
Futebol
Adeptos do Sporting com motivos para preocupação! Reforço de Frederico Varandas atingiu pior...
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jeremiah St. Juste é um dos 21 jogadores convocados por Rui Borges para o jogo deste sábado frente ao Santa Clara. O defesa-central do Sporting esteve em destaque na viagem da comitiva leonina para os Açores, devido a um acessório que usou no cabelo. O jogador neerlandês surgiu com um pente-garfo – símbolo histórico da luta contra o racismo.
No vídeo partilhado pelo Sporting nas redes sociais, com o registo do embarque no avião que transportou a equipa verde e branca até Ponta Delgada, é possível ver o central de 28 anos a utilizar o acessório no cabelo. Fica por esclarecer se a escolha estética de St. Juste se deveu apenas a uma questão de estilo e gosto pessoal ou se teve um significado mais profundo.
Importa sublinhar que o pente-garfo é um símbolo universal do combate antirracista, que ganhou preponderância, sobretudo, nos Estados Unidos da América, nas décadas de 1960 e 1970, quando os afro-americanos lutavam pelo reconhecimento dos seus direitos civis naquele país. E o internacional pelos Países Baixos é conhecido pela defesa de várias causas, entre as quais o combate à discriminação racial.
Contratado ao Mainz, em 2022, a troco de 10 milhões de euros, St. Juste soma 72 jogos com a camisola do Sporting, tendo ainda marcado dois golos. Em 2024/25, esteve presente em 20 encontros da formação verde e branca. Recorde-se que, depois do empate (1-1) contra o Braga, na passada jornada da primeira liga, o “camisola 3” dos leões deixou uma mensagem de confiança e de união na luta pela conquista do bicampeonato. Nas redes sociais, o central holandês publicou uma fotografia, à qual acrescentou a legenda “Com Tudo!”.
O Sporting procura agora o regresso às vitórias no campeonato, depois da igualdade diante da formação arsenalista, em Alvalade. Em caso de triunfo nesta 29ª jornada do campeonato, frente ao Santa Clara, os verdes e brancos passam a somar 69 pontos e ultrapassam provisoriamente o Benfica, no topo da classificação.
Reveja um grande momento de St. Juste no Sporting:
Formação verde e branca disputou, este domingo, dia 13 de abril, o jogo contra a equipa da capital de Portugal, e conseguiu uma vitória difícil
|
A equipa B do Sporting venceu, este domingo, dia 13 de abril, frente ao Atlético CP (2-1), em partida a contar para a nona jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3. João Gião - que substituiu João Pereira - somou a segunda vitória ao serviço dos leões, depois de ter perdido a última partida com o Lusitânia.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, foi o Sporting a entrar melhor. Os verdes e brancos tentaram muito durante o primeiro tempo, mas só conseguiram inaugurar o marcador à passagem do minuto 39, por Manuel Mendonça. O resultado seguiu com essa vantagem mínima dos leões para o intervalo.
Na etapa complementar, um jogo complicado, que o Sporting tentava gerir perante as ameaças do Atlético. Os visitantes chegaram mesmo ao empate, aos 73 minutos. Mas os leões responderam muito bem ao golo sofrido, e partiram para os últimos minutos focados em conseguir a vitória. Finalmente, aos 89 minutos de encontro, Mauro Couto assinou um golo incrível que sentenciou o resultado final a favor dos verdes e brancos.
Com esta vitória – o 13º em 32 jogos na presente temporada – os agora comandados de João Gião - estão no segundo lugar da tabela classificativa, com 15 pontos amealhados. O Lusitânia é primeiro com 19 pontos. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, dia 20 de abril, às 18h00, diante do Belenenses, no Restelo.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Diego Calai, David Moreira, João Muniz, José Silva, Rodrigo Dias, Rafael Besugo, Henrique Arreiol, Manuel Mendonça, Mauro Couto, Lucas Anjos e Afonso Moreira. No banco de suplentes começaram Diogo Pinto, Flávio Gonçalves, Kauã Oliveira, Lucas Taibo, Denilson Tavares, Salvador Blopa, Rodrigo Marquês, Luís Gomes e Gabriel Silva.
Extremo internacional português tem sido um dos grandes destaques da temporada dos leões, e não para de assinar grandes exibições
|
Continua a ser um dos grandes destaques da época do Sporting, e a mostrar uma forma tremenda jogo após jogo. Francisco Trincão voltou a brilhar no encontro entre Sporting e Santa Clara, que os leões venceram por 1-0, nos Açores - uma das exibições de gala do lado verde e branco foi exatamente o extremo internacional por Portugal.
Depois de uma primeira parte morna por parte de toda a equipa, em que o Sporting efetuou apenas três remates à baliza, Rui Borges conseguiu acordar a equipa ao intervalo, e os jogadores do Clube de Alvalade vieram com uma atitude diferente para a segunda parte, algo que ficou comprovado logo aos cinco minutos da etapa complementar.
Um grande passe de Francisco Trincão encontrou Geny Catamo, que dentro da área rematou cruzado e rasteiro, e não deu hipótese ao guarda redes adversário. Golo importante para o Sporting se adiantar na partida, mas também para o internacional português, que não para de aumentar o seu total de assistências esta temporada.
Na Liga Portugal Betclic, são já 12 assistências para Francisco Trincão. O internacional português do plantel do Sporting é o melhor do campeonato neste capítulo, com mais três passes para golo que o segundo classificado. No total de todas as competições, são já 14 assistências, às quais junta ainda nove golos marcados.
Números que provam as melhorias exibicionais de Francisco Trincão esta temporada. O extremo tem estado a um nível tremendo toda a temporada, e já dobrou o número total de passes para golo que tinha conseguido realizar na época passada.
Treinador verde e branco viu um dos jogadores com maior rendimento da equipa a sair aleijado do jogo, e os alarmes soaram alto em Alvalade
|
Francisco Trincão deu um susto dos grandes a Rui Borges. A equipa do Sporting entrou em campo no último sábado, dia 12 de abril, para defrontar os açorianos do Santa Clara. A partida terminou com vitória verde e branca por 1-0 mas os responsáveis leoninos não se safaram de muita preocupação quando o extremo internacional português caiu no relvado.
O extremo português voltou, em primeira instância, a assinar uma grande partida de leão ao peito. Foram várias as tentativas de criar desequilíbrios, e foi dos seus pés que saiu a assistência para Geny Catamo inaugurar o marcador, à passagem do minuto 50.
Mas nem tudo foram boas notícias para Francisco Trincão no jogo frente ao Santa Clara. A situação que originou o problema deu-se logo ao minuto 18 da partida, quando o extremo do Sporting chocou, violentamente, contra Rocha, jogador do Santa Clara.
Francisco Trincão acabou por cair, alguns instantes depois, no chão, agarrado ao seu pulso e à sua mão esquerda, onde teria o problema. Acabou por não deixar o relvado, e continuar com algumas queixas, mas na segunda parte voltou com a mão e o pulso protegidos, de modo a não correr o risco de poder agravar qualquer problema que já tivesse.
A verdade é que o jogador acabou por continuar no encontro, fazer a assistência para o golo do Sporting, e só abandonar o terreno de jogo já muito perto do fim, quando Rui Borges decidiu dar algum descanso adicional ao extremo que parecia já esgotado.