
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting está muito perto de conquistar o título de campeão nacional, e os números dizem tudo: em seis dos nove cenários possíveis na última jornada, os leões terminam em primeiro. Traduzido em percentagens, a equipa de Rui Borges tem cerca de 66% de hipóteses ser campeã, contra apenas 34% do Benfica. A festa pode acontecer já no próximo sábado, em Alvalade, diante do Guimarães. Rogério Azevedo escreveu sobre o assunto no jornal Record.
Rui Borges, treinador leonino, vai enfrentar a sua antiga equipa, e quer fechar a época com chave de ouro. Os números jogam a favor dos leões: nos últimos dez jogos em casa frente aos vimaranenses, o Sporting venceu nove e empatou apenas um. Além disso, o registo de golos é avassalador: 24-4 para os verdes e brancos. A última vez que o Sporting não venceu o Guimarães em Alvalade foi em 2016/17, num empate a uma bola. Já o Benfica desloca-se a Braga, onde nem sempre se dá bem. Apesar de ter vencido sete dos últimos dez jogos na Pedreira, os encarnados tropeçaram em três dos últimos quatro encontros para a Liga nesse estádio. Bruno Lage reencontra agora o clube onde foi adjunto de Carlos Carvalhal, que orienta atualmente o Braga e promete não facilitar.
Rogério Azevedo lembra que a última jornada será ainda marcada por suspeitas de “jogo da mala”. Fala em incentivos extra para motivar adversários diretos, mas afirma que não se sabe quem são os emissores ou os recetores, nem o tamanho das “malas”. O que se sabe é que João Pinheiro, árbitro de vários dérbis recentes, não estará nem em Alvalade, nem em Braga, lembra o jornalista português.
O Guimarães perdeu em casa frente ao Farense na 33ª jornada, por 2-1. Sporting - Guimarães, no próximo sábado, será bastante decisivo para ambas as equipas, uma vez que os minhotos ainda não asseguraram o 5º lugar da tabela classificativa. Já a equipa de Rui Borges, precisa de vencer os minhotos para conquistar o título nacional.
No meio de tudo isto, o Sporting continua a depender apenas de si. Uma vitória no sábado garante o bicampeonato, feito que não acontece na história do clube há 70 anos. A 34ª jornada da Liga Portugal está marcada para as 18h no Estádio de Alvalade. Luís Freire fez questão de deixar recado a Rui Borges.
Equipa leonina demonstra como passou o dia do derradeiro clássico da temporada, desde o aniversário de Morita, às palavras do capitão antes de entrarem em campo
|
O Sporting defrontou o Benfica no sábado passado, para a penúltima jornada da Liga Portugal. A equipa de Rui Borges segue em vantagem no confronto direto, por ter vencido os encarnados em Alvalade, por 1-0, no primeiro jogo do técnico de Mirandela, e por ter empatado na 32ª jornada no campeonato no Estádio da Luz. Os leões já mostraram os bastidores desse dia.
Fizeram-no através de um vídeo que mostra todos os momentos marcantes do dia vivido pelos leões. Desde os primeiros instantes do dia até à celebração final, o clube partilhou com os adeptos um olhar exclusivo sobre um dos jogos mais intensos da temporada, no seu canal do Youtube.
O vídeo arranca com o 30.º aniversário de Hidemasa Morita, celebrado em ambiente de união e boa disposição, com todo o plantel a juntar-se ao médio japonês antes da saída de Alcochete. Um momento especial que antecedeu uma viagem emocionante até ao Estádio da Luz, onde os leões sentiram o apoio massivo dos adeptos ao longo de todo o percurso.
Já no recinto encarnado, as câmaras captaram o aquecimento dos jogadores, ainda com as bancadas longe da lotação completa. Seguiram-se os últimos momentos antes do apito inicial, com palavras de motivação do treinador Rui Borges e do capitão Morten Hjulmand culminando no tradicional grito de guerra da equipa.
Durante o jogo, o vídeo destaca o golo de Francisco Trincão, aos 4 minutos, assim como o tento anulado a Pedro Gonçalves. No final, os jogadores agradeceram aos adeptos presentes, mostrando a união e a energia que têm caracterizado esta reta final da temporada. O vídeo do Backstage termina com imagens da chegada ao Estádio de Alvalade, onde o autocarro leonino foi recebido por centenas de sportinguistas em festa. Uma demonstração de apoio incondicional que reforça a ligação entre a equipa e a massa adepta, num momento em que o Sporting vive dias de grande ambição.
Com a 34ª jornada a chegar, o técnico leonino vai ver partir algumas das peças-chave mais importantes do Clube de Alvalade
|
O Sporting joga este sábado, às 18h a última jornada da Liga Portugal Betclic com o Vitória de Guimarães, no Estádio José de Alvalade. Esta partida será a derradeira da Liga Portugal Betclic, depois do empate da equipa de Rui Borges, que empatou com o Benfica na Luz. Os leões encontram-se com os mesmos pontos que os encarnados (78), mas estão em vantagem em relação aos seus rivais no confronto direto. O técnico leonino já se encontra a montar o meio-campo para a 34ª volta do campeonato.
O verão promete ser quente em Alvalade. Viktor Gyokeres, Francisco Trincão, Morten Hjulmand e Ousmane Diomande estão no topo da lista de alvos dos principais clubes europeus e dificilmente continuarão de leão ao peito na próxima temporada. O assédio tem sido constante e, com a valorização dos jogadores em alta, o Sporting prepara-se para resistir a uma vaga de propostas milionárias.
Gyokeres é o nome mais sonante, com uma época absolutamente arrasadora: 52 golos e 13 assistências em 50 jogos. Arsenal, Manchester United, Barcelona, Paris Saint German e Bayern Munique seguem de perto o sueco. Ruben Amorim, desde que saiu de Alvalade, continuou atento ao avançado de 26 anos, e ambiciona ainda, resgatar os seus três colegas.
Iván Fresneda, que parecia ter encontrado espaço para jogar com a chegada de Rui Borges, voltou a cair da convocatória e a saída é possível. Jeremiah St. Juste também não deverá continuar, após um episódio polémico em que escondeu limitações físicas ao treinador. Já Biel, contratado por seis milhões ao Bahia, não se impôs e poderá regressar ao Brasil.
Outro caso delicado é o de Hidemasa Morita. O japonês é altamente valorizado mas as constantes lesões têm afetado o seu rendimento. Com o contrato a terminar em 2026 e interesse crescente do Eintracht Frankfurt, o cenário de saída começa a ganhar força. Ricardo Esgaio também deverá fechar o ciclo no clube, estando suspenso para a última jornada, após expulsão do dérbi.
Equipa da cidade berço emitiu uma mensagem nos seus canais oficiais em que deixou duras palavras dirigidas ao treinador verde e branco
|
O Vitória de Guimarães emitiu um comunicado a responder às palavras de Rui Borges, que apontou para a possibilidade da equipa da cidade berço ter poupado alguns jogadores na sua última partida, frente ao Farense, para estar com a força máximo frente ao Sporting. As declarações aconteceram após o encontro contra o Benfica.
O Guimarães ficou muito desagradado com as palavras de Rui Borges. Depois de parabenezirem a equipa de Polo Aquático pela vitória no campeonato (na final contra o Sporting), passaram ao ataque: "Todos os jogos, todas as competições são importantes para o Vitória Sport Clube, pelo que foi no mínimo uma deselegância que um treinador tenha posto em causa o profissionalismo de dois atletas da nossa equipa principal de futebol e a responsabilidade que têm perante o clube, isto na véspera de um jogo que seria decisivo, frente ao Farense, que acabou por não correr como pretendíamos", escreveram.
Prosseguiram, com a mesma ideia: "Desejando que fiquem por aqui as construções de cenários fictícios, a equipa vai encarar a última semana de trabalho da época com absoluta serenidade e em silêncio, preparando-se com o profissionalismo habitual para a visita ao Estádio de Alvalade".
Exultam, de seguida, o profissionalismo da equipa de futebol do Vitória de Guimarães, explicando que os jogadores da cidade berço vão fazer de tudo para ter um bom desempenho no último jogo do campeonato, contra os leões.
Terminaram, da seguinte forma: "Sugerimos, de resto, que ninguém incorra na insensatez de dizer que Morten Hjulmand, um capitão de equipa sério, comprometido e profissional, terá forçado a amostragem do quinto cartão amarelo no recente dérbi lisboeta para não defrontar o Vitória SC na última jornada da Liga Portugal, evitando assim a amostragem de um eventual vermelho que o afastaria automaticamente da final da Taça de Portugal"