega o míster Vasco Seabra e tive o cuidado de ir ver que jogadores ele tinha treinado na minha posição. Ele foi a pessoa mais importante nesse ano para mim", explicou, ao jornal Record.
"O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar"
O médio admitiu ter tido alguns pensamentos complicados aquando do empréstimo: "'Se não jogo no Estoril, como vou jogar no Sporting?'". "O meu objetivo sempre foi voltar ao Sporting para jogar", atirou, recordando "uma conversa do míster Ruben para o [Eduardo] Quaresma, quando ele veio do Tondela, que ele disse assim 'se não jogas no Tondela, como é que queres jogar no Sporting?'".
"Isso ficou-me na cabeça até hoje. Até sei onde foi, onde o Quaresma estava, onde o míster estava. E pensei isso. Comecei por ganhar ritmo, andamento, confiança e um jogador assim vai para além das suas expectativas. Um jogador começa a ganhar o gosto por aquilo que faz. E correu tudo muito bem", admitiu.
Em 2024/25, Mateus Fernandes - com um valor de mercado de 15 milhões de euros – somou dois encontros pelo Sporting, antes de se transferir em definitivo para o Southampton por cerca de 15 milhões de euros. O internacional sub-21 português leva 35 jogos pelo clube inglês, com três golos e cinco assistências na conta pessoal.
Defesa da formação verde e branca não perdoou partilha de companheiro de equipa e ainda se juntaram outros craques do plantel leonino
|
O plantel do Sporting desfrutou de um dia de folga dado por Rui Borges. Os jogadores leoninos regressam aos treinos na próxima terça-feira, dia 15 de abril e Morten Hjulmand aproveitou para passear por Lisboa. Nas redes sociais, o capitão verde e branco ouviu das boas de alguns companheiros de equipa.
"Por favor capitão, isto não", escreveu Eduardo Quaresma; "Epá, o que é isto?", atirou Pedro Gonçalves, que teve resposta de Hidemasa Morita, com um emoji 'sem palavras'. Geovany Quenda riu-se e identificou Zeno Debast. Vários adeptos entraram na brincadeira com os craques leoninos.
Depois do dia de folga, Hjulmand e todo o plantel regressam à Academia Cristiano Ronaldo para preparar a receção à formação do Moreirense, orientada por Cristiano Bacci. A partida, muito importante nas contas do campeonato, está agendada para a próxima sexta-feira, dia 18 de abril, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
De momento, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic - veja AQUI a classificação completa - com 69 pontos, em igualdade com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto e na diferença de golos. O Braga é terceiro, com 60 e o Porto ocupa o último lugar de acesso às competições europeias, com 59.
Na presente temporada, 2024/25, Morten Hjulmand - avaliado em 45 milhões de euros - soma 41 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outra na Supertaça. No total, o capitão dos leões disputou 3.402 minutos, tendo feito três golos e duas assistências.
Confira a publicação de Morten Hjulmand: