Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Foi na passada terça-feira, dia 24 de setembro, que Pedro Proença, em representação da Europeans Leagues, garantiu a continuidade da solidariedade para com os clubes que não participam em competições europeias no ciclo de 2024/2027. Uma decisão que fez com que o Sporting, contactado pelo jornal A Bola, elogiasse o papel do dirigente.
“O Sporting Clube de Portugal congratula-se com o trabalho desenvolvido pela European Leagues, na pessoa do seu presidente Pedro Proença, assim como da ECA e da UEFA no sentido de garantir que as verbas relativas ao mecanismo de solidariedade possam continuar a ser distribuídas pelos clubes da Liga 2”, começou por dizer o porta-voz do Clube de Alvalade.
“Defenderemos sempre a distribuição equitativa em nome da competitividade do futebol e da sustentabilidade dos clubes”, rematou a fonte, promovendo a manutenção dos mecanismos que permitam uma maior competitividade, mas acima de tudo o “equilíbrio competitivo”.
Pedro Proença em declarações dadas após a reunião comentou o caso de solidariedade português, que é prática consolidada: “Sobre a Liga portuguesa, o espírito de solidariedade existe desde a época 1999-2000 e, em sede de reunião da Direção, os clubes acordaram que este espírito de solidariedade deveria manter-se”.
“Por isso esta reunião veio manter esse espírito, que é fundamental para que não seja aumentado o fosso de receitas entre os clubes que mais ganham e aqueles que menos ganham, absolutamente fundamental para o desenvolvimento e o espírito competitivo das ligas profissionais”, rematou o presidente da Liga Portugal.
Internacional brasileiro era um dos desejos de Rúben Amorim para o seu plantel no Clube de Alvalade, mas acabou por não se concretizar
|
0André, atual jogador do Wolverhampton, era o escolhido de Rúben Amorim para o meio campo do Sporting, depois da saída de Manuel Ugarte. Depois de o técnico leonino ter revelado que Morten Hjulmand não era a sua primeira opção, sabe-se então que era o jogador brasileiro.
"O Morten também já jogava num campeonato latino, digamos assim, e volto a dizer: O Morten não foi a minha primeira opção quando veio a lista e bem-dita decisão do scouting, porque é um jogador muito importante para nós. Está cada vez melhor, é um líder da nossa equipa", revelou o técnico.
Apesar de André ter captado a atenção de Amorim, a verdade é que as negociações com o emblema canarinho acabaram por não avançar e o Sporting virou-se para o internacional dinamarquês que, ao dia de hoje, é capitão de equipa. Confirma-se, agora, que o brasileiro seria uma opção mais dispendiosa: saiu recentemente para o Wolverhampton, por 22 milhões de euros. Hjulmand custou aos cofres de Alvalade 18 milhões, mais objetivos.
Esta temporada, Morten Hjulmand soma seis partidas, nas quais disputou 523 minutos. Em 2023/24, com a camisola do Sporting, realizou o total de 49 encontros: 30 no Campeonato Nacional, 10 na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga.
Morten Hjulmand - avaliado em 40 milhões de euros - chegou ao Sporting no verão de 2023, oriundo do Lecce, a troco de 18 milhões de euros, mais 3 por objetivos, tornando-se, na altura, a segunda contratação mais cara a história do Clube de Alvalade, sendo superado apenas por Viktor Gyokeres (20 milhões, mais 4M por objetivos). Este mercado foi ultrapassado por Conrad Harder (19 milhões mais 3M por objetivos).
Jogador brasileiro tem sido mais utilizado por Rúben Amorim agora que a equipa leonina tem passado por uma fase de lesões
|
0O Sporting pode vir a rever a situação contratual de Matheus Reis em breve, tal como o Leonino avançou, em Exclusivo. O verdadeiro 'faz-tudo' da turma de Rúben Amorim - que ultimamente tem sido utilizado para tapar a vaga deixada pela lesão de Gonçalo Inácio na defesa -, continua a agradar à estrutura verde e branca e deverá ser premiado.
Segundo revela o jornal A Bola, na sua edição desta quarta-feira, dia 25 de setembro, o rendimento que tem vindo a apresentar pode valer-lhe um novo contrato nos próximos tempos, com as condições a serem revistas fruto do trabalho realizado até ao momento, quase como um prémio para o jogador. Para já, o 'camisola 2' dos leões tem contrato até junho de 2026, com uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
A enorme solidez defensiva apresentada em 'jogos grandes', tal como a disponibilidade de fazer mais do que uma posição, algo que Amorim privilegia, tornam o futebolista canarinho num dos atletas mais importantes do plantel - ele que, aquando da chegada a Alvalade, em 2020/21, foi visto como 'patinho feio'.
Esta temporada, Matheus Reis - avaliado em 8 milhões de euros - soma sete partidas, nas quais disputou 266 minutos, média de 38 por encontro. Apesar do pouco tempo que passou dentro de campo este ano, o brasileiro foi o nono mais utilizado por Amorim em 23/24, o quinto em 22/23 e o sexto em 21/22.
Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 162 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez sete assistências. O jogador é tido como um exemplo de trabalho no balneário, além de ser um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.
Presidente da Liga Portugal não poupou nas palavras e deixou rasgados elogios a histórico atleta dos leões
|
0Cristiano Ronaldo teve direito a uma homenagem na cerimónia do sorteio da Liga dos Campeões, que decorreu na passada quinta-feira, dia 29 de agosto, pelas 17h00. Pedro Proença, presidente da Liga Portugal e membro do Comité Executivo da UEFA, marcou também presença no evento e fez questão de exaltar a justa homenagem ao craque português, que fez grande parte da formação no Sporting.
“Será homenageado aquele que tem sido a grande marca do futebol português: Cristiano Ronaldo. É um reconhecimento muito mais do que justo, o Cristiano tem sido uma marca absolutamente transversal e mundial, tal é a sua capacidade de mobilização pelo seu talento. É isso que temos vindo a traduzir nestes últimos anos: a capacidade de gerar este talento continuado, não só nos jogadores, mas também nos treinadores, nos árbitros e nos dirigentes. É esta a marca de água do futebol português”, começou por dizer.
“Somos efetivamente um pequeno país, mas temos uma enorme capacidade de gerar talento em todos os quadrantes. O que me orgulha, quando investido nestas funções internacionais, é perceber a cada momento que o escudo representa o talento que o futebol português tem. E isso é uma marca absolutamente única da nossa portugalidade”, rematou Pedro Proença.
Cristiano Ronaldo, depois de ter realizado 51 partidas ao serviço do Al Nassr, com uns impressionantes 50 golos e 13 assistências em 2023/24, contabiliza já quatro encontros na nova temporada desportiva com quatro golos marcados e duas assistências pela equipa de Luís Castro.
Aos 39 anos, Cristiano Ronaldo, que ainda está avaliado em 15 milhões de euros, entrou assim em grande na nova temporada desportiva. O Al Nassr prepara-se agora para a terceira jornada na liga saudita com a receção ao Al Ahli. O encontro está marcado apenas para sexta-feira, dia 13 de setembro, às 19h00.
Pedro Proença e Frederico Varandas juntos: